Organização das Atividades de Seleção de Materiais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Santa Catarina Curso de Biblioteconomia Disciplina: CIN Automação de Bibliotecas Professora: Ursula Blatmann Alunas: Ana.
Advertisements

SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:
Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho do Senado
PAPEL SOCIAL DO BIBLIOTECÁRIO NA EDUCAÇÃO MÉDICA Francisco das Chagas de Souza Papel social: identidade ocupacional Trabalho: ocupação / profissão.
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Perguntas Frequentes. Esta apresentação contém algumas respostas a perguntas comuns sobre como usar o HINARI Para perguntas frequentes sobre elegibilidade.
A DOCUMENTAÇÃO COMO MÉTODO DE ESTUDO PESSOAL
Gêneros de texto (não-ficção)
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Plano de Trabalho Docente
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Seleção de Materiais de Informação - Critérios
Seleção de Materiais Especiais
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
Desenvolvimento cooperativo dos serviços de informação na BVS
O catálogo como instrumento de mediação, administração e memória
Manual de Uso e Serviços dos Recursos da Internet
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
F ORMAÇÃO E D ESENVOLVIMENTO DE A CERVOS Aula 2 – Funções da F.D.A em Bibliotecas – abr.13.
Apresentado por Cristiano Motta Antunes
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. O usuário e o processo de referência
FONTES DE INFORMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO Silvana Beatriz Bueno
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
HINARI Perguntas Frequentes
O PAPEL DO ESTUDANTE E O PAPEL DO PROFESSOR Ruiz-Madrid (2006)
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
MANUAIS PROFESSORA BETH.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para a Educação Básica Ministério.
PROJETO:LEITURA E ESCRITA
RESENHA Diferenças entre Resumo e Resenha Na resenha devem constar:
Desenvolvimento de educação continuada a distância em Oncologia Pediátrica Dra. Silvia Helena Cardoso Dr. Renato M.E. Sabbatini.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
O Papel do Bibliotecário na Avaliação de Softwares
VISITA MEC NA IES Bibliotecária: Rose Cristiani Franco Seco Liston
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Fundamentos da Seleção
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
Utilização e Análise de Instrumentos Auxiliares da Seleção
TREINAMENTO DE USUÁRIOS DA BIBLIOTECA WILHELM HEINRICHS
Disciplina: Conceitos, objetivos, técnicas e metodologias de avaliação
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
PROJETO “O CINEMA VAI À ESCOLA”
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Considerações Gerais que Influenciam a Seleção Acadêmicos: Adriano Araújo e Michelle Christina Professora: Ana Paula Soares.
Organização das Atividades de Seleção de Materiais: Utilização e Análise de Instrumentos Auxiliares.
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
P ORTAL DO P ROFESSOR Tutorial para inscrição e pesquisa no Portal do Professor. 29/08/2011.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
SISTEMA PERGAMUM Pesquisa Geral Comunidade Externa.
SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS USANDO O SABi CONSULTA AO CATÁLOGO ON-LINE Sistema de Bibliotecas Centro de Processamento de Dados Comissão de Automação.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
Transcrição da apresentação:

Organização das Atividades de Seleção de Materiais

Denominações comuns Lista de Desiderata: materiais que a biblioteca deseja adquirir Demanda reprimida: títulos procurados mas não possuídos pela biblioteca Lista de Sugestões: títulos sugeridos para aquisição

Importância de Definir Os responsáveis pela tomada de decisão (Quem seleciona? Quando? Como?) Os mecanismos de identificação e registro dos itens a serem selecionados A política de seleção

Responsabilidade pela seleção Alguém externo à biblioteca (não o bibliotecário) Comissão de Seleção, de caráter deliberativo, da qual o bibliotecário participa como membro ou como coordenador ou presidente Comissão de Seleção, de caráter consultivo, para assessoria ao responsável pela seleção Bibliotecário

Mecanismos de Identificação, Avaliação e Registro Formulários Instrumentos auxiliares

Instrumentos Auxiliares da Seleção Ampliam o conhecimento de bibliotecários e usuários sobre os materiais de informação correntes Possibilitam a identificação e complementação de falhas no acervo Proporcionam juízos avaliativos dos materiais disponíveis

Adequação dos Instrumentos Auxiliares Exaustividade do Instrumento Seleção corrente ou retrospectiva Fornecimento de apreciações críticas sobre os itens Idiomas incluídos Inclusão de diferentes tipos de suportes e materiais não convencionais

Tipos de Instrumentos Auxiliares Catálogos de Editores, Folhetos, etc. Resenhas Bibliografias e listas de livros recomendados

Catálogos de Editores, Folhetos, etc. São parciais e têm objetivos mercadológicos São recebidos pelas bibliotecas em grande quantidade, estando facilmente disponíveis São úteis para seleção de materiais correntes Em geral, trazem informações bibliográficas bastante completas Muitas editoras disponibilizam seus catálogos na internet, facilitando a aquisição

Exemplo: Catálogo de Editora - I Os quadrinhos afastam as crianças e adolescentes do mundo dos livros ou podem representar, na verdade, um valioso recurso pedagógico em sala de aula? Depois da leitura deste volume, não restarão mais dúvidas. Aqui, os autores provam que os antigos preconceitos contra as histórias em quadrinhos não têm nenhum fundamento. Por meio de exemplos práticos e muitas sugestões de atividades, os educadores encontrarão nesta obra uma fonte inesgotável de inspiração para trabalhar as HQs com seus alunos.

Exemplo: Catálogo de Editora - II Capítulos específicos dão orientações didáticas sobre o uso delas em várias disciplinas, como Português, História, Geografia e Artes. O livro traz também, em sua primeira parte, um guia básico sobre a linguagem dos quadrinhos, indispensável para que os professores se familiarizem ainda mais com o gênero e, assim, possam extrair o maior número possível de recursos do rico e fascinante universo das HQs. Obra: RAMA, A.; VERGUEIRO, W. Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 2004.

Editoras na Internet http://www.editoracontexto.com.br http://www.companhiadasletras.com.br/ http://www.cortezeditora.com.br/ http://www.moderna.com.br/ http://www.edusp.com.br/ http://books.elsevier.com/

Resenhas Publicadas em jornais, revistas de circulação geral e periódicos especializados Sua confiabilidade é maior quando se dirigem a públicos especializados Internacionalmente, existem periódicos da área de Biblioteconomia que trazem resenhas elaboradas por bibliotecários especializados e dirigidas aos profissionais da área

Bibliografias e listas de livros recomendados Podem ser produzidas por associações profissionais e entidades ligadas ao ensino Podem ser influenciadas pelo ambiente em que foram produzidas, tanto a realidade específica como características da instituição que encomendou o trabalho Ficam rapidamente desatualizadas

Política de Seleção Instrumento de trabalho para apoiar as decisões de seleção Deve ser Simples: ser de fácil utilização; Claro: ser facilmente compreensível por bibliotecários e usuários Verdadeiro: corresponder às práticas utilizadas

Componentes do Documento de Política de Seleção Identificação dos responsáveis pela seleção Identificação dos critérios utilizados no processo de seleção Relação e descrição dos instrumentos auxiliares utilizados Documentos correlatos (políticas específicas)