Seleção de Materiais de Informação - Critérios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Modelo Probabilístico
Advertisements

SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:
Gerenciamento de Projetos
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
TCC: Monografia e/ou Artigo
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PROJETO DE PESQUISA.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
Aplicação de Programas de Qualidade em Serviços de Informação
Organização das Atividades de Seleção de Materiais
Seleção de Materiais Especiais
Desenvolvimento cooperativo dos serviços de informação na BVS
Este material é parte integrante da disciplina
F ORMAÇÃO E D ESENVOLVIMENTO DE A CERVOS Aula 2 – Funções da F.D.A em Bibliotecas – abr.13.
C OMO E NCONTRAR UM T EMA. A leitura ainda é o meio de captação de idéias por excelência. Muitas vezes, não se tem a menor idéia sobre determinado assunto.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
A PRÁTICA DA LEITURA.
Roteiro para elaboração de projetos de pesquisa:
Pesquisa em Comunicação
ARTIGO CIENTIFICO.
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
BEM VINDO À BIBLIOTECA PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE UM TEMA OU UM AUTOR? PRETENDE CIRCUNSCREVER-SE AO OBJECTO DA INVESTIGAÇÃO, APRECIANDO A SUA AMPLITUDE,
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Avaliação de Desempenho Simulação
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
DISCIPLINA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I Prof. Eliane Primeiro semestre de 2013.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
AVALIAÇÃO DE LIVROS Triênio Comissão de Avaliação do Livro Beatriz C. Novaes (PUC-SP) Edison J. Manoel (USP) Rinaldo J. Guirro (USP – Ribeirão.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
PROJETO DE PESQUISA.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Itens para avaliação do artigo
Revisão de literatura A revisão de literatura tem papel fundamental no trabalho acadêmico, pois é através dela que você situa seu trabalho dentro.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
TEMA E PROBLEMA.
E LABORAÇÃO DE TERMOS DE REFERÊNCIAS EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO : PARÂMETROS E CRITÉRIOS José Antonio Machado do Nascimento.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Integração.
Fundamentos da Seleção
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Utilização e Análise de Instrumentos Auxiliares da Seleção
Uma proposta para organizar Avaliação:
Abordagem Sistemática Guilherme Amaral Avelino Avaliação e Controle de Sistemas de Informação.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E PRODUTOS DE INFORMAÇÃO.
Acadêmicos:Roger Pereira Marina Braga Disciplina: Formação e Desenvolvimento de Coleções.
O ARTIGO.
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
The World Bank Human Development Network Spanish Impact Evaluation Fund Strategic Impact Evaluation Fund
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
O Planejamento da Negociação
PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
Sistema de Informações Gerenciais
Professora Raysa Ferreira
Avaliação de Coleções.
Considerações Gerais que Influenciam a Seleção Acadêmicos: Adriano Araújo e Michelle Christina Professora: Ana Paula Soares.
MAPS: Um Modelo de Adaptação de Processos de Software Ciro Carneiro Coelho Orientador Prof. Hermano Perrelli de Moura.
Organização das Atividades de Seleção de Materiais: Utilização e Análise de Instrumentos Auxiliares.
Conceitos básicos CIÊNCIA.
Projeto de pesquisa Roteiro prático.
Contabilidade Aula 3.
ACADÊMICAS: GISLAINE NONATO LÍVIA ARINOS PROFESSORA: ANA PAULA DISCIPLINA: FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES Seleção de Materiais de Informação: princípios.
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Indexação e Resumos: teoria e prática
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Transcrição da apresentação:

Seleção de Materiais de Informação - Critérios

Considerações Iniciais Necessidade de critérios de seleção Aplicação de critérios de seleção = Corrida de Obstáculos Critérios de Seleção são guias de julgamento. Não são infalíveis.

Considerações gerais que influenciam a seleção O Assunto O Usuário O Documento O Preço

O Assunto Irá enfocar a problemática do assunto propriamente dito, considerando se os materiais passíveis de incorporação ao acervo estão ou não incluídos nos parâmetros gerais de assunto ou áreas de cobertura da coleção Refinamento do critério inicial: prioridades de coleta para os assuntos. Implica em definir os assuntos que podem ser considerados como correlatos à área de atuação da biblioteca, com representações mínimas disponíveis localmente ou acessos alternativos

O Usuário Consideração das características do usuário real ou potencial, diretamente ligada à definição do benefício que cada material incorporado poderá trazer à comunidade. Em geral, essas considerações iniciais estarão ligadas a uma primeira avaliação de adequação, ao usuário, do material a ser selecionado Observação: Não deve ser confundido com a familiaridade superficial em relação a alguns usuários mais freqüentes à biblioteca

O Documento O papel que cada documento ou material irá desempenhar no conjunto do acervo Proporciona uma definição precisa do documento Exige o estabelecimento de mecanismos que permitam conhecimento objetivo do acervo quanto à distribuição dos assuntos, à representatividade dos mesmo em relação ao número de usuários, de cursos, de disciplinas, de linhas de pesquisa, etc.

O Preço Definição das condições para a biblioteca arcar com o custo de cada documento Implica no desenvolvimento de um sistema de avaliação para comparar o custo do documento com o benefício que ele trará ao acervo e aos usuários

Questões complementares Probabilidade do material selecionado ser alvo potencial de vandalismo, furtos, mutilações ou gerar objeções por parte dos usuários devido a vários motivos Primeira estimativa de qualidade/conteúdo do material selecionado, utilizando-se informações obtidas rapidamente (opinião de especialistas) ou disponíveis no próprio material (orelha do livro, apresentação, bibliografia, etc.)

Critérios de Seleção Critérios que abordam o conteúdo dos documentos Critérios que abordam a adequação ao usuário Critérios que abordam aspectos adicionais do documento

Critérios que abordam o conteúdo dos documentos Autoridade: definição da qualidade do material pela reputação do autor, editor ou patrocinador Precisão: quanto da informação veiculada pelo documento é exata, rigorosa, correta. Nem sempre a imprecisão está evidente Imparcialidade: apresentação justa e equilibrada de todos os lados, sem favoritismos, deixando clara – ou não -, a existência de preconceitos. (Obs: obras não imparciais podem representar uma visão alternativa de um assunto)

Critérios que abordam o conteúdo dos documentos - II Atualidade: A velocidade com que as informações ficam desatualizadas irá variar de acordo com a área de conhecimento em que a biblioteca atua Cobertura/tratamento: Forma como o assunto é abordado. Procura distinguir: Se o texto entra em detalhes suficientes sobre o assunto ou se a abordagem é apenas superficial Se todos os aspectos importantes foram cobertos ou alguns apenas ligeiramente tratados ou deixados de fora

Critérios que abordam a adequação ao usuário Conveniência: Intimamente ligado ao critério de cobertura/tratamento. Verifica se o trabalho é apresentado em um nível, tanto de vocabulário como visual, que possa ser compreendido pelo usuário Idioma: Define se o idioma no qual o documento foi produzido é acessível aos usuários da coleção

Critérios que abordam a adequação ao usuário - II Relevância/Interesse: Verifica se o documento é relevante à experiência do usuário, sendo de alguma utilidade para ele. Procura identificar se o texto tem condições de despertar a imaginação e curiosidade do leitor Estilo: Verifica se o estilo é apropriado para o assunto ou objetivo do texto, bem como para o usuário pretendido

Critérios que abordam aspectos adicionais do documento Características físicas: aspectos físicos dos itens a serem selecionados. Considerações sobre caracteres tipográficos, encadernação, qualidade do papel, etc. Aspectos especiais: inclusão e qualidade das bibliografias, apêndices, notas, índices, etc, para melhor utilização do documento

Critérios que abordam aspectos adicionais do documento - II Contribuição potencial: consideração da coleção já existente, na qual o documento deverá ocupar um lugar específico Custo: aprofunda a primeira abordagem sobre o custo do material, identificando alternativas financeiramente mais compensadoras para a biblioteca (edições mais baratas, custos com processamento técnico, armazenamento, segurança, etc.)