Na Prática Ética Empresarial
Introdução Objetivo é o Lucro Ambiente altamente competitivo – Vale-tudo? Cidadão espera atitudes éticas das empresas
Empresa Ética “A empresa é considerada ética se cumprir com todos os compromissos éticos que tiver. Ou seja, agir de forma honesta com todos aqueles que tem algum tipo de relacionamento com ela” (Tansey,1995,p100)
Cap 1 - Ética A convivência em sociedade, para que não seja caótica, deve acontecer de forma ordenada. São necessárias REGRAS Cultura é a totalidade dos produtos desenvolvidos pela atividade humana, sejam materiais ou simbólicos Cultura = Ética
O que é ética? Todas as pessoas possuem um senso ético e estão constantemente avaliando e julgando suas ações, que quase sempre, não envolvem apenas o indivíduo, mas também as outras pessoas. “Ética é ciência da conduta”
Teoria éticas Ética das Virtudes: Qualidade positiva do indivíduo. Origem: Sócrates 400 a.c Platão e Aristóteles Coragem, justiça, prudência...
Ética Religiosa: Ética do Dever: Delimitada por parâmetros, ou mandamentos Ética do Dever: Imanuel Kant 1800 Centrado na razão humana Racional
Ética Finalista: Utilitarismo: Os fins justificam os meios Maquiavel sec XV Utilitarismo: Objetivo proporcionar o máximo de felicidade ao maior número de pessoas. John Stuart Mill(1806)
Ética, moral e direito Moral – Conjunto de hábitos e costumes efetivamente vivenciados por um grupo humano Direito – Acordos de caráter obrigatório, estabelecidos entre pessoas
Descartar como não ética É legal? Tenho certeza de que não estarei violando a lei É imparcial? É justa com todos os interessados a longo e curto prazo? Como me sinto a respeito? Posso me orgulhar da decisão? Sim Sim Sim Vá em Frente
Cap 2 – A ética no mundo da empresa Início: EUA 1960 Inserida nas universidades em 1980 Preocupadas com a sua sobrevivência a longo prazo, conciliar os interesses empresariais com os da sociedade
Ética nos negócios Durante anos ética e negócios não andavam juntos Hoje, falar de ética, valores, integridade e responsabilidade, é uma idéia cada vez mais aceita pela comunidade empresarial Ter padrões éticos significa ter parceiros a longo prazo
Ética empresarial Comportamento da empresas entendida como lucrativa quando age de conformidade com os princípios morais e as regras aceitas pela coletividade. Uma empresa dificilmente sobrevive sem ética!
Etapas da formação moral de uma empresa Corporação amoral: Persegue o sucesso a qualquer custo Corporação Legalista Apegada a lei, mas não a seu espírito Posturas éticas apenas para evitar problemas legais
Corporação ética que aflora Corporação Receptiva Interessada em mostrar-se responsável porque é conveniente Corporação ética que aflora Equilibra preocupações éticas e lucratividade Corporação Ética Equilibra lucros e ética completamente
Iceberg organizacional Organogramas Cargos Autoridade Formal Políticas e Objetivos Indicadores Iceberg organizacional Influências Sentimentos Poder Relações Interpessoais Valores Confiança Necessidades Desejos
Cap 3- Princípios éticos Organização Entidades de Crédito Fornecedores Clientes Governos Estrangeiros Atividades Sociais Grupos de Apoio Meios de Comunicação Comunidades Locais Distribuidores Concorrentes Trabalhadores Acionistas
Concorrentes A competição faz parte dos negócios Concorrência desleal Cartéis, monopólios trustes etc... Espionagem industrial Difamação do concorrente
Clientes Nenhum cliente cria vínculo com uma empresa que tentou ludibriá-lo Propaganda contra
Colaboradores Cumprir a lei Garantir a liberdade Não permitir assédios, abusos Garantir a saúde e segurança
Vendas e Negociações Comissão para o comprador Suborno Venda paralela – duas empresas participam Toda negociação conduzida sob suspeita e desconfiança é mais lenta e produtiva
Relações humanas Viver com os outros nem sempre é coisa fácil Ampliar conhecimento interno para daí constituir melhores relações com outras pessoas Respeito aos outros
Papel do líder O líder determina o tom moral da organização O líder lida com seres humanos, pessoas que tem desejos e necessidades, sonhos e motivações
Pirâmide de maslow
Teoria x e y
Líder Manipulador – Os fins justificam os meios Burocrático – comunica e faz cumprir as regras e normas da empresa Administrador – as coisas sejam feitas para atingir os propósitos da organização Transformador – motivador, retira o melhor de cada um
10 mandamentos do líder Respeitar o ser humano Confiar no grupo Evitar críticas a qualquer pessoa em público, procurando elogiar, diante do grupo. Sempre dar o exemplo Evitar dar ordens, procurar a cooperação
10 mandamentos do líder Consultar os membros do grupo antes de tomar a decisão Antes de agir, explicar o que vai fazer e porque Evitar tomar parte nas discussões quando presidir uma reunião Dar a cada um seu lugar, levando em consideração seus gostos, interesses, e aptidões
Cap 4 – Responsabilidade Social Forte tendência do consumidor Bem estar de seus colaboradores
Pirâmide de Carrol Contribuir para a comunidade e qualidade de vida Responsabilidade Discricionária Responsabilidade Ética Responsabilidade Legal Responsabilidade Econômica Fazer o que é certo Obedecer a Lei Ser Lucrativa
Desenvolvimento sustentável Visa o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, o meio ambiente e as questões sociais Responsabilidade Social é um compromisso moral As empresas desempenham um papel árduo e podem influenciar na redução do impacto do uso dos recursos naturais
Ética e Responsabilidade Social Semântica Falar sobre ética Responsabilidade Social Prática Atuar eticamente Teoria Pensar sobre ética
Normas e Indicadores SA 80000 Trabalho Infantil Trabalho Forçado Saúde e Segurança
Discriminação Práticas Disciplinares Horário de Trabalho Remuneração Sistema de gestão
Muito Obrigado! Baseado no Livro Ética Empresarial Na Prática, de Mario Sérgio Cunha Alencastro. Ed. IBPEX, Curitiba 2010.