Na Prática Ética Empresarial.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Benedita Robson Gabriela Vânia
Advertisements

Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Para que a ética? Cap.1 Morais: conjuntos de regra de comportamento, códigos de conduta adotados pelas coletividades. Discursos normativos Ética: disciplina.
PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA?
Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
Responsabilidade Profissional
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
Ética Profissional A ética e a moral.
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Um foco na Ética.
Responsabilidade Social nas Empresas
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
ÉTICA.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
FILÓSOFO POLÍTICO: Busca estabelecer princípios básicos que;
A Necessidade de Fundamentação da Moral
Curso Direito à Memória e à Verdade
Diferentes perfis de clientes e motivos de compra.
A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.
A EXISTÊNCIA ÉTICA.
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
ÉTICA PROFISSIONAL Um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Políticas Públicas em Educação
Autogerenciamento Pessoal
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Responsabilidade Social Empresarial Profª DrªCláudia Saito
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
A Ética, suas divisões, Kant e Mill
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Professor MS Alcidemar Junior
E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
GESTÃO COOPERATIVA COM EQUIPES DE EAD
Ética e RSE Sérgio Caldas.
FILOSOFIA E ÉTICA PROF. Dr. ALGACIR JOSE RIGON AULA III
Max Weber e as ações sociais
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Moral e Direito.
ÉTICA CORPORATIVA ÉTICA E PRÁTICAS SOCIAIS PROFESSOR PAULO TAFARELO CARINE GONDIM CAMPOS FERNANDA GONDIM CAMPOS LARISSA CRISTINA DOS SANTOS LUANA SOARES.
Um foco na Ética.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
ETICA PROFISSIONAL – AULA 1
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Capítulo 7 Ética nas Negociações.
A verdadeira moral Zomba da Moral (Pascal)
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
CEEP ADMINISTRAÇÃO 22/9/20151www.nilson.pro.br. PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA? 22/9/20152www.nilson.pro.br.
Espírito empreendedor Organizações procuram pessoas com espírito empreendedor: Capazes de conduzí-las; Resolver seus problemas; Gerar novas idéias e caminhos;
Doutrinas Éticas Conceito de Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, econômico, filosófico, científico, entre.
ÉTICA E COMPORTAMENTO PROFISSIONAL
GESTÃO EMPRESARIAL.
RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Responsabilidade Social em Marketing. Responsabilidade Social Obrigação que uma organização tem de maximizar seus impactos positivos sobre a sociedade,
Ética.
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
A TEORIA ÉTICA DE KANT UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerenciamento do Hospital-empresa.
ÉTICA E PROFISSIONALISMO
Liderança e Relacionamento.
Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 1 PROCESSOS DECISÓRIOS Profa. Josy Júdice.
Noções de ética.
Transcrição da apresentação:

Na Prática Ética Empresarial

Introdução Objetivo é o Lucro Ambiente altamente competitivo – Vale-tudo? Cidadão espera atitudes éticas das empresas

Empresa Ética “A empresa é considerada ética se cumprir com todos os compromissos éticos que tiver. Ou seja, agir de forma honesta com todos aqueles que tem algum tipo de relacionamento com ela” (Tansey,1995,p100)

Cap 1 - Ética A convivência em sociedade, para que não seja caótica, deve acontecer de forma ordenada. São necessárias REGRAS Cultura é a totalidade dos produtos desenvolvidos pela atividade humana, sejam materiais ou simbólicos Cultura = Ética

O que é ética? Todas as pessoas possuem um senso ético e estão constantemente avaliando e julgando suas ações, que quase sempre, não envolvem apenas o indivíduo, mas também as outras pessoas. “Ética é ciência da conduta”

Teoria éticas Ética das Virtudes: Qualidade positiva do indivíduo. Origem: Sócrates 400 a.c Platão e Aristóteles Coragem, justiça, prudência...

Ética Religiosa: Ética do Dever: Delimitada por parâmetros, ou mandamentos Ética do Dever: Imanuel Kant 1800 Centrado na razão humana Racional

Ética Finalista: Utilitarismo: Os fins justificam os meios Maquiavel sec XV Utilitarismo: Objetivo proporcionar o máximo de felicidade ao maior número de pessoas. John Stuart Mill(1806)

Ética, moral e direito Moral – Conjunto de hábitos e costumes efetivamente vivenciados por um grupo humano Direito – Acordos de caráter obrigatório, estabelecidos entre pessoas

Descartar como não ética É legal? Tenho certeza de que não estarei violando a lei É imparcial? É justa com todos os interessados a longo e curto prazo? Como me sinto a respeito? Posso me orgulhar da decisão? Sim Sim Sim Vá em Frente

Cap 2 – A ética no mundo da empresa Início: EUA 1960 Inserida nas universidades em 1980 Preocupadas com a sua sobrevivência a longo prazo, conciliar os interesses empresariais com os da sociedade

Ética nos negócios Durante anos ética e negócios não andavam juntos Hoje, falar de ética, valores, integridade e responsabilidade, é uma idéia cada vez mais aceita pela comunidade empresarial Ter padrões éticos significa ter parceiros a longo prazo

Ética empresarial Comportamento da empresas entendida como lucrativa quando age de conformidade com os princípios morais e as regras aceitas pela coletividade. Uma empresa dificilmente sobrevive sem ética!

Etapas da formação moral de uma empresa Corporação amoral: Persegue o sucesso a qualquer custo Corporação Legalista Apegada a lei, mas não a seu espírito Posturas éticas apenas para evitar problemas legais

Corporação ética que aflora Corporação Receptiva Interessada em mostrar-se responsável porque é conveniente Corporação ética que aflora Equilibra preocupações éticas e lucratividade Corporação Ética Equilibra lucros e ética completamente

Iceberg organizacional Organogramas Cargos Autoridade Formal Políticas e Objetivos Indicadores Iceberg organizacional Influências Sentimentos Poder Relações Interpessoais Valores Confiança Necessidades Desejos

Cap 3- Princípios éticos Organização Entidades de Crédito Fornecedores Clientes Governos Estrangeiros Atividades Sociais Grupos de Apoio Meios de Comunicação Comunidades Locais Distribuidores Concorrentes Trabalhadores Acionistas

Concorrentes A competição faz parte dos negócios Concorrência desleal Cartéis, monopólios trustes etc... Espionagem industrial Difamação do concorrente

Clientes Nenhum cliente cria vínculo com uma empresa que tentou ludibriá-lo Propaganda contra

Colaboradores Cumprir a lei Garantir a liberdade Não permitir assédios, abusos Garantir a saúde e segurança

Vendas e Negociações Comissão para o comprador Suborno Venda paralela – duas empresas participam Toda negociação conduzida sob suspeita e desconfiança é mais lenta e produtiva

Relações humanas Viver com os outros nem sempre é coisa fácil Ampliar conhecimento interno para daí constituir melhores relações com outras pessoas Respeito aos outros

Papel do líder O líder determina o tom moral da organização O líder lida com seres humanos, pessoas que tem desejos e necessidades, sonhos e motivações

Pirâmide de maslow

Teoria x e y

Líder Manipulador – Os fins justificam os meios Burocrático – comunica e faz cumprir as regras e normas da empresa Administrador – as coisas sejam feitas para atingir os propósitos da organização Transformador – motivador, retira o melhor de cada um

10 mandamentos do líder Respeitar o ser humano Confiar no grupo Evitar críticas a qualquer pessoa em público, procurando elogiar, diante do grupo. Sempre dar o exemplo Evitar dar ordens, procurar a cooperação

10 mandamentos do líder Consultar os membros do grupo antes de tomar a decisão Antes de agir, explicar o que vai fazer e porque Evitar tomar parte nas discussões quando presidir uma reunião Dar a cada um seu lugar, levando em consideração seus gostos, interesses, e aptidões

Cap 4 – Responsabilidade Social Forte tendência do consumidor Bem estar de seus colaboradores

Pirâmide de Carrol Contribuir para a comunidade e qualidade de vida Responsabilidade Discricionária Responsabilidade Ética Responsabilidade Legal Responsabilidade Econômica Fazer o que é certo Obedecer a Lei Ser Lucrativa

Desenvolvimento sustentável Visa o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, o meio ambiente e as questões sociais Responsabilidade Social é um compromisso moral As empresas desempenham um papel árduo e podem influenciar na redução do impacto do uso dos recursos naturais

Ética e Responsabilidade Social Semântica Falar sobre ética Responsabilidade Social Prática Atuar eticamente Teoria Pensar sobre ética

Normas e Indicadores SA 80000 Trabalho Infantil Trabalho Forçado Saúde e Segurança

Discriminação Práticas Disciplinares Horário de Trabalho Remuneração Sistema de gestão

Muito Obrigado! Baseado no Livro Ética Empresarial Na Prática, de Mario Sérgio Cunha Alencastro. Ed. IBPEX, Curitiba 2010.