Memória e aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SÓCIO-INTERACIONISMO
Advertisements

Mecanismo de ação dos antidepressivos
Memória – Parte 1 Profa. Giuliana Elisa dos Santos
Tópicos avançados em aprendizado e memória
Encontrei-te.
DPAC DISTURBIO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
Escola e Família: quais são suas competências?
O Envelhecimento do Sistema Nervoso Central
É o conjunto de ciências que se interessam pelo sistema nervoso: de que ele é feito, como varia entre animais, como funciona, como se desenvolve, como.
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
Esquizofrenia Eduardo Padão nº Eduardo Carvalho nº
ENSINANDO COM O CORAÇÃO
Por Dentro do Cérebro.
O valor de uma cédula de 100 reais
Os níveis básicos da leitura
HAJA O QUE HOUVER Autor Desconhecido. HAJA O QUE HOUVER Autor Desconhecido.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Behaviorismo.
Imagens de João Parassu
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
A BONECA.
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
Memória – comportamento de lembrar: estrutura e função
A MENTE.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Motivação e Expectativas
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Profª. Ms.Esp.Thais Toledo Rocha
Mnemosine - A memória personificada, filha de Urano (o Céu) e de Gaia (a Terra), é uma das seis Titanides. Durante nove noites seguidas Zeus a possuiu.
SESC Santo Amaro “Estimulando a Memória na internet”
O Cérebro.
FMU – Direito - Psicologia Jurídica BEHAVIORISMO II Prof. Dr
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
SISTEMA COMPORTAMENTALISTA
PPB - Memória1 PPB Memória. PPB - Memória2 Memória Definição – O que é memória? Métodos – Como se estudou a memória? Processos – O que acontece com a.
Hoje é sábado, 11 de abril de 2015 São 03:48 h. Relaxe por uns momentos e aprecie … Com som.
Princípios de Psicofarmacologia
Corpo celular 4 . Axonio 2 . Membrana Neural 5 . Terminal pré-sináptico Dendritos.
Eu achava que o SOM era muito importante então eu disse: Minhas orelhas, mãe.
“O segredo do êxito na vida do homem consiste em estar disposto a aproveitar a ocasião que se lhe depare." Benjamin Disraeli Con.
IUM Aula 09.
Cientistas mostram que aquele papo que você tem com o seu filho desde quando ele está em sua barriga estimula áreas do cérebro responsáveis pelas habilidades.
Neurociência da memória
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
REDE SINODAL – Gramado - RS
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
Experimental /1 - Memória
Plasticidade Cerebral
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Memória.
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
MEMÓRIA Importância da memória na vida mental. Distinções Estágios Codificação - Hemisfério esquerdo Armazenamento Recuperação - Hemisfério direito. Período.
PSICOPATOLOGIA DA MEMÓRIA Maria Cristina Amendoeira
SISTEMAS DA MEMÓRIA DE LONGO PRAZO (Atkinson e Shiffrin)
Nutrição e o Cérebro.
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Plano de aula com uso de tecnologia.
Bom dia! A pergunta é simples, a resposta é que é difícil; será que dou realmente valor a quem tenho do meu lado? Reflita um pouco, pode ser que você.
Sistemas de Aprendizagem
Plasticidade Neuronal
Missões – 7/novembro África do Sul Valerie. Valerie caminhava lentamente em direção à sala de aula e lágrimas escorriam pela sua face. Sua melhor amiga.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
NEUROTRANSMISSÃO.
MusicoTerapia Os efeitos do som sobre o Homem. Cada ritmo musical produz um trabalho e um resultado diferente no corpo.
Música, Neurociência e Desenvolvimento Humano (Mauro Muszkat)
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
O aluno perfeito Rubem Alves.
Transcrição da apresentação:

Memória e aprendizagem Adriana Oliveira Carlos Fernandes Júnior Frezza

Memorização Memorização Coerência Emoção Motivação

Memorização – coerência TESTE 1: CARIL – TRUPUR – RITUCE – NIMARE – GRIPOTU – CECIGA – JONICE – MURULA – PROVICE – RUTRER

Memorização – coerência TESTE 2: GRAVATA – LANTERNA – PRAGA – MANGA – MURO – VALA – CALÇA – MACACO – GRAMA – CHUVA

Memorização – coerência TESTE 3: ALUNO – MALANDRO – DERRUBOU – TINTA – NA – CALÇA – BRANCA – DE – SEU – PROFESSOR

Memorização – emoção “Todos recordamos onde estávamos e o que estávamos fazendo na hora em que morreu Ayrton Senna ou quando o segundo avião bateu na segunda torre de Manhattan no famoso 11 de setembro. Ninguém se lembra do rosto da pessoa que nos vendeu os ingressos na última vez que fomos ao cinema...” (IZQUIERDO, 2004, p. 36)

Memorização – motivação “Um cachorro aprende a produzir saliva em resposta a um som, prevendo que o mesmo será seguido de um pedaço de carne. Mas dificilmente aprende a salivar em resposta a um som, se o que vem depois deste é algo inútil.” (IZQUIERDO, 2004, p. 38)

O cérebro

O cérebro

Células (Neurônios)

Sinapse

A química do cérebro Neurotransmissores Excitatórios (ácido glutâmico) Inibitórios (GABA)

A química do cérebro Acetilcolina Dopamina Beta-endorfina GABA (ácido gama-amino-butírico) Glutamato Noradrenalina Serotonina

Tipos de memória Memória sensorial Memória imediata ou de curto prazo Memória de trabalho Memória de longo prazo

Em busca da memória Memória de longo prazo Explícita (declarativa) Implícita (não-declarativa) Semântica (conhecer) Epsódica (lembrar) Fatos, figuras Tempos Lugares Procedural Reações emocionais Reação ao estímulo

Memória e Aprendizagem Memória é um evento divisível em três fases: Aquisição Consolidação Evocação das informações. Onde aquisição seria a aprendizagem.

Memória e aprendizagem Uma visão da neurociência

“Chamemos de E um tipo de evento ou processo em um sistema neural que envolve um subsistema plástico de um animal a, e de S um tipo de estímulo (externo ou interno) que a pode perceber ou detectar. Então a aprendeu e Є E na presença de s Є S durante o intervalo [ t1,t2] se e somente se: I – e não ocorreu em a na presença de s antes de t1. II – depois de t2, e ocorre em a sempre que a percebe s (isto é, a memorizou s).”

Neurociência e Epistemologia Genética A Neurociência diz que uma criança pode aprender um conteúdo (aquisição de memória), mas não conseguir evocá-lo. Para Piaget, esta criança realmente aprendeu?

Memória ou construção?

Ciclo da aprendizagem e da memória Memóra de longo prazo Pensamento De Nível Mais Elevado Recuperar Rever Treinar Reforçar Recodificar Refletir Atingir Marilee Sprenger

A arte de esquecer Habituação Bloqueio Extinção Repressão

Habituação I “Um trabalhador veterano das pistas de aeroportos já nem responde ao estrépito da partida dos aviões.” A habituação é nosso aprendizado mais simples em dos mais importantes.”

Habituação II –Seletividade das evocações “...mães que dormem, exaustas pela guerra, em meio a um bombardeio; mas acordam ao ouvir o leve choro de suas crianças.”

Bloqueio “...consiste num fenômeno aprendido para ‘desintoxicar’ nossa memória de trabalho...”.

Extinção “Um cachorro que aprendeu a salivar em resposta a uma campainha porque esta foi associada com a apresentação de um pedaço de carne, irá salivar cada vez menos se a carne não for mais apresentada.” “Graças a ela deixamos de emitir respostas inúteis uma vez que estas passam a ser despropositadas.”

Repressão “A repressão é a obliteração geralmente voluntária (embora nem sempre) de alguma memória ou memórias ruins ou prejudiciais.”

Referências http://scotty.ffclrp.usp.br/topicos/capitulo06.pdf http://www.psiquiatriageral.com.br/cerebro/index.htm IZQUIERDO, Iván. A arte de esquecer. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2004. SPRENGER, Marilee. Memória: como ensinar para o aluno lembrar. Porto Alegre: Artmed, 2008. ANTUNES, Celso. A memória: como os estudos sobre o funcionamento da mente nos ajudam a melhorá-la. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Referências http://scotty.ffclrp.usp.br/ Tópicos em psicologia

Sinapse

O mito dos 10% Karl Lashley Década de 50 Após remover 90% do córtex de ratos eles continuavam a localizar a comida