AGRICULTURA BRASILEIRA PROF.º CÉLIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A AGRICULTURA BRASILEIRA
Advertisements

DIFERENTES PAISAGENS E INTERESSES NA ORGANIZAÇÃO DO CAMPO
O TRABALHO E A TERRA NO ESPAÇO RURAL BRASILEIRO
Agricultura Agronegócio.
Relação de trabalho no campo
Espaço rural.
GEOGRAFIA.
ESTATUTO DA TERRA Quando os dirigentes do regime militar interromperam o movimento das ligas camponesas, em 1964, resolveram criar uma lei para acalmar.
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
Trabalhar e viver no campo 3º bimestre – 7º ano
A QUESTÃO DA TERRA NO BRASIL
Consequências da Revolução Industrial
A atividade agrícola e o espaço agrário
AS CLASSES TRABALHADORAS RURAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
VITA, ALVARO, SOCIOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA, CAP.5
Agricultura Mundial I, II e III – G13, G14 e G15
A AGROPECUÁRIA.
Agricultura.
Geografia - 2ª série EM - Aula 01
Professor – Alfredo Rosendo
Estrutura fundiária brasileira
ESTRUTURA FUNDIÁRIA DO BRASIL
A Estrutura Fundiária no Brasil
Espaço rural brasileiro
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
Ministério do Desenvolvimento Agrário Desenvolvimento Agrário
SISTEMAS AGROPECUÁRIOS DA ATUALIDADE
A atividade agrícola e o espaço agrário
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
A Agropecuária no Brasil
Geografia Econômica II 1ª parte: agricultura
Unid. 1 – As atividades primárias Prof.: Evandro Cruz
Professor Cristiano Almeida.
Professora Carol - Geografia
O Espaço Agrário e as relações com o Espaço Urbano Industrial
Estatuto da Terra Segundo o discurso oficial, buscava-se democratizar o acesso à propriedade rural, modernizar as relações de trabalho e de produção e,
Relação Cidade Campo A indústria modificando o campo
Capítulo 27 – A agricultura brasileira
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 16
TEXTO I A nossa luta é pela democratização da propriedade
9 – Os complexos agroindustriais
Capítulo 26 – Atividades econômicas no espaço rural
A questão agrária A questão agrária no Brasil é fruto de um processo histórico ligado ao período colonial, que veio com o passar dos anos mudando de “lado”
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção. C 4 - Entender as transformações técnicas.
Sistemas Agrícolas INTENSIVO
SUMÁRIO A LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS DA AGRICULTURA TRADICIONAL E DA AGRICULTURA MODERNA. AS PRINCIPAIS FORMAS DE AGRICULTURA TRADICIONAL E DE AGRICULTURA.
CADASTRO RURAL Segundo Wellington Pacheco Barros Deve-se à Itália a estrutura moderna do atual cadastro rural, e que se assemelha muito ao que foi implantado.
GEOECONÔMIA – A QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA
AGRICULTURA BRASILEIRA
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
Princípios da Geografia Econômica
A AGROPECUÁRIA.
Questão agrária brasileira
MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA
A QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL
Os Valores Anti-Rurais da Sociedade Brasileira
REFORMA AGRARIA TERRAS DEVOLUTAS
FOME NO MUNDO E NO BRASIL Prof. Floriano
DOCENTE: JORDANA MEDEIROS COSTA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE DISCIPLINA: GEOGRAFIA.
Agricultura no Mundo. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima.
A posse da terra. Considerações 18,3 milhões de pessoas são empregadas pela agricultura. Cerca de 20% da PEA. Características comuns no campo, a subnutrição.
ESTRUTURA FUNDIÁRIA A distribuição das Terras no Brasil Alqueire – m 2 Alqueirão – m 2 Hectare – m 2 Qual é a origem dos problemas.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson. ESPAÇO RURAL AGRICULTURA – Origem aproximada na Pré- História, Neolítico ( a a.C.); Primeiras comunidades.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson.
PRINCÍPIOS DO DIREITO AGRÁRIO
Espaço Agrário 2º EM – 2017 Jeferson.
Origem da agricultura 10 mil anos atrás.
Transcrição da apresentação:

AGRICULTURA BRASILEIRA PROF.º CÉLIO GEOGRAFIA AGRICULTURA BRASILEIRA PROF.º CÉLIO

IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE AGRÍCOLA Produção de alimentos; Fornecimento de matéria-prima para a indústria; Obtenção de divisas com a exportação; É responsável por 10% do PIB; Emprega quase 20% do PEA; Consome vários produtos industrializados

ESTRUTURA FUNDIÁRIA CLASSIFICAÇÃO DAS PROPRIEDADES RURAIS MÓDULO RURAL – PROPRIEDADE RURAL QUE EM DETERMINADO ESPAÇO GEOGRÁFICO É CAPAZ DE SUSTENTAR UMA FAMÍLIA COM QUATRO PESSOAS ADULTAS, ALÉM DE POSSIBILITAR SUA PROMOÇÃO SOCIAL. EMPRESA RURAL – PROPRIEDADE AGRÍCOLA ATÉ 600 VEZES O MÓDULO RURAL COM UMA PRODUTIVIDADE SUPERIOR À 50% DE SUA CAPACIDADE

ESTRUTURA FUNDIÁRIA CLASSIFICAÇÃO DAS PROPRIEDADES RURAIS LATIFÚNDIO POR EXPLORAÇÃO – PROPRIEDADE RURAL ATÉ 600 VEZES O MÓDULO RURAL E COM UMA PRODUTIVIDADE INFERIOR À 50% DE SUA CAPACIDADE. LATIFÚNDIO POR DIMENSÃO – PROPRIEDADE RURAL ACIMA DE 600 VEZES O MÓDULO RURAL. MINIFÚNDIO – PROPRIEDADE ABAIXO DO MÓDULO RURAL, PORTANTO IMPRODUTIVA.

O USO DA TERRA FORMA DIRETA Quem trabalha na propriedade é o próprio agricultor e sua família. FORMA INDIRETA Posseiros; Bóia – fria; Parceiros; arrendatários

TIPOS DE TRABALHO NO CAMPO PARCEIRO – TRABALHADOR RURAL QUE PRODUZ EM TERRAS DE TERCEIROS E PAGA O USO DA TERRA COM A PRODUÇÃO. PODE SER UM MEEIRO(50%), TERCEIRO (33%), E QUARTEIRO(25%). ARRENDATÁRIO – TRABALHADOR RURAL QUE TRABALHA EM TERRAS DE TERCEIROS E PAGA PELO USO DA TERRA ATRAVÉS DE UM ALUGUEL EM ESPÉCIE.

TIPOS DE TRABALHO NO CAMPO TRABALHADOR TEMPORÁRIO – TAMBÉM DENOMINADO DE VOLANTE OU BÓIA-FRIA, É UM DIARISTA QUE TRABALHA APENAS EM ÉPOCAS DE PLANTIO OU DE COLHEITA. TRABALHADOR PERMANENTE – EMPREGADO GERALMENTE QUALIFICADO E DEVIDAMENTE REGISTRADO, EM GOZO DE SEUS DIREITOS TRABALHISTAS. TRABALHADOR ESCRAVO – TIPO DE EMPREGADO QUE EXERCE SUA FUNÇÃO PARA SALDAR SUAS DÍVIDAS EM ARMAZÉM DA FAZENDA, CONTRAÍDA PARA A SUA SUBSISTÊNCIA. POSSEIRO – TRABALHADOR QUE NÃO POSSUI O TÍTULO DE PROPRIEDADE.

SISTEMAS AGRÁRIOS SISTEMA INTENSIVO Uso de técnicas modernas; Intensa mecanização; Uso permanente do solo; Grande rendimento; Mão-de-obra qualificada; Pouco espaço. SISTEMA EXTENSIVO Uso de técnicas rudimentares; Pequeno rendimento; Trabalho braçal; Muito espaço.

A PLANTATION CARACTERÍSTICAS Monocultura; Exportação; Latifúndio; Grande rendimento; Trabalho assalariado. CONSEQUÊNCIAS Desabastecimento interno; Ameaça a agricultura familiar; Fome; Destinada aos interesses externos.

CONFLITOS PELA POSSE DA TERRA PRINCIPAIS ÁREAS DE CONFLITO Pontal do Paranapanema – SW de São Paulo. Região do Bico do Papagaio – N de Tocantins. Sul do Pará. Norte de Mato Grosso.

A REFORMA AGRÁRIA ASPECTOS POSITIVOS FIXA O HOMEM NO CAMPO ESTIMULA A PRODUÇÃO AGRÍCOLA DESCONCENTRAÇÃO DE TERRAS DESCONCENTRA A RENDA COMBATE A FOME E A MISÉRIA DESESTIMULA O ÊXODO-RURAL ASPECTOS NEGATIVOS CONFLITOS SOCIAIS PRESSÃO DEMOGRÁFICA CUSTO FINANCEIRO ELEVADO

Outros personagens no campo Grileiros – Falsificador de títulos de terras; Gato – recrutador de mão-de-obra; Jagunços – seguranças particulares; Incra – Instituto Nacional de Reforma Agrária; MST – Movimento dos trabalhadores rurais sem-terra; UDR – União Democrática Ruralista.