ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

Gerenciamento do Tempo do Projeto
Curso de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas
Orçamento Empresarial
Custos ... afinal, o que é isto?
Contabilidade Sistemas de Informação
Administração Financeira III
Gerenciamento de custos do projeto
Processo Administrativo
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
Como o Governo formula sua Estratégia
14 PRINCÍPIOS DE DEMING.
Planejamento Estratégico Escola de Negócios
ACOMPANHAMENTO E CONTROLE ORÇAMENTÁRIO
MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA II
PROF. JOSÉ BEZERRA CORREIA
Prof. Eng. Marcos A. Riguetti1 QUALIDADE Uma abordagem ORGANIZACIONAL.
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Gerenciamento de Configuração
PMBOK 5ª Edição Capítulo 11
PMBOK 5ª Edição Capítulo 7
PMBOK 5ª Edição Capítulo 12
Funções da Administração
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Unidade II 2ª Parte
Aula 08 Revisão para AV1.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Orçamento de Vendas
Orçamento Empresarial
Qual é o segredo do sucesso em vendas?
Gerenciamento dos Custos do Projeto
11 - Gerenciamento de Riscos
Planejamento de estratégias:
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Agenda GERÊNCIA DE PROJETOS PMI – Project Management Institute
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
DISCIPLINA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I Prof. Eliane Primeiro semestre de 2013.
ORIGEM E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ORÇAMENTO PÚBLICO
Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Fatores Críticos para o sucesso do Planejamento estratégico.
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Planejamento Estratégico
DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE ORÇAMENTO
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
Sistema de Planejamento de Produção
Análise do fluxo de caixa da empresa
Módulo 05 Planejamento Financeiro. Objetivo da empresa.  O que você quer para sua empresa?  Exemplo: 1. Quantificar: aumentar as vendas em 10%. 2. Período.
Gerenciamento de Custos
ORÇAMENTO CONTÍNUO Prof. Alessandro.
Douglas Pereira da Silva
Controle Orçamentário Gerencial
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
ORÇAMENTO POR ATIVIDADES
Gerencial e Contabilidade Prof. Cláudio Wanderley, PhD
Marketing de Relacionamento
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
A velha máxima, mais atual que nunca! “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, ou seja,
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Oficina de Elaboração de Projetos Sociais
Logística Empresarial
1 Gerenciamento do Custo do Projeto Professor: Prof. Ms. Luiz Fernando da Silva.
Gerência de Projetos Gerenciamento de Escopo. Gerenciamento de Escopo do Projeto...inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui.
Orçamento.
Transcrição da apresentação:

ORÇAMENTO EMPRESARIAL PRINCIPAIS FERRAMENTAS UTILIZADAS EPN

PRINCIPAIS FERRAMENTAS UTILIZADAS ALGUMAS DEFINIÇÕES Segundo o “Padoveze” o orçamento “nada mais é do que colocar na frente aquilo que está acontecendo hoje”, ou ainda: orçamento é “ a expressão quantitativa de um plano de ação e ajuda à coordenação e implementação de um plano”. Segundo Anthony A. Atkinson o orçamento é “ a expressão quantitativa das entradas e saídas de dinheiro para determinar se um plano financeiro atingirá as metas organizacionais”. Segundo Horngren orçamento é “a expressão quantitativa de um plano de ação futuro da administração para um determinado período. Do mesmo modo que as demonstrações financeiras são elaboradas referentes a períodos passados, elas podem também ser preparadas para períodos futuros”.

PRINCIPAIS FERRAMENTAS UTILIZADAS MAIS ALGUMAS DEFINIÇÕES Segundo Garrison e Noreen o orçamento é “um plano detalhado de aquisição e do uso de recursos financeiros e de outra natureza, durante um período especificado. Representa um plano para o futuro, expresso em termos quantitativos”. A Hewllet-Packard, diz que orçamento é meta. Algumas empresas também chamam de plano. A Nec possui um orçamento anual atualizado mensalmente de maneira que existe sempre um orçamento para os próximos 12 meses, isto é: um orçamento contínuo.

PRINCIPAIS FERRAMENTAS UTILIZADAS TIPOS DE ORÇAMENTOS Periódico e Contínuo: freqüentemente é de um ano, mas existem casos de orçamentos contínuos (é o caso da Nec) onde todo mês se refaz o orçamento para os próximos 12 meses. Base zero: quanto se toma por base o orçamento anterior e o ajusta para mais e para menos. - todas as despesas reais do ano passado deverão ser novamente justificadas. - para cada período de planejamento, o ponto de partida para cada linha de item orçado é zero. - as variações da moeda que poderiam justificar aumento de despesas, nada significam. - o orçamento base zero se contrapõe aos orçamentos incrementais ( muitas vezes irracionais )

PRINCIPAIS FERRAMENTAS UTILIZADAS MAIS TIPOS DE ORÇAMENTOS Participativo – participam todos os níveis da empresa – maior comprometimento – melhor resultado. Kaizen – introduz o melhoramento contínuo – como exemplo temos a empresa Citizen Watch onde todos os setores são continuamente solicitados a reduzir custos. ABC – é um orçamento baseado nas atividades – concentra-se nos custos das atividades. Segundo Horngren há vantagens: são mais realistas, identifica nas atividades os custos realmente necessários e, vincula diretamente os custos com os responsáveis do quadro funcional. Longo Prazo – quando a empresa faz orçamentos para 3 ou mais anos.

PRINCIPAIS FERRAMENTAS UTILIZADAS ORÇAMENTOS DE GOVERNOS Nos governos receitas e despesas são independentes – é o caso do Brasil – como conseqüência está aí a carga tributária. VANTAGENS E USOS DO ORÇAMENTO Avaliação de desempenho Apoio gerencial à administração: - revelando gargalos antes que ocorram - na análise das variações podem aparecer fatores de preocupação a serem equacionados: - variação de preços das matérias primas - variação de preços de venda - variação de eficiência

PRINCIPAIS FERRAMENTAS UTILIZADAS QUESTÕES: 1. O que é orçamento? 2. Pode o orçamento ser realizado em pequenas empresas? 3. Qual a finalidade de um calendário de planejamento? Por que é importante na maioria dos casos? 4. O que é um orçamento periódico? 5. O que é orçamento base zero? 6. Orçar é, freqüentemente, um processo interativo. Se os resultados de um plano são inaceitáveis, é mudado para achar resultados melhores. Isso sugere algo para você sobre o processo de planejamento? 7. Algumas pessoas dizem que “orçamento é excelente para planejar, mas não para controlar”. O que você acha que elas querem dizer com isso? Você concorda com esse sentimento? Explique.

PRINCIPAIS FERRAMENTAS UTILIZADAS QUESTÕES 8. O envolvimento da administração no programa de planejamento e controle de resultados é particularmente importante: explique os aspectos básicos desse envolvimento. 9. Em termos gerais explique como o planejamento e o controle de resultados ajudam a administração a avaliar alternativas. 10.Muitos gerentes consideram as declarações financeiras pro forma o produto mais importante do processo do orçamento. Por que você pensa que eles acreditam nisso? 11.Como o orçamento de uma família difere de um orçamento desenvolvido por uma empresa? 12.A análise de sensibilidade é um componente importante de qualquer exercício de orçamento. Quais estimativas você pensa que serão cruciais no desenvolvimento de um orçamento completo? Por que?