Implementação de Sistemas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os projetos.
Advertisements

Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Rational Unified Process
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
Engenharia de Software
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS EM PROJETOS
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Sistemas de Apoio às Operações
PMBoK Project Management Body of Knowledge
"Nos facemos a Banda Larga Possivel" Implantando TV por Assinatura Visão Geral.
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
DEFINIÇÃO PROPOSTA ? (de proposto ) MOÇÃO; ALVITRE; PROMESSA;
Control Objectives for Information and related Technology
Projeto Final - APGS Adriana P. de Medeiros
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Metodologia Versão 2 FSRS.
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
OPÇÕES DE ERP OPEN SOURCE
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
Gerenciamento de Implantação
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Estratégia de Planejamento do Projeto
Engenharia de Software
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Processo Praxis – Fase de Concepção
Projeto: Capacitação em GP
iColabora Solução web para gestão de processos de negócios
Oficina Mecânica TADS 2011.
Gildo de Almeida Leonel
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Gerência de Configuração - GC
Modelagem de Negócio no RUP
Análise e Desenvolvimento de Software
Análise e Projeto de Software CSTDS Profº. Henrique Vila Nova 1.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Apresentação Atuando há mais de 13 anos no mercado de software e implantação de sistemas de ERP e Business Intelligence, a Cyberpolos vem se consolidando.
Apresentação Atuando há mais de 13 anos no mercado de software e implantação de sistemas de ERP e Business Intelligence, a Cyberpolos vem se consolidando.
O Processo de desenvolvimento de software
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
Agenda GERÊNCIA DE PROJETOS PMI – Project Management Institute
Profª: Adriana Vettorazzo
A Aquarius, empresa de capital totalmente
Teste de Software Conceitos iniciais.
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Iniciando na logística empresarial
E-commerce e E-business
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
Equipe Prof. Henrique Freitas
Automação Comercial Faculdade Estácio Radial Prof. Paulo Alipio Alves de Oliveira 2010.
FERRAMENTAS DE MARKETING
Engenharia de Software
Somos especialistas na informatização de médias e pequenas empresas e atuamos em todo o país. Nossos sistemas são completos e contam com todos os recursos.
SISTEMA DE MONITORAMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
Projeto Engenharia de Software e Técnicas de Programação Avançada
Administração Financeira
Apresentação Atuando há mais de 12 anos no mercado de software e implantação de sistemas de ERP e Business Intelligence, a Cyberpolos vem se consolidando.
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS CONTÁBEIS
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA DEPENDE DA SUA GESTÃO!
Soluções para modelo de gestão em saúde. Índice I)Modelo de Gestão em Saúde II)Objetivo Geral III)Objetivos Específicos IV)Metodologia V)Descrição VI)Abordagem.
Transcrição da apresentação:

Implementação de Sistemas PÓS-GRADUAÇÃO Sistemas de Informações Anexo 1 Implementação de Sistemas

Objetivos de um projeto de TI Adquirir, criar ou adaptar um sistema de informações para automatizar processos de negócio de uma empresa, através da utilização de recursos de Tecnologia da Informação. Abrangência: Todos os processos da empresa Um departamento Um conjunto de departamentos Um ciclo de processos envolvendo vários departamentos Etc.

Sistema de Controle de Contas a Pagar Exemplos Sistema de Controle de Contas a Pagar Sistema de Controle de Contas a Receber Sistema de Controle de Estoque Sistema de Controle de Faturamento Sistema de Controle de Vendas ERP SCM CRM Etc.

Características de Projetos de TI: Caros Complexos Demorados Considerações sobre projetos de TI Características de Projetos de TI: Caros Complexos Demorados Exigem conhecimentos altamente especializados São construídos quase que “artesanalmente” por seres humanos Dificilmente se consegue mensurar o retorno obtido em relação ao investimento realizado

O fornecedor pode “quebrar” durante o processo de implementação. Considerações sobre fornecedores de software A contratação de um fornecedor, seja para compra, seja para desenvolvimento de um sistema, pode gerar dependência do mesmo. O fornecedor pode “quebrar” durante o processo de implementação. Os vendedores de sistemas não são desenvolvedores. Necessário saber como avaliar um fornecedor: Certificações (ISO, CMMI, PMI, etc.) Situação econômica/financeira da empresa Projetos anteriores Clientes atuais Consultas em órgãos especializados (PROCON, IDEC, SERASA, etc.)

Opções para implementação de um Sistema de Informações

1. Comprar um sistema pronto 1.1. Sistema web Opções para implementação de um Sistema de Informações 1. Comprar um sistema pronto 1.1. Sistema web 1.2. Pacote de Sistemas Integrados 2. Desenvolver um novo sistema 2.1. Contratar uma empresa desenvolvedora de sistemas 2.2. Desenvolver internamente

1. Comprar um Sistema Pronto 1.1. Sistema Web Vantagens Desvantagens WEB Prazo Baixo Custo Oferece suporte Eventuais erros são corrigidos pelo fornecedor Você pode pagar pela licença de uso, ao invés de comprar o sistema A empresa precisa se adaptar ao sistema Relativamente limitado Nem todos os fornecedores aceitam pedidos de alteração

1. Comprar um Sistema Pronto 1.2. Pacote de Sistemas Integrados Vantagens Desvantagens É um sistema completo e pode ser implantado em poucos meses, dependendo do porte da empresa e dos módulos adquiridos. As regras de negócio deste tipo de sistema são baseadas, geralmente, em práticas de mercado já consolidadas, o que pode ajudar a organizar e melhorar a operação da empresa. Pode ser adquirido em módulos, o que diminui o impacto do alto custo. Prazo (é mais demorado do que adquirir um sistema web, mas é mais rápido do que criar um novo sistema). É customizável e permite pequenas alterações. Maior segurança com relação ao funcionamento. Custo alto. Aumento do nível de imitação: a empresa perde diferenciais, porque seus concorrentes poderão adquirir o mesmo sistema e, consequentemente, executarão diversos processos da mesma forma que você. Pode exigir grandes mudanças operacionais e até culturais na empresa, porque depende de que todas as pessoas da empresa passem a utilizar o sistema e de que todas o utilizem de forma correta (exige Planejamento e Gerenciamento de Mudanças). A empresa precisa se adaptar ao sistema. Isto pode tornar a implantação muito complexa, demorada e difícil, chegando até a inviabilizá-la.

2. Desenvolver um Novo Sistema 2.1. Desenvolver internamente Vantagens Desvantagens O sistema se adapta à empresa. Informações sigilosas não saem da empresa. Controle sobre a equipe de desenvolvimento e sobre o andamento do projeto. Prazo maior (em relação à compra de um sistema pronto) Não é o negócio da sua empresa (não há domínio sobre a tecnologia). Risco relacionado ao prazo e a eventuais mudanças no mercado, na legislação e na própria empresa. Exige alto investimento em infra-estrutura (computadores, rede, licenças de software, salas, móveis, etc.). Exige contratação de pessoal especializado (Gerentes, Coordenadores, Analistas, Programadores, Arquitetos de Sistemas, Webdesigners, Analistas de Banco de Dados, etc.). Se a equipe e a infra-estrutura criadas para o projeto não forem reaproveitadas, o retorno do investimento será comprometido .

2. Desenvolver um Novo Sistema 2.2. Contratar uma empresa desenvolvedora de sistemas Vantagens Desvantagens O sistema se adapta à empresa. O fornecedor arca com os riscos do desenvolvimento. O fornecedor possui toda a tecnologia e infra-estrutura necessárias ao desenvolvimento. Com o tempo, pode-se criar uma parceria com o fornecedor, o que pode gerar menores custos e maior segurança. Prazo maior (em relação à compra de um sistema pronto) Informações sigilosas da sua empresa terão que ser disponibilizadas para o fornecedor para teste do sistema. Menor controle sobre o desenvolvimento (exige confiança no fornecedor).

Papel das Áreas de Negócios no Desenvolvimento dos Sistemas

Cronograma de um projeto de TI

ANTES DO INÍCIO DO PROJETO: Papel das Áreas de Negócios no Desenvolvimento dos Sistemas ANTES DO INÍCIO DO PROJETO: Definir a equipe da área de negócio responsável pelo desenvolvimento do projeto. Relacionar todos os interessados relevantes para o projeto. Definir os processos a serem informatizados (escopo do projeto). Definir o orçamento disponível para o projeto. Fornecer todas as informações mínimas necessárias para que o fornecedor possa elaborar uma proposta técnica/comercial. Aprovar os termos da proposta, com relação escopo, prazo e custo. Aprovar o cronograma proposto para o projeto.

Na fase de LEVANTAMENTO: Papel das Áreas de Negócios no Desenvolvimento dos Sistemas Na fase de LEVANTAMENTO: Descrever detalhadamente todos os processos do seu departamento (fluxo de processamento), inclusive com relação a períodicidade, criticidade, segurança e responsabilidades. Descrever detalhadamente todas as informações relacionadas a cada processo. Apresentar e fornecer cópias de todos os formulários e documentos envolvidos em cada processo. Definir critérios de aceite para aprovação do sistema. Fornecer todas estas informações para a equipe de desenvolvimento de sistema. Aprovar o desenho lógico do sistema elaborado pelo fornecedor.

Informar o fornecedor sobre eventuais alterações de escopo. Papel das Áreas de Negócios no Desenvolvimento dos Sistemas DURANTE O PROJETO Acompanhar a execução do projeto de acordo com o respectivo cronograma. Informar o fornecedor sobre eventuais alterações de escopo. Negociar o custo e prazo das alterações. AO FINAL DA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA Testar as funcionalidades do sistema, de forma a aprovar o seu funcionamento. Definir processo de implantação do sistema junto ao fornecedor. Treinar usuários do novo sistema. Acompanhar implantação do sistema. Iniciar uso efetivo do sistema para controlar as operações do departamento.