Agenda Sistemas de Informação - Conceitos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução aos Sistemas de Informação Gerencial
Advertisements

SIG Conceituando: Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação
A importância e o poder da informação.
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Sistemas de Informações Gerenciais
Objetivos do Capítulo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco.
Sistema de Informação Gerencial
7130 – Adminstração de Sistemas de Informação
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
Sistemas de Informação Valor da informação e suas características
Gestão Estratégica da Informação
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
Contabilidade Sistemas de Informação
Programa e Plano de Ensino
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
SISTEMA DE INFORMAçAO GERENCIAL – SIG.
Dado X Informação Dado é um elemento que mantém a sua forma bruta (texto, imagens, sons, vídeos, etc.), ou seja, ele sozinho não levará a compreender.
SEGURANÇA Imagens:
Sistemas de Informação
Sistemas de Informação - Objetivos
Administração de Sistema de Informação Gerencial
Introdução aos Sistemas de Informação
Tipologia da Informação “As organizações dependem de informações de naturezas diversas para alcançar seus objetivos” Adriana Beal Classificação quanto.
Estrutura de Sistemas de Informação
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA
Revisão 2 b.
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Sociedade da Informação: Ambiente de TI nas Organizações
Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Wagner Soares de Lima
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
Tecnologia da informação Aula 1 – Introdução - Fundamentos dos componentes do Sistema de Informação. Profº Erich.
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO
Gestão da Tecnologia da Informação
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Estratégia de Operações
Princípios de Sistemas de Informação
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
O papel e o valor da informação
Sistemas de Informação
Conceitos básicos: dados, informação e conhecimento
E-commerce e E-business
Tipos de sistema de informação Prof. Dr. Henrique Freitas & Equipe Tipos de sistema de informação Prof. Dr. Henrique Freitas & Equipe Baseado em: Introdução.
Estruturas Organizacionais
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL
Gestão do Conhecimento e da Informação
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
DADOS São os fatos em sua forma primária; Tipos: Dados Alfanuméricos;
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
Organizações Virtuais1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
Sistemas de Informações Gerenciais
SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONVENCIONAL
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÂO
Sistemas de Informação
Capítulo 2: SIG / SAD / SAE.
Administração de Sistemas de Informação 7º Sem
4P/SI – 2010/02 Prof. Carlos Alberto Seixas BANCO DE DADOS I.
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Evolução Histórica Pré-História
Conceitos Importantes nos Sistemas de Informação
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
Tipos de Sistema Simples Poucos componentes com relação entre os elementos descomplicada e direta Complexo Muitos elementos relacionados e interconectados.
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Transcrição da apresentação:

Agenda Sistemas de Informação - Conceitos Tipos de Sistemas de Informação ERP – Sistema de Gestão Empresarial CRM – Gestão de relacionamento com clientes SCM – Gestão da cadeia de suprimentos BI – Business Intelligence Sistemas de informações gerenciais Sistemas de apoio à decisão etc. Segurança da Informação 1

Conceitos Dado Informação Conhecimento Organização SI – Sistema de Informação TI – Tecnologia de Informação 2

Conceitos Sua empresa Dados preliminares da Anatel indicam que o Brasil terminou o mês de março de 2011 com 210,5 milhões de celulares e uma densidade 108,3 cel/100 hab. 210,5 Os bancos estão interessados em identificar novos canais de relacionamento com seus clientes e estes dois números em conjunto são bastante interessantes. Fonte: <http://www.teleco.com.br/>. 3

Dado (Turban, p. 63) Dados são itens referentes a uma descrição primária de objetos, eventos atividades e transações que são gravados, classificados e armazenados, mas não chegam a ser organizados de forma a transmitir algum significado específico. Os dados podem ser numéricos, alfanuméricos, figuras, sons e imagens. (Turban, Glossário) Fatos que podem ser transformados em informações precisas e relevantes. (Laudon, p.7) Correntes de fatos brutos que representam eventos que estão ocorrendo nas organizações ou no ambiente físico, antes de terem sido organizados e arranjados de uma forma que as pessoas possam entendê-los e usá-los. (Audy, p. 93) O dado consiste de um fato bruto (nome de um funcionário, número de matrícula de um aluno, código de um produto etc) ou suas representações (imagens, sons, números etc) que podem ou não ser úteis ou pertinentes para um processo particular. Os bancos estão interessados em identificar novos canais de relacionamento com seus clientes e estes dois números em conjunto são bastante interessantes. 4

Tipos de Dados Tipo de Dado Representado por Alfanumérico Números, letras ou outros caracteres Imagem Imagens gráficas ou figuras Áudio Sons, ruídos ou tons Vídeo Imagens em movimento ou filmes Os bancos estão interessados em identificar novos canais de relacionamento com seus clientes e estes dois números em conjunto são bastante interessantes. 5

Informação (Turban, p. 63) Informação é todo conjunto de dados organizados de forma a terem sentido e valor para seu destinatário. Este interpreta o significado, tira conclusões e faz deduções a partir deles. (Laudon, p.7) Dados apresentados em uma forma significativa e útil para os seres humanos. (Audy, p. 94) A informação é uma coleção de fatos organizados de forma a possuir um valor adicional aos fatos em si. Em outras palavras, são dados concatenados, que passaram por um processo de transformação, cuja forma e conteúdo dão apropriados para um uso específico. Os bancos estão interessados em identificar novos canais de relacionamento com seus clientes e estes dois números em conjunto são bastante interessantes. 6

Informação Características que determinam o valor da Informação para a organização: Precisa Completa Econômica Flexível Confiável Relevante Clara (simples) Veloz Verificável Acessível Segura Os bancos estão interessados em identificar novos canais de relacionamento com seus clientes e estes dois números em conjunto são bastante interessantes. 7

Informação Características que determinam o valor da Informação para a organização: Precisa: sem erros; Completa: contém todos os fatos relevantes; Econômica: equilíbrio entre valor da informação e custo de obtenção; Flexível: apóia diversos processos; Confiável: relaciona-se com a origem e método de coleta; Relevante: associada à decisão; Clara: simples; Veloz: entregue quando necessária; Verificável, se necessário; Acessível, no formato adequado e no tempo certo; Segura: somente acessada por pessoas autorizadas. Os bancos estão interessados em identificar novos canais de relacionamento com seus clientes e estes dois números em conjunto são bastante interessantes. 8

Fontes de Informação Formal Informal Interna Relatórios internos das áreas funcionais Conversas informais dos funcionários Externa Legislação, pesquisa de mercado, documentos oficiais externos, Internet Conversas, feiras, congressos, notícias na imprensa, Internet Os bancos estão interessados em identificar novos canais de relacionamento com seus clientes e estes dois números em conjunto são bastante interessantes. 9

Conhecimento (Turban, p. 63) Conhecimento consiste de dados e informações organizados e processados para transmitir compreensão, experiência, aprendizado acumulado e técnica, quando se aplicam a determinado problema e atividade. Os bancos estão interessados em identificar novos canais de relacionamento com seus clientes e estes dois números em conjunto são bastante interessantes. 10

Relação entre informação e processo decisório Conhecimento Dados Decisão Ação Os bancos estão interessados em identificar novos canais de relacionamento com seus clientes e estes dois números em conjunto são bastante interessantes. Competência 11

Organização Organização Sentido institucional. Refere-se a um grupo de pessoas que trabalham juntas com um objetivo comum. Exemplos: time de futebol, loja, departamento de uma grande empresa. Sentido instrumental. Refere-se à forma como as tarefas, os processos e os procedimentos se distribuem dentro de uma empresa. Funções empresariais: Marketing e Vendas, Produção, Finanças, Contabilidade e Recursos Humanos Níveis hierárquicos: Estratégico, Tático e Operacional. Os bancos estão interessados em identificar novos canais de relacionamento com seus clientes e estes dois números em conjunto são bastante interessantes. 12

Organização Componentes no conceito de organização: Estratégia. Os objetivos da organização e como se busca alcançá-los. Estrutura. A divisão e o agrupamento de tarefas, autoridades e responsabilidades, determinando a posição dos membros da organização e as relações entre eles. Sistemas. Condições e acordos relacionados com a maneira que se executam os processos (de informação, comunicação e tomada de decisões) e os fluxos (de bens e financeiros). Cultura. Soma combinada das opiniões individuais, os valores compartilhados e as normas dos membros da organização. Os bancos estão interessados em identificar novos canais de relacionamento com seus clientes e estes dois números em conjunto são bastante interessantes. 13

Sistemas de Informação (SI) (Turban, p. 39) O Sistema de Informação coleta, processa, armazena, analisa e dissemina informações com um determinado objetivo. Como qualquer outro sistema, o sistema de informação inclui inputs (entradas de dados, instruções) e outputs (saídas na forma de relatórios, cálculos). Ele processa os inputs e produz outputs, que são enviados para o usuário ou para outros sistemas. Pode ter também um mecanismo de feedback que controla a operação. Como qualquer outro sistema, o SI opera dentro de um ambiente. O SI não é necessariamente computadorizado, mesmo que a maioria deles o seja. Os bancos estão interessados em identificar novos canais de relacionamento com seus clientes e estes dois números em conjunto são bastante interessantes. 14

Sistemas de Informação (SI) (Laudon, p.7) Pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. Além disso, esses sistemas também auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos. Contêm informações sobre pessoas, locais e coisas significativas para a organização ou para o ambiente que a cerca. Os bancos estão interessados em identificar novos canais de relacionamento com seus clientes e estes dois números em conjunto são bastante interessantes. 15

Tecnologia de Informação (TI) (Turban, p. 27) Grosso modo, a soma de todos os sistemas de computação usados por uma empresa é chamada de tecnologia de informação (TI). (Laudon, p.13) Uma das muitas ferramentas que os gerentes utilizam para enfrentar as mudanças. Representam recursos (hardware, software, tecnologia de armazenagem e tecnologia de comunicações) que podem ser compartilhados por toda a organização e constituem a infra-estrutura de tecnologia de informação (TI). A infra-estrutura de TI provê a fundação ou plataforma sobre a qual a empresa pode montar seu sistema de informação específico. (Turban, Glossário) O componente tecnológico de um sistema de informação (definição restrita); conjunto de todos os sistemas de uma empresa (definição ampla). Os bancos estão interessados em identificar novos canais de relacionamento com seus clientes e estes dois números em conjunto são bastante interessantes. 16

Referências Textos LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de Informação Gerenciais: administrando a empresa digital. São Paulo: Ed. Pearson Prentice Hall, 5a ed., 2004. TURBAN E.; McLEAN, E.; WETHERBE, J. Tecnologia da Informação para Gestão: transformando negócios na economia digital, Porto Alegre: Ed. Bookman, 3a ed., 2004. Complementar AUDY, J. L. N.; ANDRADE, G. K.; CIDRAL, A. Fundamentos de Sistemas de Informação, Porto Alegre: Ed. Bookman, 2005. Os bancos estão interessados em identificar novos canais de relacionamento com seus clientes e estes dois números em conjunto são bastante interessantes. 17