PROJETO AS ESCOLAS AJUDANDO A CUIDAR DE PALMEIRA DAS MISSÕES "EDUCAÇÃO CHICO MENDES"

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Participação – a Mudança em Nossas Mãos!
Advertisements

Definição do público-alvo:
A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Agenda 21 como instrumento de construção de Sociedades Sustentáveis
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
Igrejinha Parobé Riozinho Rolante Taquara Três Coroas.
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Intersetorial Micro Área Sousas. A participação do Centro de Saúde Sousas teve início em 2003, quando os serviços da região (OGs e ONGs) passaram a elaborar.
Fortaleza (CE) – 19/08/2011 Apresentação. Data: 09, 10 e 11 de novembro de 2011 Local: Sede do Banco do Nordeste – Fortaleza (CE) Público-alvo: Representantes.
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Professora Isolete Domiciano PCOP de Ciências
Grupo de Educação Ambiental UNISINOS
GOUVEIA PLANO DIRETOR PLANO DIRETOR E ATIVIDADES ECONÔMICAS § 4º - No processo de elaboração do Plano Diretor e na fiscalização de sua implementação,
Projeto Político-Pedagógico
Desenvolvimento de Metas para sua vida
EDUCAÇÃO SÓCIO-AMBIENTAL
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.
PROTOCOLO DE KYOTO E AGENDA 21
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Profa. Daniela Rocha Teixeira Riondet Costa
II Orientação Técnica PCAGP.
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
A CNPL E A QUESTÃO AMBIENTAL AS ATIVIDADES DA COMISSAO DO MEIO AMBIENTE 2002 A 2005.
Vinte anos de políticas públicas
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
Agenda 21: Agricultura Sustentável
3ª Reunião Técnica de Formação Escola para a Diversidade Mesa: O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente na Política Nacional de Formação.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
“Pensar Globalmente... Agir localmente”
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Fases da Transformação
A Gestão participativa
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
A experiência com o Fórum do Movimento Social de Manguinhos Cooperação Social/FIOCRUZ.
“Como administrar melhor o tempo da equipe de gestão escolar”
PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Reafirmando Compromissos Ações Saresp 2014
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
Caminhos para a elaboração coletiva de uma proposta
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola
Conselho Municipal de Juventude” - CMJ.. Atribuições: I- estudar, analisar, elaborar, discutir, aprovar e propor políticas públicas que permitam e garantam.
Planejamento Urbano e Plano Diretor
. A despeito de normas que asseguram direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais aos atingidos por barragens, a efetivação dos mesmos somente.
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
OTTAWA CARTA DE INTENÇÕES - SAÚDE PARA TODOS NO ANO 2000 E APÓS.
Estância Turística de Santa Fé do Sul
Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo
Programação_ 9h – Boas vindas 9h30m – Atualizações do GELP Brasil 10h – Evento Internacional do GELP em Durban 11h – Oficinas e Outputs do GELP Brasil.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
O DIA MUNDIAL DA ÁGUA é comemorado no dia 22 de março. Nesse dia, as escolas estaduais, municipais e diversas outras instituições estarão realizando uma.
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE CARAPICUÍBA
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
COM-ViDA Agenda 21 na Escola Conferência Nacional Infanto-juvenil Formação Continuada de Professores e Estudantes Inclusão Digital Ciência de Pés no Chão.
O papel pedagógico do órgão gestor
III FÓRUM UNDIME REGIÃO SUL XXVII FÓRUM DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL P ORTO A LEGRE, 12 DE ABRIL DE 2016.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Transcrição da apresentação:

PROJETO AS ESCOLAS AJUDANDO A CUIDAR DE PALMEIRA DAS MISSÕES "EDUCAÇÃO CHICO MENDES" TRABALHO DE VISITAÇÃO ÀS NASCENTES DA ZONA URBANA DE PALMEIRA DAS MISSÕES.

FORMANDO A COM-VIDA “Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então, eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida” Herbert de Souza, o Betinho

O QUE É A COM-VIDA? A Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COM-VIDA é uma nova forma de organização na escola e se baseia na participação de estudantes, professores, funcionários, diretores, comunidade. Quem organiza a COM-VIDA é o delegado ou a delegada e seu suplente da Conferência de Meio Ambiente na Escola, com o apoio de professores.

QUAIS OS OBJETIVOS DA COM-VIDA? A COM-VIDA tem um grande objetivo para todo o Brasil: • construir a Agenda 21 na Escola. E tem alguns objetivos específicos: • acompanhar a Educação Ambiental na escola; • organizar a Conferência de Meio Ambiente na Escola; promover intercâmbios com COM-VIDAS surgidas em escolas do município, região ou estado. Cada escola vai debater quais são os outros objetivos específicos da sua COM-VIDA.

QUEM PARTICIPA DA COM-VIDA? A COM-VIDA faz parte da comunidade escolar. Todas as pessoas e organizações que estiveram na conferência da escola são participantes da COM-VIDA. Além delas, a escola pode convidar outras pessoas e organizações comprometidas com o meio ambiente. A melhor forma de participar é tomar a iniciativa e reunir pessoas em torno desse movimento por um mundo melhor.

QUEM PARTICIPA DA COM-VIDA? - E. E. Vila Velha E. E. Cacique Neenguiru E. E. Erci Campos Vargas E. E. Paulo Westphalen E. E. Palmeira das Missões (Polivalente) I. E. E. Borges do Canto E. M. Assis Brasil E. M. Dom João VI E. M. Ignácio Montanha CORSAN EMATER Grupo Escoteiro Sepé Tiarajú - 20ª Coordenaria Regional de Educação Secretaria Municipal de Educação Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente - Profissionais liberais de diferentes áreas QUEM PARTICIPA DA COM-VIDA?

MAS, E A AGENDA 21? A Agenda 21 é um plano de ação aprovado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92, realizada no Rio de Janeiro. Na Agenda 21 estão definidos os compromissos que 179 países assinaram e assumiram de construir um novo modelo de desenvolvimento que resulte em melhor qualidade de vida para a humanidade e que seja econômica, social e ambientalmente sustentável.

AS DIMENSÕES DA AGENDA 21 É o principal documento da Rio-92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento É a proposta mais consistente que existe de como alcançar o  desenvolvimento sustentável, isto é, de como podemos continuar desenvolvendo nossos países e nossas comunidades sem destruir o meio ambiente e com maior justiça social. 3. É um planejamento do futuro com ações de curto, médio e longo prazos. 4. Trata-se de um roteiro de ações concretas, com metas, recursos e responsabilidades definidas. 5. Deve ser um plano obtido através de consenso, ou seja, com todos os atores e grupos sociais opinando e se comprometendo com ele. É um programa estratégico, universal, para alcançarmos o desenvolvimento sustentável no século XXI.

AGENDA 21 NACIONAL AGENDA 21 LOCAL

A ÁRVORE DOS SONHOS AGENDA 21 LOCAL Para realizar algo de valor é preciso ter espaço para sonhar. MAS, QUAL É O SONHO DE PALMEIRA DAS MISSÕES? AGENDA 21 LOCAL

AGENDA 21 LOCAL O CAMINHO DAS PEDRAS É preciso pensar nas dificuldades que teremos de enfrentar para chegar aos sonhos. O CAMINHO DAS PEDRAS

TAMBÉM SERÁ UMA REALIDADE PARA NÓS! AGENDA 21 LOCAL TAMBÉM SERÁ UMA REALIDADE PARA NÓS!