Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida- PUC/SP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutora: Profª Ticyara Halik S. Vicente
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Fundação Roberto Marinho
Pontifícia Universidade Católica
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
um desafio contemporâneo
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Escolhendo o nosso Futuro
SEMINÁRIO “e-proinfo Educação sem distância”
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Tutores Proinfo Integrado (Bolsistas) 61 Tutores – Proinfo Integrado
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Laboratório de Ensino a Distância
Ensinando e Aprendendo com as TIC
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
DISTRITO FEDERAL. PROBLEMA 1 - Seleção de Escolas – As escolas com espaço físico destinados aos laboratórios são selecionadas em um ano. A entrega dos.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Projeto UCA : Formação Brasil
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
COORDENAÇÃO PROINFO ESTADO DE GOIÁS 3ª REUNIÃO TÉCNICA PROINFO INTEGRADO/2010 DIVINO ALVES BUENO – SEDUC CLÁUDIA CRISTINA DE LIMA PRESTES - UNDIME Brasília,
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA REGIÃO NORTE – AC, PA, RO Institui ç ão de Ensino Superior (IES): UCA-UNICAMP.
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA Institui ç ão de ensino superior (IES): UCA-UNICAMP
GESTÃO DE TUTORIAS COM O AUXÍLIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EAD ONLINE EM SAÚDE Andréa Soares Rocha da Silva Luiz Roberto de Oliveira Lidia Eugenia Cavalcante.
EMEF PADRE EMÍLIO MIOTTI Campinas - SP.  UNICAMP – NIED  SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO  EMEF PADRE EMÍLIO MIOTTI ◦ BAIRRO NA PERIFERIA DE CAMPINAS.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
UCA PROJETO UM COMPUTADOR POR ALUNO ‘ FORMAÇÃO BRASIL Maria Elizabeth B de Almeida – PUC-SP Palmas, TO– junho/2010.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Transcrição da apresentação:

LAPTOP EDUCACIONAL CONECTADO: DESAFIOS DA MOBILIDADE NO COTIDIANO DA ESCOLA Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida- PUC/SP Marilene Andrade Ferreira Borges – UFOP/MG  George França dos Santos – UFT /TO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT PRÓ – REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA – PROEX – 32328036 EMAIL : proex@uft.edu.br

Este trabalho apresenta e discute os resultados parciais do processo de formação em rede dos professores, gestores de escola e equipe participantes do Programa Um Computador por Aluno-PROUCA, no Estado de Tocantins. Discute também a presença de tecnologias no currículo, a formação para o uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação-TDIC e a importância destas nas práticas escolares.

Estrutura da Formação no Tocantins MEC GRUPO DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO Equipes de Formação e Pesquisa UFT-TO SEDUC- NTE SEMED - NTM ESCOLAS UCA 6 ESTADUAIS 4 MUNICIPAIS PUC/SP GT UCA SE/

180 horas Utiliza a modalidade a distância, com momentos presenciais. Curso de Formação Utiliza a plataforma web e-proinfo/MEC, que dispõe de um sistema de gerenciamento de informação e ferramentas de aprendizagem para dinamizar aspectos da interação na formação de professores e gestores.

Estrutura curricular do Curso de 180 destinados aos professores e gestores das escolas participantes do Projeto UCA – fase-2

Resultados parciais do processo de formação O crescimento das equipes formadoras na compreensão do projeto e nas ações de formação nas escolas. A participação efetiva das equipes de gestão das escolas e de alguns secretários municipais de educação. A aceitação do desafio colocado na reunião anterior de exploração da mobilidade e portabilidade. A inclusão de alunos especiais por meio do uso do laptop. A extrapolação do uso do laptop na perspectiva de laboratório para o uso em diferentes espaços das escolas.

Elementos que se evidenciaram nas apresentações das experiências mostradas pelas escolas durante o Encontro de Formação: Ênfase na participação dos alunos nas atividades pedagógicas; melhoria na disciplina dos alunos; diminuição do índice de evasão e de resistência dos professores em relação à utilização dos recursos tecnológicos; Realização de atividades livres com o uso dos laptops nos horários vagos;

·Diferentes estratégias de trabalho para ação dos alunos monitores; Elementos que indicam a ousadia das escolas para ir em busca de recursos necessários ao uso efetivo dos laptops e experimentar o novo, apontando indícios de inovação: ·Criação de um ambiente virtual para uso dos alunos; ·Diferentes estratégias de trabalho para ação dos alunos monitores; ·Processo de apropriação tecnológica em desenvolvimento; ·Novo design da sala de aula (diferentes modos de formatar a disposição das carteiras); ·Cuidados com o patrimônio (laptops), pertencimento; ·Integração de diferentes tecnologias e linguagens;

Os problemas de caráter técnico também foram pontuados, destacando-se: ·Problemas de conexão com rede sem fio e instabilidade da rede, o que tem impossibilitado a conexão dos laptops e a navegação individual dos alunos; ·Inexistência de armários para acondicionamento dos laptops, dificultando o carregamento das baterias e a distribuição aos alunos; ·Laptop com defeitos no sistema operacional e baterias; ·Ausência de suporte técnico nas escolas estaduais e municipais, o que tem dificultando a resolução dos problemas técnicos relacionados ao acesso à rede wirelless.

Alguns pontos mais significativos evidenciados no processo de formação A equipe gestora da escola aceitou o desafio de implementar a mobilidade e portabilidade nas práticas pedagógicas, comprometendo-se principalmente com o desenvolvimento atividades significativas. 2. Os processos de exploração da mobilidade propostos pelas escolas melhoraram consideravelmente, pois as atividades planejadas com os laptops estão rompendo as paredes das salas de aulas e ganhando pátios e até espaços não exclusivos da escola.

3. A equipe gestora, apoiada pelos pais, está rompendo com a insegurança e com o medo de perda do bem público, pois está liberando os laptops para que os alunos possam levá-los para casa. 4. Os alunos, num esforço para exercício da autonomia, estão levando os laptops para casa, possibilitando às famílias o convívio com essas tecnologias. 5. Os professores, mesmo sem conectividade, estão explorando programas presentes nos laptops como estratégias do trabalho pedagógico.

6. A equipe gestora e docentes, a partir do processo de reflexão na ação, desencadeado pela formação, estão adequando o Projeto Político Pedagógico, para que ele dê conta de integrar os laptops, para potencializar ensino e aprendizagem, pois reconhecem que essas tecnologias estão promovendo uma nova cultura tecnológica no espaço escolar. 7. Os alunos que possuem mais domínio tecnológico, em um trabalho colaborativo, ajudam os colegas a superar dificuldades nas atividades livres. 8. Há preocupação com o planejamento de práticas pedagógicas que favoreçam um currículo voltado para o desenvolvimento cognitivo e para a autonomia dos alunos.

CONCLUSÃO Concluímos, pois, que a integração das TDIC ao currículo é um caminho que está sendo percorrido nas escolas tocantinenses envolvidas no PROUCA . O processo está em desenvolvimento e a formação deve prever novas etapas para que possa alcançar o objetivo explicitado pelo MEC (BRASIL, 2009, p. 26), de “preparar a equipe de professores e gestores das escolas para o uso pedagógico inovador das tecnologias digitais e favorecer a estruturação de redes cooperativas”, ou seja, de concretizar a inovação na realidade escolar.