34 © 2004 by Pearson Education Liquidez Liquidez é um conceito econômico que considera a facilidade com que um ativo pode ser convertido no meio de troca.

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34 © 2004 by Pearson Education Liquidez Liquidez é um conceito econômico que considera a facilidade com que um ativo pode ser convertido no meio de troca da economia, ou seja, é a facilidade com que ele pode ser convertido em dinheiro.ativoeconomia O custo fixo de implementar o CE pode ser muito alto Sem um grande número de compradores, os vendedores não ganharão dinheiro

35 © 2004 by Pearson Education Incerteza de qualidade e garantia de qualidade Incerteza de qualidade a incerteza de compradores on-line quanto à qualidade de produtos que nunca viram, especialmente de um fornecedor desconhecido Fornecer amostras grátis Satisfação ou dinheiro de volta Microproduto pequeno produto digital que custe poucos centavos Seguro, caução e outros serviços

36 © 2004 by Pearson Education Fatores de sucesso do mercado eletrônico Características do produto Tipo Preço Disponibilidade de padrões e informações sobre os produtos Características do setor Sistemas inteligentes podem substituir corretores Características do fornecedor Consumidores encontram os fornecedores com preços mais baixos Transações de baixo volume e alta margem de lucro Características do consumidor Compra por impulso Compradores pacientes Compradores analíticos Fatores que determinam o successo

37 Catálogos Eletrônicos e outros mecanismos de mercado Para possibilitar a venda on-line, em geral é necessário um software de CE. Entre as funções básicas oferecidas por esses softwares estão os catálogos eletrônicos, ferramentas de busca e as cestas de compras. © 2004 by Pearson Education

38 © 2004 by Pearson Education Catálogos eletrônicos Catálogos eletrônicos a apresentação de informações sobre o produto em forma eletrônica; espinha dorsal da maioria dos sites de venda Evolução dos catálogos eletrônicos Fornecedores anunciam e promovem Clientes fonte de informações e comparações de preços Consistem de bancos de dados sobre produtos, índice, recursos de busca e função de apresentação Reprodução de texto que aparece em catálogos em papel Mais dinâmicos, customizados e integrados

39 © 2004 by Pearson Education Os catálogos eletrônicos podem ser classificados de acordo com 3 qualidades: Dinâmica da apresentação de informações estáticos ou dinâmicos Grau de customização padronizados ou customizados Integração com os processos de negócios, ex: Registro e atendimento de pedidos Pagamento eletrônico Fluxo de trabalho em intranet Sistemas de inventário e contabilidade Extranet de fornecedores Relacionamento com catálogos em papel

40 © 2004 by Pearson Education Catálogos customizados Montados especialmente para: Uma empresa Um comprador individual Sistemas de customização podem: Criar recursos exclusivos com valor agregado Permitir ao cliente fazer o pedido Incluir preços, produtos e formatos de apresentação individualizados Identificar automaticalmente as características de clientes com base nos registros de transações

41 © 2004 by Pearson Education Ferramentas de busca Ferramenta de busca programa de computador que pode acessar um banco de dados de recursos da Internet, buscar por informação específica ou por palavra- chave e apresentar os resultados Agente (inteligente) de software software capaz de executar tarefas rotineiras que exigem inteligência

42 © 2004 by Pearson Education Ferramentas de busca, agentes inteligentes e cestas de compras Usuários de comércio eletrônico usam tanto ferramentas de busca como agentes inteligentes Ferramentas de busca encontram produtos ou serviços Agentes de software executam outras tarefas (comparações) Cesta de compra virtual uma tecnologia de processamento de pedidos que permite aos clientes acumular itens que desejam comprar enquanto continuam a explorar a loja virtual

43 © 2004 by Pearson Education Leilões Leilão mecanismo de mercado pelo qual um vendedor faz uma oferta para vender um produto e compradores fazem lances até que se chegue a um preço final Leilões lidam com produtos e serviços para os quais os canais de marketing convencionais são ineficazes ou ineficientes

44 © 2004 by Pearson Education Leilões eletrônicos Leilões eletrônicos leilões conduzidos on-line Sites hospedeiros na Internet funcionam como corretoras, oferecendo: Serviços para que vendedores coloquem seus bens à venda A possibilidade de compradores fazerem lances por esses itens Muitos sites têm certas regras de etiqueta que devem ser cumpridas para que se façam transações justas

45 © 2004 by Pearson Education Apreçamento dinâmico Apreçamento dinâmico preços que mudam com base nos relacionamentos de oferta e demanda em um dado momento As quatro principais categorias de apreçamento dinâmico baseiam-se no número de compradores e vendedores envolvidos: Um comprador, um vendedor Um vendedor, muitos compradores potenciais Um comprador, muitos vendedores potenciais Muitos vendedores, muitos compradores

46 © 2004 by Pearson Education Quadro 2.8 Tipos de apreçamento dinâmico

47 © 2004 by Pearson Education Quadro 2.9 Leilão inglês, preço crescente

48 © 2004 by Pearson Education Quadro 2.10 Processo do leilão reverso

49 © 2004 by Pearson Education Limitações dos leilões eletrônicos Possibilidade de fraude receber produtos com defeito ou receber bens/serviços sem pagar Participação limitada somente mediante convite ou somente para empresas Falta de segurança leilões C2C às vezes não são feitos em ambiente criptografado Software limitado há poucas soluções completas ou comerciais para implementar