TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Centro de Estudos de Línguas – CEL
Advertisements

AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
Atingindo a Capacitação em Informática através da Grade Curricular
Page 1 GT Engenharias & Computação. Page 2 Objetivos: Analisar o processo de avaliação dos Mestrados Profissionais e propor modificações na ficha de avaliação.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Angélica/MS.
Angélica/MS.
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Curso de novas tecnologias na escola
Diante a Era Tecnológica.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Formas de Planejamento
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
As Sete Leis do Aprendizado
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO Todos os aspectos da educação devem ser observados
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 14
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS CONSERVADORAS PEDAGOGIA TRADICIONAL.
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Funções e Atribuições do Diretor
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
Quando falamos em aprender...
Tecnologia e Educação.
Planejamento - Professor
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI
Construindo o futuro do seu filho!
Planejamento e 7 de março de 2014.
Diferentes Posturas Curriculares
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
Estrutura pedagógica Fernando Spanhol
Atuais Propostas Curriculares.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Divulgando a Pesquisa.
Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Naíma Alves Silveira. Profª: Gilca Vilarinho.
Instituto A Vez do Mestre
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Ah, se eu soubesse... Curso: Práticas Pedagógicas
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” A robótica no currículo : ensinando e aprendendo com o laptop UCA Bruno Leal Bastos Universidade Estadual.
Tendência Liberal Acadêmicas: Adriana dos Santos, Caroline Fagundes Nogueira, Claudia Zimermann e Natalia Pilonetto.
O computador como Meio e como Fim...
Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Transcrição da apresentação:

TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12

O ADMINISTRADOR E A TECNOLOGIA NA ESCOLA O administrador deverá ter duas visões em relação à Tecnologia: Visão financeira - Buscar os meios necessários para a aquisição dos recursos tecnológicos - Estruturar e preparar o setores a serem modificados - Buscar profissionais eficientes e condizentes às novas tecnologias - Reorganizar a escola para os novos empreendimentos Visão pedagógica - Preparar os professores - Divulgar a cultura de tecnologias dependentes como ferramenta de apoio - Disseminar informação das novas exigências da sociedade tecnológica - Apoiar o professor na utilização das novas ferramentas de ensino

AS NOVAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Direcionamentos da transformação da prática pedagógica no contexto de projetos de inovação tecnológica segundo a abordagem construtivista: Elementos da Prática Pedagógica Visão Tradicional Transformação segundo a abordagem construtivista Papel do Professor Repassador do conhecimento Criador de ambientes de aprendizagem e facilitador do processo pelo qual o aluno aprende. Orientador do processo reconstrutivo do aluno (responsável pela avaliação, pelos materiais, motivação e organização). Apresenta características como: valorizar a busca, o estímulo, o apoio e ser capaz de estabelecer formas democráticas de pesquisa e comunicação.

AS NOVAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Direcionamentos da transformação da prática pedagógica no contexto de projetos de inovação tecnológica segundo a abordagem construtivista: Elementos da Prática Pedagógica Visão Tradicional Transformação segundo a abordagem construtivista Planejamento Pedagógico Função prescritiva, incluindo as etapas de análise de necessidades, estabelecimento dos objetivos gerais e específicos e dos recursos. Centrado na provisão de contextos de aprendizagem que envolvam a resolução de problemas no mundo real. Avaliação de Aprendizagem Valorização do conhecimento e habilidades adquiridas pelo estudante . - Maior valorização dos processos mentais em relação aos produtos finais. - Inserida em um contexto de aprendizagem.

AS NOVAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Formas de utilização da informática: Ensino da informática como disciplina Ensino da disciplina para informática Informática no ensino da disciplina