CURATIVOS Educação Continuada Enfermagem SCMP Grupo de Pele da SCMP.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Feridas e úlceras : Cuidados de enfermagem
Advertisements

HIDROPOLÍMEROS. HIDROPOLÍMEROS HIDROPOLÍMEROS DE SEGUNDA GERAÇÃO COM PRATA Contém todos os elementos do hidropolímero + PRATA = BACTERICIDA A PRATA.
Prof.João Galdino Ulcera de Decúbito.
PROF RENATA DE SOUZA ZANATELLI
Cicatrização de feridas e Infecção do sítio cirúrgico
Métodos de entrada e defesa do Organismo
Tratamento e Cuidado com Queimados
Prof. Dionísio José Bochese Andreoni
Terapia Tópica no Cuidado de Feridas
Ana Cláudia M.R.S Fabiana Souza Marcelo Cavalcante Rafaela Barbosa
Sulfadiazina de Prata 1%
Assistência de enfermagem ao cliente em uso de curativos
ATUALIZAÇÃO EM CURATIVOS
São todos iguais????. Ferris___________________________ PolyMem _______________ “ The Pink Dressing”
COBERTURAS COM ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS
Exame Dermato- neurológico e Prevenção de complicações da Hanseníase
Profa. Leticia Lazarini de Abreu
PÉ DIABÉTICO E SEUS CUIDADOS
ÚLCERA DE PÉ DIABÉTICO ASSOCIADA À MIÍASE
Pé Diabético:Ações da equipe multiprofissional de saúde
HIDROCOLÓIDE.
PREVENÇÃO DO PÉ DIABÉTICO
Sistema de Terapia V.A.C ®
Considerações Especiais com a Pele do RN
QUEIMADURAS ACIDENTE PROVOCADO POR AGENTES QUÍMICOS, FÍSICOS E POR ELETRICIDADE LESANDO A PELE EM EXTENSÃO E PROFUNDIDADE.
Cura das lesões neuropáticas no diabetes
IJOT – Instituto Jundiaiense de Ortopedia e Traumatologia
Tegumento Normal. Semiologia e Semiotécnica I Cuidando de Clientes com Feridas Prof: Eduardo Silva.
Assistência de enfermagem ao cliente em uso de curativos
TROMBOSE.
Processo inflamatório e Reparo tecidual
Definição de Curativo É um meio terapêutico que consiste na limpeza e aplicação de uma cobertura estéril em uma ferida, quando necessário, com a finalidade.
Universidade Paulista Instituto Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem Campus Jundiaí Prof.ª Filomena Coser Gabriela Aleixo A0129C-0.
Cicatrização das Úlceras de Pressão
“Utilização das Taxonomias”: NANDA, NOC ,NIC
Universidade Federal do Triângulo Mineiro Diretoria de Enfermagem
Prof.Dr José Maria Pereira de Godoy
Úlcera por Pressão Curso Amil.
Medidas de Saúde Coletiva
Colagenases.
Profª Karen Borges de A. Costa
Assistência de enfermagem ao paciente em uso de curativos
PREVENÇÃO DE INCAPACIDADES EM HANSENÍASE
Assistência de Enfermagem no cuidado com feridas
Diagnóstico de Enfermagem
CIRURGIA AMBULATORIAL
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Enfermagem CEEH
CICATRIZAÇÃO DE FERIDAS
ATUALIZAÇÃO FERIDAS E CURATIVOS
CAUSA NECESSIDADES FUNÇÕES/FINALIDADES TRATAMENTO CONSELHOS ÚTEIS
PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE LESÕES CUTÂNEAS- Deliberação 65/00
Avaliação e tratamento de feridas
Atualização em Curativos (Materiais e Técnicas)
Dreno de Kerr Técnica de curativo
Henrique P. L. Scabello 4º ano
CURATIVOS Tarsila Cunha.
Fisiologia da cicatrização
Curativos e coberturas
HIGIENE e MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS ESTÉRIEIS
FERIDAS E COBERTURAS Profª Adriana Savatim Profª Aline Tadini
DEISE BERTOLDO AVES Especialista em Oncologia
FERIDAS E COBERTURAS Profª Adriana Savatim Profª Aline Tadini
Monitoramento a Distância de Úlcera por Pressão Ana Cristina Beust da Silva Enfermeira UTI Trauma II HPS-POA Docente da Especialização Enfermagem em Estomaterapia/Unisinos.
PROJETO: Treinamento de curativo
Transcrição da apresentação:

CURATIVOS Educação Continuada Enfermagem SCMP Grupo de Pele da SCMP

Introdução Na história da humanidade observamos a preocupação dos seres humanos no cuidado de feridas. Suas práticas cotidianas provocam situações que põem em risco a integridade da pele.

Na Grécia Antiga Hipócrates, cria uma base científica para suas intervenções: orienta o uso de água morna, vinho, vinagre, para limpeza.

Fases do processo de cicatrização:  Fase Inflamatória: Caracterizada pelos sinais típicos do processo inflamatório localizado como dor, rubor, calor, tumor(edema) e, freqüentemente, perda da função local, começa o momento em que ocorre a lesão tecidual e se estende por um período de 3 a 6 dias.

Rubor, edema, perda da função local

 Fase Proliferativa: Assim denominada porque a atividade predominante neste período é a mitose celular, e se estende por aproximadamente 3 semanas. A característica básica desta fase é o desenvolvimento do tecido de granulação composto por capilares e a reconstituição da matriz extracelular, com a deposição de colágeno e outros componentes protéicos.

Tec. granulação

 Fase Reparadora:Tem início por volta da terceira semana após a ocorrência da ferida e se estende por até dois anos, dependendo do grau, extensão e local da lesão. Ocorre a diminuição progressiva da vascularização, dos fibroblastos, o aumento da força tênsil e reorientação das fibras do colágeno

O Curativo Ideal Mantém a umidade Absorve a exsudação Permite a troca gasosa Fornece isolamento térmico Impermeável a bactérias Isento de partículas Removido sem trauma Custo acessível

LAVAGEM DAS MÃOS Após a realização de procedimentos que envolvem a presença de sangue, fluidos corpóreos, secreções e itens contaminados por estes, ou após retirada das luvas, antes e após contato com cada paciente.

Curativos em Estomas: A colostomia expõe a pessoa a conviver com situações sociais desagradáveis, a exemplo da falta de controle das fezes, dos gases e do muco, levando-a a ainda conviver com uma parte interna de seu corpo exteriorizada. * Dificuldade com o autocuidado, manuseio e adaptação dos dispositivos coletores ao estoma, ocasionada pelas complicações existentes tanto no estoma como na pele periestoma.

Carvão ativado – tem ação bactericida e de desbridamento. Hidrogel – Proporciona meio úmido e tem poder de desbridamento em áreas de necrose. Troca – diária Papaína – Enzima proveniente do látex das folhas e frutos do mamão verde. Age promovendo a limpeza das secreções, necroses tecidos desvitalizados. AGE – Possui grande capacidade de promover a regeneração dos tecidos, acelerando o processo de cicatrização. Carvão ativado – tem ação bactericida e de desbridamento. Troca – no mínimo 5 dias

Cavilon – Solução polimérica de secagem rápida que, aplicada à pele forma uma película protetora incolor e transparente. Não possui álcool, portanto não provoca ardor ao ser aplicado em regiões hiperemiadas e lesadas. Barreira que oferece total proteção contra irritações de pele decorrentes de incontinência urinária e anal, e danos caudados por adesivos de curativos repetitivos. Indicado também para ser aplicado ao redor de ostomias, fístulas e feridas drenantes. Aplicação –3/3 dias. Alginato – Derivado de algas marinhas, interage com a ferida sofrendo alteração estrutural: as fibras de alginato transformam-se em um gel suave e hidrófilo à medida que vai absorvendo o exsudato. È indicado para feridas com exsudação (pequena ou grande). Troca – no mínimo 3 dias.

Ferida fechada com alginato

Curativo em Ferida Cirúrgica: Tratar de pacientes portadores de feridas, independente da etiologia, requer conhecimento a respeito do perfil da clientela atendida, do processo de cicatrização e do tratamento tópico a ser implementado. Para feridas cirúrgicas com área extensa como o caso das áreas doadoras são indicados curativos oclusivos que, além de absorverem o excesso de exsudato, mantêm o leito da ferida úmido, não aderem a área lesada e muito menos provocam trauma no momento de ser retirado.

Tec.de granulação necrose Tec. adiposo Apendicite, usado actisorb

Tecido pronto para enxerto

Curativo: Pé Diabético O Diabetes mellitus acomete cerca de 7,6% da população brasileira, entre 30 e 69 anos de idade, aproximadamente 50% dos pacientes desconhecem o diagnóstico e 24% dos pacientes conhecidamente portadores de DM não fazem qualquer tipo de tratamento, sendo responsável pela quarta causa de morte no Brasil.

CUIDADOS Verificar os sapatos e meias quanto a cerzidos e furos. Examinar ambos os pés e pernas comparando a aparência da pele e alterações. Examinar a pele, verificar se está seca, rachada ou com cor alterada. Examinar os pulsos e presença de deformidades nos pés.

Avaliação das Feridas: Mensuração. Avaliar a região ao redor da ferida quanto a calosidades, eritema, edema. Avaliar o leito da ferida: granulação, esfacelo, necrose. Verificar presença de exsudato, odor.

Sinais de infecção: Endurecimento. Febre. Edema. Dor, sensibilidade. Ferida que não apresenta melhora. Trilhas internas. Níveis elevados de glicose.

Opções para desbridamento: Hidrogéis. Corte das feridas e calosidades. Enzimas # Em levantamento bibliográfico, referente a estudos publicados de 1999 a 2004, houve homogeneidade quanto ao tipo de desbridamento: Hidrogel.

Under mines (cavidade) hiperqueratose

Retirado uma falange Pé diabético,???????????

Úlceras de pressão: As UP conceituem-se em uma problemática social e de saúde, caracterizando-se como lesões ocasionadas pela diminuição da circulação em determinada parte do corpo, resultante de uma pressão, que tem como conseqüência a necrose tecidual. Tratamento: Remover quaisquer impedimento a cicatrização Promover leito da ferida limpo: desbridamento mecânico/químico Manter o leito da ferida úmido

Fatores de risco: Pressão. Nutrição. Hidratação. Atrito. Umidade. Outro fatores: idade avançada, estado mental alterado, estado vascular, doenças crônicas...

dermatite alginato Escara trocantérica, usando alginato e dermatite usando cavilon

Escoriações usando cavilon

Tec. epitelizado

Pele sadia

Curativos: Úlcera de MMII Historicamente os indivíduos que sofreram com feridas foram banidos da sociedade e marcados pelo resto de suas vidas. Hoje estes vivem sob a marca do estigma de doenças mutilantes como a hanseníase. As lesões manifestam-se inicialmente no corpo biológico repercutindo nos planos psico-emocional e social das pessoas, observado com freqüência quando há retardo na cicatrização...

Tecido desvitalizado Dermatite Ocre Colonização Pouco tec.de granulação

Tecido de granulação

O significado da ferida para seu portador As pessoas feridas estão marcadas por sentimentos de culpa, tristeza, auto-desprezo, raiva, imperfeição, inutilidade, frustração e solidão. Estudo em feira de Santana- 2005. Dor, vergonha e sofrimento. Dependência, nojo e estranheza. Isolamento e rejeição. Reflexões sobre a vida esperança.

· Curativo especial – 46,97 - Cirurgias de alto risco; - Grandes incisões contaminadas; - Grandes queimados, especificar a área queimada e/ou o grau da queimadura; - Infecções do esternos - Cavidades abertas com lavagem contínua, grandes fistulas; - E outros com a mesma classificação.

OBRIGADO!!!!!!!