Pesquisa do Impacto Econômico dos Eventos Internacionais realizados no Brasil Resultado Consolidado Setembro/2007 – Julho/2008 Recife/PE, 28 de agosto de 2008 Marcelo Pedroso Diretor de Turismo de Negócios e Eventos - EMBRATUR 1
Objetivos 1. Identificar a Movimentação Econômica dos participantes (turistas) estrangeiros de eventos internacionais associativos e esportivos realizados no Brasil; 2. Apresentar informações sobre a organização da viagem destes participantes internacionais; 3. Identificar o perfil destes turistas estrangeiros ,participantes dos eventos internacionais; e 4. Fornecer informações aos prestadores de serviços de eventos, e de turismo, para melhor aproveitar as oportunidades de negócios geradas por estes eventos. 2
Método de Coleta de dados Locais da pesquisa: Espaços onde se realizaram os eventos pesquisados até o momento. Tipos de eventos: Eventos técnico-científicos (Congressos, Fóruns, Conferências, Simpósios e Colóquios) e esportivos, promovidos por entidades internacionais, com o mínimo de 20% de participantes estrangeiros. Tipo de abordagem: Entrevistas diretas com aplicação de questionários em inglês ou espanhol. 3
Eventos Pesquisados - Set/2007 – Julho/2008 A margem de erro da pesquisa é de 5%. 4
Abrangência da Pesquisa 42 eventos em 11 cidades
Eventos Internacionais Associativos no Brasil
Ranking ICCA - International Congress & Convention Association 2002 / 2007 Market share do Brasil na América Latina por número de Congressos em 2007: 45% Fonte: ICCA
Principais resultados: Movimentação Econômica
Impacto Direto dos Gastos 9
Efeito Direto dos Gastos Turísticos na Cadeia Produtiva da Economia Local Alimentação: Bares e Restaurantes presentes no evento; Bares e Restaurantes da cidade-sede do evento; Hospedagem: Meios de hospedagem parceiros do evento; Transportes: Empresas Aéreas/Rodoviárias Operadoras de receptivo Locadoras de automóveis Governo: Estadual e Municipal: Impostos (ISS, ICMS etc.)
Gasto Total (US$) Consolidado 14 eventos 11
Gasto Individual Médio Total (US$) Consolidado 14 eventos 12
Itens adquiridos no Brasil Consolidado 14 eventos Consolidado 2 eventos Pernambuco 13
Atividades pessoais realizadas (Pernambuco) 14
Utilização de Produtos e Serviços Turísticos (Pernambuco) 15
Perfil dos participantes estrangeiros 16
Faixa Etária (Pernambuco) 17
Escolaridade (Pernambuco) 18
Faixa de Renda Mensal - US$ (Pernambuco) 19
Informações sobre a viagem 20
Primeira Visita ao Brasil Consolidado 14 eventos Consolidado 2 eventos em Pernambuco 21
Influência do País-sede na decisão de participar nos eventos (Pernambuco) 22
Organização da Viagem (Pernambuco) 23
Tipos de Hospedagem (Pernambuco) 24
Acompanhantes (Pernambuco) 25
Permanência adicional na cidade sede Consolidado 14 eventos Consolidado 2 eventos em Pernambuco 26
Realização de Pré e Pós-Tours (em outras cidades/estados) Consolidado 14 eventos Consolidado 2 eventos em Pernambuco 27
Cidades visitadas em pré ou pós tours (Pernambuco) 28
Principais motivações para a realização de pré ou pós tours (Pernambuco) 29
Fonte de informações turísticas (Pernambuco)
Desdobramentos e Avaliações 31
Intenção de retornar à cidade sede Consolidado 2 eventos em Pernambuco 32
Mudança positiva da imagem da cidade-sede (Pernambuco) 33
Avaliação do evento em comparação a outros do mesmo porte (Pernambuco) 34
O que mais gostou em Pernambuco 35
36