Resultado Consolidado Setembro/2007 – Julho/2008

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Transcrição da apresentação:

Pesquisa do Impacto Econômico dos Eventos Internacionais realizados no Brasil Resultado Consolidado Setembro/2007 – Julho/2008 Recife/PE, 28 de agosto de 2008 Marcelo Pedroso Diretor de Turismo de Negócios e Eventos - EMBRATUR 1

Objetivos 1. Identificar a Movimentação Econômica dos participantes (turistas) estrangeiros de eventos internacionais associativos e esportivos realizados no Brasil; 2. Apresentar informações sobre a organização da viagem destes participantes internacionais; 3. Identificar o perfil destes turistas estrangeiros ,participantes dos eventos internacionais; e 4. Fornecer informações aos prestadores de serviços de eventos, e de turismo, para melhor aproveitar as oportunidades de negócios geradas por estes eventos. 2

Método de Coleta de dados Locais da pesquisa: Espaços onde se realizaram os eventos pesquisados até o momento. Tipos de eventos: Eventos técnico-científicos (Congressos, Fóruns, Conferências, Simpósios e Colóquios) e esportivos, promovidos por entidades internacionais, com o mínimo de 20% de participantes estrangeiros. Tipo de abordagem: Entrevistas diretas com aplicação de questionários em inglês ou espanhol. 3

Eventos Pesquisados - Set/2007 – Julho/2008 A margem de erro da pesquisa é de 5%. 4

Abrangência da Pesquisa 42 eventos em 11 cidades

Eventos Internacionais Associativos no Brasil

Ranking ICCA - International Congress & Convention Association 2002 / 2007 Market share do Brasil na América Latina por número de Congressos em 2007: 45% Fonte: ICCA

Principais resultados: Movimentação Econômica

Impacto Direto dos Gastos 9

Efeito Direto dos Gastos Turísticos na Cadeia Produtiva da Economia Local Alimentação: Bares e Restaurantes presentes no evento; Bares e Restaurantes da cidade-sede do evento; Hospedagem: Meios de hospedagem parceiros do evento; Transportes: Empresas Aéreas/Rodoviárias Operadoras de receptivo Locadoras de automóveis Governo: Estadual e Municipal: Impostos (ISS, ICMS etc.)‏

Gasto Total (US$)‏ Consolidado 14 eventos 11

Gasto Individual Médio Total (US$)‏ Consolidado 14 eventos 12

Itens adquiridos no Brasil Consolidado 14 eventos Consolidado 2 eventos Pernambuco 13

Atividades pessoais realizadas (Pernambuco)‏ 14

Utilização de Produtos e Serviços Turísticos (Pernambuco)‏ 15

Perfil dos participantes estrangeiros 16

Faixa Etária (Pernambuco)‏ 17

Escolaridade (Pernambuco)‏ 18

Faixa de Renda Mensal - US$ (Pernambuco) 19

Informações sobre a viagem 20

Primeira Visita ao Brasil Consolidado 14 eventos Consolidado 2 eventos em Pernambuco 21

Influência do País-sede na decisão de participar nos eventos (Pernambuco)‏ 22

Organização da Viagem (Pernambuco)‏ 23

Tipos de Hospedagem (Pernambuco)‏ 24

Acompanhantes (Pernambuco) 25

Permanência adicional na cidade sede Consolidado 14 eventos Consolidado 2 eventos em Pernambuco 26

Realização de Pré e Pós-Tours (em outras cidades/estados)‏ Consolidado 14 eventos Consolidado 2 eventos em Pernambuco 27

Cidades visitadas em pré ou pós tours (Pernambuco)‏ 28

Principais motivações para a realização de pré ou pós tours (Pernambuco)‏ 29

Fonte de informações turísticas (Pernambuco)‏

Desdobramentos e Avaliações 31

Intenção de retornar à cidade sede Consolidado 2 eventos em Pernambuco 32

Mudança positiva da imagem da cidade-sede (Pernambuco) 33

Avaliação do evento em comparação a outros do mesmo porte (Pernambuco)‏ 34

O que mais gostou em Pernambuco 35

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