A praia Santa Maria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

A EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO CONCESSÃO
Prática de Ensino: Educação Básica
A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL.
Marco jurídico e normativo da Educação no Brasil
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
Vestibular UFPR H i s t ó r i a Prof. Raul Von Der Heyde /ALD.
VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP USPUNICAMPUNESPUNIFESPUFSCARUFABC.
Arquivo atualizado em 29/set/13. VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI Nº 9.394/906)
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
SISTEMAS DE ENSINO.
Ministério da Educação
Sistema Seriado de Avaliação SSA
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
ENEM SISU PROUNI EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO CRIADO EM 1998 PELO MEC SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS.
O Enem se estabiliza como o principal caminho de entrada para o ensino superior no Brasil, tendo relevância no ensino público e privado.
Prefeitura municipal de Imperatriz
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
REFLEXÕES ACERCA DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL LEI n – 20/12/96 DEPUTADA ANGELA AMIN SANTA CATARINA.
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
INEP INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA Japão, novembro de Sheyla Carvalho Lira Leonardo Kazuo dos Santos.
Cotas para universidades federais: solução ou problema?
Atualizado em 25/09/14. VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP.
As avaliações e bases de dados do INEP
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
O que é Educação? Calos Rodrigues Brandão
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
Políticas Públicas – conceitos
Educação básica de qualidade para todos
TÍTULO III Do Direito à Educação e do Dever de Educar Art
O que é?. O que é? O QUE É O ENEM O Enem é muito mais do que um exame. É a nova forma de acesso ao ensino superior. O Enem substitui o vestibular tradicional.
ENEM. Sobre o Enem A prova do Enem tem cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
ORIENTAÇÃO SOBRE O CAMINHO A SEGUIR APÓS A FORMATURA DO GINÁSIO
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
Paralelo das principais Leis
Mudanças na LDB e Projetos de Lei em Andamento Novembro 2014.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
UFABC – Universidade Federal do ABC.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
QUAIS OS DIREITOS DESSES SUJEITOS?
Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015.
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
ENEM 2015 Exame Nacional do Ensino Médio Foi criado em 1998 com o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, o exame ganhou.
O gargalo e as alternativas para o Ensino Médio Simon Schwartzman Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade
O Ensino Médio do Colégio Maria Imaculada possui uma carga horária estendida, superior ao previsto em lei, visando cada vez mais um ensino de excelência.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Lei de Diretrizes e Bases
O PAPEL DO CONSELHO ESCOLAR NO ACOMPANHAMENTO AOS
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Ideb: qualidade, avaliação e perspectivas de investigação
PROJETO ENEM 2014 ANO LETIVO: PROJETO ENEM 2014 Conhecendo o ENEM Testes Vocacionais CPF E RG 100% Aulões aos sábados Aulões Noturnos Plantão de.
ENCONTRO DE MOBILIZAÇÃO PARA AS INSCRIÇÕES DO ENEM 2012.
Programa da Presidenta Dilma Roussef Mais Mudanças Mais Futuro 1.
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
Sistema de Seleção Unificada - É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação.
Trace seu caminho, o CIC leva você à Universidade.
O Ensino Médio e o Novo Enem PROFESSOR GEORGE HENRIQUE.
INSCRIÇÕES: De 28 de maio à 15 de junho LOCAL DE INSCRIÇÕES: DATA.
Definição O Programa Universidade para Todos (ProUni),criado em 2004, pela Lei nº /2005, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais.
A Educação Profissional nos Censos Educacionais Brasília, outubro de 2007 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
Transcrição da apresentação:

A praia Santa Maria

Seu filho e você

A Educação Infantil

O Ensino Fundamental

Os instrutores

O Ensino Médio

O aluno da 3ª Série

A Escolha

ESCOLHER X ESCOLHIDO Envolve interesses e desejos pessoais; Toda escolha envolve ganhos e perdas; O risco é parte inevitável do processo; Processo individual e intransferível; Existem determinações de mercado e variáveis do meio social e familiar; Ocorre dentro de um contexto de interesses externos (governo / escolas / cursinhos / faculdades).

Brasil

DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS 5 de Outubro de 1988 TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS CAPÍTULO II DOS DIREITOS SOCIAIS Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: IV - salário mínimo, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Art. 209. O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições: I - cumprimento das normas gerais da educação nacional; II - autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público

LEI DE DIRETRIZES E BASES LDB LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 20 de Dezembro de 1996 A atual LDB (Lei 9394/96) sancionada pelo presidente FHC, trouxe diversas mudanças em relação às leis anteriores, como: 1* A União deve gastar no mínimo 18% e os estados e munic. no mínimo 25% de seus respectivos orçamentos educação pública. 2* Inclusão da educação infantil (creches e pré-escolas) como primeira etapa da educação básica. 3* Ensino fundamental obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria (art. 4) 4* Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um; Sistema Meritório

LEI DE DIRETRIZES E BASES LDB LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 20 de Dezembro de 1996 5* Carga horária mínima de oitocentas horas distribuídas em duzentos dias na educação básica (art. 24) 6* Prevê um núcleo comum para o currículo do ensino fundamental e médio e uma parte diversificada em função das peculiaridades locais (art. 26) Sistema Organizado e Fiscalizado

GRADE CURRICULAR DA 3ª SÉRIE 2010 Lei Federal 9394/96 - 200 Dias Letivos

Sistema Seletivo 7* O ingresso em Curso Superior se fará mediante um LDB LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 20 de Dezembro de 1996 7* O ingresso em Curso Superior se fará mediante um “Processo Seletivo”, cabendo a cada Universidade estabelecer critérios e normas de Seleção; Sistema Seletivo

191.511.583 24 45.962.780 6% 11.503.580 3% 5.745.340

FUVEST Desempenho Carreiras

LEI DE DIRETRIZES E BASES LDB LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 20 de Dezembro de 1996 1* O Ensino se Desenvolve em Vários Níveis 2* O Ingresso em Curso Superior se fará mediante um “Processo Seletivo”. 3* Cabe a cada Universidade estabelecer critérios e normas de Seleção. Sistema Diverso

Universidades Públicas

Universidades Particulares

LEI DE DIRETRIZES E BASES LDB LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 20 de Dezembro de 1996 8* Assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino. Sistema Avaliado

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira SAEB - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: PROVA BRASIL sobre o ensino oferecido por município. ENCCEJA - Exame Nacional Para Certificação de Competências: avaliação nacional para jovens e adultos / supletivos ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio: exame aos que já concluíram e aos concluintes do ensino médio. SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. ENADE - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: avaliação do rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Pisa - programa internacional de avaliação comparada com a finalidade de produzir indicadores sobre dos sistemas educacionais. SARESP - Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado SP.

Linguagens e Códigos (45) Ciências da Natureza (45) NOVO ENEM 2009 HABILIDADES COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS Linguagens e Códigos (45) + Matemática (45) Ciências da Natureza (45) Ciências Humanas (45) Redação

NOVO ENEM COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Matemática e suas Tecnologias Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ciências Humanas e suas Tecnologias competências habilidades conteúdos competências habilidades conteúdos competências habilidades conteúdos competências habilidades conteúdos 8 9 6 7 30 30 30 30

RANKING ENEM 2008 NOTA: 70,48 602 Escolas Particulares do município de São Paulo., 11º colocada; 1.875 Escolas Públicas e Particulares do município de São Paulo, 13º colocada; 8.727 Escolas Públicas e Particulares do Estado de São Paulo, 25º colocada; 32.923 Escolas Públicas e Particulares do Brasil, 117º colocada Obs: classificação somada as modalidades, EMR, EMP e EJA.

As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos. Concessão de bolsas de estudos integrais e parciais pelo governo federal a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de educação superior. O aluno obrigatoriamente deverá ter estudado todo o E.M. em escola pública ou em particular com bolsa As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos. Este ano foram oferecidas pelo ProUni este ano 165 mil bolsas, sendo 86 mil integrais e 79 mil parciais. Para concorrer a uma bolsa integral o candidato deve ter faixa de renda de até 1,5 sal.mínimo por membro da família; no caso de bolsa parcial, essa faixa deve ser de até 3 sal. mínimos por membro.

SISU Sistema de Seleção Unificada Sistema colocado na internet pelo MEC para promover a seleção dos candidatos para vagas em algumas universidades públicas do País. O sistema SISU permite que os candidatos escolham entre três e cinco cursos para concorrer, em três a cinco universidades diferentes. O candidato deverá definir suas prioridades na lista, e poderá conseguir a vaga de acordo com a nota do ENEM. Caso o candidato não tenha obtido nota suficiente para conseguir a vaga em sua primeira opção, pode conseguir na segunda, e assim respectivamente.

APROVAÇÕES VESTIBULAR 2010

SISTEMA EDUCACIONAL CARACTERÍSTICAS Meritório Organizado e Fiscalizado Seletivo Diverso Avaliado OBJETIVOS Democratizar as oportunidades de acesso as vagas federais do Ensino Superior; Possibilitar a mobilidade acadêmica; Estimular a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.

A Escolha

Escolhas dos alunos 2010

Cursinho Santa Maria

CURSINHO SANTA MARIA FRENTES PROFESSORES ÁLGEBRA 2 60 8 DISCIPLINA FRENTES AULAS SEMANA CURSO AULA REVISÃO PROFESSORES MATEMÁTICA 1 ÁLGEBRA 2 60 8 Anibal de Azevedo Soares MATEMÁTICA 2 GEOMETRIA / TRIGONOMETRIA FÍSICA 1 CINEMÁTICA / DINÂMICA Ivo Gherardi FíÍSICA 2 ÓPTICA / TERMOLOGIA 1 30 4 QUÍMICA 1 e 2 INORGÂNICA/FÍS-QUÍ/ ATOMÍSTICA Luiz Robson Muniz BIOLOGIA 1 e 2 CITOLOGIA / GENÉTICA / ECOLOG. Luiz Alexandre S. Castro PORTUGUÊS 1 INTERP.TEXTO / REDAÇÃO Luciana Arruda Migliaccio PORTUGUÊS 2 LITERATURA HISTÓRIA 1 HISTÓRIA DO BRASIL André Oliveira T. Mendes HISTÓRIA 2 HISTÓRIA GERAL GEOGRAFIA 1 GEOGRAFIA DO BRASIL Aldo francisco U. Ordenes GEOGRAFIA 2 GEOGRAFIA GERAL GEOGRAFIA 3 GEOPOLÍTICA Silvio Soares Moreira Freire TOTAL 20 600 80  

CURSINHO SANTA MARIA PERÍODO 8 de Março a 29 de Outubro 3 de Nov. a 10 de Dez. (Revisão) MATERIAL DIDÁTICO 8 Apostilas + 8 Cadernos de Exercícios SIMULADOS 7 Simulados Testes + 1 Simulado Discursivos (outubro) GRADE DE AULAS 13 Frentes / curso de 600 aulas / revisão 80 aulas HORÁRIOS DO CURSO 2ª a 6ª feira (13h30 / 17h00) CUSTO MENSAL Material Didático: R$ 61,00 Serviços Educacionais: R$ 213,00 9 parcelas X R$ 274,00 (março / novembro)

Como os pais podem colaborar

“O destino não é uma questão de sorte: é uma questão de ação” “As suas experiências como surfistas são referências, mas não são receitas ou manuais para o sucesso do seu filho (a)” “O destino não é uma questão de sorte: é uma questão de ação” Willian J. Byan “Nos objetivos da vida, mire e tente acertar a lua. Se não conseguir, ficará entre as estrelas” Louisa Mau Alcott “Os maiores inimigos do homem, estão em seu interior: ignorância, indolência e o medo” Nietzsche