DIREITO AUTORAL INTRODUÇÃO PROPRIEDADE INTELECTUAL INÚMERAS IDEIAS SURGEM NO MUNDO TODO, A CADA INSTANTE. AS IDÉIAS PRESTAM-SE A RESOLVER QUESTÕES TEORICAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROPRIEDADE INTELECTUAL, ÉTICA E CIDADANIA Luís Bernardo C. Cascão 2011.
Advertisements

Jean-Jacques Rousseau
A FALSA DICOTOMIA ENTRE O DIREITO PÚBLICO E O DIREITO PRIVADO.
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
PODER CONSTITUINTE O poder constituinte é a manifestação soberana da suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado. É o poder.
PROFESSORA: Cláudia Luiz Lourenço Goiânia 2012
PROPRIEDADE INTELECTUAL NA GESTÃO DA QUALIDADE
Patentes e Software Lucas de Almeida Gama Paixão
PROPRIEDADE INTELECTUAL
DA PROPRIEDADE RESOLÚVEL AULA 16 – TEMA PÁG.95/98
Direitos Autorais, Know-How, Propriedade Intelectual, Patentes
Direito e informática F Histórico F Definições F Generalidades F Considerações.
Propriedade Intelectual
© 2005 Dannemann Siemsen. Todos os direitos reservados. Formas de proteção de software Maria Moura Malburg
2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO
COMUNICAÇÃO, DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS MURILO CÉSAR RAMOS
Análise do contexto A proteção da pessoa humana, reconhecida pelo Estado, só encontra suas origens no liberalismo, na Inglaterra, no final do século XVII;
Direitos Humanos Prof. Miguel Machado
Licenças Creative Commons
Aperfeiçoamentos pelo Licenciante Aperfeiçoamentos pelo Licenciado Impossibilidade de cessão de direitos ao licenciante (art. 63) Aperfeiçoamentos conjuntos.
Propriedade Intelectual
Referências e Citações
02/04/2017.
COMISSÃO CONTRA A CÓPIA ILEGAL. Os piratas estão no poder?  Impõe-se esclarecer, previamente, qual o verdadeiro significado da pirataria no Sector do.
Economia e Mercado 2ª AULA.
COORDENAÇÃO DE INOVAÇÃO
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
Lei de Proteção da Propriedade Intelectual de Programa de Computador
R E C O R D A N D O Os registros de empresa REGISTRO DE EMPRESA: órgãos de registro de empresa, atos do registro de empresa NOME EMPRESARIAL: Razão.
Obra : O espírito das leis
Regulamento de Direitos de Propriedade Industrial e Programas de Computador.
Regulamento de Direitos de Propriedade Industrial e Programas de Computador A UA foi uma das primeiras Universidades portuguesas (a 2ª) a aprovar e a aplicar.
Título Professora: SILVIA HELENA RIGATTO
USUFRUTO NO CÓDIGO CIVIL ATUAL
Núcleo de Inovação Tecnológica da ENSP Representante Carolina Mendes Franco.
CONSTITUCIONALISMO E CONSTITUIÇÃO
Marcas & Patentes Lei da Propriedade Industrial -
GESTÃO CULTURAL O caso de Ilha Solteira. REPRESENTATIVIDADE Gestores público e privados Classe artística Segmentos da Sociedade Civil.
Unid. 4 – Passivos, Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas
Sociologia geral Introdução.
PROPRIEDADE INTELECTUAL MODELO DE UTILIDADE COPYRIGHT PATENTE DE DESENHOINDUSTRIAL INVENÇÃO SEGREDOINDUSTRIAL MARCA.
Professora Elane Carneiro de Albuquerque
DIREITO DE EMPRESARIAL
DIREITO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL Clarice Castro Tutela de bens imateriais, de natureza intelectual e de conteúdo criativo, assim como suas atividades.
* Conceito * Formação Prof.Milton Corrêa Filho
PROPRIEDADE INTELECTUAL APOSTILA 1
UNIDADE I: Introdução; Formação Histórica; Natureza Jurídica; Conceito e Princípios Específicos do Direito do Trabalho.
Licença e Know-how 1- Transferência de tecnologia a) Espécies - licença - know-how b) Transferência consiste em uma cessão – uma parte cede a outra a possibilidade.
PROPRIEDADE INTELECTUAL APOSTILA 2 – DIREITOS DE AUTOR
IANNY CRISTINA DE CAMPOS O E CARVALHO UNIDADE 2 DIREITO CIVIL I.
D IREITO E MPRESARIAL I E MPRESÁRIO E A TIVIDADE E MPRESÁRIA. Foed Saliba Smaka Jr. 24/04/2015.
IDEOLOGIA.
Nome Comercial e Estabelecimento
ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL
19/04/2017.
Propriedade Industrial Professor Juliano Madalena
Projeto de produto UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
DIRETIO E JORNALISMO Tutela Civil no âmbito do Jornalismo – 2ª Parte Responsabilidade civil: Pressupostos da Responsabilidade civil: 1 - Conduta humana.
1 A natureza dupla da propriedade intelectual “ To promote the progress of science and useful arts by securing for limited times to authors and inventors.
Protecção de desenhos e modelos Direito de autor e direitos da propriedade industrial.
Aula 14 – Direito da Propriedade Industrial Prof. Victor Ventura
PROPRIEDADE INDUSTRIAL
DIREITO E COMUNICAÇÃO Tema: Direito Autoral Conceito:
DIREITO EMPRESARIAL Introdução. Todos os bens que consumimos são produzidos em estabelecimentos organizados. Há combinação de vários componentes, os chamados.
3/2/ Propriedade e Empresa Othon de Azevedo Lopes.
Karl Marx e o materialismo histórico
PROPRIEDADE INDUSTRIAL PROF. WILIAM CARVALHO. CONVENÇÃO DE PARIS PARA A PROTEÇÃO DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL 1880 BRASIL CONSIGNATÁRIO INPI – INSTITUTO.
Negociações internacionais, propriedade intelectual e transferência tecnológica Aula 7_As formas jurídicas da propriedade intelectual e seus impactos para.
Evolução do Instituto Jurídico “Propriedade ” Idade Média e Idade Moderna.
Transcrição da apresentação:

DIREITO AUTORAL INTRODUÇÃO PROPRIEDADE INTELECTUAL INÚMERAS IDEIAS SURGEM NO MUNDO TODO, A CADA INSTANTE. AS IDÉIAS PRESTAM-SE A RESOLVER QUESTÕES TEORICAS OU PRÁTICAS DE MAIOR OU MENOR COMPLEXIDADE, OU MESMO PARA EMBELEZAR A VIDA. A MAIORIA DELAS NÃO POSSUI VALOR DE MERCADO, PELO FATO DE INTERESSAR A POUCAS PESSOAS. NA VERDADE, UMA PORÇÃO PEQUENA DAS IDEIAS QUE SE MANIFESTAM TEM VALOR DE MERCADO. EM GERAL, APENAS AS QUE DECORREM DE CONSIDERÁVEL ESFORÇO (TRABALHO OU INVESTIMENTO) E CRIATIVIDADE DESPERTAM O INTERESSE DE OUTRAS PESSOAS A PONTO DE ESTAS SE DISPOREM A PAGAR POR ELAS PARA SE BENEFICIAREM. ALGUMAS IDEIAS COM VALOR DE MERCADO SÃO JURIDICAMENTE DEFINIDAS COMO BENS INTELECTUAIS, COM VISTAS DE TUTELAR OS INTERESSES DE QUEM AS TEVE. PARA SE ENQUADRAR NESSE CONCEITO JURÍDICO DE BEM INTELECTUAL NÃO BASTA QUE A IDEIA OSTENTE, POR SUA NOVIDADE E UTILIDADE, VALOR DE TROCA.

ALGUNS SEGREDOS DE UMA EMPRESA SÃO CRITERIOSAMENTE PRESERVADOS PORQUE, A DESPEITO DE SUA EXTREMA IMPORTÂNCIA E VALOR NÃO PODERIAM SER PROTEGIDOS COMO BENS INTELECTUAIS ACASO TORNADOS DE CONHECIMENTO PÚBLICO. DESSE MODO, PARCELA SIGNIFICATIVAMENTE DIMINUTA DAS IDÉIAS TEM A NATUREZA JURÍDICA DE BEM INCORPOREO. OS BENS INTELECUTAIS SÃO DA PROPRIEDADE DE UMA PESSOA FÍSICA OU JURÍDICA. ESSA FÓRMULA ENCONTRADA PELOS DIREITOS DE TRADIÇÃO ROMANICA PARA GARANTIR AO AUTOR DA IDEIA VALIOSA OU A QUEM CRIOU AS CONDIÇÕES PARA QUE ELA SURGISSE A EXCLUSIVIDADE NA EXPLORAÇÃO ECONOMICA. ASSIM COMO O PRORPIETÁRIO DE UM BEM CÓRPOREO TEM O DIREITO DE DELE USAR, GOZAR E DISPOR COMO QUISER, O TITULAR DA IDEIA VALIOSA TAMBÉM TERIA O MESMO DIREITO SOBRE ELA. NINGUEM PODE USAR UMA IDEIA PROTEGIDA PELA PROPRIEDADE INTELECTUAL SEM A AUTORIZAÇÃO DO SEU TITULAR, DO MESMO MODO QUE NINGUEM PODE USAR QUALQUER BEM CÓRPOREO SEM QUE O SEU DONO DEIXE. É CRIME EXPLORAR ECONOMICAMENTE, SEM AUTORIZAÇÃO A PRORPIEDADE INTELECTUAL ALHEIA COMO SUBTRAIR COISA MÓVEL DE OUTREM.

O CONCEITO DE UMA PROPRIEDADE REFERIDA A BENS INCORPOREOS É RELATIVAMENTE RECENTE NO DIREITO E NÃO TEM ESCAPADO A FORTES CONSTESTAÇÕES NO PLANO DOUTRINÁRIO. A PROPRIEDADE INTELECTUAL COMPREENDE DOIS GRANDES RAMOS. DE UM LADO DESDOBRA-SE NO DIREITO INDUSTRIAL, QUE DISCIPLINA OS CHAMADOS BENS INDUSTRIAIS. BENS INDUSTRIAIS: MARCAS E DESENHOS INDUSTRIAIS REGISTRADOS E AS PATENTES DE INVENÇÕES OU DE MODELOS DE UTILIDADE. MARCAS: SÃO EXPRESSÕES QUE IDENTIFICAM, DIRETA OU INDIRETAMENTE, PRODUTOS OU SERVIÇOS, TAIS COMO COCA-COLA, SARAIVA, ITAÚ ETC. DESENHOS INDUSTRIAIS (DESIGN) SÃO FORMAS PLÁSTICAS OU O CONJUNTO DE LINHAS E CORES, DE NATUREZA EXCLUSIVAMENTE ORNAMENTAL, APLICÁVEIS A UM OBJETO SUSCETIVEL DE INDUSTRIALIZAÇÃO. INVENÇÕES SÃO CRIAÇÕES ORIGINAIS DO ESPÍRITO HUMANO; OS MODELOS DE UTILIDADE, OS SEUS APERFEIÇOAMENTOS. O TELEFONE CELULAR É UMA INVENÇÃO; MAS, SE ALGUÉM CRIA NOVO DISPOSITIVO PARA ESSE EQUIPAMENTO PORTÁTIL, QUE AMPLIA AS POSSIBILIDADE DE SEU USO, FAZ UM MODELO DE UTILIDADE.

O TITULAR DO REGISTRO DE MARCA OU DE DESENHO INDUSTRIAL OU DA PATENTE DE INVENÇÃO OU DE MODELO DE UTILIDADE TEM, EM SEU PATRIMÔNIO, A PROPRIEDADE DE UM BEM INTELECTUAL. OS BENS INDUSTRIAIS ESTÃO DISCIPLINADOS NA LEI 9.279/96 – LPI – DIREITO EMPRESARIAL DE OUTRO LADO, A PROPRIEDADE INTELECTUAL SE DESDOBRA NO DIREITO AUTORAL. DIREITO AUTORAL É O RAMO QUE DISCIPLINA OS DIREITOS DO AUTOR DE OBRA LITERÁRIA, ARTÍSTICA OU CIENTIFÍCA, OS DIREITOS CONEXOS E A PROTEÇÃO DOS LOGICIÁRIOS LOGICIÁRIOS: PROGRAMAS DE COMPUTADOR (SOFTWARES) OS PRICIPAIS DIPLOMAS LEGAIS QUE DISCIPLINAM OS BENS INTELECUTAIS DESSA NATUREZA SÃO A LEI 9.610/98 – LDA E A LEI 9.609/98 - LPC. – DIREITO CIVIL. O DIREITO AUTORAL, AO CONTRÁRIO DO INDUSTRIAL, NÃO PROTEGE A IDÉIA POR ELA MESMA, MAS PELA FORMA QUE SE APRESENTA. O BEM TUTELADO POR ESSE RAMO DO DIREITO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL É A FORMA DA EXPRESSÃO ARTÍSTICA,LITERÁRIA OU CIENTIFÍCA.

DIREITO AUTORAL O DIREITO AUTORAL NÃO TUTELA OS DIREITOS SOBRE A OBRA ARTÍSITICA, LITERÁRIA OU CIENTIFÍCA EM RAZÃO DE SEU VALOR INTRINSECO COMO BEM DE CULTURA. TAL PROTEÇÃO DERIVA DE INCIDÊNCIA DE NORMAS DE DIREITO PÚBLICO VOLTADAS A PRTESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTORICO E CULTURAL DE UM POVO OU DA HUMANIDADE. O DIREITO AUTORAL TUTELA TAIS DIREITOS PARA ASSEGURAR O RETORNO DO INVESTIMENTO FEITO – SEJA EM CAPITAL OU EM TRABALHO – NA ELABORAÇÃO, PRODUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ENCENAÇÃO OU EXPOSIÇÃO DA OBRA. O ESCRITOR INVESTE SEU TEMPO NA CONFECÇÃO DO TEXTO; A EDITORA CUSTEIA A OBRA E MOBILIZA SUA EMPRESA NA PRODUÇÃO DO LIVRO; DISTRIBUIDORES E LIVREIROS ARCAM COM OS CUSTOS DA COLOCAÇÃO DO PRODUTO NO MERCADO. ESSA TRANSPOSIÇÃO TODA É PROTEGIDA PELO DIREITO AUTORAL. O DIREITO AUTORAL É UM CAPÍTULO DO DIREITO PRIVADO. NA ORIGEM, O DIREITO AUTORAL REVESTIU DIFERENTES CONCEPÇÕES FUNDAMENTAIS NA INGLATERRA E NO CONTINENTE. A DIFERENÇA GEROU DOIS SISTEMAS QUE, EMBORA DISTINTOS, TÊM DESCRITO TRAJETÓRIAS CONVERGENTES.

COPYRIGHT O COPYRIGHT SURGIU COMO MONOPÓLIO REAL CONCEDIDO AOS EDITORES E LIVREIROS INGLESES. SEU OBJETIVO ERA CONCILIAR OS INTERESSES DA MONARQUIA RELACIONADOS A CENSURA E OS DOS EDITORES E LIVREIROS VOLTADOS A RESERVA DE MERCADO. A NOÇÃO QUE O AUTOR TITULARIZA UM DIREITO NATURAL SOBRE SUA CRIAÇÃO INTELECTUAL SURGE 200 ANOS DEPOIS. NO INICIO A EXCLUSIVIDADE DO AUTOR ERA DE 14 ANOS PRORROGADO POR IGUAL PERÍODO, E HOJE É DE 50 ANOS POST MORTEM AUTORIS. COM ESSA MUDANÇA SE APROXIMA DO DROIT DAUTEUR DROIT DAUTEUR NA REVOLUÇÃO FRANCESA, OCORREU PELA PRIMEIRA VEZ DE O AUTOR SER CONSIDERADO PELO DIREITO POSITIVO O PROPRIETÁRIO DE SUA CRIAÇÃO INTELECTUAL. A ASSEMBLEIA CONSTITUINTE PROCLAMOU O PRINCIPIO, EMBORA HOUVESSE ESTABELECIDO DIVERSAS LIMITAÇÕES A ESSA FORMA DE PROPRIEDADE.

EM 1791 FOI EDITADA A LEI RECONHECENDO O DIREITO DE REPRESENTAÇÃO PUBLICA, EXTINGUINDO MECANIOSMOS FEUDAIS DE SEMIMONOPOLIO NA ENCENAÇÃO TEATRAL. DOIS ANOS DEPOIS, O DIREITO AO AUTOR A EXPLORAÇÃO ECONOMICA DE SUA OBRA (DROIT DEDITION) FOI LEGALMENTE CONSAGRADO, CONSOLIDANDO A NOÇÃO JURÍDICA DE PRORPIEDADE LITERÁRIA E ARTÍSTICA. AO SER JURIDICAMENTE CONSIDERADO PROPRIETÁRIO DE SUA OBRA INTELECTUAL O AUTOR PASSAVA A TER EM SEU PATRIMONIO MERCADORIA COM VALOR DE TROCA, QUE, UMA VEZ EXPLORADA COM COMPETÊNCIA PODIA PROPORCIONAR-LHE INDENPENDÊNCIA MATERIAL. NASCE ASSIM O DROIT DAUTEUR NO CONTEXTO DE PROTEÇÃO DOS INTERESSES DO AUTOR PERANTE OS DO EDITOR. A PREOCUPAÇÃO CENTRAL ORIGINÁRIA DESSE SISTEMA NÃO FOI A DE IMPEDIR A CONTRAFAÇÃO OU PLÁGIO COMO AVULTA O COPYRIGHT. MAS SIM ASSEGURAR AO AUTOR CONDIÇÕES MAIS FAVORAVEIS NA NEGOCIAÇÃO DA PUBLICAÇÃO DE SUA OBRA COM O EDITOR. NO CONTEXTO DESSA PROCUPAÇÃO O SISTEMA FORMULA AO LONGO DO SECULO XIX, UMA DAS MAIS IMPORTANTES PREMISSAS DA PROTEÇÃO DO AUTOR: O CONCEITO DOS DIREITOS MORAIS.

PARA ESSE SISTEMA, A OBRA É A EXPRESSÃO ÚNICA DA PERSONALIDADE DO AUTOR E SE LIGA A ELE DE MODO TÃO INTENSO E PERENE QUE OS DIREITOS DECORRENTES DESSA LIGAÇÃO TRANSCENDEM OS PATRIMONIAIS DE EDIÇÃO. MESMO DEPOIS DA MORTE DO AUTOR OU A DESPEITO DA ALIENAÇÃO OU EXTINÇÃO DOS DIREITOS PATRIMONIAIS, CONTINUA A OBRA DE TAL FORMA LIGADA A PESSOA QUE A CRIOU QUE CERTOS DIREITOS NÃO PODEM SER DESRESPEITADOS – COMO O DE DIVULGAÇÃO DO NOME DO AUTOR, GARANTIA DE INTEGRIDADE DA OBRA E OUTROS. NESSA SISTEMA, OS DIREITOS AUTORAIS TITULARIZADOS PELO AUTOR SÃO DIREITOS DE SUA PERSONALIDADE, TIDOS COMO ESSENCIAIS, ABSOLUTOS, INDISPONIVEIS, EXTRAPATRIMONIAIS E VITALICIOS. NO SISTEMA DROIT DAUTEUR, AO CONTRARIO DO COPYRIGHT, O REGISTRO NÃO ERA CONDIÇÃO PARA A TITULARIDADE DO DIREITO SOBRE A OBRA. A CONCEPÇÃO FUNDAMENTAL ERA A DE QUE O AUTOR TITULAVA UM DIREITO NATURAL, DERIVADO EXCLUSIVAMENTE DE SEU ATO CRIADOR. A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM CONSAGROU EM 1948 O DIREITO DO CRIADOR A PROTEÇÃO DOS INTERESSES MORAIS E PATRIMONIAIS ATINENTES A OBRA INTELECTUAL DE SUA AUTORIA. O SISTEMA BRASILEIRO, POR FORÇA DE SUA FILIAÇÃO AO DIREITO DE TRADIÇÃO ROMANICA, ADOTOU O SISTEMA DROIT DAUTEUR.