Benefícios Legais Brasil - 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalhadoras Domésticas no Brasil
Advertisements

SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
FÉRIAS Como é bom estar de férias, descansar, passear,...
PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO
A protecção da Família no Código do Trabalho Português
Escalas de Distribuição de Pessoal
Professora e Enfermeira : Carla Gomes
AVISO PRÉVIO Lei nº12.506, 11/10/11 Art. 1o  O aviso prévio, de que trata o Capítulo VI do Título IV da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso: Direito Disciplina: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese.
EVOLUÇÃO DOS DIREITOS TRABALHISTAS Aluna: Marli Thielke
Cargos e salários (C&S)
A Mulher e a Legislação Brasileira
ESTRUTURA DE RH NAS EMPRESAS
“Nova Opção” Capital x Trabalho
REMUNERAÇÃO.
REMUNERAÇÃO E SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO
Aula 12: Encargos sociais e trabalhistas
Gestão Competência I Prof. Procópio –
Férias Coletivas Conceitos Iniciais Requisitos para concessão
AVISO PRÉVIO Nas relações de emprego, quando uma das partes deseja rescindir, sem justa causa, o contrato de trabalho por prazo indeterminado, deverá,
Zelador – remunerado por hora de trabalho ou salário fixo com carteira assinada pela Missão.
Suspensão, interrupção e rescisão do contrato de trabalho
Jornada Noturna Art. 73 CLT.
Curso de Rotinas Administrativas
PROGRAMAS DE BENEFÍCIOS
Unidade 2 – Processo de Administração da folha
Folha de Pagamento Ocorrências da Folha de Pagamento 1- Rendimentos
Direito Previdenciário
Organização e Gerência. Prof.: Luciene
Como calcular uma Folha de Pagamento
CLÁUSULAS SOCIAIS.
GRATIFICAÇÃO DE NATAL (13º SALÁRIO)
ORIENTAÇÕES PARA O FINAL DO ANO. FÉRIAS PRAZO LIMITE PARA ENVIO DO PERÍODO DE FÉRIAS DOS EMPREGADOS – 10/11/2014; DATA DE ENTREGA DOS AVISOS / RECIBOS.
“Introdução Histórica da CLT”
FÉRIAS.
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES OBJETIVAS
1) Levando em consideração que determinado trabalhador recebe salário fixo de R$ 1.500,00, mais uma gratificação bimestral de R$ 200,00, nos meses de janeiro,
Alinhamento do Indicador de Absenteísmo com a Estratégia do Negócio
Agenda Equipes Custo Pessoal.
O mais importante é a remuneração
Carlos Visão Global Social
A maioria das grandes e médias empresas do país, mantinha o hábito de realizar o pagamento de uma gratificação aos seus trabalhadores, sempre no mês de.
ALTERAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
SUJEITOS DO CONTRATO DE TRABALHO
PLANOS DE BENEFÍCIOS SOCIAIS
Universidade Federal do Amazonas Prof. Eliezer Leão Gonzales
PROPOSTA DO GOVERNO NA REUNIÃO DE 10/08/09 3,16 (REAJUSTE A PARTIR DE SETEMBRO/09)
Tipos de salário 13º salário:inicialmente foi uma gratificação dada espontaneamente que passou a ser habitual.
O Histórico da Saúde Ocupacional
Extinção do Contrato de Trabalho
NOVIDADES SOBRE O TRABALHO DOMÉSTICO
DIREITO DO TRABALHO aula 8
Micro Empreendedor Individual
MICRO CERVEJARIA HAND BEER LTDA
Rotinas de Departamento de Pessoal
• • • INFRA-ESTRUTURA RECURSOS HUMANOS; INSTALAÇÕES ZOOTÉCNICAS;
AULA 2015 Direito Previdenciário
CÁLCULOS TRABALHISTAS
6ª AULA 2015 Direito Previdenciário
SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO
Plano de benefícios sociais
Custos Elementos de custos Principais componentes Diretos Produto A
Sejam bem vindos.
Folha de Pagamento Introdução.
-ASPECTO RELEVANTE: POLÍTICO NEGOCIAL e não TÉCNICO/JURÍDICO; - NA FTIASP - Disputa política interna (Osasco, Mogi Mirim)...Nesse ano o sindicato do município.
Era Vargas. Biografia  Nome: Getúlio Dornelles Vargas  Nascimento - 19/4/ São Borja (RS)  Falecimento - 24/8/ Rio de Janeiro (RJ) Foi o.
Rescisão Contratual Legislação.
Cedaspy PROEPE Aula 01 Prof. Elielso Programa de orientação estudantil para o primeiro emprego.
Técnicas de Administração de Pessoal
DIREITOS DO TRABALHADOR BRASILEIRO. CARTEIRA DE TRABALHO ASSINADA DESDE O PRIMEIRO DIA DE SERVIÇO;
Transcrição da apresentação:

Benefícios Legais Brasil - 2012

Direito DO TRABALHO Direito do Trabalho, ou Direito Laboral, é o conjunto de normas jurídicas que regem as relações entre empregados e empregadores, e os direitos resultantes da condição jurídica dos trabalhadores. Direito do Trabalho no Brasil se refere ao modo como o Estado brasileiro regula as relações de Trabalho e as normas e conceitos importantes para o seu entendimento. As normas do Direito do Trabalho brasileiro estão regidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), pela Constituição Federal e por várias Leis Esparsas (como a lei que define o trabalho do estagiário, dentre outras).

História do Direito do Trabalho Iniciou-se ainda na Revolução Industrial a partir de idéias de protesto e contestação como o marxismo, o Manifesto Comunista de 1848 e as Internacionais. A formação de uma consciência de classe se dá em decorrência: da concentração do proletariado em centros industriais nascentes; da exploração de um capitalismo sem peias; da reação à filosofia individualista da Revolução Francesa; da aplicação do princípio do laisser faire, laisser passer, enfatizando a liberdade de contratar; do largo emprego do trabalho de meia força; da não intervenção estatal e o surgimento da miséria sem precedentes; da coalizão e os movimentos grevistas; da concentração das grandes massas de capital nas fábricas, que faz surgir a empresa.

O direito do trabalho no Brasil 1º período Da independência do Brasil à abolição da escravatura (1888). 1º período Da independência do Brasil à abolição da escravatura (1888). Períoodo escravo com pouco trabalho urbano. 1850 – Código Comercial, regulando a preposição, o aviso prévio. 1870 – Fundação da Liga Operária, no Rio de Janeiro.

O direito do trabalho no Brasil 2º período De 1888 a 1930. Queda da escravatura e da mona cai em seguida a monarquia Crescimento do trabalho livre, iniciando-se a sua regulamentação. ] 2º período De 1888 a 1930. 1891 – lei proibindo o trabalho dos menores de 12 anos. 1907 – 1ª lei sindical. 1916 – Código Civil, com caráter individualista e regulando a relação de emprego como locação de serviços. 1919 – 1ª lei de acidentes do trabalho e criação da OIT. 1923 – lei instituindo caixa de aposentadoria e pensões dos ferroviários. 1925 – lei de férias de 15 dias anuais. 2ª Fase A partir da Abolição, estendendo-se até 1930, com a queda da escravatura, cai em seguida a monarquia a qual dependia da mão de obra escrava. O trabalho livre ganha então importância na teia social, iniciando-se a sua regulamentação. Como por exemplo, a Lei 1869/22, que criou os tribunais Rurais, a Lei Elói Chaves – 1923 – sobre caixas de pensões e Aposentadorias dos Ferroviários, e a Lei de Férias (15) de 1925.

O direito do trabalho no Brasil 3º período Da Revolução de 30 aos dias atuais. Inicia-se em 1930, com a Revolução e a Era Vargas. Cescimento da industrialização surgindo a necessidade de uma disciplina das relações de trabalho, cria-se então, com a Constituição de 1934 a Justiça do Trabalho, como Órgão do Poder Executivo. 3º período Da Revolução de 30 aos dias atuais. 1939 - Criação da Justiça do Trabalho. 1943 - CLT. 1946, 1964 e 1989 - Leis regulando a greve. 1949 - Lei do repouso semanal remunerado. 1962 - Lei do 13º salário. 1966, 1989, 1990 - Leis do FGTS. 1972 - Lei do empregado doméstico. 1973 - Lei do trabalho rural. 1976 - Lei do plano de alimentação do trabalhador. 1985 - Lei do vale-transporte. 1988 - Constituição Federal do Brasil. 1990 - Lei do seguro-desemprego. 3ª Fase Inicia-se em 1930, com a Revolução e a Era Vargas, procedendo-se à sistematização das normas laborais existentes, desenvolvendo-se autonomia deste novo ramo de Direito. Com o crescimento da industrialização, surge a necessidade de uma disciplina das relações de trabalho, cria-se então, com a Constituição de 1934 a Justiça do Trabalho, como Órgão do Poder Executivo. São desse período: a primeira lei de indenização por despedida injusta (1935); Organização da Justiça do Trabalho (1939); Consolidação das Leis do Trabalho (1943); reconhecimento do direito de greve (1946); repouso semanal remunerado (1949); Gratificação Natalina (1962); Estatuto do Trabalhador Rural (Lei 4.214/66); Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (1966); Lei de Trabalho Rural (5.889/73).

CLT E CONVENÇÕES COLETIVAS A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é a principal norma legislativa brasileira referente ao Direito do trabalho e o Direito processual do trabalho. Ela foi criada em 1 de maio de 1943 e sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas . Foi assinada em pleno Estádio de São Januário (Club de Regatas Vasco da Gama), que estava lotado para a comemoração da assinatura da CLT. A CLT surgiu como uma necessidade constitucional após a criação da Justiça do Trabalho em 1939. Em janeiro de 1942 o presidente Getúlio Vargas e o ministro do trabalho Alexandre Marcondes Filho trocaram as primeiras idéias sobre a necessidade de fazer uma consolidação das leis do trabalho. A idéia primária foi de criar a "Consolidação das Leis do Trabalho e da Previdência Social". Foram convidados para fazer parte da empreitada os juristas José de Segadas Viana, Oscar Saraiva, Luís Augusto Rego Monteiro, Dorval Lacerda Marcondes e Arnaldo Lopes Süssekind. Em novembro de 1942, foi apresentado o anteprojeto da CLT, publicado posteriormente no Diário Oficial para receber sugestões. Após estudar o projeto, Getúlio Vargas deu aos co-autores e nomeando os mesmos para examinar as sugestões e redigir o projeto final, finalmente assinado em 1º de maio de 1943.

Os Benefícios Legais do Trabalhador no Brasil Carteira de trabalho assinada desde o primeiro dia de serviço. Exames médicos de admissão e demissão. Repouso Semanal Remunerado (1 folga por semana).

Os Benefícios Legais do Trabalhador no Brasil Salário pago até o 5º dia útil do mês. Primeira parcela do 13º salário paga até 30 de novembro. Segunda parcela até 20 de dezembro.

Os Benefícios Legais do Trabalhador no Brasil Férias de 30 dias com acréscimos de 1/3 do salário. Vale-Transporte com desconto máximo de 6% do salário.

Os Benefícios Legais do Trabalhador no Brasil Licença Maternidade de 120 dias, com garantia de emprego até 5 meses depois do parto. Licença Paternidade de 5 dias corridos. FGTS: depósito de 8% do salário em conta bancária a favor do empregado;

Os Benefícios Legais do Trabalhador no Brasil Horas-Extras pagas com acréscimo de 50% do valor da hora normal. Garantia de 12 meses em casos de acidente. Adicional noturno de 20% para quem trabalha de 22:00 às 05:00 horas.

Os Benefícios Legais do Trabalhador no Brasil Faltas ao trabalho nos casos de casamento (3 dias), doação de sangue (1 dia/ano), alistamento eleitoral (2 dias), morte de parente próximo (2 dias), testemunho na Justiça do Trabalho (no dia), doença comprovada por atestado médico.

Os Benefícios Legais do Trabalhador no Brasil Aviso prévio: proporcional ao tempo de trabalho na empresa. Para quem tem até um ano de casa, nada muda, continuando os 30 dias até então previstos na Constituição. Depois que completar um ano no emprego, o trabalhador ganha três dias a mais de aviso prévio para cada ano de serviço, podendo chegar a até 90 dias. Seguro-Desemprego. Esses são alguns dos direitos assegurados pela CLT, mas verificar sempre as CONVENÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO que muitas vezes oferece melhores vantagens. Como por exemplo, no caso das horas extras em algumas convenções tem garantido acréscimos de 100%.

Benefícios Espontâneos . Qualidade de vida . Atrair e manter talentos . Satisfação e motivação . Comprometimento e envolvimento

Exemplos de Benefícios Espontâneos . Plano de Previdência Privada . Auxílio Funeral . Academia . Clube para funcionários . Gratificações . Ajuda p/ educação dos filhos Plano de saúde/odontológico Convênio com farmácia Participação nos lucros Empréstimos Bolsas de estudos Auxílio-Creche

Benefícios curiosos da Google Lavanderia Refeições e máquinas de lanche

Cabe Privada Japonesa Piscina de bolinhas Cabelereiro

Bicicleta de 5 lugares