Programa Especial de Formação Pedagógica de

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E TRABALHO
III OFICINA PROFAPS RIO DE JANEIRO ETSUS DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DA UNIMONTES 10 a 12 DE NOVEMBRO.
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE PEDAGOGIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O ORIENTADOR DE APRENDIZAGEM
II - As Estratégias e Gestão da Supervisão
Recursos humanos e materiais
Aproveitamento de Estudos
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
I Encontro Professores Coordenadores Portal Educacional Clickidéia
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
Benevid Félix da Silva Professor Supervisor do Estágio Supervisionado I André Luiz Borges Milhomem Professor Supervisor do Estágio Supervisionado II Waghma.
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Disciplina: Estágio Supervisionado I
CIL- Comissão Interunidades de Licenciaturas - USP Presidente: Prof. Dr. Paulo Takeo Sano Vice-Presidente: Profa. Dra. Edna Maura Zuffi.
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Coordenadoria de Estágios e Relações Empresariais - CERE
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
Atividades Complementares Coordenação de Administração
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
CONVÊNIOS E TERMOS DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
Professor: Faça a sua Parte Participe Conosco!
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Estágio supervisionado
SISTEMA DE CONTROLE DE CONVÊNIOS
Estágio Supervisionado
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
“Nada há de permanente, exceto a mudança” Heráclito ( 450 aC )
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
Diferentes perspectivas em instituições diferentes
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Reconhecimento do curso de Psicologia
PROJETO SALA DE PROFESSOR
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Plano de Gestão da Escola
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
ESTÁGIOS.
Metodologia de Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Orientações sobre o Estágio II
Orientações sobre o Estágio IV
Prática como Componente Curricular
Universidade Federal de Itajubá
Monitoramento e Avaliação
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
O papel do Estagio na Formação de Professores
Prof. Marcelo Ribeiro Barison Coord. Estágios IRN
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
Prof. Marcelo Ribeiro Barison Coord. Estágios IRN
Estágio Supervisionado II Curso de Administração 2ª/2010
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Estágio e Prática Profissional: Aspectos Curriculares DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL Profª Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
Transcrição da apresentação:

Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para as Disciplinas do Currículo da Educação Profissional de Nível Médio esquema.1cps@gmail.com

COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA Adhemar Batista Heméritas Esméria Rovai José Vitório Sacilotto Juarez Antonio Delibo Luiz Alberto Agasi Luiz Antonio Koritiake Maria José Zecchinato Staicov Rosa Maria Pistelli Gomes

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO www.centropaulasouza.sp.gov.br ETEC Formação Pedagógica

OBJETIVO DO ESTÁGIO Possibilitar ao aluno refletir sobre as atividades profissionais da docência, a articulação da teoria e da prática no processo ensino aprendizagem, bem como sobre a organização administrativa e pedagógica da escola.

Carga horária mínima de 300 horas, As atividades de estágio são obrigatórias prevista na Deliberação CEE nº 10/99. Carga horária mínima de 300 horas, distribuídas ao longo do curso, para o desenvolvimento de práticas de ensino.

DADOS - ATIVIDADES REFERENTES AO PERÍODO DE ABRANGÊNCIA: Início:................. 17/04/2010 Entrega: ............ 04/12/2010

Experiência de docente x horas de estágio a cumprir Até 17/04/20010 Experiência Horas de estágio

Experiência de docente x horas de estágio a cumprir Até 17/04/20010 Experiência Horas de estágio Superior a 2 anos 150 horas

Experiência de docente x horas de estágio a cumprir Até 17/04/20010 Experiência Horas de estágio Superior a 2 anos 150 horas De 1 a 2 anos 225 horas

Experiência de docente x horas de estágio a cumprir Até 17/04/20010 Experiência Horas de estágio Superior a 2 anos 150 horas De 1 a 2 anos 225 horas Inferior a 1 ano 300 horas

Experiência de docente x horas de estágio a cumprir Até 17/04/20010 Experiência Horas de estágio Superior a 2 anos 150 horas De 1 a 2 anos 225 horas Inferior a 1 ano 300 horas Sem experiência

Experiência de docente x horas de estágio a cumprir Até 17/04/20010 Experiência Horas de estágio Superior a 2 anos 150 horas De 1 a 2 anos 225 horas Inferior a 1 ano 300 horas Sem experiência

COMPOSIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO ATIVIDADES CARGA HORÁRIA CORRESPONDENTE

COMPOSIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO ATIVIDADES CARGA HORÁRIA CORRESPONDENTE Didáticas obrigatórias Regência 1 h.a = 3 h de estágio (mínimo de 30 h.a = 90 h)

COMPOSIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO ATIVIDADES CARGA HORÁRIA CORRESPONDENTE Didáticas obrigatórias Regência 1 h.a = 3 h de estágio (mínimo de 30 h.a = 90 h) Observação (mínimo de 10 h.a = 30 h)

COMPOSIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO ATIVIDADES CARGA HORÁRIA CORRESPONDENTE Didáticas obrigatórias Regência 1 h.a = 3 h de estágio (mínimo de 30 h.a = 90 h) Observação (mínimo de 10 h.a = 30 h) Análise e avaliação do Projeto Político Pedagógico obrigatória 15 horas de estágio

COMPOSIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO ATIVIDADES CARGA HORÁRIA CORRESPONDENTE Análise e avaliação das atividades do Programa Especial de Formação Pedagógica obrigatória 5 horas de estágio

COMPOSIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO ATIVIDADES CARGA HORÁRIA CORRESPONDENTE Análise e avaliação das atividades do Programa Especial de Formação Pedagógica obrigatória 5 horas de estágio Caracterização do Campo de Estágio Síntese da gestão (diretor) 15 horas de estágio

COMPOSIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO ATIVIDADES CARGA HORÁRIA CORRESPONDENTE Análise e avaliação das atividades do Programa Especial de Formação Pedagógica obrigatória 5 horas de estágio Caracterização do Campo de Estágio Síntese da gestão, (diretor) 15 horas de estágio Participações em reuniões pedagógicas, conselho de classe e planejamento 2 horas de estágio cada reunião (máximo 10 horas)

COMPOSIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO ATIVIDADES CARGA HORÁRIA CORRESPONDENTE Acompanhamento de alunos em visitas técnicas 2 horas de estágio cada visita (máximo de 6 horas)

COMPOSIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO ATIVIDADES CARGA HORÁRIA CORRESPONDENTE Acompanhamento de alunos em visitas técnicas 2 horas de estágio cada visita (máximo de 6 horas) Coordenação de projetos/laboratório (em exercício) 5 horas de estágio

COMPOSIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO ATIVIDADES CARGA HORÁRIA CORRESPONDENTE Acompanhamento de alunos em visitas técnicas 2 horas de estágio cada visita (máximo de 6 horas) Coordenação de projetos/laboratório (em exercício) 5 horas de estágio Coordenação de curso/área (em exercício) 10 horas de estágio

COMPOSIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO ATIVIDADES CARGA HORÁRIA CORRESPONDENTE . Coordenação Pedagógica (em exercício) 50 horas de estágio

COMPOSIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO ATIVIDADES CARGA HORÁRIA CORRESPONDENTE . Coordenação Pedagógica (em exercício) 50 horas de estágio Assistência Técnico (em exercício) administrativo/acadêmico ATA

COMPOSIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO ATIVIDADES CARGA HORÁRIA CORRESPONDENTE . Coordenação Pedagógica 50 horas de estágio Assistência Técnico administrativo/acadêmico ATA Direção de escola (em exercício) Até 2 anos

COMPOSIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO ATIVIDADES CARGA HORÁRIA CORRESPONDENTE . Coordenação Pedagógica 50 horas de estágio Assistência Técnico administrativo/acadêmico ATA Direção de escola (em exercício) Até 2 anos De 2 anos a 5 anos 90 horas de estágio

COMPOSIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO ATIVIDADES CARGA HORÁRIA CORRESPONDENTE . Coordenação Pedagógica 50 horas de estágio Assistência Técnico administrativo/acadêmico ATA Direção de escola (em exercício) Até 2 anos De 2 anos a 5 anos 90 horas de estágio Acima de 5 anos 130 horas de estágio

COMPOSIÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO ATIVIDADES CARGA HORÁRIA CORRESPONDENTE . Coordenação Pedagógica 50 horas de estágio Assistência Técnico administrativo/acadêmico ATA Direção de escola (em exercício) Até 2 anos De 2 anos a 5 anos 90 horas de estágio Acima de 5 anos 130 horas de estágio

DIRETOR DE ESCOLA deverá apresentar: caracterização do Campo de Estágio síntese da gestão, um relato da sua gestão pontuando avanços, limites e perspectivas; e atividades – Análise e avaliação das atividades (aulas e estágio supervisionado) do Programa Especial de Formação bibliografia

ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

ETRUTURA DO RELATÓRIO sumário Bibliografia Folha rosto Item 2... capa introdução Anexo 13

ANEXO 13 PLANILHA DE VERIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO RELATÓRIO DAS ATIVIDADES REFERENTES AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ITENS DE ANÁLISE/AVALIAÇÃO ANEXO 13 ITENS DE ANÁLISE/AVALIAÇÃO 1. Identificação do aluno/estagiário (capa)  2. Quadro de consolidação das horas de estágio supervisionado  3. Sequência da apresentação (estrutura do relatório)  4. Documentos comprobatórios (declarações)  5. Atividades didáticas em sala de aula regência e observação

6. Análise e avaliação do PPP da escola 7. Análise e avaliação das atividades do Programa Especial de Formação Pedagógica 8. Caracterização do campo de estágio Síntese da gestão. ( se diretor de escola) 9. Participações em reuniões pedagógicas, conselho de classe e planejamento. 10. Acompanhamento de alunos em visitas técnicas 11. Bibliografia

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO – 2010 capa Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para as Disciplinas do Currículo da Educação Profissional de Nível Médio RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO – 2010 NOME DO ALUNO: Sede: ETEC ................................................. Cidade: ................. E-MAIL: Fone: PÓLO REGIONAL:

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – 2010 Folha de rosto Nome do aluno RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – 2010 Relatório de Estágio Supervisionado apresentado à Comissão Coordenadora do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para as Disciplinas do Currículo da Educação Profissional de Nível Médio do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, como exigência parcial para obtenção da Licenciatura em............................

SUMÁRIO Introdução ............................................................................................... 1. Quadro de consolidação das horas de estágio ................................... 2. Declaração de tempo de atividade profissional docente ..................... 3. Declaração de ocupação de função (se exerce a função Diretor, Coordenador........................................................................................... 4. Quadro de atividades didáticas em sala de aula – regência ........................ ....................................................................... observação ............................................................................................ 5. Declaração de participação em reuniões pedagógicas, conselho de classe e planejamento........................................................................... 6. Declaração de acompanhamento de alunos em visitas técnicas ........... 7. Caracterização do Campo de Estágio .................................................... 8. Síntese da Gestão (caso seja diretor de escola) .................................... 9. Análise e avaliação do Projeto Político-Pedagógico da escola ............... 10. Análise e avaliação das atividades (atividades presenciais e estágio supervisionado) do Programa Especial de Formação Pedagógica ......... Bibliografia ..................................................................................................

Introdução 1.QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DAS HORAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO - Anexo 3 2.DECLARAÇÃO DE TEMPO DE ATIVIDADE PROFISSIONAL DOCENTE - Anexo 1 3.DECLARAÇÃO (exercício de função) - Anexo 2

4.ATIVIDADES DIDÁTICAS EM SALA DE AULA regência– Anexo 4 e 5 observação– Anexo 6 e 7 5.PARTICIPAÇÃO EM REUNIÕES PEDAGÓGICAS, CONSELHO DE CLASSE E PLANEJAMENTO - Anexo 8. 6. ACOMPANHAMENTO DE ALUNOS EM VISITAS TÉCNICAS - Anexo 9. 7. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

8.SINTESE DA GESTÃO (somente diretor de escola) 9.ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO (Anexo 11) 10.ANÁLISE E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 11.Bibliografia

IMPRESSOS PARA A COMPOSIÇÃO DO CONTEÚDO/TEXTO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO (anexos)