Qual a diferença entre Emergência, Urgência e o Pronto Atendimento?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
Advertisements

5ª REUNIÃO GERAL DAS ETSUS MACEIÓ – ALAGOAS Novembro/2006.
O TRABALHO DO CIRURGIÃO
IMPORTANTE POR FAVOR PRESTE ATENÇÃO Isto é muito importante e pode salvar a vida de uma pessoa !
Acolhimento com Classificação de Risco
Alteridade.
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
PRIMEIRA RESPOSTA DE ATENDIMENTO
EMERGÊNCIAS MÉDICAS Princípios Básicos
POSTURA E ÉTICA PROFISSIONAL
Gerência de Saúde Bucal
Necessidades Prioritárias para Estruturação dos Serviços
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
ATESTADO MÉDICO EM MEDICINA DO TRABALHO: DÚVIDAS E POLÊMICAS
Manobra de Heimlich Você sabe o que é isto? clique para prosseguir.
HOSPITAL UNIMED A. GELIS
SAÚDE TODA HORA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS Reunião com diretores dos 11 hospitais/portas estratégicas, gestores estaduais e municipais Brasília, 26.
RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA N.º 01/2008 INQUÉRITO CIVIL N.º 003/2007 Itana Viana MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA GRUPO DE ATUAÇÃO ESPECIAL DE DEFESA.
Medicina de Emergência: Onde, como e porque?
Dr. Renato Françoso Filho
Emergências e Urgências Psiquiátricas
PRIMEIROS SOCORROS É a 1ª etapa ou assistência dada a uma vítima de acidente ou doença súbita para estabilizar a sua situação antes da chegada de uma ambulância.
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
Política Nacional de Humanização
FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR ATENÇÃO À SAÚDE NO SETOR E O DIREITO À SAÚDE SAMIR DAHAS BITTAR - AMB.
Acolhimento O que entendemos por acolhimento?
A ENTREVISTA INICIAL COM OS PAIS.
GESTANTES EM BUSCA DO PARTO SEGURO
Jornada das Delegacias do CREMESC do Litoral Balneário Camboriú – SC 5 a 6 de novembro de 2010.
FLUXO DO ATENDIMENTO ORTOPÉDICO NO DEPARTAMENTO DE EMERGÊNCIA.
TIPOS DE UNIDADE Reginalda Maciel.
Material expositivo para as capacitações
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
1º OFICINA NACIONAL DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA CAMARA TÉCNICA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Rio de Janeiro 02 e 03 de setembro 2010.
O Hospital Psiquiátrico: uma Instituição necessária.
Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC O CUIDADO EM SAÚDE.
VIGILANCIA ONCOLÓGICA PARA PRIORIZAÇÃO NO ATENDIMENTO AO
Direito de Opção pela Homeopatia Giovano de Castro Iannotti.
Universidade Paulista Instituto Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem Campus Jundiaí Prof.ª Filomena Coser Gabriela Aleixo A0129C-0.
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
ÉTICA PROFISSIONAL Curso Técnico de Enfermagem 2012
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Carlos Fernando M. Francesconi José Roberto Goldim Marcia Mocellin Raymundo Moacir Assein Arus Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação Hospital de Clínicas de.
Automedicação: por que a prática é tão comum?
Negligência Imprudência imperícia
Enfermagem em Trauma e Emergência
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Orientam os gestores no aperfeiçoamento da Gestão do SUS, oferecendo subsídios para: a)analisar a necessidade da oferta de serviços assistenciais à população;
ANESTESIA PARA CIRURGIA CRANIO-MAXILO-FACIAL
Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015.
MÓDULO III - OBJETIVOS Determinar se é necessário referir urgentemente ao hospital Determinar os tratamentos necessários Para pacientes que precisam ser.
INFECÇÃO HOSPITALAR.
“Devemos aproveitar todas as oportunidades possíveis para evitar uma separação rígida entre habitações e para estimular o que restou do sentimento.
UPA ADRIANA DA SILVA HELOISE GOMES INGRID DELLA VECHIA
O PACIENTE / CLIENTE Cliente= Constituinte, em relação ao seu advogado, ou doente em relação ao seu médico. Aquele que compra; freguês Paciente= Que revela.
EQUILÍBRIO Sergito de Souza Cavalcanti Do livro “Sândalo” Formatação: VAL RUAS.
Violência contra médicos
Introdução ao Suporte Básico de Vida
Acolhimento Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SAS DIRETORIA DE ATENÇÃO DE REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE Rede de Urgência e Emergência Princípios organizativos.
PRIMEIROS SOCORROS Como agir em situações de emergência
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS.
DOCENTE: KÁTIA CRISTINE DE CARVALHO CONSIDERAÇÕES ÉTICO- LEGAIS NA ATUAÇÃO EM EMERGÊNCIA.
Transcrição da apresentação:

Qual a diferença entre Emergência, Urgência e o Pronto Atendimento?                      "Define-se por URGÊNCIA a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata".                                     "Define-se por EMERGÊNCIA a constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato".                        Resolução CFM 1451/95

PRONTO ATENDIMENTO é o serviço médico que deve prestar o primeiro atendimento à maioria das ocorrências médicas, tendo caráter resolutivo para os casos de menor gravidade e encaminhando os casos mais graves ou para um Serviço de Urgência ou de Emergência, ou para internamento hospitalar para cirurgia eletiva, ou para o atendimento pelo médico especialista indicado para aquele paciente.

Parada cardiorespiratória e hemorragias são sempre emergências.     Exemplos: Parada cardiorespiratória e hemorragias são sempre emergências. Fraturas, dependendo do comprometimento podem ser urgências. Entorses e luxações são geralmente urgências também.    Na rotina pré-hospitalar, encaramos todas as ocorrências como uma situação de "emergência", pois mais vale pecar por excesso do que por omissão.

Que especialistas uma instituição que trabalha com emergências médicas deve ter? Plantonista(s) na(s) especialidade(s) anunciada(s). Quando o anúncio de Emergência for genérico, plantonistas nas seguintes especialidades: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Anestesiologia.

Decálogo do Emergencista Entender que o diagnóstico e o tratamento devem andar juntos, pois vale mais uma manobra salvadora que um diagnóstico brilhante. Desconfiar dos chamados sinais patognomônicos - eles são tão-somente uma ilusão clínica. Evitar conclusões intuitivas e precipitadas, atendo-se ao que recomenda à experiência consagrada. Evitar uma consciência exclusivamente especializada, voltado-se à parte mas sem esquecer o todo. Ter coragem para assumir a dimensão de sua responsabilidade sem aceitar a intromissão ou a coação.

Ter coragem para fazer, para não fazer e para dizer que não sabe a alguém mais experimentado. Agir com modéstia e sem vaidade, pois a humildade é a mãe de todas as virtudes. Falar pouco e em tom sério, evitando pronunciamentos açodados em declarações ruidosas ante o infortúnio. Ser competente para ser respeitado, aumentando cada dia o saber saber continuado. Ser honesto para ser justo, afastando a falsa impressão que os valores materiais parecem favorecer. Genival Veloso de França

Dificuldades comuns no atendimento de urgência Excesso de ruídos Falta de privacidade Dificuldade em conseguir informações Necessidade de atendimentos rápidos “..., sempre é possível dar atenção e consideração à pessoa que nos procura, fato que por si só serve para diminuir seu sofrimento.” Roberto Marini Ladeira