Garantias Fundamentais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Maria Tereza Leopardi Mello Instituto de Economia/UFRJ
Advertisements

MINISTÉRIO PÚBLICO.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS DA JURISDIÇÃO CIVIL.
Mandado de segurança Cabimento: de acordo com art. 5ª LXIX e LXX da CF e lei 12016/09 art. 1ª: “ O M.S. será concedido para proteger direitos líquidos.
Servidores Públicos Militares
MANDADO DE SEGURANÇA.
AULA 14 – 16/11/2006 TEMA 8 – DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES DIREITOCONSTITUCIONAL.
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
AÇÃO POPULAR.
MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO
HABEAS DATA.
HABEAS CORPUS.
A Tutela dos Direitos Individuais e Coletivos
Prisão e Liberdade Provisória
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Limitações legais e jurisprudenciais à utilização do mandado de segurança em matéria tributária Camila Vergueiro Catunda Mestre e doutoranda PUC/SP.
I - PROCESSO CONCEITO: Método de resolução de conflitos, caracterizado por atos realizados em contraditório pela atuação do Estado-Juiz e das partes a.
AÇÕES CONSTITUCIONAIS
PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS
Prof. Jorge Boucinhas Filho
AULA 14 – 16/11/2006 TEMA 8 – DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES DIREITOCONSTITUCIONAL.
CAPÍTULO V MANDADO DE INJUNÇÃO
Habeas Corpus.
MANDADO DE SEGURANÇA Sabrina Ferreira Novis de Moraes
CONCEITO: Método de resolução de conflitos, caracterizado por atos realizados em contraditório pela atuação do Estado-Juiz e das partes a fim de ser prestada.
1. AÇÕES CONSTITUCIONAIS
DICOTOMIA Direito Objetivo (norma agendi)
QUADRO RESUMO DOS REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
As garantias processuais dos direitos fundamentais
DICOTOMIA Direito Objetivo (norma agendi)
AÇÕES CONSTITUCIONAIS
TUTELA Jurisdicional Direito do consumidor.
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
1 MANDADO DE SEGURANÇA. 2 O QUE É “Ação constitucional que se presta para proteger direito líquido e certo em favor do qual não caiba habeas corpus ou.
DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSORA: GIOVANA GARCIA
Aula 10: Remédios ou Garantias do Direito Constitucional
PROCESSO ADMINISTRATIVO - FARN. MANDADO DE SEGURANÇA  CABIMENTO DO MS INDIVIDUAL (art. 5º, LXIX, CF/88):  Direito (individual) líquido e certo, não.
Professor Flávio Martins Alves Nunes Júnior
Interesses Difusos e Coletivos – Mandado de Segurança Coletivo Profa Beatriz Roland.
MANDADO DE SEGURANÇA Lei 12016/2009
Ações constitucionais
Legislação especial Bela. Jacinta de Fátima Pernambuco Costa
DO PROCESSO CONSTITUCIONAL
PROCESSUAL. Princípios Ampla defesa e Contraditório; Juiz Natural; Proibição de uso de provas ilícitas; Anterioridade da Lei e Prévia Cominação Legal;
Estatuto da OAB Aula 14.
MANDADO DE SEGURANÇA NA JUSTIÇA CRIMINAL
Professor Flávio Martins Alves Nunes Júnior
HABEAS CORPUS Art
HABEAS CORPUS.
MANDADO DE SEGURANÇA.
-MANDADO DE SEGURANÇA NA JUSTIÇA CRIMINAL - considerações gerais: embora seja uma ação constitucional de natureza civil, pode ser utilizado, em determinadas.
HABEAS CORPUS Art
DIREITOS HUMANOS NO SISTEMA CONSTITUCIONAL BRASILEIRO
 CONTROLE JUDICIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 DPCA - Prof.ª Mariana Gomes de Oliveira.
A Constituição Federal incluiu o mandado de segurança entre os direitos e garantias fundamentais, estabelecendo no seu art. 5º, LXIX, que “conceder-se-á.
DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSORA: CIBELE FERNANDES DIAS
SIMULADO 2013 DIREITO PROCESSUAL COLETIVO. 1. Certo agente do poder público autoriza a instalação de obra potencialmente causadora de degradação do meio.
Limitações à concessão de antecipação de tutela e liminares em face da Fazenda Pública.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
ADMINISTRADOR PÚBLICO
DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS E GARANTIAS CONSTITUCIONAIS BRASIL EVOLUÇÃO.
No tocante aos direitos e garantias fundamentais, julgue o  próximo  item. No caso de autoridade federal do Instituto Nacional do Seguro Social indeferir.
Ianny Cristina de Campos O e Carvalho
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Habeas Corpus Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró aulas de Faculdade de Direito.
Mandado de Segurança Coletivo
REPRESENTAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS GUSTAVO AUGUSTO FREITAS DE LIMA – DEPCONT / PGF.
Profa. Daniele Gomes.  São espécies do gênero ações constitucionais, e que tem por função, conferir efetividade aos direitos e garantias fundamentais.
Transcrição da apresentação:

Garantias Fundamentais Direitos Normas declaratórias Garantias Normas assecuratórias

Garantias Fundamentais

Habeas Corpus CF... Art. 5º. ... LXVIII - conceder-se-á "habeas-corpus" sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder;

Habeas Corpus

Habeas Corpus CF... Art. 142 ... § 2º - Não caberá "habeas-corpus" em relação a punições disciplinares militares. STF: cabe HC quanto aos pressupostos relativos à medida disciplinar.

Habeas Corpus SÚMULA Nº 606   NÃO CABE "HABEAS CORPUS" ORIGINÁRIO PARA O TRIBUNAL PLENO DE DECISÃO DE TURMA, OU DO PLENÁRIO, PROFERIDA EM "HABEAS CORPUS" OU NO RESPECTIVO RECURSO.

Habeas Corpus SÚMULA Nº 691   NÃO COMPETE AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL CONHECER DE "HABEAS CORPUS" IMPETRADO CONTRA DECISÃO DO RELATOR QUE, EM "HABEAS CORPUS" REQUERIDO A TRIBUNAL SUPERIOR, INDEFERE A LIMINAR.

Habeas Corpus SÚMULA Nº 693   NÃO CABE "HABEAS CORPUS" CONTRA DECISÃO CONDENATÓRIA A PENA DE MULTA, OU RELATIVO A PROCESSO EM CURSO POR INFRAÇÃO PENAL A QUE A PENA PECUNIÁRIA SEJA A ÚNICA COMINADA.

Habeas Corpus SÚMULA Nº 694   NÃO CABE "HABEAS CORPUS" CONTRA A IMPOSIÇÃO DA PENA DE EXCLUSÃO DE MILITAR OU DE PERDA DE PATENTE OU DE FUNÇÃO PÚBLICA.

Habeas Corpus SÚMULA Nº 695   NÃO CABE "HABEAS CORPUS" QUANDO JÁ EXTINTA A PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE.

Mandado de Segurança CF...Art. 5º ... LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por "habeas-corpus" ou "habeas-data", quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público; LXX - o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por: a) partido político com representação no Congresso Nacional; b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;

Mandado de Segurança

Mandado de Segurança Lei 12.016/09... Art. 5o Não se concederá mandado de segurança quando se tratar: I - de ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de caução; II - de decisão judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo; III - de decisão judicial transitada em julgado. Art. 7º ... § 2o Não será concedida medida liminar que tenha por objeto a compensação de créditos tributários, a entrega de mercadorias e bens provenientes do exterior, a reclassificação ou equiparação de servidores públicos e a concessão de aumento ou a extensão de vantagens ou pagamento de qualquer natureza.

Mandado de Segurança Lei 12.016/09... Art. 21.  O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por partido político com representação no Congresso Nacional, na defesa de seus interesses legítimos relativos a seus integrantes ou à finalidade partidária, ou por organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há, pelo menos, 1 (um) ano, em defesa de direitos líquidos e certos da totalidade, ou de parte, dos seus membros ou associados, na forma dos seus estatutos e desde que pertinentes às suas finalidades, dispensada, para tanto, autorização especial.  Parágrafo único.  Os direitos protegidos pelo mandado de segurança coletivo podem ser:  I - coletivos, assim entendidos, para efeito desta Lei, os transindividuais, de natureza indivisível, de que seja titular grupo ou categoria de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrária por uma relação jurídica básica;  II - individuais homogêneos, assim entendidos, para efeito desta Lei, os decorrentes de origem comum e da atividade ou situação específica da totalidade ou de parte dos associados ou membros do impetrante.

Mandado de Segurança Súmula 266 NÃO CABE MANDADO DE SEGURANÇA CONTRA LEI EM TESE.

Mandado de Segurança Súmula 269 O MANDADO DE SEGURANÇA NÃO É SUBSTITUTIVO DE AÇÃO DE COBRANÇA.

Mandado de Segurança Súmula 271 CONCESSÃO DE MANDADO DE SEGURANÇA NÃO PRODUZ EFEITOS PATRIMONIAIS EM RELAÇÃO A PERÍODO PRETÉRITO, OS QUAIS DEVEM SER RECLAMADOS ADMINISTRATIVAMENTE OU PELA VIA JUDICIAL PRÓPRIA.

Mandado de Segurança Súmula 304 DECISÃO DENEGATÓRIA DE MANDADO DE SEGURANÇA, NÃO FAZENDO COISA JULGADA CONTRA O IMPETRANTE, NÃO IMPEDE O USO DA AÇÃO PRÓPRIA.

Mandado de Segurança Súmula 429 A EXISTÊNCIA DE RECURSO ADMINISTRATIVO COM EFEITO SUSPENSIVO NÃO IMPEDE O USO DO MANDADO DE SEGURANÇA CONTRA OMISSÃO DA AUTORIDADE.

Mandado de Segurança Súmula 510 PRATICADO O ATO POR AUTORIDADE, NO EXERCÍCIO DE COMPETÊNCIA DELEGADA, CONTRA ELA CABE O MANDADO DE SEGURANÇA OU A MEDIDA JUDICIAL.

Mandado de Segurança Súmula 512 NÃO CABE CONDENAÇÃO EM HONORÁRIOS DE ADVOGADO NA AÇÃO DE MANDADO DE SEGURANÇA.

Mandado de Segurança Súmula 624 NÃO COMPETE AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL CONHECER ORIGINARIAMENTE DE MANDADO DE SEGURANÇA CONTRA ATOS DE OUTROS TRIBUNAIS.

Mandado de Segurança Súmula 625 CONTROVÉRSIA SOBRE MATÉRIA DE DIREITO NÃO IMPEDE CONCESSÃO DE MANDADO DE SEGURANÇA.

Mandado de Injunção Injunção: ato de injungir, de ordenar expressamente uma coisa; ordem precisa e formal CF...Art. 5º ... LXXI - conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;

Mandado de Injunção

Habeas Data CF...Art. 5º ... LXXII - conceder-se-á "habeas-data": a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público; b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo;

Habeas Data

Ação Popular LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;

Ação Popular