Pólo MG: Aprendendo com a Pesquisa 1.Vany 2.Nilza 3.Luciana 4.Greiziele 5.Renata 6.Érika 7.Fernanda 8. Andrea 9. Bruna 10. Cibelle 11. Lorena 12. Denise.

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A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Pólo MG: Aprendendo com a Pesquisa 1.Vany 2.Nilza 3.Luciana 4.Greiziele 5.Renata 6.Érika 7.Fernanda 8. Andrea 9. Bruna 10. Cibelle 11. Lorena 12. Denise 13. Cleusa 14. Conceição

Pólo MG: Aprendendo com a Pesquisa Projeto de Pesquisa: Pesquisa de Opinião como Recurso Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos Núcleo de Educação de Jovens e Adultos – Faculdade de Educação Universidade Federal de Minas Gerais

Pólo MG: Aprendendo com a Pesquisa Reflexões a partir das experiências de 2007

1. Por que Pesquisa de Opinião na escola

1. Por que Pesquisa de Opinião na escola Para tomada de decisão - Discussão do Orçamento Participativo - O que queremos saber de informática? - Rodízio de professores: foi bom pra você? - Informar o debate -Incentivar a Participação -Orientar a consulta para que dê subsídios para a implementação da ação

1. Por que Pesquisa de Opinião na escola Para abordar/provocar questões polêmicas - Transposição do São Francisco (júri simulado) - Você acha que a água vai acabar? - Instaurar o debate -Trazer elementos para a construção dos argumentos -Problematizar os argumentos -Orientar a consulta no respeito às posições

1. Por que Pesquisa de Opinião na escola Para conhecer o outro - O que é cidadania (para você)? Você se considera um cidadão? - Você gosta do horário de verão? - Criar oportunidade para o exercício da sensibilidade -Reconhecer no outro uma fonte de conhecimento -Orientar a consulta para captar a diversidade e os padrões

2. O que se pode perguntar? O que se pode responder? O que se pode perguntar? Discussão das questões de perfil O que se pode responder? AspectoTécnico: pré-teste pesquisa qualitativa Aspecto Crítico: Não temos acesso à verdade Temos acesso àquilo que o entrevistado julga adequado responder

3. A quem perguntar? Como se pergunta? Seleção da Amostra Seleção do entrevistado Abordagem do entrevistado Expressão Oral Script Ensaio Jogo de cintura O poder de manipulação da mídia Reciclagem Rodízio de professores (alunos da Alfabetização)

4. Tratamento dos dados Dissertação de mestrado: Práticas de Numeramento constituídas/mobilizadas em eventos de Tratamento da Informação na Educação de Jovens e Adultos Priscila Coelho Lima – Oficinas de Pesquisa e Estatística

5. Onde chegamos? Nas decisões a tomar : Horário do curso de Informática para iniciantes Na compreensão/ problematização das decisões tomadas: Rodízio de professores Numa posição em relação a uma polêmica: Transposição do São Francisco Na acolhida das diversas posições: Cidadania/ Água/ Reciclagem/ Mídia Na ampliação da perspectiva de análise dos grupos sociais: Cidadania X Meio Ambiente No aprofundamento da compreensão que temos de nós mesmos