Visita Domiciliar Caso Clínico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Advertisements

PREVENÇÃO DE QUEDAS NO IDOSO
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Aluno: Luan Paulo G. Tesche Professor: Dejalma Cremonese Disciplina: Ciência Politica.
Racionalização da Higienização das Mãos
Organização de Serviços em Dependência Química Dr.a Cláudia Maciel UCAD – Jardim Ângela Escola Paulista de Medicina Universidade Federal de São Paulo.
Pesquisa 4 dias A PESQUISA DE 4 DIAS É UMA FERRAMENTA ADICIONAL .
Orçamento Pessoal Jul 2012.
Diferença entre terminologias
Dicas sobre alimentação para pacientes com Porfirias agudas
ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR
BANHO.
Assistência Domiciliar ao Idoso
SEJAM BEM VINDOS À.
ASMA DE DIFÍCIL CONTROLE
O Vestido Azul VÁ CLICANDO.
Projecto Solidário no Apoio Domiciliário. A concretização de um sonho profissional mostrou-nos que temos poucas mãos para ajudar aqueles que se cruzam.
A Medicina e a Condição Feminina
Cronologicamente: Mais de 60 anos nos países com condição de vida não tão boas Mais de 65 anos nos países com melhor qualidade de vida Biologicamente:
CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE NANDA
Jovem Aventura A Jovem Aventura Tekombo’e Entretenimento Pedagógico Ltda., oferece acampamentos de férias, de finais de semana e feriados, viagens de aventura.
Ajude – me!!.
INSTITUTO DA CRIANÇA "PROF
DICAS E ATUALIZAÇÕES DIRETORIA
Shopping Park Ateliê Habitação Mínima Análise Pós-ocupação
SUICÍDIO: CASOS CLÍNICOS
1. Seja o Produto dos Produtos Crie o seu testemunho em 48hrs Comprar o Pacote dos Produtos Activar a sua Encomenda Mensal 2. Faça uma Lista de Contatos.
Oral Vip Bebê Clínica.
Desapego Passa automático.
Manual do Cuidador.
Dr. Renato Françoso Filho
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Vícios da Internet Segurança na Internet e vícios da Internet.
Autismo: Orientação Familiar
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PERFIL DOS PACIENTES CADASTRADOS NO PRC
MERCADO DE CONSUMO PARA AS PESSOAS ACIMA DE 50 ANOS
Vestido Azul.
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Wagner Paulino Janeiro 2007 Doutor o Senhor acredita que vou viver mais 40 anos???
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Entrevista Psicológica no Idoso
“Avaliação e Intervenção do Serviço Social na Clínica do Idoso ”
Curso “Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde”
Acessibilidade Alessandra de Albuquerque Camila Melo
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
O Peso da Obesidade. O Peso da Obesidade Milhares lutam contra: Doenças cardíacas; Cânceres; Doenças respiratórias; e Diabetes.
Nome ________________________________ Data: _____ / _____ / ______
Projeto Terapêutico Singular Individual
Atendimento do paciente com Síndrome de Down de 5 a 13 anos no Distrito Federal Natália Silva Bastos Ribas Orientador: Dr. Fabrício Prado Monteiro
Universidade Paulista Instituto Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem Campus Jundiaí Prof.ª Filomena Coser Gabriela Aleixo A0129C-0.
Projeto Terapêutico Singular
Um Case de Sucesso Equipe de Promoção à Saúde Unimed Inconfidentes.
ÍNDICE Diabetes Sintomas Tipos de diabetes Prevenção Tratamento
REABILITAÇÃO PÓS TRAUMA RAQUIMEDULAR
Os problemas de saúde da Paula e de uma de suas filhas são graves, relacionados ao cérebro, conforme avaliação de um psiquiatra que nos acompanha nas.
SAÚDE DA FAMÍLIA OBJETIVOS
Nádia, protetora de animais deficiente, pede ajuda para seus 60 cães e 9 gatos.
Miriam Rafaela Raphael Quedayr.  NCS, 23 anos, do lar, 2º grau completo, entrevistada.  PSS, 33 anos, pedreiro, 1º grau incompleto, marido.  NCSS,
AULA 2015 Direito Previdenciário
Disenteria Bacilar.
O vestido azul Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela frequentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado.
Educação em Saúde Profa. Halene Maturana.
CASA DE AMPARO BOM JESUS Toioko Kussumoto 72 anos Tamanho: M Calçado: 34 Moradora há 02 anos e meio Solteira, nunca teve filhos, morava com os pais, aos.
Fernando Passador Valério Felipe Placeres Borges
Avaliação Funcional e Processo Incapacitante.  A capacidade de tomar decisões e a de autogoverno podem ser comprometidas por doenças físicas e mentais.
Sheila Rizzato Stopa Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde Brasília, outubro de 2015.
Profª Titular Maria Lúcia Lebrão Profª Drª Yeda Duarte Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo.
Acidente de Trabalho e suas repercussões: Estudo de caso Tatiana Thiago Mendes Psicóloga – CEREST Piracicaba.
Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela freqüentava a escola local. Sua mãe não tinha muito cuidado e a criança.
Transcrição da apresentação:

Visita Domiciliar Caso Clínico Equipe Rosa – C.S. São Bernardo Abril/2011

Apresentação do Caso MLS, 75 anos, sexo feminino, viúva, mora com o filho de 38 anos, em casa própria de 6 cômodos. Portadora de HAS, ICC classe III, DM tipo II, Asma, IRC estágio III, hipotireoidismo (?), deficit visual (catarata) e com dificuldade de deambulação devido a episódio de AVC isquêmico desde 2007 (hemi-paresia à direita).

Apresentação do Caso No último ano ficou internada 2 vezes por episódios de descompensação de ICC e a equipe de saúde da família já encontrou a mesma em franca crise de asma em uma das VDs programadas. Faz uso regular de AAS 100mg MID; Amiodarona 200mg BID; Anlodipina 5mg BID; Enalapril 20mg BID; Furosemida 40mg MID; Insulina 14UI SC MID; Puran T4 25mcg MID; Salbutamol xarope nas crises de asma

Apresentação do Caso Totalmente depende para AVDs básicas e instrumentais. Anda apenas com andador e somente se há outras pessoas na casa. O filho trabalha como moto-boy e fica quase todo o tempo fora de casa. Tenta conciliar suas atividades laborais com o cuidado da paciente e vem em casa em alguns momentos do dia para lhe preparar alimentos ou para lhe ajudar com a higiene pessoal

Apresentação do caso Paciente não possui cuidadora. Desde o AVC, em 2007, está restrita ao domicilio e devido a dificuldade de deambulação e a falta de um cuidador, apresentou vários episódios de queda. Consequentemente, paciente desenvolveu fobia para as tentativas de deambular e, desta forma, tem ficado cada dia mais restrita ao leito.

Apresentação do Caso Desde 2007, filho relata que já contratou uma vizinha para dar banho e preparar a comida da paciente mas a mesma só vinha alguns dias da semana e mesmo assim por um pequeno período de tempo. A paciente tomava banho apenas 3 vezes por semana e como tinha fobia de tentar andar até o banheiro, acabava por usar fraldas (2 trocas por dia) e ficava restrita ao leito

Apresentação do Caso Em outra ocasião, neta mais velha da paciente, de 20 anos, já tentou morar um tempo com a paciente para cuidar da mesma. Mas ficou sobrecarregada com o trabalho e apresentou grande conflito com a paciente.

Apresentação do Caso Há cerca de 1 mês está sem cuidadora. Filho sai de manhã para o trabalho e deixa com a mãe um pacote de fraldas do lado do leito e alguns biscoitos, café, frutas, água ou outros alimentos. A paciente quase não bebe líquidos durante o dia e tenta prender urina. Nas VD observamos várias vezes cheiro de urina associado a umidade no colchão da paciente

Apresentação do Caso Condições de moradia: casa própria, de 6 cômodos, com água encanada, luz e esgoto. Não há mofo. Há TV, geladeira, fogão, micro-ondas, som, computador, telefone fixo e celular e outros eletrodomésticos. Risco de acidentes domésticos: não há escadas, tapetes; o piso é de cerâmica; no banheiro não há barra de apoio; a disposição dos móveis na casa é adequada.

Apresentação do Caso Recursos financeiros: Aposentadoria da mãe (1 salário mínimo) e salário do filho (1 salário mínimo + comissão) Atividades de lazer: a paciente ouve radio ou vê TV o dia inteiro. Gosta muito de conversar, porém se sente muito só. O filho gosta muito de pescar, tem um pequeno barco e nos fins de semana e feriados viaja. A paciente, geralmente, fica sob o cuidados dos netos que vão a casa em alguns horários do dia.

Apresentação do Caso Genograma

O que já foi feito Profissionais envolvidos em VDs: Equipe de saúde da família NASF: Fisioterapia, Farmácia, Terapia Ocupacional, Serviço Social Tentativa do otimização dos medicamentos e adesão ao tratamento

O que já foi feito Várias abordagens com a paciente e com o filho na tentativa de utilizar o dinheiro da aposentadoria para contratar um cuidador ou mesmo tentar instucionalizar a paciente. Denuncia ao conselho do idoso