Comissão de Terapia Intensiva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEPARTAMENTO DE CARDIOLOGIA CLINICA
Advertisements

REUNIÃO NACIONAL DE MULHERES DIRETORAS DA FORÇA SINCAL.
Programação - 30/05 (sábado)
MARKETING.
Assembléia Distrital ASSEMBLEIA DISTRITAL Gov. Eleito Wellington Hoshino Gov Clóvis Felipe.
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Projeto Cultural “A Escola vai ao Cinema”
Feiras.
Xadrez Equipe – Regional
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Metodologia Científica e Tecnológica
CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE 29/08/2012
Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. 1 Porto de Galinhas, 15 de julho de Assegurando a prática da inovação.
PROGRAMA FELLOWSHIP SBC Bolsas para Pesquisas
Coordenação: Dr. Fernando Nobre Dr. Décio Mion Júnior
Sala de Diretrizes Porto Alegre 2011.
Registro Eletrônico para Acompanhamento Médico de Pacientes em uma UTI Rafael Charnovscki (1), Jacques R. Nascimento Filho (2,3) Giancarlo Bianchin.
Comissão de Infecções Respiratórias e Micoses CIRM / SBPT
Departamento dos distúrbios do sono São Paulo- fevereiro 2011.
Proposta para a Comissão de DPOC biênio 2010/2012 Oliver Nascimento, Waldo Mattos, Aquiles Camelier, Heicilainy Del Carlos Gondim, Gustavo Chatkin, Fernando.
Reunião de Comissões e Departamentos da SPBT São Paulo, 10 e 11 de Fevereiro de 2011 Comissão de Tuberculose Marcelo Fouad Rabahi (GO), Eliana Matos (BA),
Marina Andrade Lima - RJ Maria do Rosário Costa - MA
Comissão de DPA Valéria Maria Augusto (presidente)
Comissão de Epidemiologia George Matos. Comitê científico George Matos (CE) – Coordenador Ana Maria Menezes (RS) Ana Luisa Godoy Fernandes (SP) Marcus.
Octavio Messeder 2011/2012. Carlos Carvalho Marcelo Holanda Augusto Farias Artur Viana.
Como manusear fuga aérea na ventilação não invasiva
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Projeto Visita Técnica Nacional São Paulo - SP
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
OBJETIVOS REUNIR INFORMAÇÕES DO CONHECIMENTO MÉDICO PARA PADRONIZAR CONDUTAS QUE AUXILIEM A TOMADA DE DECISÕES MÉDICAS PRESERVAR A AUTONOMIA DA SOCIEDADE.
Programação 2 Semestre 2011 Rio Branco/Adulto.
APRESENTAÇÃO DO VI CONGRESSO CIENTÍFICO MOSTRA DE EXTENSÃO
I CONGRESSO DE ADMINISTRADORES DA COSTA DO DENDÊ
APRESENTAMOS... do II CCGO As atividades do II CCGO acontecerão nos dias 21 a 23 de junho de 2012 no Hotel Vila Galé. Trabalhamos para receber 800 participantes.
e-Hora Marcada Sistema de Agendamento de Expedições
Criação do Modelo Conceitual
Proposta Comercial.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 7
1 / 23 Controle de ações É o gerenciamento ativo, diário, dos riscos Ocorre ao mesmo tempo do gerenciamento do projeto Inclui a implementação do plano.
Comissão de Infecções Respiratórias e Micoses CIRM / SBPT fev, 2011/SP: Reunião de diretoria com comissões e departamentos as SBPT. Biênio:
II Atualização em Microbiologia Clínica
Ventiladores Pediátricos para Anestesia
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Trodat Sondagem com Secretárias Realizado por Trama Comunicação São Paulo
CENTRO DE REABILITAÇÃO ANA CAROLINA MOURA XAVIER
Como diagnosticar e tratar Assincronia Patiente-ventilator
Compras - Pedido de Compra
ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
“Interagindo para criar novas formas de avaliar e tratar”.
Gerenciamento de Projetos
Dra. Michelle Simão Coraiola Curitiba,16/08/2008
Congresso de Fortalecimento da Atenção Primária a Saúde no Estado de Minas Gerais.
04/03/10 Reunião do I Curso de Estudos Estratégicos em Administração Pública: Bem vindos!
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
1 PROGRAMAÇÃO – EVENTO MAPA ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UFAC PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE RIO BRANCO, 07 E 08 DE OUTUBRO.
50 cm 70 cm CARGA E DESCARGA Início MODELO 01
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
Quem levou vantagem? Denise e Pedro são colegas. No ano passado, cada um recebia 200,00 reais de mesada. Este ano, eles fizeram aos pais propostas diferentes.
TREINAMENTO QUESTOR EMPRESARIAL
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
Fathom™ Management: Uma Lição de Eficiência Luis B. Campos System Engineer.
A MNI Brasil promove a VIAGEM DE TREINAMENTO PARA LÍDERES DE MNI LOCAL DE 7 À 10 DE JULHO 2011 MESQUITA - RJ.
Treinamento completo na UTI, à beira do leito
Estagio em terapia intensiva Local: Hospital Jaar de Andrade Rua: estrada do coqueiro grande Cajazeiras 8 n:2009.
VENTILAÇÃO MECÂNICA.
Veronica M. Amado Universidade de Brasília
Suporte ventilatório em UTI
Transcrição da apresentação:

Comissão de Terapia Intensiva Octavio Messeder

Componentes Carlos Carvalho Marcelo Holanda Augusto Farias Artur Viana

Proposta de Trabalho Promover maior conhecimento de medicina critica entre pneumologista. Identificar areas de interface entre as especialidades de Pneumologia e Terapia Intensiva afim de incrementar habilidades

Intenções Criar um Manual d Ventilação Mecanica, em asociação com o ACCP, de cunho prático e operacional para os pneumologistas não envolvidos diariamente com o cuidado critico.

Realização do Curso de Ventilação Mecanica Estimular o Intercambio da Comissão de Terapia Intensiva com as assembleias e departamento congeneres das Sociedades Internacionais como ACCP ATS ERS

Explorar mais o uso do site da Sociedade criando acesso a artigos ou casos a exemplo que já ocorre com outras comissões. Promover atualização e oportunidade de aumento de conhecimento através desta ferramenta. Considerar a criação de links com outras areas de interesse em Terapia Intensiva em outras sociedades internacionais.

Estado Atual Curso de VM Mar 2012 Pronto Congresso de 2012 enviado Manual

TEMAS PARA CURSO DE VENTILAÇÃO MECÂNICA DA SBPT 2010 Tema Central: Quinta – Feira- 22/03/2012 08:00 – 08:15 Abertura 8:15-10:15 - MESA REDONDA Interação Paciente / Ventilador 08:15 – 08:45 – Modos Ventilatórios. Objetivo do aprendizado: Uma descrição dos diferentes modos ventilatorios (modo controlado e assistido, PCV, VCV, PSV. SIMV, IRV, APRV, familiarizando o pneumologista não intensivista com a linguagem básica da ventilação mecânica) 08:45 – 09:15 - Assincronias: Como abordar. Interpretação das curvas. Objetivo de aprendizado: Oferecer conhecimento para lidar com um evento freqüente em pacientes em suporte ventilatorio e apontar o que é de utilidade pratica na interpretação das curvas de ventilação. 09:15 – 09:45 - Monitoração da Ventilação Mecânica: Parâmetros, como obter e sua interpretação. Objetivo do aprendizado. Após este modulo o ouvinte será capaz de identificar e interpretar todos os parâmetros disponíveis para a monitoração da VM à beira do leito. 09:45 – 10:15 - Monitorização da VM por exames de Imagem: Raios-X, TC. TIE, US. Objetivo do aprendizado: Apresentar as recentes informações sobre a avaliação armada da Monitorização da VM. o

Ventilação Mecânica em situações especiais 10:35 -12:00 - MESA REDONDA Ventilação Mecânica em situações especiais 10:35 – 11:05 – A ventilação Mecânica na SDRA. Estagio atual da estratégia ventilatória protetora. 11:05 – 11:35 – Terapias de resgate na hipoxemia refrataria:Posição PRONA , ECMO 11:35 – 12:05 – Suporte ventilatória invasivo em pacientes com limitação de fluxo aéreo: ASMA e DPOC. Objetivo do aprendizado: Atualização no tratamento da insuficiência respiratória hipoxemica grave, notadamente SDRA, com informação em profundidade sobre o estado de arte da ventilação em pacientes com SDRA e seu acompanhamento assim como opções terapêuticas alternativas em pacientes com hipoxemia refrataria.

14:00 – 15:30 - MESA REDONDA Liberação da VM: Desmame. 14:00 – 14:30 – Avaliação das praticas mais utilizadas de desmame. Evidencias. A escolha do melhor método. 14:30 – 15:00 – Avaliando o paciente para desmame. Parametros e algoritimos. 15:00 – 15:30 – O paciente com desmame difícil. Avaliação de forma integral e métodos. Quais os limites? Objetivo do aprendizado: Oferecer uma visão das praticas mais utilizadas, evidencias de sua eficácia com aprendizado na avaliação integral e multidisciplinar dos pacientes.

Complicações da Ventilação Mecânica 16:00-17:00 - MESA REDONDA Complicações da Ventilação Mecânica 16:00 – 16:20 – Efeitos adversos de pressão, fluxos e volumes excessivos 16:20 – 16:40 – Pneumonia associada à VM. Up to date. 16:40 – 17:00 – Prevenção; O que há de novo. Objetivos do aprendizado: Oferecer informações atualizadas sobre os últimos conceitos de complicações relacionadas ao suporte ventilatorio e sobre impacto, mortalidade, diagnostico de PAVM. Rever, à luz de evidencias, os modelos preconizados de prevenção.

SEXTA – FEIRA 23/03/2012 8:00 às 9:00 – MESA REDONDA Ventilação Mecânica não Invasiva. 08:00 – 08:30 - 1. Uma visão de novos equipamentos e interfaces. NAVA e PAV 08:30 – 09:00 - Indicação em IR hipoxemica e na DPOC. Objetivo do aprendizado: Após esta sessão o ouvinte saberá distinguir o paciente que mais se beneficiará da VNI assim como as contra indicações do método. Conhecerá os equipamentos e métodos disponíveis assim como os princípios de manuseio.

Ventilação Mecânica em pacientes terminais. 9:20 – 11:00 - MESA REDONDA Ventilação Mecânica em pacientes terminais. 09:20 – 09:50 – Avaliação da legislação e até onde pretendemos chegar 09:50 – 10:20 - A visão juridica 10:20 – 10:50 – A visão religiosa Objetivos do aprendizado. Oferecer uma visão atual da VM em pacientes em cuidados paliativos, pacientes em estados vegetativos persistentes, dinâmica da interação com oncologistas, a situação do ponto de vista jurídico agora e o que se espera no futuro.

11:20 – 11:50 – Iniciando a ventilação Mecânica. 11:20 – 13:00 - MESA REDONDA ( Espaço reservado para uma demonstração pratica com uso de ventilatores) 11:20 – 11:50 – Iniciando a ventilação Mecânica. 11:50 – 12:20 – Interpretação de ondas 12:20 – 12:50 – Parametros de monitorização 12:50 – 14:00 – ALMOÇO

Prezado Colega ...... A Sociedade de Pneumologia e Tisiologia agradece a sua participação como palestrante no V Curso de Ventilação Mecanica a realizar-se em São Paulo 22/23 de março de 2012 no Novotel Jaraguá. A Sociedade planejou um evento que aprimore o conhecimento do pneumologista nesta área importante da Terapia Intensiva.O foco principal é o pneumologista não intensivista, familiarizando-o com a essência da ventilação mecânica. Este projeto no entanto, vai mais alem, com a publicação pela SBPT de um Manual de Ventilação Mecânica composto pelos assuntos apresentados pelos palestrantes, que serão os co-autores. Para tanto é necessário que ao preparar sua apresentação, seja feita uma versão em texto para a composição do Manual.O texto deverá ser enviado a Isabella com atenção a Comissão de Medicina Critica que será responsável pela edição do material. Temos certeza que o objetivo do Curso e do Manual serão de grande utilidade presente e futura para os membros da nossa Sociedade. Atenciosamente Roberto Stirbulov Bernardo Maranhão Octavio Messeder Pres SBPT Diretor Cientifico Pres Comissão T. Int

Compromissos Futuro Otimizar a comunicação Uso do site periodicamente Envio de casos para o site.