Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho 2006 - Direitos Reservados
PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho 2006 - Direitos Reservados Constituído por organizações privadas sem fins lucrativos que geram bens, serviços públicos e privados. Objetivam o desenvolvimento político, econômico, social e cultural no meio em que atuam. Ex.: ONGs, cooperativas, associa-ções, fundações. - O Estado é o Primeiro Setor; - O Mercado é o Segundo Setor; - Organizações da Sociedade Civil formam o Terceiro Setor. PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho 2006 - Direitos Reservados
Por que melhorar a gestão do Terceiro Setor? Maior profissionalismo e eficiência na sua operação, de modo a atender melhor o público beneficiado; Garantia da melhor aplicação dos recursos da sociedade; Melhor integração dos esforços do 1º, 2º e 3º setores. PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho 2006 - Direitos Reservados
Características Comuns em Organizações do Terceiro Setor Elevado nível de regulamentação; Transitoriedade da alta direção; Falta de clareza na identificação do cliente e/ou usuário; Inexistência de processos típicos de comercialização (venda); Falta de qualificação gerencial da força de trabalho; Restrições orçamentárias. PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho 2006 - Direitos Reservados
Objetivo Geral da Metodologia Introduzir práticas alinhadas com os Modelos de Excelência para a melhoria da gestão de organizações do Terceiro Setor apoiadas por empresas com ações de responsabilidade social, respeitando suas peculiaridades . PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho 2006 - Direitos Reservados
Gerenciamento de Processos em Entidades Sem Fins Lucrativos Visão Geral PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho 2006 - Direitos Reservados
PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho 2006 - Direitos Reservados Módulo Básico PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho 2006 - Direitos Reservados
Objetivo do Módulo Básico Focando uma atuação social mais sólida e efetiva das organizações e o fortalecimento da comunidade, oferecer instrumentos e ferramentas de gestão para o desenvolvimento das competências de mobilização e de liderança necessárias para o terceiro setor. PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho 2006 - Direitos Reservados
Características do Módulo Básico Preparação de dirigentes sociais para que adotem práticas mais efetivas de gestão e de aprendizagem organizacional. Realização através de oficinas vivenciais, que contemplam a construção crítica do conhecimento. Busca despertar atitudes empreendedoras, visando a sustentabilidade das organizações. PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho 2006 - Direitos Reservados
Etapas do Módulo Básico Sensibilização; Adesão; Capacitação: Formação de Dirigentes – 64 h Formação em Liderança – 16 h Formação em Projetos Sociais – 16 h DURAÇÃO PREVISTA: 3 meses PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho 2006 - Direitos Reservados
PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho 2006 - Direitos Reservados Módulo Intermediário PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho 2006 - Direitos Reservados
Características do Módulo Intermediário Introdução de elementos básicos e estruturantes para um sistema de gestão; Baseado na auto-implementação; Capacitação das equipes de auto-implementação por EAD (Ensino à Distância); Apoio presencial de voluntários de empresa patrocinadora; Disponibilidade de suporte técnico contínuo à distância por consultores especializados; Disponibilidade de consultoria presencial em atividades específicas. PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho 2006 - Direitos Reservados
Módulo Intermediário Envolvidos Facilitadores da organização do terceiro setor (Comitê); Líder do projeto dentro da organização do terceiro setor; Voluntários da empresa patrocinadora; Consultor-líder (coordenador do projeto indicado pelo PGQP); Consultor de apoio indicado pelo Programa Estadual da Qualidade, quando necessário. PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho 2006 - Direitos Reservados
Etapas do Módulo Intermediário Acompanhamento Adesão Diagnóstico Estruturação Planejamento Capacitação Implementação Avaliação Enquadramento Suporte à Distância e Presencial PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho 2006 - Direitos Reservados
Módulo Intermediário Cronograma Típico DURAÇÃO PREVISTA: 6 meses PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho 2006 - Direitos Reservados
PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho 2006 - Direitos Reservados Conclusões Os Programas Estaduais dominam as ferramentas e metodologias de gestão e podem disseminar em todo o país. O case da Casa do Menino Jesus de Praga demonstra que é possível melhorar a gestão de organizações do terceiro setor com excelentes resultados. Empresas com ações de responsabilidade social já estão engajadas em projetos desse tipo. PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho 2006 - Direitos Reservados
Quando se sonha sozinho é apenas um sonho... Quando sonhamos juntos é o começo da REALIDADE ! (Miguel de Cervantes) PGQP - Metodologia Terceiro Setor - Julho 2006 - Direitos Reservados