Mapa Estratégico MPE BRASIL – Prêmios Competitividade MPE

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Transcrição da apresentação:

Mapa Estratégico MPE BRASIL – Prêmios Competitividade MPE Brasília/DF - JUN08

Índice Visão Geral do Projeto de Planejamento Apresentação do Mapa Estratégico Apresentação dos Indicadores Estratégicos Apresentação dos Projetos Estratégicos Agendas de reuniões de acompanhamento 2

Visão Geral do Projeto (Planejamento) Agosto/07 Outubro/07 Março/08 Abril -Junho/08 1. Pré-planejamento 2. Construção do Mapa Estratégico 3. Planejamento Estratégico 4. Execução dos projetos estratégicos Aplicação da metodologia “Future Search”, objetivando: Resgate das competências e pontos fortes dos Movimentos Identificação das principais tendências Identificação dos principais desafios estratégicos do movimento. Apresentação do projeto; Apresentação das conclusões com relação aos materiais já trabalhados; Discussão sobre os pontos a serem aprofundados; Materialização de uma primeira versão de prioridades; Validação da Dinâmica para a reunião de Planejamento Estratégico (etapa 3) Apresentação do projeto; Apresentação / validação da primeira versão das prioridades produzidas na reunião de Pré-Planejamento; Aprofundamento e priorização dos projetos a serem desenvolvidos; Definição de responsabilidades; Apresentação do projeto; Apresentação do cronograma, fatores relevantes, observações, próximos passos, de cada projeto; Acompanhamento dos indicadores e metas estratégicas; Acompanhamento de prazo e orçamento e cada projeto.

Índice Visão Geral do Projeto de Planejamento Apresentação do Mapa Estratégico Apresentação dos Indicadores Estratégicos Apresentação dos Projetos Estratégicos Agendas de reuniões de acompanhamento 4

5

Índice Visão Geral do Projeto de Planejamento Apresentação do Mapa Estratégico Apresentação dos Indicadores Estratégicos Apresentação dos Projetos Estratégicos Agendas de reuniões de acompanhamento 6

7 Satisfação Patrocinadores Marca e imagem na imprensa Mortalidade MPEs Participação Patrocínio Nac. Participação MPEs no Prêmio Participação Entidades Classe Participação de Prog. qualidade Participação MPEs no PSGQ Participação de Voluntários Estados/municípios atendidos Adesão dos Estados Nacionalização Satisfação Gestores UF Rotatividade do Gestor UF Desempenho do Grupo Gestor Ñ conformidade Software do Prêmio Notícias publicadas no Portal MPE 7

Exemplo da ficha de detalhamento para cada indicador estratégico Objetivo Estratégico Indicador Exemplo da ficha de detalhamento para cada indicador estratégico Descrição Breve Intenção / Interpretação do Indicador Fórmula Detalhes: Unidade de Medida Coleta Análise Crítica Data para Disponibilização Sinal Plano de Ação Início Final Observações / Pendências Fonte de Dados Gestor da Informação Responsável pela Disponibilização dos Dados

Soma de MPEs inscritas no Prêmio MPE Data para Disponibilização Exemplo Objetivo Estratégico Consolidar imagem de excelência no processo de avaliação da gestão das MPEs Indicador Número de MPEs inscritas no Prêmio MPE Descrição Breve Quantidade de MPEs inscritas no MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para MPE. Intenção / Interpretação do Indicador Fórmula Soma de MPEs inscritas no Prêmio MPE Detalhes: Somatório de empresas inscritas no prêmio MPE de todos os estados participantes. Unidade de Medida Coleta Análise Crítica % Anual Data para Disponibilização Sinal Plano de Ação Início Final DEZ/08 JAN/08 Observações / Pendências Fonte de Dados Gestores UFs Gestor da Informação Movimento Brasil Competitivo (MBC) Responsável pela Disponibilização dos Dados

Resultados – Prêmio de Competitividade MPE Qtde de estados participantes Qtde de empresas inscritas Qtde de empresas auto-avaliadas (2008*) meta geral estabelecida a partir das metas individuais dos estados participantes.

Data para Disponibilização Exemplo Objetivo Estratégico Fortalecer a integração entre os prêmios da Rede MPE Indicador Índice de Adesão dos Estados à Nacionalização Descrição Breve Adesão ao Processo de Nacionalização significa utilizar todos os instrumentos validados e disponibilizados pelo Comitê Executivo do Prêmio MPE. Intenção / Interpretação do Indicador Consolidar o processo de nacionalização do prêmio MPE padronizado as iniciativas estaduais. Fórmula Número de estados que aderiram ao processo de nacionalização/ número de estados participantes do prêmio MPE Detalhes: Adesão ao Processo de Nacionalização significa utilizar 100% dos os instrumentos validados e disponibilizados pelo Comitê Executivo do Prêmio MPE. (Regulamento Nacional, Processo de Avaliação, Portal, Campanha Nacional, Questionário de Auto-Avaliação) Unidade de Medida Coleta Análise Crítica % Semestral Anual Data para Disponibilização Sinal Plano de Ação Início Final DEZ/08 JAN/08 Observações / Pendências Fonte de Dados Comitê Executivo do Prêmio MPE Gestor da Informação Movimento Brasil Competitivo (MBC) Responsável pela Disponibilização dos Dados

Prêmio de Competitividade MPE Com prêmio MPE Aderiram o processo de nacionalização Sem prêmio MPE Status: Maio/08 Em estruturação

Índice Visão Geral do Projeto de Planejamento Apresentação do Mapa Estratégico Apresentação dos Indicadores Estratégicos Apresentação dos Projetos Estratégicos Agendas de reuniões de acompanhamento 15

Rede de Prêmios de Competitividade para MPE Projetos Estratégicos 2008-2010 Planejamento 2008 17 18 3 15 2 JAN/08 FEV/08 MAR/08 ABR/08 MAI/08 JUN/08 JUL/08 AGO/08 SET/08 OUT/08 NOV/08 DEZ/08 MANOEL TELES (MBC) Projeto 3 – Portal da Rede de Prêmios MPE (Portal) Projeto 1 – Formação Continuada de Avaliadores (FCA) GÊNIA PORTO (BA) Projeto 2 – Gestão do Voluntariado (GV) Projeto 13 – Desenvolvimento do Conhecimento sobre MPE JULIANA ITEN (FNQ) Projeto 12 – Melhoria do Sistema de Avaliação IZANA ASSUNÇÃO (TO) Projeto 9 – Integração com a Rede Nacional do Prêmios Projeto 4 – Desenvolvimento da Cadeias de Fornecedores (DCF) ETELVINA GLAÊ (RN) Projeto 5 - Endomarketing Projeto 6 – Plano de Comunicação e Marketing ANDREI MARTINEZ (RS) Projeto 14 – Aplicação do Conhecimento para MPE Projeto 11 – Estrutura Organizacional da Rede ANDRÉA GAMA (ES) Projeto 7 – Prêmio MPE nos Projetos Finalísticos. JOAQUIM CAVALEIRO (CE) Projeto 8 – Nacionalização do Prêmio MPE (1ª Etapa) Nacionalização do Prêmio MPE (2ª Etapa ANA CLAUDIA (RS) Projeto 10 – Qualificação e Reconhecimento dos Gestores 18 4 16 3 ? 25 18

ficha de detalhamento para cada projeto estratégico Prêmio de Competitividade MPE – Planejamento 2008 Modelo de ficha de detalhamento para cada projeto estratégico Objetivo Estratégico: Nome do Projeto: Coordenador: 2008 - 2010 Escopo: Pessoas Envolvidas: Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): Etapas do Projeto Prazo Orçamento: Estratégia de funding:

Prêmio de Competitividade MPE – Planejamento 2008 Exemplo 3 Prêmio de Competitividade MPE – Planejamento 2008 Objetivo Estratégico: Garantir a gestão do conhecimento na Rede Nome do Projeto: Portal da Rede de Prêmios Projetos de entrada: Projetos de saída: Todos Coordenador: Teles 2008 - 2010 Escopo: Integrar e disseminar informações quantitativas e qualitativas da Rede de Prêmios para geração do conhecimento sobre os prêmios e gestão das MPEs, consolidando-se como principal instrumento de comunicação entre a rede, partes interessadas e sociedade. Pessoas Envolvidas: Teles, Cláudio Gastal, Isabel , Carmen , Juliana e Andrei. Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): Número de acessos ao portal – 108.000 em 2008 Tempo médio de navegação – 4 min em 2008 Número de cadastros espontâneos (empresas,voluntários e avaliadores) – 2.100 em 2008 Etapas do Projeto Prazo 1. Identificar demandas de informações OUT. 07 2. Analisar e ajustar a estrutura atual (prever a integração com os demais portais) 3. Validar com o comitê executivo e grupo gestor layout do portal NOV.07 4. Validar com o comitê executivo e grupo gestor estrutura do portal FEV. 08 5. Realizar o lançamento do portal – Um dia anterior ao Reconhecimento Nacional 02. ABR. 08 6. Avaliar e melhorar ABR. 08 – ABR.09 Orçamento: R$ 45 mil (primeira etapa) – R$ 150 mil (estimativa do valor total do projeto) Estratégia de captação de recursos : Mapear organizações interessadas em investir e/ou oferecer produtos a MPEs brasileiras. Estratégia de Sustentabilidade do Projeto: Comercializar banner’s; mailing, newsletters, etc. 20 20

Novo Portal do MPE Brasil – Prêmio MPE www.premiompe.sebrae.com.br

Índice Visão Geral do Projeto de Planejamento Apresentação do Mapa Estratégico Apresentação dos Indicadores Estratégicos Apresentação dos Projetos Estratégicos Agendas de reuniões de acompanhamento 22

Forma de Acompanhamento da Estratégia da Rede de Prêmios Gestão da Estratégia Reuniões de Análise da Estratégia da Rede de Prêmios (RAEs) Trimestral Gestão dos Projetos Reunião de Gestão do Projeto 1 Reunião de Gestão do Projeto 2 Reunião de Gestão do Projeto 3 Reunião de Gestão do Projeto 13 23

Agenda de Reuniões Reunião do Comitê Executivo do Prêmio MPE 17 jan (OK) 15 maio (OK) 2 set Sebrae, MBC, FNQ, GG e BR SP; Brasília; a definir Reunião do Grupo Gestor do Prêmio MPE 18 fev (OK) 4 abril (OK) 16 maio (OK) 7 e 8 julho 3 e 4 set 25 nov RJ, BSB, SP, BSB, a definir 24

Objetivo das Reuniões Definição das etapas da realização das ações; Acompanhamento dos Projetos; Cada um apresenta o projeto que é responsável e como está o andamento dos trabalhos. Análise das ações e efetividade das mesmas; Identificar parceria para os recursos necessários para cada projeto; Trabalho em Grupo para realizar atividades em conjunto; Análise dos projetos para confirmar se as prioridades são as mesmas;