Pauta Contextualização: Assespro/Setorial Software RS/PROIMPE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
Advertisements

46a Feria Internacional de Infomática, Multimedia y Telecomunicaciones
GESTÃO VOLTADA PARA A EXCELÊNCIA
Parque Científico e Tecnológico da PUCRS
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
Financiadora de Estudos e Projetos PROINFRA Programa Institucional de Infra-estrutura de Pesquisa das Instituições Públicas de Ensino Superior.
Tirando proveito de PHP (...com a plataforma Microsoft)
Fazer negócios e o acesso ao crédito no Brasil
01 de Março de 2005 Teleconferência. 2 Objetivo principal Criação da Nova Sociedade (Instituição Financeira), responsável pela estruturação e comercialização.
GERENCIAMENTO DE INCIDENTE GERENCIAMENTO DE PROBLEMA
O Núcleo SOFTEX Campinas
Apresentação do Projeto
Projeto Informações Gerenciais
Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Mario Lúcio Côrtes Assessoria da Qualidade
LIQUIGÁS “DA GESTÃO À EXCELÊNCIA”
Implementação de Sistemas
Projeto Extensão Industrial Exportadora
Antonio Carlos Tonini Maio / 2004
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Movimento Brasil Competitivo Porto Alegre, 30 de abril de 20202
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico do PGQP
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
Sessão Fechada para Comitês 4 de abril de PE-06/2004 Elevar a profissionalização e o desempenho dos Comitês e estabelecer um sistema de reconhecimento.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
1 35ª Reunião da Qualidade Sessão - fechada 11/5/2004.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
Control Objectives for Information and related Technology
OBJETIVOS DO PROGRAMA IDENTIFICAR OPORTUNIDADES
ONAP-HOME INFORMÁTICA LTDA
Gestão de Infraestrutura da RNP
Marcelo Ribeiro Moreno
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
Projeto Plano de Negócio
WORKSHOP 2009 A Nova NBR ISO 9001:2008 Caxias do Sul, 28 de Janeiro de WORKSHOP 2009 A Nova NBR ISO 9001:2008 Caxias do Sul, 28 de Janeiro de 2009.
Terceiro Seminário REDEPRO Evoluindo no modelo Fábrica de Software Dezembro 2005.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Reunião Mensal Governança
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
MPT.Br Benefícios qualidade visibilidade melhoria contínua custo/
Brookfield Asset Management Inc Brookfield Asset Management Inc. é uma gestora de ativos global com US$90 bilhões de ativos sob sua gestão. Wembley.
PROJETO IND P&G 6.1 PROMINP.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
FURNAS Centrais Elétricas S.A MW de Potência Instalada Km de Linha de Transmissão MVA de Capacidade de Transformação R$ Milhões.
11a Reunião da COGEF Brasília, 30/Mar/2011 CT-PRODEV-COGEF e o monitoramento do PROFISCO.
Projeto de Apoio a Inserção Internacional de MPE’s Brasileiras Calçadistas do APL de São João Batista (SC) JUNHO – 2011.
Show Case da Qualidade Gestão pelos critérios de excelência CIGAM Software Corporativo Ltda Robinson Oscar Klein - Diretor de Mercado.
Consultoria em TI.
1. 2 Atuamos no Mercado de Tecnologia da Informação desde Integrar tecnologia da informação aos negócios de nossos clientes é a nossa missão. Sabemos.
Planejamento Estratégico
Educação básica de qualidade para todos
Implementação do ITIL nos Correios
ADM01003 – Visão Sistêmica nas Organizações
Equipe Prof. Henrique Freitas
APRESENTAÇÃO SOFTEX CAMPINAS Marilia – 06/04/10 Edvar Pera Junior Softex Campinas Coordenador Executivo.
Programa Soluções Tecnológicas
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Antonio Marcelo Fernando Nalini Fernando Ribeiro Luiz Carlos Vaz Thiago Camargo8C.
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
1 Gestão em TIC Explicação da Avaliação Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo.
Transcrição da apresentação:

Reunião com PGQP Articulação para programa PROIMPE Porto Alegre, 15 de janeiro de 2009

Pauta Contextualização: Assespro/Setorial Software RS/PROIMPE Resgate/ampliação da participação das empresas de software no PGQP Expansão do programa para RJ, DF e demais UFs (FNQ) Próximos Passos 2 2

> Principais ações realizadas (2005) 120 empresas capacitadas no Curso de Qualidade do PGQP 90 empresas capacitadas em Gestão por Processos 40 empresas capacitadas em Gerenciamento de Projetos – PMI 80 empresas capacitadas em Gestão Tributária 80 empresas capacitadas em Contratos e Licenciamento de Software 100 pessoas capacitadas em Engenharia de Vendas 111 empresas participantes do ciclo de avaliação do PGQP – ciclo 2005 1º Encontro das Empresas de TIC (Rodada de Negócios)

> Principais ações realizadas (2006) 63 empresas treinadas no Curso de Qualidade do PGQP 17 participantes do Programa de Formação de Gestores 30 empresas treinadas em Gestão por Processos 63 empresas treinadas em Precificação de Software 30 empresas treinadas em Estratégias e Planos 20 empresas treinadas em Gestão de Pessoas 30 empresas treinadas em Gerenciamento de Projetos – PMI 200 pessoas treinadas em Engenharia de Vendas 60 pessoas treinadas em Vendas Consultivas 95 empresas participantes do ciclo de avaliação do PGQP – Ciclo 2006 2º Encontro das Empresas de TIC (Rodada de Negócios) Missão Empresarial a Feira Blusoft 2006 – Blumenau/SC Missão de Prospecção Tecnologia e de Mercado à India Exposição em Feiras (Feira do Empreendedor, Mercopar, Autoparts, Fenadi)

> Principais ações realizadas (2007) 50 empresas participantes Consultorias Continuadas (PGQP) 50 empresas participantes de palestras sobre o Supersimples 13 empresas participando Consultoria Econômica-Financeira (Bento, Caxias, Noroeste e Passo Fundo) Workshop s/Projetos de Inovação – c/SOFTSUL (Caxias do Sul) 100 pessoas treinadas em Engenharia de Vendas Cursos de Avaliação dos Critérios PGQP – Ciclo 2007 Workshops Sensibilização PGQP (p/colaboradores) 81 empresas participantes do ciclo de avaliação do PGQP – Ciclo 2007 3º Encontro das Empresas de TIC (Rodada de Negócios) 10 participantes Missão Empresarial CEBIT 2007 (Hannover/Alemanha) 8 participantes Missão Empresarial RIO INFO 2007 (Rio de Janeiro) Criação e implementação dos Selos OURO e PRATA Exposição em Feiras (Mercopar e Expointer)

> Evolução PGQP - Ciclos 2005 a 2007 – Todos os Grupos Liderança 100% 80% Resultado Estr. & Planos 2005 Processos Clientes 2006 2007 Pessoas Sociedade Info. & Conhecimento

Resultado Mapa Estratégico - PROIMPE ASSESPRO SOFTEX FENAINFO SEBRAE-NA Objetivo: Promover o aumento da competitividade das MPEs através do estímulo à informatização das MPES usuárias e da qualificação das MPEs desenvolvedoras de soluções de TIC. Resultado Aumentar e garantir a qualificação das MPEs de TIC Estimular o uso da TI nas MPEs em geral Gerenciamento do Programa Divulgar o PROIMPE com todos os seus elementos Identificar demandas não atendidas e prover plano de desenv. Stakeholders P1 – Plano de divulgação P5 – Novas Encomendas/ Oportunidades Negócios P2 – Portal PROIMPE P3– Catálogo Eletrônico Sensibilizar MPEs em geral e apoiá-las na aquisição de soluções de TIC Articular interiorização das soluções de TIC (APLs e regiões distantes) Avaliar e certificar a qualidade nas MPEs de TIC Proc. Internos P7 – Sensibilização e Modelo de Governança P4a – Rumo a ISO 9000 P6 – Redes de TIC P4b – Critérios de Excelência FNQ P4c – MPS-Br – Processos SW P8a – Capacitação de MPEs em Geral P9 – Acesso ao Crédito Qualificar e capacitar as MPEs em Geral p/ uso da TI Articular acordos para facilitar acesso a linhas de crédito P4d – Avaliação Produtos SW Aprendiz. e Desenvolvim. P8b – Capacitação MPEs Fornecedoras 8

Pauta Contextualização: Assespro/Setorial Software RS/PROIMPE Resgate/ampliação da participação das empresas de software no PGQP Expansão do programa para RJ, DF e demais UFs (FNQ) Próximos Passos 9 9

80h de capacitação + 4h de consultoria > 2009 (RS) Objetivo: resgatar a participação e termos pelo menos 100 empresas participando do ciclo 2009 do PGQP Implantação de um Programa de Benchmarking de Indicadores Setorial; Ingresso de novas empresas ao programa através da participação do “FNQ Módulo Básico - PROIMPE” Diagnóstico organizacional inicial 4h Capacitação "Fundamentos da Qualidade - TI" 20h Capacitação "Identificação e Mapeam. Processos" Capacitação "Medição de Processos" Capacitação "Padronização de Processos" Capacitação "Estratégias e Planos" Capacitação "Precificação de SW e Serviços" Capacitação "Eng. De Vendas" 8h (Aisa) 80h de capacitação + 4h de consultoria Dúvidas: Haverá atualização/alteração dos critérios de avaliação p/2009? Obrigatoriedade da realização do curso de 20h

Pauta Contextualização: Assespro/Setorial Software RS/PROIMPE Resgate/ampliação da participação das empresas de software no PGQP Expansão do programa para RJ, DF e demais UFs (FNQ) Próximos Passos 11 11

> 2009 (Expansão para outras UFs) Ingresso de novas empresas ao programa através da participação do “FNQ Módulo Básico - PROIMPE” Dúvidas: Qual a relação do PGQP com outros programas estaduais? Qual a situação real dos outros programas estaduais? Existe a possibilidade/interesse do PGQP em auxiliar essa expansão? Como o PGQP pode, eventualmente, nos auxiliar nessa expansão?

Pauta Contextualização: Assespro/Setorial Software RS/PROIMPE Resgate/ampliação da participação das empresas de software no PGQP Expansão do programa para RJ, DF e demais UFs (FNQ) Próximos Passos 13 13

> Próximos passos

TI agregando valor a Gestão de Negócios Reges Antonio Bronzatti Advogado e Consultor de TI Diretor de Expansão Grupo Processor Diretor da ASSESPRO-RS

Customer Complexity Today Interoperability more important than ever Client Applications Open Office, Star Office, Microsoft Office, Adobe Photoshop, Symantec, Norton, Firefox, Opera,… Server Applications Jboss, BEA, Zope, WebSphere, JD Edwards, Oracle, SAP, Apache, Microsoft BizTalk, .NET, … Investir em TI é caro ? Databases IBM, Microsoft, Oracle Operating Systems and Middleware Apple, HP, IBM, MS, Sun Systems Vendors HP, Sun, Fujitsu, IBM, Dell Networking Vendors Cisco, Extreme, Nortel, 3COM, Juniper Processors X86-32, X86-64, Sparc, PPC, IA64 Storage EMC, Dell, Network Appliance, HP 18 18

O que custa mais na sua empresa ? Tecnologia ou Pessoas ?

UMA Rede de 50 Computadores 3/26/2017 7:16 AM UMA Rede de 50 Computadores Applications R$ 1 Milhão e 200 Mil por Ano Exclui Ausências Licenças Cursos Processos Corrupção HE Adicionais Gratificações Custos Salários 50 pessoas R$ 300.000,00 R$ 200K HW R$ 100K SW Licença +HW Para pensar ( Em 3 anos ): SOFTWARE custa 16% da TI SERVIÇOS custam 40% da TI HARDWARE custa 44% da TI R$ 80K/Ano Salários TI+ Qualificação Suporte Terceiros Links/Outros SW-HW R$ 100K/ano Links AV Etc… R$ 20K/ano 20

COMO MUDAR? O Brasil tem condições de elevar seu Produto Interno Bruto (PIB) em até 5%, com o melhor aproveitamento das oportunidades na área da tecnologia e da eletrônica LUIZ FERNANDO FURLAN - ministro do Desenvolvimento, durante a instalação do Comitê Executivo de Comércio Eletrônico, em Brasília, em 11 de fevereiro de 2004

Lucratividade pela Inovação http://www.lucratividadeinovacao.com.br/ Cadeia de valor Ganhos prováveis Eletroeletrônicos USD 32 bilhões (40%) Alimentos USD 5.5 a USD 12.4 bilhões Têxtil USD 5.7 bilhões Saúde USD 3.0 bilhões Automobilística USD 2.3 a USD 4.0 bilhões Total de USD$ 47.5 bilhões

METODOLOGIA E CONTROLE DE GESTÃO DE TI

METODOLOGIA E CONTROLE Por que Gerenciar ? … o que não é DEFINIDO não pode ser CONTROLADO … o que não é CONTROLADO não pode ser MEDIDO … o que não é MEDIDO não pode ser MELHORADO

COMO GERENCIAR ? Utilizando um modelo de gestão para a TI que é utilizado para: DEFINIR CONTROLAR MEDIR … direcionando melhorias incrementais no Suporte e Entrega de serviços em TI

Alguns Modelos de Gestão para a TI ITIL e ISO 20000 COBIT MOF BS7799 / ISO 17799 CMM / CMMI PMBOK BSC

Gerenciamento de Serviço de TI ? “É o esforço para coordenar os processos inerentes aos serviços de TI, para entregar os objetivos de negócio do cliente.”Glossary of ITIL Terms

Como Fazer ? Gestão baseada em Processos bem definidos Service Desk Gerenciamento Financeiro Gerenciamento Nivel de Serviço Gerenciamento Continuidade Gerenciamento Capacidade Gerenciamento Problemas Gerenciamento Mudanças Etc... Gestão baseada em Indicadores Fundamentos consolidados de Qualidade Total

Custo médio por incidente (chamado) no Brasil: R$ 7,00 Exemplo de Indicador Custo por Incidente ( chamado ) • Custo médio para resolver cada problema ou dúvida na área de TI • Total do custo do Help Desk dividido pela quantidade de chamados (espaço físico, infra-estrutura, recursos técnicos e humanos) Se isto ocorrer, mostra-se alta produtividade através de uma metodologia eficaz e processo de melhoria contínua Custo médio por incidente (chamado) no Brasil: R$ 7,00

Quanto custa este tempo Exemplo de Indicador Quanto custa este tempo para uma empresa ? Por hora ? Por mês ? Por Ano ? Tempo para localizar uma informação dentro da empresa. Qual informação ? Pasta de Contratos do Sr. X; Ùltima versão da Proposta N. 45320; Balancete de Dezembro de 2006; Nota Fiscal 23415 para o Cliente Y; Etc, etc, etc.... Em média, uma pessoa gasta de 30 a 40% do seu tempo diário produtivo procurando informações...físicas ou digitais !!!

CASOS Procter&Gamble ( USA ) ABN Amro ( Brasil ) Adotou ITIL em 1997 Economizou US$ 500 milhões em 4 anos 6 a 8% em corte de custos operacionais ABN Amro ( Brasil ) Iniciou ITIL em 2001 – datacenter e implantação de equipamentos do banco, incluindo agências Centralização do Service desk Tempo de atendimento reduzido em 20% Volume de reclamações reduzido em 80% 94% dos atendimentos de clientes completados em menos de 20 segundos

A palavra aqui é.... OTIMIZAR !!!!!

_mas aquele que se adapta Sobrevivência “Não é o mais forte da espécie que sobrevive, nem mesmo o mais inteligente, _mas aquele que se adapta mais rapidamente” Charles Darwin

Contato reges.bronzatti@softwares.com.br ( 51-2111-1600)