Sistema Financeiro O que é: conjunto de instituições e instrumentos de intermediação de recursos financeiros. Função : transferência de recursos dos agentes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À TEORIA MONETÁRIA
Advertisements

Estrutura do SFN SUBSISTEMA NORMATIVO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
OPERAÇÕES NO MERCADO DE CAPITAIS – 2ª aula OMCA04 17/09/2012
“Como Funciona o Mercado de Ações ” – Parte 1
“Investimentos – Parte 2 ”
Questões sobre SFN.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS   CURSO DE ADMINISTRAÇÃO     Administração Financeira   Mercado Financeiro     Equipe de Professores de Administração.
Evolução do Sistema Financeiro Brasileiro
Sistema financeiro nacional
Feita com Você!.
Bancos Especiais: Banco do Brasil
Administração Financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras Prof. Onivaldo Izidoro Pereira.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Introdução às Finanças Corporativas
Fontes de Financiamento
Instituições Financeiras do SFN
Estrutura do SFN – Sistema Financeiro Nacional (2ª parte)
$ Jogo do Milhão.
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
Estrutura do SFN Sistema Financeiro Nacional (primeira parte)
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Sistema Financeiro.
O MERCADO MONETÁRIO, CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS (Parte 1)
3. Sistema Financeiro Nacional
UNIP Ciências da Computação e Sistemas de Informação Sistema Financeiro Nacional Professor Luiz Roberto Kallas
Introdução à Macroeconomia
ENTIDADES INTERVENIENTES
Estrutura do SFN Sistema Financeiro Nacional (noções gerais)
Introdução ao Mercado de Capitais
2º SEM 2009 Prof. Lourival1 Mercado de Capitais Ações & Fundos.
MBA Gestão Estratégica de Pessoas
Mercado do Títulos Público
Juros: Conceito Juros é o preço do dinheiro. O juro pode ser compreendido como o preço pelo “aluguel”do dinheiro. Por exemplo: Ao alugar um carro, dispomos.
Instituições Financeiras Bancárias Bancos Comerciais Bancos Múltiplos Caixas Econômicas.
RESUMO: PRINCIPIOS DE INVESTIMENTOS
POLÍTICA MONETÁRIA - COMPLEMENTO
FRANCISCO ROSSIVALDO; EDUARDO; LUIZINHA AURILÉIA; GERSON JUNIOR; WENDEL CARLOS.
CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
Mercado de Capitais Financiamento de Capital de Giro
CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
- SFN - ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Prof. Onivaldo Izidoro Pereira
Sistema Financeiro Nacional
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Economia e Mercado 12ª AULA.
Mercado de Capitais Sistema Financeiro
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Mercado Financeiro: noções
Sistema Financeiro Nacional
Professor: Cezar Augusto Pereira dos Santos SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL 1.
MERCADO FINACEIRO.
Mercado Financeiro e Investimentos
O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Mercado Monetário, Mercado de Crédito, Mercado de Capitais e Mercado Cambial.
Sociedade Anônima Características
Os intermediários financeiros 1 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais São fundamentais para que se possa transferir.
Moeda e Sistemas Financeiros - MBE/2007
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade III
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
Gestão Estrutura e Funcionamento do Mercado Financeiro Nacional.
Prof. Luciano. - Conjunto de instituições e órgãos que regulam, fiscalizam e executam as operações relativas à circulação da moeda e do crédito.
Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.
TODOS OS SLIDES FORAM EXTRAIDOS DO LIVRO Mercados Financeiros para a Certificação Profissional Anbid Adriano Leal Bruni
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
SFN Sistema Financeiro Nacional Economia e Negócios Prof. Wesley Vieira Borges.
Gestão de Serviços Bancários. Sistema Financeiro Nacional ► Intermediador de Recursos no mercado ► Formado por um conjunto de instituições que existem.
Transcrição da apresentação:

Sistema Financeiro O que é: conjunto de instituições e instrumentos de intermediação de recursos financeiros. Função : transferência de recursos dos agentes econômico superavitários para os deficitários. Disfunção: agentes financeiros canalizam os recursos captados com o objetivo de ganhos deslocados do circuito finanças-economia real.

Sistema Financeiro Nacional Leis: Bancária ( 1964), dos Mercados de Capital (1965) e dos Bancos Múltiplos (1985). Instituições Financeiras Bancárias: criam moeda por meio de recebimento de depósitos a vista: bancos comerciais e múltiplos. Instituições Financeiras Não - Bancárias: não estão autorizadas a receber depósitos a vista. Não criam meios de pagamento : sociedades corretoras, bancos de investimento. Instrumentos: ações, letras de câmbio, debêntures etc.. Ins:..

Estrutura do Sistema Financeiro Nacional Subsistema Normativo Conselho Monetário Nacional (CMN) Banco Central do Brasil (Bacen) Comissão de Valores Mobiliários (CVM) Instituições Especiais Banco do Brasil - BB Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES Caixa Econômica Federal Subsistema de Intermediação Instituições Financeiras Bancárias Instituições Financeiras não Bancárias Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo - SBPE Instituições Auxiliares Instituições Não Financeiras

SUBSISTEMA NORMATIVO O que é ? Subdivisão do SFN constituída por instituições que estabelecem diretrizes de atuação das instituições financeiras operativas. CMN: diretrizes da política cambial; regular a constituição e o funcionamento das instituições; disciplinar o crédito, etc Bacen: fiscalizar e disciplinar o mercado; gestão do SFN; gestão das dívidas públicas e executor da política monetária. CVM: normatizar e controlar o mercado de valores mobiliários: ações, debêntures, commercial papers, etc

SUBSISTEMA NORMATIVO: instituições especiais Banco do Brasil: agente financeiro do governo federal; banco comercial e banco de investimento e desenvolvimento. Sociedade anônima de capital misto, controlada pela União. CEF: banco comercial; adm. dos recursos da loteria federal; principal arrecadador do FGTS e monopólio de operações de penhor. Instituição financeira pública. BNDES: crédito visando o desenvolvimento do país. Agentes financeiros ( Bancos Com e de Inv e sociedades financeiras). Recebem comissão: del credere. Subsidiárias: Finame ( Agência Especial de Finaciamento Industrial) e BNDESPAR ( BNDES participações S/A). Fontes: PIS, PASEP, externas e próprias. Empresa pública, vinculada ao ministério de planejamento.

SUBSISTEMA DE INTERMEDIACÃO O que é ? Subdivisão do SFN constituída por instituições que atuam em operações de intermediação financeiras. Instituições Financeiras Bancárias: Bancos comerciais - S/A, criam moeda, crédito de C.P; Bancos múltiplos - banco comercial, banco de investimento e de desenvolvimento, sociedade de crédito, financiamento e investimento e sociedade de crédito imobiliário. O banco múltiplo reúne uma série de operações financeiras em torno de uma única unidade decisória. É resultado do processo de concentração que caracterizou o setor nas últimas décadas. Para ser considerado como banco múltiplo, a instituição deve exercer pelo menos duas das carteiras relacionadas acima.

SUBSISTEMA DE INTERMEDIACÃO Instituições Financeiras não Bancárias: Bancos de investimento - operações de médio e longo prazo de financiamento de capital fixo e de giro. Operam com recursos captados no exterior, subscrição pública de valores mobiliários, securitização de recebíveis, avais, fianças, CDBs, vendas de quotas de fundos de investimentos. Bancos de desenvolvimento - instituição pública estadual.Operam com empréstimos, financiamentos, arrendamento mercantil etc

SUBSISTEMA DE INTERMEDIACÃO Instituições Financeiras não Bancárias (cont.): Sociedades de crédito, financiamento e investimento (financeiras). Operam com o crédito direto ao consumidor. A sua principal fonte é o aceite e colocação de letras de câmbio no mercado. Investidor tem duas garantias: do emissor e da financeira. Também opera na forma de crédito com interveniência ao adquirir direitos comerciais de uma loja. Tipos: independentes, ligadas a conglomerados financeiros, ligadas a estabelecimentos comerciais e ligadas a indústrias. Sociedade de Arrendamento Mercantil (leasing) - operacional ( efetuado pelas fabricantes dos bens); financeiro (intermediado por uma instituição financeira) e lease-back ( empresa vende bem de sua propriedade e aluga imediatamente).

SUBSISTEMA DE INTERMEDIACÃO Instituições Financeiras não Bancárias (cont): Cooperativas de crédito - viabiliza crédito para os cooperados. Sociedades de crédito imobiliário: financiamento de operações imobiliárias. Fontes: letras imobiliárias e caderneta de poup. Associações de poupança e empréstimos:operam no financiamento imobiliário. Sociedade civil sem fins lucrativos. Fonte: caderneta de poupança de pessoa física. Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo: CEF, sociedades de crédito imobiliário, associações de poup. e empréstimos e bancos múltiplos. Funding: poupança e FGTS

SUBSISTEMA DE INTERMEDIACÃO Instituições Auxiliares. Bolsas de valores. Associações civis s/ fins lucrativos. Provê liquidez aos títulos negociados. Atua por meio de pregões, forma preço e divulga as operações. Mercado a vista, a termo, futuro e opções. As clearings registram/compensam/liquidam operações. Soc.corretoras: intermediação financeira nos pregões. Promover ou participar de subscrições, adm. e custodiar carteiras de títulos e valores mobiliários organizar fundos e clubes de inv, Soc. distribuidoras: intermediação de investimento em títulos e valores mobiliários. Ag. autônomos de inv: pessoas físicas credenciadas p/ atuarem na colocação de títulos e valores mob.e outros serviços no mercado. Instituições não finaceiras. Sociedade de fomento comercial - factoring Companhias seguradoras

Mercados Financeiros Mercado monetário Mercado de Crédito Mercados de Capitais Mercado Cambial

A dinâmica do mercado de títulos Tesouro Nacional R$ LT Banco Central R$ LT LBC Mercado Interbancário CDI R$ R$ LC,RDB,CDB,C/C, Cotas de Fundos Público

Principais Títulos Negociados no Mercado Financeiro Públicos Federais: - ORTN, LTN, BTN, LFT, NTN. Privados: Ações: ordinárias, preferenciais e de fruição ou gozo (distribuídas entre os acionistas - direito no caso de dissolução da companhia). Opções sobre ações. BDRs e DRs Commercial Paper e export note Debêntures Letras de câmbio: emitidas pelos financiados nos contratos de créditos. CDB(pode se transferido), RDB (nominativo) e CDI (interfinanceiro) Letras Hipotecárias: funding adicional à poupança para o mercado imobiliário.