Biografia de Cândido Portinari

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Projeto Pintores Famosos
O nascimento de uma arte nova e a Semana de 22
GUERRA FRIA.
"Moço, continuarei até a morte porque, além dos bens que obtenho com minha imaginação, nada mais ambiciono." ... Di Cavalcanti.
Victor Brecheret.
Obras e Biografias de Tarsila do Amaral
Aluna; Stephany Fernandes Professora; Janislei Serie; 8 ano A
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
‘EMEF ARTHUR DA COSTA E SILVA’
A televisão O desenvolvimento da tecnologia, a descoberta da fotografia e do cinema, bem como a reprodução da realidade através dos recursos da luz,
Fauvismo.
MOVIMENTO MURALISTA Historiadores da arte estudam, além da vida e do trabalho dos artistas, como cada momento histórico propicia o aparecimento de um tipo.
Professora:Micheline Barros Autora:Nilta Mª Anjos Santos
Estética – Siron Franco
Estética – Rubens Gerchman
A GUERRA FRIA (1945 / 1989) "A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível."
Anita Malfatti Di Cavalcanti Cândido Portinari Tarsila do Amaral
Filha de um fotógrafo judeu-alemão, Guilhermo Kahlo, e de Matilde Calderón y Gonzalez, uma mestiça mexicana, Frida Kahlo nasceu em 1907 no México. Aos.
Arte Déco.
Amadeo de Souza Cardoso
Laura Reydon e Luana Castro
VISITA AO MUSEU DE ARTE DA BAHIA DIA: 20 DE SETEMBRO DE 2012 DAS 14H30MIN ÀS 18H LOCAL: CORREDOR DA VITÓRIA PÚBLICO-ALVO: ACADÊMICOS DE DIREITO PROFESSORA.
Sophia de Mello breyner Andresen.
ARTE BRASILEIRA – PÓS SEMANA DE 1922
Cândido Portinari.
Arte Moderna – Brasil Turmas: 181, 182 e 183
Carlos Carrà ( ).
OSCAR NIEMEYER ARQUITETO BRASILEIRO
LEITURA DE IMAGENS.
Óscar Niemeyer.
Piet Mondrian.
Di Cavalcanti Emiliano Di Cavalcanti, o pintor das mulatas, nasceu
Viagem Técnica ao Rio de Janeiro
Monumento Nacional ao Imigrante
COMONIAN Clique.
Cícero Dias.
MIGRAÇÃO E XENOFOBIA.
Literatura PRÉ-MODERNISMO
E.E DOM JOSÉ DE CAMARGO BARROS - INDAIATUBA
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
BERTINA LOPES (1924 – 2012) Filha de pai português e de mãe moçambicana, terminou os seus estudos em Lisboa, onde se formou em pintura e escultura pela.
Cândido Portinari 29/12/ /02/1962.
Formadora: Janaína Lapuente
Gerson Serraceni Clique.
PROFESSOR: FRANCISCO HERCULANO C. DE SOUZA
Siron Franco 3º G Alexandre Bruna Cássia
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
E.E. Dom José de Camargo Barros Indaiatuba, disciplina de filosofia. Trabalho de Filosofia do 4ºbimestre de Siron Franco: Vida e arte. Siron Franco:
Cândido Portinari nasceu no dia 30 de dezembro de 1903,
…um pintor que se chamava…
A INFLUÊNCIA DA MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Fotografia de paisagem
“ E E Dom José de Camargo Barros ” Indaiatuba, disciplina de Filosofia “ Trabalho de Filosofia do 4° Bimestre de 2007 ” Titulo do Trabalho:Francisco Rebolo.
Na visão de Jean Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas
Abapuru Operários. Abapuru Operários Oswald de Andrade (11/01/1890 – 22/10/1954), defende a idéia de valorização das raízes nacionais, que devem.
DEBRET FICOU NO BRASIL ATÉ 1831 E PRODUZIU UMA OBRA IMENSA: RETRATOS DA FAMÍLIA REAL, CENÁRIOS PARA O TEATRO SÃO JOÃO E TRABALHOS DECORATIVOS PARA.
A Pintura e a Matemática
Cândido Portinari.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA GESTORES E COORDENADORES DA EDUCAÇÃO INTEGRAL DISCIPLINA: LAZER E ESPORTE.
EE “Dom José de Camargo Barros” Indaiatuba Disciplina de Filosofia “TRABALHO DE FILOSOFIA DO 4º BIMESTRE DE 2007” Nome:Número3ºG Douglas09 Guilherme14.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
E a superação do academicismo
ALL STAR & MONET.
Principais Eventos de Divulgação da Arte Moderna Precursores: –1855: Courbet e seu Pavilhão do Realismo, em frente à I Exposition Universelle, em Paris.
PAUL KLEE.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Cândido Portinari Painel Guerra e Paz Sede da ONU (Organização das Nações Unidas)
Transcrição da apresentação:

Biografia de Cândido Portinari

1903 - Nasce em Brodósqui, no Estado de São Paulo 1903 - Nasce em Brodósqui, no Estado de São Paulo. Filho de imigrantes italianos. Cursa apenas o curso primário. 1914 - Aos onze anos, faz o retrato de Carlos Gomes. 1918 - Vai para o Rio e, na Escola Nacional de Belas-Artes, estuda pintura.

Década de 20 - Enquanto estuda pintura, imensa produção de retratos Década de 20 - Enquanto estuda pintura, imensa produção de retratos. Produz “Baile na Roça”, 1ª obra de temática brasileira. 1928 - Prêmio de Viagem ao Estrangeiro, da Exposição Geral de Belas-Artes, com obra em estilo clássico. 1929-1931 - Temporada em Paris.

1931 - Volta renovado, com mudança na estética das obras, valorizando mais as cores e a idéia da obra. Retrata o povo brasileiro nas suas telas. 1935 - Menção Honrosa em exposição nos EUA, com a tela “Café”. Esquece o volume (Tridimensão) e aos poucos deixa telas pintadas a óleo e se dedica a murais e afrescos.

1936 - Painéis no Monumento Rodoviário, na Via Dutra; afrescos do MEC (Rio), temática social, que será o fio condutor de toda a sua obra a partir de então. 1939 - Executa três grandes painéis para o Pavilhão do Brasil na Feira Mundial de Nova York. O Museu de Arte Moderna de Nova York adquire sua tela “Morro”.

1940 - Participa de uma mostra de arte no Riverside Museum de NY e o diretor deste organiza mostra individual de Portinari no Instituto de Artes de Detroit e no Museu de NY, sucesso de crítica, venda e público. 1941 - Executa quatro grandes murais na Fundação Hispânica da Biblioteca do Congresso, em Washington, com temas referentes à história latino-americana.

1943 - Executa oito painéis conhecidos como Série Bíblica, com influência picassiana de “Guernica” e sob o impacto da Segunda Guerra Mundial.

1944 - Inicia as obras de decoração do conjunto arquitetônico da Pampulha em Belo Horizonte (MG), com destaque para “São Francisco” e “Via Sacra”. O nazi-fascismo e os horrores da guerra reforçam o caráter social e trágico de sua obra. Produz séries : “Retirantes” (1944) e “Meninos de Brodósqui” (1946) e outras.

1946 - Volta a Paris para a primeira exposição na Europa 1946 - Volta a Paris para a primeira exposição na Europa. Recebe do governo francês a medalha Legião de Honra. 1947 - Expõe no Salão Peuser, de Buenos Aires e nos salões da Comissão Nacional de Belas Artes de Montevidéu. No final da década de quarenta deixa de lado a dramaticidade expressiva e a temática social e busca temas históricos através da afirmação do muralismo.

1948 - Portinari se auto-exila no Uruguai, por motivos políticos, onde pinta o painel “A Primeira Missa no Brasil”. Dá início à exploração dos temas históricos através da afirmação do muralismo. 1949 - Grande painel “Tiradentes”, episódios do julgamento e execução do herói brasileiro. Por este trabalho recebeu, em 1950, a Medalha de Ouro do júri do Prêmio Internacional da Paz (Varsóvia).

1952 - Painel com temática histórica:” A Chegada da Família Real Portuguesa à Bahia”, e esboços dos painéis “Guerra e Paz”, de 14m x 10m cada, doados pelo governo brasileiro à sede da ONU. 1954 - Realiza o painel “Descobrimento do Brasil”. Tem sintomas de intoxicação por tintas.

1955 - Medalha de Ouro do International Fine Arts Council de Nova York, como o melhor pintor do ano. 1956 - Desenhos da Série “D. Quixote”. Viaja para Israel, expondo em museus e faz desenhos inspirados no contato com o novo País. 1958 a 1961 - Expõe em vários museus internacionais.

1961 - O pintor tem diversas recaídas da doença que o atacara em 1954 - a intoxicação pelas tintas - entretanto, lança-se ao trabalho para preparar uma grande exposição, com cerca de 200 obras, a convite da Prefeitura de Milão. 1962 - Tendo produzido cerca de cinco mil obras, Cândido Portinari falece no dia 6 de fevereiro, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava.

Estilo de Portinari Pintura Clássica Obra: Retrato de Olegário Mariano

Estilo de Portinari Expressionismo: valorização das cores e da idéia das pinturas Obra: Retirantes

Estilo de Portinari Valorização da cultura brasileira: tipos humanos Obra: Mestiço

Estilo de Portinari Cubismo Obra: Painel 4 Estações

Estilo de Portinari Temática social Obra: Retirantes

Estilo de Portinari Temática histórica Obra: Primeira missa (Muralismo)

“O pintor social acredita ser o arauto do povo, o mensageiro de seus sentimentos. É aquele que deseja a paz, a justiça e a liberdade . É aquele que acredita que os homens podem participar dos prazeres do Universo.” (Cândido Portinari)