Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E  ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO. Alunas: Andréia Polonio, Ananda Polonio, Josielli e Nayla Fabri. 2º Período de Pedagogia

A educação é um fenômeno dos seres humanos;    *  A educação é um fenômeno dos seres humanos;    *  Diferentemente dos outros animais que se adaptam a realidade natural, o homem necessita produzir continuamente sua própria existência;

* A natureza que se adapta a ele e assim se  diferencia dos outros animais através do trabalho;    *  Trabalho material: o homem necessita de idéias os objetivos da ação, o que significa que ele representa mentalmente os objetivos reais;

  *  Trabalho não-material: trata-se da produção de idéias, conceitos, valores, símbolos, hábitos, atitudes, habilidades;    *  O que não é garantido pela natureza tem que ser produzido historicamente pelos homens;

O trabalho educativo é o ato de produzir em cada indivíduo singular;  *  O trabalho educativo é o ato de produzir em cada indivíduo singular; *   A educação não se reduz ao ensino;

  *   A educação sem sua identidade própria, não seria possível sua institucionalização; *   A escola é uma instituição cujo papel consiste na socialização do saber sistemático;

·      Em grego temos três palavras referente ao fenômeno do conhecimento: Doxa, que significa opinião,saber próprio do senso comum, Sofia, é a sabedoria fundada numa longa experiência da vida, e Episteme significa ciência,conhecimento metódico e sistematizado;

*   O conhecimento que produz palpites, não justifica a existência da escola;  *   A sabedoria baseada na experiência de vida dispensa e até mesmo desdenha a experiência escolar;

*  A escola existe para proporcionar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado; * Conteúdo fundamental da escola elementar: ler, escrever, contar, os rudimentos das ciências naturais e das ciências sociais;

* Currículo é o conjunto das atividades desenvolvidas pela escola, diferenciando de programas ou elencos de disciplinas;   * Na escola encontra tempo para todo tipo de comemoração, mais pouca coisa é feita para a transmissão- assimilar de conhecimento sistematizado;

* Com o currículo, a escola tornou-se um mercado de trabalho disputadíssimo pelos mais diferentes tipos de profissionais, e a partir daí opera-se uma nova inversão;   * A escola neutraliza-se, por outro caminho, o seu papel no processo de democratização;

Gramsci escreveu uma passagem que diz assim: [ * Gramsci escreveu uma passagem que diz assim: [...] Toda escola unitária é escola ativa, se bem que seja necessário limitar as ideologias libertárias nesse campo [...]. Ainda se está na fase romântica da escola ativa, na qual os elementos da luta contra a escola mecânica e jesuítica se dilataram morbidamente por causa do contraste e da polemica: é necessário entrar na fase “clássica”, racional, encontrando nos fins a atingir a fonte natural para elaborar os métodos e as formas [Gramsci, 1968, p.124].

* Conceito abrangente de currículo: organização do conjunto das atividades nucleares distribuídas no espaço e tempo escolares;   * Para existir a escola não basta a existência do saber sistematizado, é necessário viabilizar as condições de sua transmissão e assimilação;

* Ensino-aprendizagem: compreende o equivoco da Escola Nova em relação ao problema da atividade e da criatividade;   * A critica ao ensino tradicional era justa, na medida em que esse ensino perdeu de vista os fins, tornando mecânicos e vazios de sentido conteúdos que transmitia;

* A Escola Nova tendeu a classificar toda transmissão de conteúdo como mecanismo e todo mecanismo como anticriativo, assim como todo automatismo como negação da liberdade;   * Automatismo: condição da liberdade e que não é possível se criativo sem dominar determinados mecanismos;

* Só se aprende, de fato, quando se adquire uma disposição permanente, dito de outra forma, quando o objeto de aprendizagem se converte numa espécie de segunda natureza;   * A expressão segunda natureza é sugestiva justamente porque, quem sabe ler e escrever considera esses atos como naturais;

* As coisas acontecem como se tratasse de uma habilidade natural e espontânea, e no entanto trata de uma habilidade adquirida e, frisa não de modo espontâneo;   * Adquirir um habitus significa criar uma situação irreversível, para isso é preciso ter insistência e persistência;

* Não é por acaso que a duração da escola primaria é fixada em todos os países em pelo menos quatros anos, isso indica que esse tempo é o mínimo indispensável;   * Na escola básica, que a identificação e o reconhecimento dos mecanismos supõe uma continuidade que se estende por pelo menos mais três anos;

* A criança passará a estudar ciências naturais, história, geografia, aritmética através da linguagem escrita, isto é, lendo e escrevendo de modo sistemático;   * Pela mediação da escola, acontece à passagem do saber espontâneo ao saber sistematizado, da cultura popular à cultura erudita;

* O acesso a cultura erudita possibilita apropriação de novas formas por meio das quais se podem expressar os próprios conteúdos do saber popular, cabe, pois, não perder de vista o caráter derivado da cultura erudita em relação à cultura popular, cuja primazia não é destronada.