Representação do Mundo pela Matemática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO ª REUNIÃO TÉCNICA FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO 2009.
Advertisements

Estágio de Apoio Docente
2008/01- Pólo de São Leopoldo.
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Orientação – acesso ambiente virtual
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Administração de Marketing 1
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
  Ana Carolina Castelli da Silva
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Como produzir um jornal escolar
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Plano de Trabalho Docente
O Coordenador Pedagógico desafios e práticas

Semana Pedagógica - Julho/2011
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
Construindo uma identidade profissional
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
Currículo oficial de São Paulo
Altinópolis.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Tipos de Tutoria.
O papel do conteudista.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Museu Memórias de Alfabetização
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
IF696 - Integração de Dados e DW
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID
O PROFESSOR COMO PROFESSOR I
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento da Rotina Semanal
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Análise crítica de dissertação Elisa Friedrich Martins GEMaTh – A criação de um grupo de estudos segundo fundamentos da Educação Matemática Crítica: uma.
1. 2 Bem-vindos à UFRGS!! 3  Faculdade de Educação/UFRGS  Faculdade de Educação/UFSC  Secretaria de Educação a Distância- SEED/MEC LICENCIATURA EM.
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Autora: Graziela Langone Fonseca
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Bem-Vindos ! PÓLO DE GRAVATAÍ. S e m i n á r i o I n t e g r a d o r I V.
Transcrição da apresentação:

Representação do Mundo pela Matemática UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE GRADUAÇÃO – LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Representação do Mundo pela Matemática

Equipe Desenvolvimento do material Docentes Tutoras Anuar Daian de Morais Cristiano Lopes Lima Eduardo Melloni Lucchesi Elisa Friedrich Martins Fabiana Serres Gabriel Wolf Flores Guilherme Nogueira Igor Cunha Marcus Basso (Coordenador) Milena Wollmann Paula Aguiar Silva Priscila Moraes Rodrigo Sychocki da Silva Rodrigo Orestes Feijó Taís Aline Azevedo Tamiris Duarte Vera Lucia Weiand Vinícius Cardoso Vinícius Teixeira Virgínia Crivellaro Sanchotene Crediné Silva de Menezes Daniela Stevanin Hoffmann Luiz Mazzei Marlusa da Silva Samuel Bello Tutoras Caroline Bohrer do Amaral Daniela Silva Perli Damiana Elisa Friedrich Martins Juliana Machado Luciane Mota Melissa Meier Paula Aguiar da Silva Simone Ramminger Suelen Assunção

Representação do Mundo pela Matemática Para começar, gostaríamos que vocês observassem o mapa desenhado abaixo. Ele representa uma parte de um bairro de uma cidade. Agora, imaginem que uma pessoa precisa deslocar-se de um ponto a outro nesse bairro e poderá usar somente esse mapa.

Se os nomes das ruas e a indicação de pontos de referência estivessem escritos no mapa, a tarefa de deslocar-se de um ponto a outro ficaria facilitada, não é mesmo?

Pois bem. Para aprender e ensinar Matemática muitas vezes precisamos “saber os nomes das ruas” para nos orientarmos. Assim, é nossa intenção, no desenvolvimento da interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática a de, juntos, docentes, tutores, equipe que desenvolve o material e, principalmente, alunas e alunos do Curso PEAD, criarmos e escrevermos os nomes da ruas necessários para melhor nos orientarmos no ensino e aprendizagem de Matemática.

Para que esse trabalho ocorra, criamos algumas atividades para serem desenvolvidas de forma coletiva ou individualizadas, publicamos textos, jogos, vídeos, descrição de materiais concretos com a perspectiva que eles possam servir para ajudá-los nas suas aulas de Matemática. Também disponibilizamos livros digitalizados, indicações de livros, endereços eletrônicos e gostaríamos muito de poder contar com as contribuições de vocês via sugestões de materiais, livros e opiniões.

Súmula: O Desenvolvimento psicogenético das noções lógicas elementares, espaciais e numéricas dos alfabetizados. O Currículo, a organização do ensino nas séries iniciais e a construção das primeiras aprendizagens matemáticas.

Princípios A interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática seguirá a proposição do Curso no sentido de utilizarmos uma metodologia interativa e problematizadora. Essa metodologia pressupõe a permanente troca de idéias e experiências entre, docentes, tutoras e alunos(as) de maneira que um processo de reflexão e tomada de consciência de seu próprio processo de aprendizagem sejam desencadeados e favoreçam a construção de conhecimentos referentes aos temas e conceitos de Matemática que serão tratados na interdisciplina. A estruturação básica da interdisciplina prevê a articulação entre os estudos teórico-metodológicos e a apropriação tecnológica, em torno de situações de aprendizagem no âmbito da Matemática. O modelo metodológico é centrado em atividades teórico-práticas sistemáticas que serão realizadas pelos professores-alunos a partir da proposição de atividades iniciais. Essas atividades estarão estreitamente relacionadas com as vivências/experiências dos alunos e alunas do Curso; a partir da explicitação e problematização dessas vivências e experiências, juntamente com a proposição de atividades, atividades complementares, leituras, etc., docentes e tutoras provocarão novas situações de aprendizagem para o grupo.

PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELA MATEMÁTICA Cronograma PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PEAD/2008-1 - EIXO 4 REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELA MATEMÁTICA

TEMPO previsto para a atividade QUEM ANALISA, COMENTA, AVALIA? MÊS SEMANA PERÍODO CONTEÚDO, TÓPICO, TEMA.... TEMPO previsto para a atividade QUEM ANALISA, COMENTA, AVALIA? MAR 1 17 a 21 Presencial 1 7h docente/ tutores 2 24 a 28 Classificação e seriação ABR 3 31 a 04 4, 5, 6 07 a 25 Números e operações 21 h 7 28 a 02 Semana destinada à recuperação das atividades

TEMPO previsto para a atividade QUEM ANALISA, COMENTA, AVALIA? MÊS SEMANA PERÍODO CONTEÚDO, TÓPICO, TEMA.... TEMPO previsto para a atividade QUEM ANALISA, COMENTA, AVALIA? MAI 8 05 a 09 Presencial 2 7h docente/ tutores 9, 10, 11 12 a 30 Espaço e Forma 21 JUN 12, 13,14,15 02 a 27 28h JUL 16 30 a 04 Semana para colocar em dia atividades pendentes 17 07 a 10 Workshop de avaliação nos pólos 18 14 a 18 Avaliação e início da recuperação docente 19 21 a 24 Recuperação

Agenda Onde você tem uma planilha com a data limite para a postagem das atividades e a indicação do lugar onde esta postagem deve acontecer. Lembrete: esta agenda será atualizada seguidamente; é necessário olhá-la de vez em quando. Período de realização Temática Identificação Descrição Onde publicar   de 17/03 a 20/03 Presencial 1 Apresentação Apresentação da interdisciplina Representação do mundo pela Matemática de 24/03 a 29/03 Classificação e seriação Atividade 1 Questão para o grupo pbwiki coletivo Atividade 2 Manipulação de objetos envolvendo comparação, classificação e seriação Leitura de exemplos de classificação seguindo diferentes critérios; pertinência e inclusão Criação de uma atividade que envolva classificação pbwiki individual de 31/03 a 05/04 Atividade 3 Manipulação de objetos envolvendo seriação Leitura de exemplos de seriação e proposição de novos Postagem no mural: material adequado para trabalhar seriação mural Atividade 4 Iniciando o trabalho com leitura e construção de gráficos com os alunos Atividade 5 Leitura do texto "Aprendizagem e Desenvolvimento: Experiências Físicas e Lógico-Matemáticas" "Re-pensando" a atividade 1