EDUCAÇÃO POPULAR: Desafio à Democratização da Escola Pública

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
CURRÍCULO: TEMPOS E ESPAÇOS
Programa de Ética e Cidadania
O Currículo na Educação Infantil
Profª Olga C. da Silva Durand UFSC
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
desafios atuais para a escola
Projeto Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar Realização: Ação Educativa Apoio: União Européia Contrapartida.
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
O Plano de Ação Curricular na Escola
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
PROJETO PEDAGÓGICO EMEFM ANTONIO ALVES VERÍSSIMO
A produção do fracasso escolar
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Educação.
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Brincando e aprendendo a viver
Curso Direito à Memória e à Verdade
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
Sociologia e sociologia e senso comum
Conversando sobre Formação Integral.
O que é ensinar história?
NÃO ME CONCEBO EDUCADORA SE NÃO FOR INVESTIGADORA. A SALA DE AULA É UM ESPAÇO RIQUÍSSIMO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. O APROVEITAMENTO DO QUE SUCEDE.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
GESTÃO SOCIAL COM FAMÍLIAS Darlene de Moraes Silveira
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
SUJEITO HISTÓRICO.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Prof. Ms. José Elias de Almeida
História nas atuais propostas curriculares
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
O Cotidiano da Escola Silvana De Negri. O filme Apresenta situações vividas no decorrer de um ano letivo, numa escola pública francesa.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
A escola comum diante da deficiência mental Discutindo a diferença nos espaços escolares.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Aprendizagem Dialógica
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Capital cultural Criado por P. Bordieu e J. C. Passeron na década de 1960 para explicar as oportunidades muito desiguais de sucesso escolar segundo a classe.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Cristiane Jonas Francisconi
Construindo a cultura educacional inclusiva
Os anos 90: Política e sociedade no Brasil
Atividade complementar 04
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA: PAPEL ESSENCIAL NA ARTICULAÇÃODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
CRITÉRIOS DE JUSTIÇA PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: reconhecimento, redistribuição, representação e realização. José Henrique de Faria.
São aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
ESPAÇO PÚBLICO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. O que é Espaço Público? Um local de reflexão, discussão, de trabalho de idéias novas e calcificadas que podem.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO POPULAR: Desafio à Democratização da Escola Pública Maria Teresa Esteban

A transformação da escola, por meio de sua democratização, é uma meta que vem sendo buscada há algum tempo, para realizá-la precisamos implementar ações capazes de fazer da escola pública uma escola para as classes populares.

Exige diálogo constante com os sujeitos que habitam as margens sociais e passam a compor o cenário escolar. Viver o cotidiano escolar das classes populares é se comprometer com a produção diária do êxito como uma possibilidade real.

Análises sobre a função social da escola exprimem tanto suas relações com a democratização do conhecimento como apontam sua participação nos processos de seleção e exclusão social.

COTIDIANO ESCOLAR HOMOGENEIDADE E DESIGUALDADE

HOMOGENEIDADE AO RESSALTAR AS DIFERENÇAS, SEGREGA E DISCRIMINA, OCULTANDO, SOB CONCEITOS CONSTITUÍDOS NA PERSPECTIVA DA NEUTRALIDADE, PRECONCEITOS ENRAIZADOS SOCIAL E ESCOLARMENTE QUE CONDUZEM E JUSTIFICAM A EXCLUSÃO.

DESIGUALDADE A VISIBILIDADE CRESCENTE DA DIFERENÇA COMO UM DE SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS VEM FAVORECENDO, A CONFIGURAÇÃO DE PRÁTICAS MAIS FAVORÁVEIS ÀQUELES NOMEADOS COMO “DIFERENTES” E A INSTAURAÇÃO DO DEBATE SOBRE A RELAÇÃO ENTRE DIFERENÇA E DESIGUALDADE.

PRÁTICA PEDAGÓGICA É UMA PRÁTICA SOCIAL, PORTANTO, ESTÁ INEVITAVELMENTE CONSTITUÍDA PELA TENSÃO EXCLUSÃO/INCLUSÃO.

A INCORPORAÇÃO DA DIFERENÇA COMO JUSTIFICATIVA PARA ATOS QUE EXCLEUM, SEGREGAM E EXPÕEM OS DISCURSOSS QUE CIRCULAM NA ESCOLA E AFIRMAM A IMPOSSIBILIDADE DE SE TRABALHAR COM A DIFERENÇA.

O JOGO IGUALDADE/DIFERENÇA É PARCEIRO DOS PROCESSOS SOCIAIS POR MEIO DOS QUAIS SE INCLUEM E EXCLUEM CONHECIMENTOS, PRÁTICAS E SUJEITOS.

ATRIBUIR AO ALUNO QUE A SUA APRENDIZAGEM É MÉRITO SEU, É NEGAR AS SUAS DIFERENÇAS, NÃO AMPLIAR SEUS CONHECIMENTOS E IMPEDIR QUE USUFRUA DE SEUS DIREITOS.

NEGADAS EM SUA DIFERENÇA, TAMBÉM SÃO NEGADAS EM SUA IGUALDADE E NA PERVERSA DINÂMICA ESCOLAR, MAIS DO QUE SER IGUAL É PRECISO PARECER IGUAL, A DIFERENÇA VISTA COMO FALTA, COMO DEFICIÊNCIA, JUSTIFICA A SUBORDINAÇÃO.

LÓGICA DA SUBALTERNIDADE FAZ COM QUE AS CRIANÇAS PASSEM A CONSTITUIR UMA CATEGORIA: AS QUE FRACASSAM NA ESCOLA.

QUANDO A DIFERENÇA NÃO PRODUZ UMA DIFERENÇA NO OLHAR A EXCLUSÃO DA ESCOLA DÁ LUGAR À EXCLUSÃO NA ESCOLA.

NA ESCOLA A REFLEXÃO SOBRE O VIVIDO CONFIRMA A INSUFICIEÊCIA DO ACESSO QUE AS CLASSES POPULARES TÊM À ESCOLA

EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO POPULAR X PARA A CLASSE POPULAR MÚLTIPLOS DIÁLOGOS COM OS DIFERENTES SEGMENTOS SOCIAIS HISTORICAMENTE PRODUZIDO -- VÍNCULO COM OS PROCESSOS DE SUBORDINAÇÃO SOCIAL, CULTURAL E ECONÔMICA

É PRECISO QUESTIONAR NÃO O SUJEITO QUE FRACASSA, MAS AS RELAÇÕES QUE GERAM O FRACASSO DE MUITOS E O ÊXITO DE ALGUNS.

A PERMANÊNCIA DOS SUJEITOS QUE FRACASSAM NA ESCOLA EXPRESSA A POSSIBILIDADE DE DESEJO DE PRODUÇÃO DE OUTROS RESULTADOS. EXPÕE A INSUFICIÊNCIA DE UMA ECOLARIZAÇÃO PAUTADA NA HOMOGENEIDADE DE PROCESSOS E RESULTADOS.

POTENCIALIDADE DA ESCOLA FAVORER OS PROCESSOS COLETIVOS, FOMENTANDO O ENCONTRO COM O OUTRO E AS DIFERENTES FORMAS DE SER, SENTIR, PENSAR, FAZER E SABER; PROMOVER CONDIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DE PROJETOS COLETIVOS QUE INCORPORAM PRODUTIVAMENTE, NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, AS EXPERIÊNCIAS DOS SUJEITOS DAS CLASSES POPULARES.

O RECONHECIMENTO DA HETEROGENEIDADE QUE CARACTERIZA O COTIDIANO ESCOLAR COMO ASPECTO PRODUTIVO, EVIDENCIA A NECESSIDADE DE SE APRENDER A CONVIVER DEMOCRÁTICA E SOLIDARIAMENTE COM AS DIFERENÇAS, TOMANDO-AS COMO ASPECTOS INDISPENSÁVEIS AO PERMANENTE PROCESSO INDIVIDUAL E COLETIVO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS.

O RECONHECIMENTO DA HETEROGENEIDADE QUE CARACTERIZA O COTIDIANO ESCOLAR COMO ASPECTO PRODUTIVO, EVIDENCIA A NECESSIDADE DE SE APRENDER A CONVIVER DEMOCRÁTICA E SOLIDARIAMENTE COM AS DIFERENÇAS, TOMANDO-AS COMO ASPECTOS INDISPENSÁVEIS AO PERMANENTE PROCESSO INDIVIDUAL E COLETIVO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS.

A DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PRESSUPÕE O COLETIVO COMO ESPAÇO PRIVILEGIADO PARA SE ESTABELCER RELAÇÕES SOLIDÁRIAS QUE CONTRIBUAM PARA A AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO.

A ESCOLA PÚBLICA AMPLIA SUA QUALIDADE AO APRENDER COM OS MOVIMENTOS DE EDUCAÇÃO POPULAR A INCORPORAR, EM SEU COTIDIANO, O TRABALHO COLETIVO, AS REALÇAÕES SOLIDÁRIAS, OS DIFERENTES SABERES E A PARTICIPAÇÃO DAS DIFERENTES PESSOAS.