TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Relação professor/aluno
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Pedagogia da pesquisa-ação
Organização Curricular da Escola
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
AS TICS E A ESCOLA.
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
preocupações e novas perspectivas Depto de Multimeios e Nied - Unicamp
Avaliação Institucional
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Informática na Educação
Góes, A.O.S. Doutor em Sociologia Econômica e das Organizações, ISEG-UTL, Lisboa, Portugal Professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Curso de Docência Universitária
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Propostas de layout Modelo 1
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Construindo o futuro do seu filho!
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
SILVANA BERBEL FERNANDES
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O profissional da gestão escolar e suas implicações
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Computer & Education Tópicos Especializados em Engenharia de Software Alexandre Barbosa Cazeli Denis Colli Spalenza.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
O uso das tecnologias na escola
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
O computador como Meio e como Fim...
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Universidade Federal de Alagoas
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS “O Professor do Futuro” ou “O Futuro do Professor” Pedagoga Patrícia Grasel Silveira

Existe hoje um desejo de conhecer e se atualizar do “novo”, e a prova disso está nos laboratórios de informática das escolas, que já são uma realidade presente em muitas instituições de ensino, mas que, muitas vezes, quase que sempre, não são utilizados de maneira correta e acabam sendo pouco explorado, por falta de uso especificamente pedagógico da tecnologia da informação e comunicação.  

Objetivo Geral Caracterizar a importância da formação do educador para atuar na intermediação pedagógica das tecnologias educacionais.  

Objetivos específicos Caracterizar a atuação do profissional do Laboratório de Informática de escolas da rede privada de ensino de Porto Alegre. Identificar as contribuições pedagógicas desse profissional, a partir da sua própria percepção. Identificar os possíveis efeitos sobre o ensino e a aprendizagem escolares, resultantes de atuação pedagógica deste profissional. Indicar propostas inovadoras para a organização e estruturação de um espaço específico da exploração das novas tecnologias educacionais, em escolas de rede privada de ensino de Porto Alegre.

A presente pesquisa teve como prática metodológica enfoque descritivo, de abordagem qualitativa e de cunho teórico-prático. Foi realizado um trabalho empírico, usando como instrumento de coleta de dados uma entrevista semi-estruturada, aplicada a 5 profissionais que estão e/ou estavam atuando nos laboratórios de Tecnologias Educacional e/ou Informática Educativa e/ou de Multimeios, dentro de instituições de ensino formal, privadas da cidade de Porto Alegre.  

Posteriormente, as entrevistas serviram como objeto de análise de conteúdo, na intenção de encaminhar as questões que emergiram durante o estudo da teoria que embasa a investigação realizada.  

A presente pesquisa realizou a análise de conteúdo através da perspectiva de Moraes (1999, p.2) que diz “o ciclo de análise, constituído de três elementos - unitarização, categorização e comunicação - se apresenta como um movimento que possibilita a emergência de novas compreensões com base na auto-organização.”  

introduzir as tecnologias na sala de aula preparar os futuros professores Hipertextos novas linguagens e formas de aprender o papel do professor mudou

As tecnologias educacionais já estão presentes no dia-a-dia da sociedade e afetam a educação das novas gerações. Para isso, é preciso enfrentar o inusitado e preparar os futuros professores de modo que estejam em sintonia com os tempos atuais.  

As escolas precisam introduzir as tecnologias na sala de aula, no seu dia-a-dia, da mesma forma que um professor que um dia introduziu o primeiro livro numa escola e teve de começar a lidar de modo diferente com o conhecimento, sem deixar as outras tecnologias de comunicação de lado.  

Existem mudanças no processo de construção de conhecimento, o papel do professor mudou, no entanto, as ações didáticas, muitas vezes, permanecem as mesmas.  

Não há dúvidas de que as tecnologias estão presentes no dia-a-dia dos alunos, e juntamente com as novas mídias, surgem novas linguagens e formas de aprender, trabalhando com o lado visual e auditivo, assim contribuindo para uma maior estimulação e percepção do sujeito.  

Ao construir o futuro do professor o professor também é construído, tal como quando o educador ensina, também é ensinado.  

As tecnologias educacionais e o futuro do professor ou o professor do futuro é a metáfora de um hipertexto: muda, surpreende e cria. Assim como no hipertexto não existe uma lógica e sim várias concepções, assim também é o papel da escola, que pode e deve proporcionar diferentes espaços de aprendizagem, explorando diversas metodologias.  

Conforme CARLOTTO (2005) “A hipertextualidade é a possibilidade de trânsito. Quanto mais se promove a integração, mais se abre possibilidades. Nada fica fechado, tudo esta por vir e esta por ser construído”. Da mesma, forma os conhecimentos multidisciplinares de educadores, capacitados para atuarem na intermediação pedagógica das tecnologias educacionais, criarão possibilidades de trânsito nos espaços educativos, através da integração que esse educador fará entre homem e máquina, nunca estando fechado a novas possibilidades, sabendo que suas ações contribuirão para o enriquecimento dos processos de ensino e aprendizagens.  

Patrícia Grasel Silveira Pedagoga Multimeios e Informática Educativa Professora de Informática Educativa do Colégio João XXIII Contato Patricia.grasel@gmail.com