Corredores de ônibus propostos no PDTU Fonte: PDTU 2003 Tratamento pesado: faixas segregadas, estações de embarque/desembarque, melhorias nas vias,

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Corredores de ônibus propostos no PDTU Fonte: PDTU 2003 Tratamento pesado: faixas segregadas, estações de embarque/desembarque, melhorias nas vias, sinalização e urbanismo, gestão eletrônica de tráfego, etc. 4

Rio de Janeiro - Avenida Brasil 5

OBJETO Implantação de um corredor de transporte na Av. Brasil, operado no sistema BRT, interligando terminais a serem construídos no cruzamento da Av. Brasil (BR-101) com a Rodovia Presidente Dutra (BR-116), Rodovia Washington Luiz (BR-040) próximo ao cruzamento com a Av. Brasil (BR-101) e Ilha do Governador, com o Terminal Américo Fontenelle, no Centro da Cidade do Rio de Janeiro, promovendo a melhoria do transporte metropolitano de passageiros e a requalificação urbana das áreas adjacentes. BR-040 BR-116 Av. Brasil A.Fontenelle 6

Projeto do Corredor BRT na Av. Brasil / RJ BID - Cooperação Técnica Não Reembolsável InfraFundo – US$ 1,500,000 – 80% Estado do RJ – US$ 375,000 – 20% Projeto do Corredor BRT na Av. Brasil / RJ Contrato Nº BR-TR1085 SETRANS/RJ Contratante: ERJ/SETRANS Contratado: Consórcio SYSTRA/SETEPLA Início: 06/04/2009 Término: 31/03/2011 Valor do Contrato: R$2.512.791,25 BID: 80% Estado: 20% Componentes Plano Funcional Estudo de Viabilidade Projeto Básico Modelagem Financiamento Estudos Ambientais Documentação/Divulgação 7

Diagnóstico METODOLOGIA Informações Disponíveis + PDTU + Pesquisas de Campo METODOLOGIA Contagens classificatórias de veículos Sobe/desce de passageiros nos pontos de parada Ocupação visual nos veículos de transporte coletivo Origem / Destino em terminais e pontos de parada Origem / Destino embarcadas 8

Comportamento da demanda do transporte coletivo Sentido Centro – HPM (6h30 às 7h30): representa 18% da demanda de 16 horas. Sentido Zona Oeste – HPT (18h30 às 19h30): representa 15% da demanda de 16 horas. A demanda do PPT no sentido Oeste é semelhante (95%) à demanda do PPM no sentido Centro. 9

Demandas máximas do transporte coletivo Trecho mais carregado do Corredor na HPM – sentido centro entre as passarelas 10 (Ilha) e 6 (Fiocruz) Total das pistas: ~ 47 000 passageiros Faixa seletiva: ~ 29 000 passageiros 55% do carregamento do corredor Pista Lateral: ~ 22 000 passageiros Ponto de contagem Carregamento do transporte coletivo em direção ao Centro - HPM Pista Central Pista Lateral Total corredor Passarela 22 15 747 15 101 30 848 Passarela 18 23 518 18 659 42 177 Passarela 10 29 195 17 729 46 924 Passarela 6 25 147 21 585 46 732 Passarela 1 19 553 20 980 40 533 10

Caracterização da Oferta/Demanda Atual TRANSPORTE COLETIVO 440mil passageiros/dia no trecho mais carregado em ambos os sentidos 95% DEMANDA - Sentido Centro • Linhas Municipais............62% • Linhas Intermunicipais.....30% • Fretados.............................3% • Vans/Kombis .....................5% 80% OFERTA - Sentido Centro • Linhas Municipais............46% • Linhas Intermunicipais.....28% • Fretados............................6% • Vans/Kombis....................20% INTO Renovação ao longo do corredor Super-oferta de Vans e Kombis Fonte: Consórcio SYSTRA/SETEPLA Pesquisas realizadas em maio/junho 2009 11

Funcionamento atual da Av. Brasil Faixa seletiva Pista central Pista lateral CANTEIRO Serviços paradores Serviços rápidos Sobe/desce passageiros Passarela 12

Visão Geral do Projeto Transcarioca 13 P19 – Cordovil P20 – P.Lucas P18 – M.São Sebastião P21 – V.Geral P15 – Lobo Junior P14 – Casa Marinheiros Transcarioca P12 – Piscinão P11 – Borgauto P10 – P.União P9 – Maré P7 – Escola Bahia Terminal Fiocruz P5 – Manguinhos P2 – S.Januário P0 – INTO 13

Inserção do BRT na Área Central 14

Av. Brasil – Implantação de Estações e Passarelas Passarela Normal Passarela com Estação 15 15

Novo Perfil da Pista nas Paradas com Ultrapassagem Passarela Sobe/desce passageiros Pista central Pista lateral Faixa segregada Faixa seletiva Canteiro Estação 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 BRT Expresso BRT Parador Serviços rápidos Serviços paradores 2 Vias pista central 3 Vias pista lateral 1 Faixa segregada Faixa seletiva 16

Sobe/desce passageiros Passarela Sobe/desce passageiros 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Serviços paradores Pista lateral Canteiro Pista central Faixa seletiva Faixa segregada Canteiro BRT Expresso Faixa segregada Serviços rápidos Faixa seletiva Pista central Canteiro Pista lateral Serviços paradores 2 Vias pista central 3 Vias pista lateral 1 Faixa segregada Faixa seletiva 17