Processamento de dados sísmicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Movimentos Estacionários no Oceano
Advertisements

COMUNICAÇÃO DE INFORMAÇÃO A CURTAS DISTÂNCIAS
Análise de Resposta em Freqüência Introdução. 8. 2
Geofísica de Campo Aula 01 Planejamento e Aquisição (Sísmica)
Noções básicas sobre DERIVADAS
Unidade 4.1 – Estudo das Funções
Prof.: Raphael Carvalho
GPS EM PROJETO DE LINHA DE TRANSMISSÃO
Análise de Sinais Geofísicos na Prospecção de Petróleo
1. RESPOSTA EM FREQÜÊNCIA
LINEARIZAÇÃO DE GRÁFICOS
Estatística & Geologia
O que você deve saber sobre
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
CARACTERÍSTICAS DAS ONDAS
Filtragem Espacial É baseado na aplicação de máscaras na imagem.
Métodos Quantitativos
Nota Final = 60% (Média das Provas) + 40% SF
CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
Métodos indiretos para o estudo do interior da Terra
Sísmica I – Um curso teórico ou prático?
Controle Automático de Geração (Regulação Secundária) - I
FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO
1 – Produção e transmissão do som
Escala e Precisão Gráfica
A secção geológica em um mapa é a representação
Prof.ª Letícia P. Finamore
Autor Doutorando Alex Francisco Antunes
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR ACESSO BÁSICO.
Hidráulica Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
REFLEXÃO DA LUZ É o fenômeno que consiste no fato de a luz voltar a se propagar no meio de origem, após incidir na superfície de separação desse meio.
GEOPROCESSAMENTO Aula 5: Processamento de imagens e fotointerpretação
SENSORIAMENTO REMOTO MOSAR FARIA BOTELHO.
O N D A S (2) Prof. Cesário.
Listas de Prioridades Em muitas aplicações, dados de uma coleção são acessados por ordem de prioridade A prioridade associada a um dado pode ser qualquer.
Processamento de Imagens
MOVIMENTO ONDULATÓRIO -
Formulação do Problema Direto
Transformar Problemas Geofísicos em Problemas Inversos
MOVIMENTO EM UMA LINHA RETA
O que são ondas sísmicas?
Balanço energético de um automóvel
Diagnóstico por Imagem.
Um pouco de história… Maxwell (1831–1879) previa a existência de ondas electromagnéticas, idênticas às ondas luminosas. A sua teoria foi muito contestada.
Equipamentos de captura
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICAÇÃO DE MÉTODOS NUMÉRICOS NA MODELAGEM E INVERSÃO GEOFÍSICA Adeilton.
Curso de Física Geral F semestre, 2011
Física.
FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS
GPS – Sistema de Posicionamento Global
Uma carga de prova q0 colocada num campo eléctrico
Objectiva grande angolar
Relatório final da maquete - Penafiel
SENSORIAMENTO REMOTO Prof. Ronaldo 1ºB.
ESCALA.
Sísmica de reflexão e refração
Física Geral e Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
comprimento da ruptura (km)
Professora Paula Melo Silva
Introdução à topografia.
2.1. Comunicação de informação a curtas distâncias
Distribuição. de freqüência
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Correlação de sinais  Correlação cruzada  Exemplo correlação  Autocorrelação  Propriedades da correlação  Exemplo.
Métodos para o estudo do interior da Terra Métodos directos Métodos indirectos.
Aula 3 Movimento Retilíneo Uniforme PRÉ FÍSICA 2015/1 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
Representação Gráfica do movimento
Física I Aula02 – Movimento Unidimensional 2009/2010.
GEOFÍSICA APLICADA À PROSPECÇÃO DE HIDROCARBONETOS
SISMOLOGIA. 2 Sismologia  Quando a tensão ultrapassa a capacidade de resistência / deformação das rochas, elas fracturam libertando, por ressalto elástico,
Prof.: Raphael Carvalho. ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando.
Transcrição da apresentação:

Processamento de dados sísmicos

Os softwares Através de programas específicos são feitos os processamentos dos dados sísmicos obtidos em campo. Essa área busca constante desenvolvimento, havendo diversos projetos de elaboração de programas capazes de melhorar cada vez mais a interpretação das prospecções geofísicas

O processamento tem por objetivo produzir imagens da subsuperfície com máxima fidelidade, melhorando as distorções óticas.

Pré-processamento Edição: geração dos gráficos de distância x tempo da reflexão para obtenção da velocidade dos meios e o sinal sísmico (amplitude) para determinar o traço sísmico Correção primária: correções das distorções do equipamento (receptores e gravação) Correções estatísticas: correção de anomalias superficiais e topográficas em relação a referencia (nível do mar)

Correções estatísticas: no mar visa corrigir o posicionamento dos canhões e receptores na superfície do mar (variação entre 7 e 15 metros) Com as correções estatísticas tem-se um “Datum” (superfície horizontal plana)

Deconvolução Filtro matemático que remove as reverberações (reflexões internas das rochas e múltiplas no fundo do mar) Algoritmos são construídos pelos geofísicos para analisar os traços sísmicos com parâmetros já definidos. Os algoritmos são responsáveis pela construção de operadores matemáticos de filtragem.

Faz-se o balanceamento dos dados após a deconvolução para recuperação da energia que foi perdida pelo sinal sísmico (assinatura da fonte) durante a propagação. Essa perda de energia provoca um decréscimo exponencial na amplitude do registro em função da profundidade.

Reagrupamento Ordenação das famílias CDP: agrupamento dos pontos comuns em famílias de uma mesma característica geológica. Após o agrupamentos os traços de uma mesma família são somados. São feitas analises de velocidade para interpretação e correções dinâmicas.

As correções dinâmicas consistem em corrigir a posição do tempo em relação à distância dos receptores. Consiste em colocar todos os traços sísmicos de um sismograma com offset igual a zero, isto é com afastamento entre a fonte e o receptor nulo. Em seguida é feito o empilhamento (somatório dos traços sísmicos) e o somatório horizontal dos traços.

Seção bruta Após o somatório e empilhamento tem-se a seção bruta que é obtida sem as correções das inclinações dos refletores em sub-superfície.

Seção bruta

Após é aplicado filtros especiais para melhorar a imagem das seções.

Migração Quando existem eventos geológicos como falhas, dobras, inclinação de camadas e etc. faz-se necessário um processamento especial. A migração em tempo tem finalidade de deslocar a reflexão da onda para locais ajustados a profundidade do terreno. É possível converter a escala também para metros (velocidade já conhecida) através de algoritmos com essa finalidade dando origem a migração em profundidade.

Seção migrada