Psicologia do Envelhecimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
Advertisements

OFICINA DE CUIDADOS AS CONDIÇÕES CRÔNICAS BASTOS-23/09/09 OFICINA DE CUIDADOS AS CONDIÇÕES CRÔNICAS BASTOS-23/09/09.
Desafios Atuais decorrência do Envelhecimento Populacional
Aspectos históricos Aline Tonheiro Palmeira Psicóloga hospitalar
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
A Pirâmide Etária do Brasil
PSICOLOGIA.
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
Pontíficia Universidade Católica de Goiás
DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO - DRP
UNIVERSIDADE ABERTA À 3ª IDADE: papel, princípios e diretrizes
Programa de Saúde da Família
SÉCULO XX.
Psicologia do Envelhecimento
Aulas Práticas no ensino de Ciências
A ESTRUTURA ETÁRIA DA POPULAÇÃO
Habilidades em Comunicação V
A INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE NA FORMAÇÃO DOS FISIOTERAPEUTAS
Projeto CUCA LEGAL OBJETIVO GERAL: PROVER EDUCAÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL PARA DIMINUIR O ESTIGMA EM RELAÇÃO AOS TRANSTORNOS MENTAIS NAS ESCOLAS OBJETIVOS.
CONCEITOS BÁSICOS DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA
Política Nacional de Saúde do Idoso
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Longevidade.
Geriatria e Gerontologia
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Curso de saúde mental para equipes da atenção primária (2) - Módulo II
O papel do Cuidador de Idosos na sociedade moderna
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
PREVIDÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA DESAFIOS E PERSPECTIVAS
um novo caminho para você…
Autores:FÁTIMA BEATRIZ MAIA (UFRJ) PAULA DA CRUZ MORAES (UFF)
SEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO
Como Manter uma Boa Memória da Adolescência à Terceira Idade ?
Aspectos epidemiológicos da população idosa
As estruturas e os comportamentos sociodemográficos
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PSICOMOTRICIDADE.
Curso “Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde”
ESF Integralidade da assistência
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
C. Que consequências resultam da evolução da população?
TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres.
MODALIDADES TERAPÊUTICAS: INTERVENÇÕES EM CRISES
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Profª Karen Borges de A.Costa
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
ESTRUTURA DA POPULAÇÃO
Lívia Coelho Pós-graduação em geriatria e gerontologia pela UnATI/UERJ
PLANO DE ENSINO – SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
ATENDIMENTO DOMICILIAR
FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG
1. Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias.
PLANO DE ENSINO – SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
Envelhecimento Tarsila Cunha.
Dos caiçaras às regiões metropolitanas: diversidade e saúde no Brasil A experiência das regiões intramunicipais de saúde Guarulhos, São Paulo, 2005_2008.
CONSOLIDADO DO TRABALHO DE DISPERSÃO DA OFICINA 1: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MACRORREGIÕES NORDESTE E PLANALTO NORTE.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
Mulher e mãe, “novos papéis”, velhas exigências: experiência de psicoterapia breve grupal Grupo: Camila Schultz de Amorim, Nathacha Ferreira da da Silva.
Centro Universitário São Camilo CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GERONTOLOGIA TURMA 2 A
Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma
Terapia familiar A terapia familiar evoluiu a partir de uma multiplicidade de influências tendo recebido contribuições de diferentes áreas do conhecimento.
Gustavo Rodrigues Lemos – EPUFABC 2016
Professora Simone Pantaleão Macedo.  Técnica – habilidade artesanal:  Atenção ao detalhe  Atendimento – função  Investimento – resultados  Técnicas.
Transcrição da apresentação:

Psicologia do Envelhecimento Wallace Hetmanek dos Santos

Psicólogo graduado pela UERJ (CRP 05/34099) Especializando em Análise Transacional Coordenador do grupo de convivência: “TRICOTAR: Conversa de mulher” na UnATI/UERJ, de 2004 a 2006. Estágio Clínico na Policlínica Piquet Carneiro, no CIPI (Cuidado Integral à Pessoa Idosa) 2005 a 2006. Atendimento clínico individual e de grupo em Copacabana, 2006 – Membro do Instituto Pharos de Desenvolvimento Humano e Tecnológico, 2007

OBJETIVOS Discussão sobre as mudanças inerentes ao desenvolvimento na vida adulta e na velhice, no contexto do curso de vida, e seus determinantes psicossociais. Atualizar e conscientizar jovens sobre os indicadores populacionais e projeções demográficas. Elaboração do “lugar” do idoso na sociedade

“Ao ignorarmos uma minoria oprimida da qual inevitavelmente faremos parte, não nos damos conta que um dia o feitiço poderá virar contra o feiticeiro” Alex Comfort, 1979

Ciclos da vida humana Nascemos bebês – crianças – adolescentes – jovens adultos – adultos – meia idade – idosos ou terceira idade – quarta idade – centenários...

Processo de envelhecimento Nosso foco: Terceira Idade: Um conceito Em países desenvolvidos, começa aos 65 anos No Brasil a partir 60 anos e estão protegidos por um conjunto direitos, em forma de Lei, denominado Estatuto do Idoso

Senescência e Senilidade: Perdas Senescência: O processo natural de envelhecimento Senilidade: Ligado ao processo de envelhecimento patológico Qualidade nos vínculos familiares Mobilidade Pessoas queridas Memória Humor: depressão e ansiedade Papéis sociais Fisiológicas: audição, visão, elasticidade da pele, dentre outros Será que é possível manter um processo de envelhecimento tranqüilo nesta faixa etária?

Histórico do estudo da terceira idade no Brasil A produção das ciências sociais sobre envelhecimento desponta a partir do final da década de 1970 e início dos anos 80, num contexto marcado pela propagação da gerontologia e da geriatria como campos científicos (Alves, 2004). Após 1985 e novamente em 1995 há um salto quantitativo nas pesquisas sobre envelhecimento humano no Brasil, segundo dados da versão 4.1 do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (2000) do (CNPq).

Histórico do estudo da terceira idade As Universidades de destaque são a USP, PUC-RS e a Unicamp em grupos ativos que mantêm pesquisas, seguidas pela UFGRS, UFMG e a Uerj (Prado e Sayd, 2004). Ao final dos anos 1980 começa o surgimento das UTIs (ou UNATIS) aqui no Brasil, com o modelo de Universidade da Terceira Idade que teve a sua primeira estruturação em 1960 na França. No Brasil, existem pelo menos 150 programas dessa natureza como explicam e definem Veras e Caldas (2004).

Gerontologia e Geriatria (Promoção de Saúde) Gerontologia: um campo interdisciplinar que visa estudar mudanças típicas do envelhecimento e seus determinantes biológicos, psicológicos e socioculturais, embora envolva muitas disciplinas, a pesquisa repousa sobre um eixo formado pela Biologia, pela Psicologia e pelas Ciências Sociais. Geriatria: A Medicina é o carro-chefe da Geriatria que se propõe a estudar clinicamente o processo de envelhecimento, com foco nas patologias, melhor dizendo, sobre os processos de envelhecimentos disfuncionais. Compreende a prevenção e o manejo das doenças do envelhecimento. É uma especialidade em Medicina e também em Enfermagem, Odontologia e Fisioterapia.

Dados e projeção da população brasileira (IBGE)

Dados e projeção sobre a idade média da população brasileira (IBGE)

Dados e projeção da população idosa brasileira (IBGE)

Pirâmides Etárias O Brasil apresenta um crescimento demográfico ao longo dos anos. É possível observar um processo de envelhecimento pelo topo também, basicamente pela redução dos níveis de mortalidade (Moreira, 1998). Há um processo de envelhecimento da população pela base, definido principalmente pela diminuição da fecundidade (Moreira, 1998). A população idosa tende a aumentar em mais de nove vezes o seu número.

População com 80 anos ou mais, no Brasil ao longo dos anos

Atualmente a população idosa corresponde à cerca de 15 milhões de pessoas (8,6%) e o Rio de Janeiro é a capital com maior proporção de idosos, com 12,8% IBGE, 2000). Qual o lugar desses idosos em nossa sociedade atual? Eles têm voz diante à sociedade como um todo? Quais os papéis mais comuns deles desempenharem?

Longevidade com funcionalidade : mito ou realidade? Uma preocupação comum e que ronda o imaginário social é o de incapacidade; velhos acabados em cima de uma cama, sem condições de falar, andar e tomar decisões, dando trabalho para a família. Vocês conhecem isso ou tem temores parecidos com estes? Mais de 80% dos idosos no Rio de Janeiro não relatam perdas Funcionais. A metodologia utilizada no trabalho de Veras (1994) encontra respaldo em outros trabalhos de metodologia semelhante.

Modelo de intervenção Responsabilidade (auto-referência) Está ligado a capacidade de se colocar em referência e entender o papel central que suas decisões têm em sua vida, ou como seus atos são reflexos de suas decisões. Assumir responsabilidade pelo rumo de sua vida, sobre as atitudes tomadas, junto com as conseqüências, positivas ou negativas. Planejar, programar e prevenção são importantes neste aspecto.

Modelo de intervenção Tomada de Consciência (atualização) Refere-se à capacidade que uma pessoa tem em tomar contato consigo mesma, o quanto um indivíduo reconhece e sabe sobre seus modelos, sobre si e suas atitudes. Sensibilidade, intuição, observação e atenção são algumas das palavras-chave deste vértice.

Modelo de intervenção Atividade e ação È a capacidade de por em pratica o que se passa pela consciência e também as respostas automáticas. A habilidade de um indivíduo em tomar atitudes concretas, fazer coisas, investir energia de ação para a resolução de uma situação. Movimento é a síntese deste lado do triângulo.

A combinação entre se conhecer, e neste sentido tomar consciência de si, com o agir em prol de seus desejos, assim buscando com atitudes os meios para atingi-los com responsabilidade, compõe graficamente meu modo de observar um processo terapêutico. Ação Consciência de si Responsabilidade

Wallace Hetmanek dos Santos Tel com: 2549-8940 Cel: 8626-4136 Contato Wallace Hetmanek dos Santos Tel com: 2549-8940 Cel: 8626-4136 E-mail: wallacehetmanek@hotmail.com Site: portaldaterceiraidade.50webs.com