Trabalho de Conclusão de Curso - FTT WEB 2.0: Definição e Tendências

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Transcrição da apresentação:

Trabalho de Conclusão de Curso - FTT WEB 2.0: Definição e Tendências João Guilherme Almeida César Samuel de Almeida Martinucci INTRODUÇÃO E OBJETIVOS Este trabalho tem como objetivo definir o termo Web 2.0, apresentando suas principais características e através de exemplos práticos que possam facilitar seu entendimento. Foi dado também o enfoque histórico sobre o termo, e as principais razões para sua criação. Foram também levantadas as sete principais características e a partir destas desmembradas suas explicações. Por fim através do levantamento de opiniões de diversos autores, que citam deficiências da Web 2.0, foi montado o cenário para introduzir a Web 3.0, ou Web Semântica. RESULTADOS E DISCUSSÃO A Wikipédia, um dos principais exemplo práticos da Web 2.0, que visa aproveitar a inteligência coletiva numa enciclopédia global, é uma demonstração real de que ,na prática, Web 2.0 não é um conceito infalível. Freqüentada por qualquer pessoa que possua acesso a internet, pode ter seu conteúdo modificado, tanto por pessoas que se sensibilizem com a causa e contribua com conteúdo de qualidade, quanto por pessoas mal intencionadas. A mesma coisa ocorre com o Second Life, que tem como intuito principal ser um meio onde as pessoas possam conviver virtualmente, e que é usado por alguns como forma de divulgar pedofilia, jogos de azar e pornografia. Provando que apesar do poder do usuário, este deve ser gerenciado para evitar que pessoas mal intencionadas afetem os demais. MATERIAIS E MÉTODOS No trabalho foram utilizados diversos artigos científicos, principalmente de mestrados e doutorados, em sua grande maioria do exterior, ou então de entidades reconhecidas do Brasil, como USP e Unicamp. Além disso diversos artigos de referências na área foram pesquisados, autores como Tim Berners Lee e Tim O’Reilly, que são ícones e precursores da Web. Além disso artigos de empresas chave da atualidade no ramo de TI também foram usados, empresas como HP e Intel. Exemplos práticos como Wikipedia, Orkut e Gmail CONCLUSÕES Apesar de muitos autores discordarem do termo Web 2.0, alegando que este seja um termo de marketing, é de consenso que houve uma fase em que a Web sofreu uma transformação bastante acentuada. Motivada pelo estouro da bolha, a Web passou por uma fase de transição onde o conteúdo deixou de ser prioridade em detrimento do usuário, e onde a inteligência coletiva era a base do negócio. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BERNERS, T. “World Wide Web” (1992, Setembro) CAILLIAN, R.; BERNERS, T., “The World Wide Web Initiative” (1993) CAMPOS, F.; SIGNORINI, N.; CANTO, W., “Web 2.0 Sob a Perspectiva da Segurança”, (2008) O’REILLY, T., “What Is Web 2.0? Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software”, (2005a, Setembro). O’REILLY, T., “What is Web 2.0?”, (2005c, Setembro). O’REILLY, T., “Web 2.0: Compact Definition”, (2005b, Outubro). ZAJICEK, M., “Web 2.0: Hype or Happiness?”, (2007, Maio). WHEELER, S.; KAMEL-BOULOS, M., “A cultura colaborativa e a criatividade destrutiva da web 2.0: aplicativos para o ensino da medicina” (2007, Junho) AGRADECIMENTOS Gostaríamos de agradecer primeiramente ao nosso orientador e amigo Prof. Ms. Eduardo Rosalém Marcelino, que sempre acreditou em nós, nos ajudou no desenvolvimento desse trabalho e transmitiu o seu conhecimento. Alunos: -FTT Professor da FTT, (orientador)