GameBrick Equipe: César Martins Iberê Jandir Jimens Lima

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MOtivação Atender clientes com eficiência e rapidez .
Advertisements

Projeto Qualified Curriculum
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Garantia da Qualidade Mário Eduardo.
Garantia da Qualidade Mário Eduardo. 2 Desafios & Soluções.
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Consultoria e Produtos metas, planejamento e resultados
Projeto conceitual Mostra ao cliente exatamente o que o sistema fará
Sistema Gerenciador de Ocorrências
Tópicos Motivação para teste Por que algumas empresas não testam
Rational Unified Process(RUP)
Gestão de Projetos Áreas de conhecimentos Integração
Desenvolvimento ágil: eXtreme Programming vs SCRUM Tiago Rodrigues de Mello CCO-230 – ENGENHARIA DE SOFTWARE / 2010.
Gestão de projetos de Software GTI-16
Gerenciamento da Integração
Implementação de Sistemas
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Gestão de Defeitos Vanilson Burégio.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Metodologia Versão 2 FSRS.
Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso
MANUTENÇÃO DE SOFTWARE
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO DIRETORIA DE INFORMÁTICA Workshop de Testes PROSOFT Setembro/ 2010 Daniel Leitão Juliana Xavier.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
RUPinho Qualidade de Software
Desafios do desenvolvimento de software
Planejamento e Gerenciamento de Projetos
Visão Geral PRO.NET.
Gerenciamento de Configuração
PMBOK 5ª Edição Capítulo 5
Projeto: Capacitação em GP
Gerenciamento da Integração
Gerenciamento da Integração
Engenharia de Software
Prof. Alexandre Vasconcelos
Otimizando sua TI, maximizando seus negócios
Gerenciamento de Integração.
Gerência de Configuração - GC
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO
Técnicas e Projeto de Sistemas
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
O Processo de desenvolvimento de software
Instrutor: Objetivos:.
Plano de Manutenção <RedMan>
Melhoria do processo de software brasileiro
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Qualidade de Software Aula 4
 Objetivos do Projeto:  Automatizar um processo de estimativa de esforço para realização de tarefas num projeto baseado no método Wideband Delphi. 
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Gestão de defeitos.
RUP - Cap. 4 – Processo Centrado na Arquitetura
Integração.
Instrutor: Objetivos:.
Os projetos.
Professora: Fabrícia F. de Souza
SISTEMA DE MONITORAMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
Projeto Engenharia de Software e Técnicas de Programação Avançada
1 YPM – Easy Project Management. 2 Complemento Francisco Eriko Barreto Brito Project Management Professional (PMP®) MBA em TI PMP Number: PMI.
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
MHP – RFP 2 Luiz Eduardo Sílvio Meira Jones Albuquerque
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
Gerência de Sub-Contratação - SAM
O Processo Unificado (PU). 2 O que é o Processo Unificado (PU)? É um modelo de processo de software baseado no modelo incremental, visando a construção.
Transcrição da apresentação:

GameBrick Equipe: César Martins Iberê Jandir Jimens Lima Marcela Oliveira Richardson Oliveira Walter Felipe dos Santos GameBrick

Agenda A Empresa:Quem Somos; O Problema; Papeis e Responsabilidades; O Produto; Organização do Projeto; O que a GameBrick espera do Cliente; O que o Cliente espera da GameBrick; Métricas;

A Empresa: Quem Somos GameBrick. Tecnologia para você trabalhar do melhor jeito. Nosso negócio é fornecer tecnologia para sua empresa trabalhar com mais flexibilidade, Rapidez, produtividade e eficiência. Fazemos isso porque acreditamos que, dessa forma, seus funcionários serão mais produtivos e sua Fábrica de Software, mais competitiva. A solução tecnológica que desenvolvemos é voltada para o desenvolvimento de aplicativos para plataformas móveis, baseadas no Iphone.

O Problema Os principais motivos que justificam este projeto são: As margens de lucro atualmente são muito baixas, um framework poderia diminuir os custos, possibilitando a prática de margens melhores; Os prazos para projetos sob encomenda são normalmente muito curtos . um framework poderia diminuir o tempo de desenvolvimento;

Resolvendo o Problema Criar um framework para desenvolvimento de jogos 3D em iPhone utilizando engines já existentes no mercado e possibilitando o reuso de código, afim de permitir a diminuição do tempo e dos custos de implementação de novos jogos. Como forma de validação do framework, pretende-se desenvolver um protótipo de jogo, ao final do projeto.

Organização da Empresa

Papeis e responsabilidades Gerente de Projeto - Iberê Jandir Alves Matias Abertura do projeto; Planejamento do projeto; Mudança no plano de gerenciamento; Acompanhamento do projeto; Avaliação de riscos; Engenheiro de Processos- Walter Felipe dos Santos Identificar, analisar, modelar, especificar, validar e gerenciar os requisitos para desenvolvimento de processos e relatórios qualquer, conforme necessidade da GameBrick; - Conhecer e entender bem as necessidades dos clientes; - Treinar pessoas em mapeamento e desenvolvimento de processos e relatórios; - Apoiar o Líder no controle de projetos; - Aplicar técnicas de Engenharia de Software para melhoria da qualidade do trabalho; - Manter sempre atualizados os requisitos dos programas que lhes forem delegados; - Projetar e Implementar processos e relatórios conforme requisitos apresentados; - Propor melhorias de processo e de produto; - Atender como suporte em processos e relatórios; - Corrigir defeitos em processos e relatórios.

Papeis e responsabilidades Gerente de Configuração - Richardson Cavalcante de Oliveira Identificar, pesquisar, encontrar e propor soluções tecnológicas para problemas de desenvolvimento de software; -Treinar desenvolvedores e projetistas de software; -Executar o planejamento de trabalho realizado pelo Arquiteto Líder e/ou Gerente de Arquitetura e Pesquisa; - Atualizar guias e diretrizes de Design e de Implementação; - Atualizar a documentação do framework de desenvolvimento; - Inovar conforme necessidade da empresa; - Atender e tirar dúvidas tecnológicas de todas as pessoas que desenvolvem software na empresa. Analista de Negócios e Requisitos - Jimens Cândido Barbosa Lima Identificar, analisar, modelar, especificar, validar e gerenciar os requisitos para desenvolvimento de software qualquer, conforme necessidade da GameBrick; - Conhecer e entender bem as necessidades dos clientes; - Treinar pessoas no papel de Analista de Requisitos; - Apoiar o Líder no controle de projetos; - Aplicar técnicas de Engenharia de Software para melhoria da qualidade do trabalho de Análise de Requisitos; - Manter sempre atualizados os requisitos dos programas que lhes forem delegados.

Papeis e responsabilidades Engenheiro de Software - César Martins de Albuquerque Identificar, analisar, modelar, especificar, validar e gerenciar os requisitos para desenvolvimento de software qualquer, conforme necessidade da GameBrick; - Conhecer e entender bem as necessidades dos clientes; - Treinar pessoas no papel de Analista de Requisitos; - Apoiar o Líder no controle de projetos; - Aplicar técnicas de Engenharia de Software para melhoria da qualidade do trabalho de Análise de Requisitos; - Manter sempre atualizados os requisitos dos programas que lhes forem delegados; - Projetar e Implementar componentes de software conforme requisitos apresentados; - Propor melhorias arquiteturais; - Corrigir defeitos em softwares sob sua responsabilidade. Engenheiro de Teste - Marcela da Conceição Oliveira de Souza Negociar a finalidade e os produtos liberados do esforço de teste; Assegurar o planejamento e o gerenciamento apropriados dos recursos de teste; Avaliar o andamento e a eficácia do esforço de teste; Defender o nível apropriado de qualidade mediante a correção de defeitos importantes.

O Produto Funcionalidades que o Framework irão Contemplar. Gerenciamento de objetos 3D de jogo genéricos; Gerenciamento de fluxo de telas e menus genéricos; Gerenciamento de câmera; Mecanismo de tratamento de múltiplos eventos de entrada, via tela sensível ao toque; Aquisição de dados do acelerômetro; Mecanismo de pintura de objetos 3D de jogo genéricos;

Definição do escopo Entregas principais Entregas secundárias API contendo o framework. Jogo para validação; Documentação do Framework. Entregas secundárias WBS; Documento de requisitos; Plano de projeto; Relatório de status; Relatório de Testes; Resultados dos testes;

Exclusões do Escopo Construção de uma IDE; Motor (engine) de cálculos físicos; Suporte a linguagens de scripts; Portabilidade com outros fabricantes; Sistema de tratamento de partícula; Testes unitários;

Premissas Submeter um jogo baseado no framework GameBrick4Iphone para a publicação na Apple Store;

Restrições Entrega do produto em 18 de outubro de 2010; Lêr um formato exportados, dos dados dos objetos gráficos do 3DStudioMax; O produto só funciona na plataforma móvel da Apple (Iphone,Ipad,Itouch);

Riscos Scholz o Gerente de Projeto- Cliente entrará de férias no mês de julho de 2010, no qual ficará ausente o período de um mês, e caso tenhamos dúvidas está situação poderá ser um impeditivo. O André responsável técnico-Cliente irá se desligar da empresa em 15/06/10, nesse caso temos pouco tempo para levantamentos técnicos.

Organização do projeto

Processo Será utilizado Scrum e algumas instancias do RUP. Segue Abaixo a divisão das sprints. Sprint 1-Implementar Game Loop, Implementar Captura das ações do jogador via touch screen. Inicio- 28/06/2010 Sprint 2- Sistema de gerenciamento de telas, Gerenciamento de Objetos Gráficos, Sistema de animação de objetos 2D e 3D. Inicio- 26/07/2010; Sprint 3- Máquina de estado, Tratamento de colisão, Acesso as informações de acelerômetro. Inicio-23/08/2010; Sprint 4-Implementar Integração com editor de levels, Implementar gerenciamento de sons; Inicio-20/09/2010; Sprint 5-Desenvolvimento de protótipo de jogo. Inicio-19/10/2010.

Ferramentas Utilizadas Xcode; InterfaceView; Instruments; SVN. FireScrum Openproject

O que a GameBrick espera do Cliente-SLA? Observância do escopo contratado A adesão relacionadas com políticas, processos e procedimentos; Adequação incidentes e / ou solicitar priorização como descrito anteriormente e / ou em cooperação com o prestador de serviços; Opções de programação de todos os serviços relacionados com os pedidos e outros serviços especiais com o prestador de serviços; Revisão todas as horas autenticadas pelo fornecedor de serviços para adequação; Razoável disponibilidade do cliente representante (s) na resolução de um incidente ou serviço relacionado pedido.

O que esperar da GameBrick-SLA? Reuniões devidamente associadas à resposta a incidentes relacionados com os intens de BackLog; Geração de relatórios trimestrais sobre os níveis de serviço para o cliente; Formação exigida pessoal em serviço com instrumentos de apoio adequados; Registrar todas as horas providas de recursos associados a serviços e prestados para a revisão pelo Cliente; Devida notificação ao Cliente das manutenções programadas; Facilitação de apoio ao serviço de todas as atividades que envolvam incidente, problema, mudança, liberação de configuração e gerenciamento

Métricas Análise do Backlog interno: Pesquisa e Aprendizado: Monitorar, para cada funcionalidade, o backlog interno em cada uma das sprints do processo. Pesquisa e Aprendizado: Comparar curva de aprendizado, performance dos jogos quantidade de bugs encontrados Satisfação do Cliente: medir o grau de satisfação do cliente com o percentual de distorção apresentado no processo Prazos do Projeto: Acompanhar os prazos do projeto

Mensagem Final Contamos com a colaboração intensa de todos os profissionais envolvidos neste projeto e desejamos a todos um excelente trabalho!