É verdade que uma pessoa pode ver uma música?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre do Seu galardão.
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
LPOO Atributo método.
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
Olho,Daltonismo, Visão,Cores, Cones
3. O léxico 3.1. Léxico mental.
Avaliação Psicomotora
Heranças Autossômica e Ligada ao Sexo
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
ALFABETO DE JESUS O A B D CER.
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
ESTUDO DE CASO.
O que é Dislexia? Dislexia é uma falta de habilidade na linguagem que se reflete na leitura.
SINESTESIA.
Sinestesia (syn: união; aisthesis:sensasão)
AS EMOÇÕES.
Prof. Ilaim Costa Jr. Novas Tecnologias Prof. Ilaim Costa Jr.
Chiara Lubich – Abril de 2010
Searle, John. Consciência e Linguagem. S. Paulo: Martins Fontes 2010
A Pré-História da Linguagem Escrita
Metade.
Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio que a morte de tudo que acredito não me tape os ouvidos e a boca porque metade de mim.
Surdos E Mudos Realizado por: Catarina Soares nº6 Cláudia Silva nº7
Metade de mim Passa com a música.
Oswaldo Montenegro.
Consertando o Mundo....
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
A Cia Amadora de Teatro Virtual apresenta:
QUANDO SERÁ QUE ESTAREMOS PRONTOS PARA FALARMOS DOS DESEJOS QUE NOS PERMEIA INCONSCIENTEMENTE AINDA.... Já está Na sombra; em transição !! DISPOSIÇÕES.
Salvem as mulheres.
O Caso de Phineas Gage Phineas Gage foi um trabalhador norte-americano dos caminhos-de-ferro no século XIX que viveu em Cavendish, Vermont. Um dos seus.
Conotação de Denotação
André Tiago Silva Guilherme César LuizTrentini 2 MA
Herança Ligada ao Sexo - Doenças
Atividade avaliativa: Unificação ortográfica.
Capítulo 3 - Hereditariedade
By Búzios Slides Automático *Salvem as Mulheres * O desrespeito à natureza tem afetado a sobrevivência de vários seres e entre os mais ameaçados está.
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
METADE Oswaldo Montenegro Avanço automático. METADE Oswaldo Montenegro Avanço automático.
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
Professora Aline Duarte
Cap. VIII A estrutura das palavras
Professora Elane Carneiro de Albuquerque
Uns ganhei há tempos. Outros são mais recentes. E quem os deu não ficou sem eles,
X GENÉTICA E INTELIGÊNCIA Maria Clarissa Zonaro - RA
Eu acreditei!!!.
METADE Oswaldo Montenegro Reprodução Automática.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Disciplina: Métodos Projetivos de Avaliação
LIGAÇÃO GÊNICA (3ª LEI DA GENÉTICA)
By Búzios Slides Apresenta
A ASSOCIAÇÃO E A PROJEÇÃO DAS RECORDAÇÕES. Refinando conceitos.
Herança Sexual.
HEREDOGRAMA OU GENEALOGIA
Prof.ª Gláucia Lobo Sócio e Psicolinguística
M E T A D E.
Linguagem Natureza e Aquisição.
Leitura e interpretação de texto
Efeitos de sentido Capítulo 16- Pág. 207.
O desenvolvimento da gramática
Análise dos dados da pesquisa qualitativa.
O novo cenário de pensamento Ou a ciência da natureza humana.
RELAÇÕES ENTRE IDEIAS E DADOS DE FATO
Texto retirado do filme, QUEM SOMOS NÓS? (What the bleep do we know) Um questionamento revolucionário feito pelos mais renomados cientistas atuais,
PERSONALIDADE: por que estudar?
Personalidade.
HEREDITARIEDADEHEREDITARIEDADE COC 1 - Cap. 03 Gregor Mendel- pai da GENÉTICA.
"Não o que eu quero, porém o que tu queres." (Mc 14, 36) P Jesus nos ensina que o Pai tem um plano de amor para cada um de nós, que Ele nos ama com um.
Frases Carmesim 87ª Semana Extraídas do Site:
Transcrição da apresentação:

É verdade que uma pessoa pode ver uma música? SINESTESIA É verdade que uma pessoa pode ver uma música? Caio Zampronha, Felipe Poroger, Hugo Shimura e Martim Bernardes

O que causa a sinestesia?

Origem genética Apesar das diversas dificuldades para a coleta de dados e pesquisa, estudos apontam para origens genéticas para as causas da sinestesia. Padrões observados em pesquisas, ainda em fases preliminares, indicam uma hereditariedade ligada ao cromossomo X. Estudos mostram que mesmo em famílias sinestetas, as experiências são variadas, levando a crer que o gene (ou “genes”) envolvidos não são responsáveis pelo tipo de sinestesia. Fatores como a expressão do gene e as influências ambientais parecem participar nessas manifestações também.

Porém a causa da sinestesia não é consenso entre os neurologistas, existindo diferentes teorias a respeito: Camada de mielina em menor grau (as diferentes partes do cérebro não são isoladas plenamente) - recém-nascidos são sinestésicos? Outros investigadores discutem, entretanto, que esta é uma noção demasiado simples e que o sistema límbico (o centro da emoção no cérebro) é diferencial nos sinestésicos. Sua teoria é que o sistema límbico (abaixo do córtex) coleta fragmentos de memória obtidos de várias partes do cérebro e junta-os para produzir uma memória completa. Desenho feito por um sinestésico do som de um cachorro latindo.

Outras caracteristicas: - Mais comum em mulheres (tendências de amostragem?) - Neurologistas supõem que seja uma questão genética (pai sinestésico - filha sinestésica) - Há suspeitas de que não seja a própria palavra associada à uma cor, mas sim o conceito (ex. MU5IC e 1234S6) Teste na identificação de sinestesia baseado em teste para daltonismo.

As várias formas de sinestesia Apesar de ser possível, teoricamente, qualquer tipo de experiência sinestésica, existem algumas formas mais comuns que outras: Dado o grande número de formas, pesquisadores adotam a notação X  Y para designá-la. Sendo X a experiência “indutora” e Y a experiência “adicional”.

Léxico  gustatório Nessa forma rara de sinestesia, palavras e fonemas da linguagem evocam sabores na boca. “ Sempre que eu ouço, leio ou falo palavras ou sons, experiencio uma sensação imediata e involuntária na minha língua. Essas associações nunca mudam e são as mesmas desde que me lembro.” Estudos indicam que quanto às associações, geralmente são relacionadas a experiências na infância. James Wannerton não tem experiências com café ou curry, apesar de consumi-los regularmente, como adulto. Por outro lado, ele experimenta sabores de doces que não são mais sequer vendidos.

Personificação Em alguns casos, seqüências ordenadas, tais como números, dias, meses e letras são associadas a personalidades. Apesar de ter sido documentada desde o final do século XIX, somente recentemente está se prestando mais atenção a esta forma de sinestesia. “ O ‘I’ é preocupado às vezes, mas é calmo; o ‘J’ é macho e tem caráter forte; o ‘K’ é fêmea, quieta e responsável...” Por vezes ainda, objetos possuem personalidade. Essa variação de sinestesia é difícil de distinguir, contudo, são experiências conscientes e automáticas, caracterizando-se portanto, como sinestésicas.

Fontes www.cerebromente.org.br http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG78439-8055-481,00.html http://super.abril.com/superarquivo/2003/conteudo_121139 http://en.wikipedia.org/wiki/Lexical-gustatory_synesthesia Machado, Arlindo; A televisão levada a sério. Ed. Senac