Perspectivas Prof. Cristiano Arbex 2012.

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Transcrição da apresentação:

Perspectivas Prof. Cristiano Arbex 2012

Introdução O objetivo desta aula é apresentar os principais tipos de perspectivas utilizados no desenho técnico e no desenho arquitetônico, destacando suas características principais e aplicações. Perspectiva é a representação gráfica de um objeto tridimensional no plano. Apresenta os objetos da maneira como são vistos, com as três dimensões. É uma palavra vinda do latim (Perspicere), e que significa “ver através de”. Imagine você atrás de uma janela de vidro, sem se mover, e riscar no vidro tudo aquilo que estiver "vendo através da janela“. Isto é uma perspectiva.

Perspectivas Cônicas Apresentam um, dois ou três pontos de fuga. São usadas quando se necessita de uma imagem mais fiel do objeto, considerando suas distorções devido as distâncias. Tipos: Um ponto de fuga: É geralmente utilizada em estradas, vias férreas, ou edifícios que se encontram diretamente de frente em relação ao observador e em todos os objetos que são compostos de linhas paralelas em relação a linha de visão do observador.

Face de Fundo Vértice Face Principal (Frontal) Note que a face principal não sofre distorção (aparece em verdadeira grandeza). A face de fundo é obtida por meio do cruzamento das linhas verticais (paralelas entre si) com as retas projetantes (iniciando em cada vértice da face principal e dirigindo-se ao ponto de fuga) a partir de uma dada linha horizontal (que são paralelas entre si). Esta perspectiva provoca distorção na profundidade do objeto.

Perspectivas Cônicas Dois pontos de fuga: Traduz-se por dois pontos que representam um jogo de linhas paralelas. Por exemplo, ao olhar uma casa de um canto, pode-se reparar que uma parede seria puxada em direção a um ponto de fuga, e a outra parede em direção ao ponto de fuga oposto.

Aresta Principal Note que os dois pontos de fuga estão na mesma linha horizontal, chamada de linha do horizonte. A partir dos vertices da aresta principal do objeto são traçadas retas projetantes em direção aos pontos de fuga. Todas as linhas verticais são paralelas entre si e ocorre distorção (afunilamento) das dimensões de largura e profundidade.

Perspectivas Cônicas Três pontos de fuga: Além dos dois pontos de fuga anteriores (um para cada face lateral do objeto), existe um novo ponto que define o teto e o piso (partes superior e inferior) . Por exemplo, quando se olha acima de um edifício, o terceiro ponto de fuga situa- se num ponto mais alto no espaço que os demais pontos. Geralmente é utilizada para mostrar os objetos por cima ou por baixo.

Perspectivas Axonométricas Também chamada de perspectiva paralela ou simplesmente axonometria, é uma projeção cilíndrica sobre um plano oblíquo em relação às três dimensões do objeto a ser representado. É amplamente usada na engenharia devido à simplicidade construtiva pelo fato de proporcionar imagens semelhantes às da perspectiva exata. Sua aplicação mais comum é na perspectiva de instalações hidráulicas e de peças, onde o problema das medidas é fundamental. Tipos: Obliqua e Ortogonal.

Perspectiva Axonométrica Oblíqua É aquela na qual a direção dos raios projetantes é oblíqua (inclinada em relação) ao plano de projeção. Perspectiva cavaleira: As faces do objeto que estiverem paralelas ao plano de projeção permanecem em verdadeira grandeza. As faces perpendiculares ao plano, ao serem projetadas, sofrerão uma distorção. Pode ser : Cavaleira 30º Cavaleira 45º Cavaleira 60º

Perspectiva Axonométrica Oblíqua Cavaleira 30º As arestas frontais são desenhadas na medida real (sem redução). Já as arestas laterais (profundidade) são reduzidas a 2/3 do valor real. Cavaleira 45º As arestas frontais são desenhadas na medida real (sem redução). Já as arestas laterais (profundidade) são reduzidas a 1/2 do valor real. Cavaleira 60º As arestas frontais são desenhadas na medida real (sem redução). Já as arestas laterais (profundidade) são reduzidas a 1/3 do valor real.

Perspectiva Axonométrica Oblíqua

Exercícios 1) Considere um cubo com aresta de 9 cm. Fazer o desenho deste objeto em perspecitva, na escala 1:1, considerando: a) Perspectiva cavaleira de 30º b) Perspectiva cavaleira de 45º c) Perspectiva cavaleira de 60º