PERÍODO SOCRÁTICO >Os sofistas inauguram o período socrático.

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Transcrição da apresentação:

PERÍODO SOCRÁTICO >Os sofistas inauguram o período socrático. Sofista: qualquer um que pratique uma forma de sophia. Atendem a necessidade de uma nova educação.

Os Sofistas

Contexto histórico Época de lutas políticas e intenso conflito de opiniões. Atenas vence os Persas, assumindo a hegemonia.

Educação >educação racionalista e democrática >destinada a formação do cidadão >substitui a educação tradicional, religiosa, conservadora e aristocrática.

Areté A partir disso, a areté (virtude política) seria praticada livremente e igualmente por todos. A democracia é dialogal e dialética. O lógos (palavra), assume papel preponderante.

Areté praticada por todos

Sofistas >Críticos aos mitos tradicionais >Se opunham aos pré-socráticos >Substituíram a natureza o principal objeto de reflexão pela arte da persuasão.

>Sofistas: Professores ambulantes, cobravam pelos ensinamentos >Sofistas: Professores ambulantes, cobravam pelos ensinamentos. >Atraiam a juventude ansiosa para participar da vida pública. > Interessavam-se pelo homem e pelo seu lugar na sociedade.

>Os sofistas proferiam e ensinavam seus discípulos a utilizar a arte da fala que permitia provar o pró e o contra, a tese e a tese contrária. > Foi essa indiferença pela conteúdo que o pecado atribuído pelos sofistas.

Protágoras de Abdera cerca de 487- 420 a.C.) "O homem é a medida de todas as coisas“. >Seu propósito era formar cidadãos, cuja vida em sua plenitude, é a vida pública.

Primeiros sofistas conhecidos eram Protágoras, Górgias e Isócratres. Hípias, Pródico, Crítias, Antifonte e Trasímaco

QUESTÃO (GAARDER, J. O Mundo de Sofia Via de regra, os sofistas eram homens que tinham feito longas viagens e, por isso mesmo, tinham conhecido diferentes sistemas de governo. Usos, costumes e leis das cidades-Estados podiam variar enormemente. Sob esse pano de fundo, os sofistas iniciaram em Atenas uma discussão sobre o que seria natural e o que seria criado pela sociedade. (GAARDER, J. O Mundo de Sofia

Sobre os sofistas, é INCORRETO afirmar que A) eles tiveram papel fundamental nas transformações culturais de Atenas. B) eles se dedicaram à questão do homem e de seu lugar na sociedade. C) eles eram mercenários e só visavam ao lucro na arte de ensinar. D) eles foram os primeiros a compreender que o “homem é medida de todas as coisas”.

Principais filósofos da Antiguidade Sócrates, Platão e Aristóteles >Sócrates representa uma linha de separação do ponto de vista cronológico e geográfico

Sócrates

Nascido em Atenas, Sócrates (470-399 a.C.), não deixou nada escrito. >Aconselhava às pessoas a buscar o auto-conhecimento.

“Conhece a ti mesmo.” :mensagem escrita na entrada do templo de Apolo, e proferida por Sócrates. “Sei que nada sei”!

>Perguntador incansável, irritante, dialogava com todos sobre variados assuntos. >Interrogava as pessoas sobre as coisas que hipoteticamente deveriam saber e verificava que não sabiam.

Diálogo >parecia querer ele mesmo aprender com o seu interlocutor. Diálogo possui duas fases:

Ironia (do grego “interrogação”) Sócrates interrogava as pessoas e depois atacava suas respostas procurava evidenciar as contradições afirmadas, os novos problemas que surgiam

Seu objetivo inicial era demolir, o orgulho, a arrogância e a presunção do saber. “Sei que nada sei”

Maiêutica > Novamente, Sócrates lhes propunha uma série de questões. com a continuidade do diálogo, Sócrates ajudava as pessoas a lembrar do que já sabiam, (pensava que a sabedoria estava dentro de nós -inata).

>No entanto, foi condenado à morte devido à sua atividade filosófica. >Acusado de subversão, por não reconhecer os deuses do Estado, >E de corrupção da juventude.

Questões 1(UNIMONTES-2011)-Lembremos a figura de Sócrates. Dizem que era um homem feio, mas, quando falava, exercia estranho fascínio. Podemos atribuir a Sócrates duas maneiras de se chegar ao conhecimento. Essas duas maneiras são denominadas de : A) doxa e ironia. B) ironia e maiêutica. C) maiêutica e doxa. D) maiêutica e episteme.

2- (UFU 2/1998) Sócrates é tradicionalmente considerado como um marco divisório da filosofia grega. Os filósofos que o antecederam são chamados pré-socráticos. Seu método, que parte do pressuposto "só sei que nada sei", é a maiêutica que tem como objetivo: I- "dar luz a idéias novas, buscando o conceito". II- partir da ironia, reconhecendo a ignorância até chegar ao conhecimento. III- encontrar as contradições das idéias para chegar ao conhecimento. IV- "trazer as idéias do céu à terra".

Assinale A) se apenas I e II estiverem corretas. B) se apenas I e III estiverem corretas. C) se apenas II, III e IV estiverem corretas. D) se apenas III e IV estiveren corretas. E) se apenas I e IV estiverem corretas.

3-(UFU 2/1999) O método argumentativo de Sócrates (469-399 a. C 3-(UFU 2/1999) O método argumentativo de Sócrates (469-399 a.C.) consistia em dois momentos distintos: a ironia e a maiêutica. Sobre a ironia socrática, pode-se afirmar que: I- tornava o interlocutor um mestre na argumentação sofística. II- levava o interlocutor à consciência de que seu saber era baseado em reflexões, cujo conteúdo era repleto de conceitos vagos e imprecisos. III- tinha um caráter purificador, à medida que levava o interlocutor a confessar suas próprias contradições e ignorâncias. IV- tinha um sentido depreciativo e sarcástico da posição do interlocutor.

Assinale: A) se apenas a afirmação III é correta. B) se as afirmações I e IV são corretas. C) se apenas a afirmação IV é correta. D) se as afirmações II e III são corretas.

(UFU – 2002-1)“(…) enquanto tiver ânimo e puder fazê-lo, jamais deixarei de filosofar, de vos advertir, de ensinar em toda ocasião àquele de vós que eu encontrar, dizendo-lhe o que costumo: ‘Meu caro, tu, um ateniense, da cidade mais importante e mais reputada por sua sabedoria, não te envergonhas de cuidares de adquirir o máximo de riquezas, fama e honrarias, e de não te importares nem pensares na razão, na verdade e em melhorar tua alma?’ E se algum de vós responder que se importa, não irei embora, mas hei de o interrogar, examinar e refutar e, se me parecer que afirma ter adquirido a virtude sem a ter, hei de repreendê-lo por estimar menos o que vale mais e mais o que vale menos (…).”

PLATÃO. Apologia de Sócrates, 29 A partir do trecho acima de Platão, é correto afirmar que para Sócrates I - a Filosofia é um saber que se transmite como lições morais, visto ele conheça a verdade. II - o filosofar é uma atividade que busca a verdade e a melhora da alma pela refutação de falsos saberes. III - o questionamento ao interlocutor só ocorre se este espontaneamente se dispuser a responder às questões formuladas por Sócrates. IV - a posse de bens materiais é para ele um valor inquestionável. Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.

A) Apenas II e III. B) Apenas I e II. C) Apenas I e IV A) Apenas II e III. B) Apenas I e II. C) Apenas I e IV. D) Apenas III e IV.

4- Heráclito de Éfeso viveu entre os séculos VI e V a. C 4- Heráclito de Éfeso viveu entre os séculos VI e V a. C. e sua doutrina, apesar de criticada pela filosofia clássica, foi resgatada por Hegel, que recuperou sua importante contribuição para a Dialética. Os dois fragmentos a seguir nos apresentam este pensamento. • “Este mundo, igual para todos, nenhum dos deuses e nenhum dos homens o fez; sempre foi, é e será um fogo eternamente vivo, acendendo-se e apagando-se conforme a medida.” (fragmento 30). • “Para as almas, morrer é transformar-se em água; para a água, morrer é transformar- se em terra. Da terra, contudo, forma-se a água, e da água a alma.” (fragmento 36).

De acordo com o pensamento de Heráclito, marque a alternativa INCORRETA. A) As doutrinas de Heráclito e de Parmênides estão em perfeito acordo sobre a imutabilidade do ser. B) Para Heráclito, a idéia de que “tudo flui” significa que nada permanece fixo e imóvel. C) Heráclito desenvolve a idéia da harmonia dos contrários, isto é, a permanente conciliação dos opostos. D) A expressão “devir” é adequada para compreendermos a doutrina de Heráclito.

5-Marque V ou f. a)O mito é uma primeira fala sobre o mundo, uma primeira atribuição de sentido ao mundo, sobre a qual a afetividade e a imaginação exercem grande papel. b)A palavra mito vem de mýthos que significa mito, palavra proferida, discurso; e de mythéomai que significa dizer, conversar, contar. c)O mito é sempre dogmático, isto é, apresenta-se como verdade que não necessita de provas e que não admite contestação.

d)A cosmogonia é a explicação racional sobre a origem e ordem do mundo natural ou natureza, sobre as causas das transformações, geração e perecimento de todos os seres. a) V, V, F, F b) V, F, V, F c) V, V, V, V d) V, V, V, F

6- Hesíodo, poeta, produz uma obra com particularidades que tendem a superar a poesia impessoal e coletiva das epopéias. Mesmo assim sua obra Teogonia reflete ainda o interesse pela crença em mitos. Sobre esta obra, marque a o falso. a)A Teogonia relata o mito da origem do mundo e dos deuses, em que forças emergentes da natureza vão transformando-se nas próprias divindades. b)Na Teogonia, Gaia (Terra), surge do Caos (substância informe, infinita e desprovida de qualquer estrutura) inicial e, depois, sozinha gera Urano (Céu).

c)No mito, da união de Gaia e Urano, inicia-se as gerações divinas c)No mito, da união de Gaia e Urano, inicia-se as gerações divinas. Esses seres primitivos não são apenas seres da natureza, mas divindades. d)Gaia e Urano tiveram doze filhos apenas, os chamados titãs, que mais tarde destronaram o próprio pai,

7-Sobre Filosofia, podemos afirmar: I-A filosofia é um modo de pensar e exprimir os pensamentos que surgiu especificamente com os gregos e que, por razões históricas e políticas, tornou-se, depois, o modo de pensar e de se exprimir predominante na chamada cultura européia ocidental. II - Filosofia indica a disposição interior de quem estima o saber, ou estado de espírito da pessoa que deseja o conhecimento, procura-o e respeita-o. III - Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos a invenção da palavra “filosofia”. Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.

A alternativa CORRETA é A) II, apenas. B) II e III, apenas. C) I e III, apenas. D) I, II e III.

Respostas 1-b; 2-a; 3-d; 4-a 4-a; 5-d; 6-d; 7-d