“A Estrutura e a Função da Comunicação na Sociedade”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Advertisements

Para abrir as ciências sociais:
COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
A questão das mudanças nas organizações
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
V de GOWIN Diagrama em forma de V, que esquematiza toda a actividade experimental numa só página, permitindo articular a teoria e a prática de forma integrada.
Trabalho Escolar de Filosofia
Quadro geral das Ciências da Educação.
Pontíficia Universidade Católica de Goiás
A abordagem empírico-experimental ou da “persuasão”
O modelo matemático comunicação
PIAGET.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
A NATUREZA DAS CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO
Sociologia e sociedade tema, teoria e conceito
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Teorias / Funcionalismo
NRE- Itinerante Equipe Pedagógica Educação Especial
Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica I
A modelação de sistemas enquanto ferramentas cognitivas.
Sociologia da Comunicação
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Instituto Superior Miguel Torga Comunicação Empresarial Assessoria de Imprensa Dr.ª Sofia Figueiredo 14/05/2009 Trabalho realizado por: Ana Paula Salgado,
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Modelo Rojo para Construção de Cenários
contexto profissional
Mass Communication Research
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Prática Educativa Pedagogia e Didática Prática Educativa e Sociedade
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Teoria Funcionalista: Primeira Parte - Teoria da Bala Mágica
Opinião Pública Três teóricos sobre a influência da mídia na opinião pública: Laswell, Lazarsfield, Merton e Habermas.
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Pesquisa em Comunicação
Funcionalismo Estrutural
Mass Communication Research A Teoria Hipodérmica
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
Aspectos Psicológicos Inerentes às Relações de Trabalho aula 5
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Perguntas de Modelação
Teoria Geral dos Sistemas
MÉTODOS E TECNICAS EM ERGONOMIA
A Psicologia Experimental
SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA. SOCIOLOGIA 1ª SÉRIE E.M. AULA INTRODUTÓRIA.
COMUNICAÇÃO POLÍTICA. PRIMEIRAS ABORDAGENS CONTEXTO História:  Experiência do nazismo  Massificação da política  Avanço dos MCM Teoria:  Elites x.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
A sociedade de massa e a teoria da bala mágica
Apostila de Práticas Investigativas
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
O que é Ciência.
Primeiro passo da etapa 1 Publicidade e propaganda Conceito e categoria Daniel Carlos da Silva 1ppnoite.
GMPE - AULA 08.
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
Teoria hipodérmica.
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Comunicação e Linguagem
TEMA-PROBLEMA 1.3. A comunicação e a construção do indivíduo
Tema e problema Construindo seu projeto de pesquisa Profa. Dra. Karina Solha.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
GUARALDO, Tamara de Souza Brandão. Aspectos da pesquisa norte-americana em comunicação. In: tamara-aspectos-da-pesquisa.pdf.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Transcrição da apresentação:

“A Estrutura e a Função da Comunicação na Sociedade” Instituto Superior Miguel Torga Comunicação Empresarial Sociologia da Comunicação Dr. Gil Ferreira 14/05/2009 Trabalho realizado por: Ana Paula Salgado, Aluna nº 7665 Ana Patrícia Baltazar, Aluna nº 7664

Harold Lasswell Harold Lasswell (1902-1978), psicólogo e investigador nas áreas de política e das ciências sociais, é bastante conhecido pelo seu modelo de comunicação

O Modelo de Lasswell e a superação da Teoria Hipodérmica Foi elaborado nos anos 30, na época de ouro da Teoria Hipodérmica como aplicação do paradigma para a análise sócio-política (quem obtém o quê? De que forma? quando?). O modelo de Lasswell foi proposto em 1948. Lasswell é considerado um dos pais da análise de conteúdo, método que fundamenta o seu sucesso na Teoria Hipodérmica. Lasswell estudou rigorosamente os conteúdos da propaganda.

As ideias de Lasswell são derivadas da biologia. As ideias de Lasswell são derivadas da biologia. Para ele, qualquer ser vivo necessita da comunicação para se manter equilibrado com o meio ambiente. Os seres vivos recebem estímulos externos e processam-nos de maneira a garantir o funcionamento das suas partes especializadas. (Ex: o olho )

Modelo de Lasswell Quem? Emissor Análise de Controle Diz o quê?  Mensagem    Análise de Conteúdo Em que canal? Meio         Análise dos Meios Para quem? Receptor      Análise de Audiência Com que efeito? Efeito     Análise de Efeitos

O Paradigma de Lasswell Este paradigma foi concebido na altura da teoria das balas mágicas e a pergunta que concentrou mais atenções foi: “com que efeito?”, Esta fórmula sugere uma linearidade típica das teorias de persuasão da altura. Há um emissor activo e um receptor passivo que se limita a reagir aos estímulos. Toda a comunicação é intencional e destina-se a obter efeitos. O efeito constitui uma mudança observável no receptor causada pelo processo de comunicação. Ao alterar-se cada uma das perguntas, altera-se o efeito.

Crítica ao Modelo de Lasswell Os críticos defendem que ao dividir os elementos do acto de comunicação, a formula está a criar divisões artificiais num processo que está inter-relacionado. É impossível compreender os efeitos se não se estudar o fenómeno na globalidade, incluindo o emissor, receptor, mensagem e canal não mencionados por Lasswell.

Critica ao Modelo de Lasswell O modelo é acusado de ignorar o feedback, ao fazer crer que o acto de comunicar só se desenrola num só sentido.

À Laia de Conclusão… O paradigma de Lasswell mostrou-se perfeito quando aplicado ao processo de propaganda, houve alguns críticos que verificaram que este tipo de modelo contribuem para a tendência de exagerar os efeitos de comunicação de massas. “Para determinar a eficiência da comunicação num determinado contexto, é necessário ter em conta os valores em causa e a identidade do grupo cuja posição está a ser estudada.” In Comunicação e Sociedade

À Laia de conclusão… A ideia de uma comunicação social total poderosa estava fortemente enraizada, e o paradigma de Lasswell (1948) também cristalizava um receio, ao apresentar a fórmula científica, linear e lógica.  Sucintamente podemos dizer que Lasswell Contribuiu para a formalização e sistematização dos conhecimentos relativos à comunicação dos media