“A Estrutura e a Função da Comunicação na Sociedade” Instituto Superior Miguel Torga Comunicação Empresarial Sociologia da Comunicação Dr. Gil Ferreira 14/05/2009 Trabalho realizado por: Ana Paula Salgado, Aluna nº 7665 Ana Patrícia Baltazar, Aluna nº 7664
Harold Lasswell Harold Lasswell (1902-1978), psicólogo e investigador nas áreas de política e das ciências sociais, é bastante conhecido pelo seu modelo de comunicação
O Modelo de Lasswell e a superação da Teoria Hipodérmica Foi elaborado nos anos 30, na época de ouro da Teoria Hipodérmica como aplicação do paradigma para a análise sócio-política (quem obtém o quê? De que forma? quando?). O modelo de Lasswell foi proposto em 1948. Lasswell é considerado um dos pais da análise de conteúdo, método que fundamenta o seu sucesso na Teoria Hipodérmica. Lasswell estudou rigorosamente os conteúdos da propaganda.
As ideias de Lasswell são derivadas da biologia. As ideias de Lasswell são derivadas da biologia. Para ele, qualquer ser vivo necessita da comunicação para se manter equilibrado com o meio ambiente. Os seres vivos recebem estímulos externos e processam-nos de maneira a garantir o funcionamento das suas partes especializadas. (Ex: o olho )
Modelo de Lasswell Quem? Emissor Análise de Controle Diz o quê? Mensagem Análise de Conteúdo Em que canal? Meio Análise dos Meios Para quem? Receptor Análise de Audiência Com que efeito? Efeito Análise de Efeitos
O Paradigma de Lasswell Este paradigma foi concebido na altura da teoria das balas mágicas e a pergunta que concentrou mais atenções foi: “com que efeito?”, Esta fórmula sugere uma linearidade típica das teorias de persuasão da altura. Há um emissor activo e um receptor passivo que se limita a reagir aos estímulos. Toda a comunicação é intencional e destina-se a obter efeitos. O efeito constitui uma mudança observável no receptor causada pelo processo de comunicação. Ao alterar-se cada uma das perguntas, altera-se o efeito.
Crítica ao Modelo de Lasswell Os críticos defendem que ao dividir os elementos do acto de comunicação, a formula está a criar divisões artificiais num processo que está inter-relacionado. É impossível compreender os efeitos se não se estudar o fenómeno na globalidade, incluindo o emissor, receptor, mensagem e canal não mencionados por Lasswell.
Critica ao Modelo de Lasswell O modelo é acusado de ignorar o feedback, ao fazer crer que o acto de comunicar só se desenrola num só sentido.
À Laia de Conclusão… O paradigma de Lasswell mostrou-se perfeito quando aplicado ao processo de propaganda, houve alguns críticos que verificaram que este tipo de modelo contribuem para a tendência de exagerar os efeitos de comunicação de massas. “Para determinar a eficiência da comunicação num determinado contexto, é necessário ter em conta os valores em causa e a identidade do grupo cuja posição está a ser estudada.” In Comunicação e Sociedade
À Laia de conclusão… A ideia de uma comunicação social total poderosa estava fortemente enraizada, e o paradigma de Lasswell (1948) também cristalizava um receio, ao apresentar a fórmula científica, linear e lógica. Sucintamente podemos dizer que Lasswell Contribuiu para a formalização e sistematização dos conhecimentos relativos à comunicação dos media