REGISTRO BRASILEIRO DE ENSAIOS CLÍNICOS - REBRAC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Literacia da informação
Advertisements

Capacitação de Comitês de Ética em Pesquisa
BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO BPL
ÉTICA EM PESQUISA.
Fabiana Montanari BIREME/OPAS/OMS Unidade SciELO
Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde
Sistema CEP – CONEP: Organização e Funcionamento
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
Ensaios clínicos e a comunicação científica latino-americana
Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho.
As reuniões para apreciação de protocolo de pesquisa ocorrem periodicamente na última quarta-feira de cada mês. ELIANE MARQUES DUARTE DE SOUSA.
Pesquisas com dados existentes: análise de dados secundários, estudos suplementares e revisões sistemáticas.
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária III Simpósio de Pesquisa Clinica do HCFMUSP São Paulo, 17 de setembro de 2007 Mesa Redonda:
Ensaios Clínicos com Medicamentos Fitoterápicos
Demandas Judiciais no Âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS
Projeto SciELO: metodologia e critérios de seleção
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - ODONTOLOGIA
I Reunião Comitê SciELO Livros Tecnologias e funcionalidades envolvidas São Paulo, 23 de fevereiro de 2010 Renato Murasaki Metodologias.
II Reunião Comitê Gestor SciELO Livros Tecnologias envolvidas no processamento, armazenamento, recuperação e interoperação São Paulo, 14 de julho de.
Boas Práticas Clínicas: Protocolo Clínico
Boas Práticas Clínicas Monitoramento do Estudo
Elaboração: Rosane Schlatter Revisão: Nadine Clausell
Tutorial para EDITORES DE SEÇÃO
Tutorial AVALIAÇÃO DE ARTIGOS NO Bem-vindo ao tutorial de avaliação de artigos no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER (versão 2) Este tutorial.
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – Unoesc -
Plataforma brasil.
Biblioteca Virtual em Saúde:
BVS – Homeopatia Brasil Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB - APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Fidelis Brambilla 09 de Maio/2008.
Como acessar/obter o texto completo dos documentos científicos?
Boas Práticas Clínicas Documento das Américas Introdução
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
Incorporação de Tecnologias pelo Ministério da Saúde
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Metodologia Científica
METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA A ÁREA DE SAÚDE NOÇÕES BÁSICAS
Regulamentação da Política de Gestão de Tecnologia
PORTARIA Nº 402, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2010
Cooperação Técnica para
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
INSTITUTO OSWALDO CRUZ Secretaria Estadual da Saúde de Santa Catarina
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO VISÃO GERAL Brasília, 19 de maio de 2010.
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
CENTRAL DE PROJETOS PARA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. A Central de Projetos é um sistema que tem como objetivo o apoio ao Governo do Estado de Minas Gerais,
SciELO: um modelo para publicação eletrônica de periódicos científicos
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS)
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.
Marcelo Lúcio da Silva Brasília, 26 de outubro de 2010
Diretrizes Clínicas Nacionais
TALIDOMIDA Portaria GM/MS nº /12/00
NOTIFICAÇÕES DE REAÇÕES TRANFUSIONAIS
Programa Nacional de Triagem Neonatal
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
CONITEC – DESAFIOS ISPOR – Brasília – Dez 2014.
Plataforma Brasil Sistema instituído desde que substitui o SISNEP. Criado pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Saúde. Portal para.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
Tutorial para EDITORES DE TEXTO
Coordenação de Pesquisa Clínica em Correlatos e Alimentos - COPEA
Portaria MCT nº 650, de estabeleceu a nova estrutura do LBA Foram instituídos um Conselho Diretor, uma Gerência Executiva e um Comitê Científico.
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa
Plataforma Brasil Sistema instituído desde que substitui o SISNEP. Criado pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Saúde. Portal para.
COORDENAÇÃO DE CENTRO DE PESQUISA
Comitê de Ética em Pesquisa
Pesquisa Em Saúde Profª Andreia
P ESQUISA EM B ASES DE DADOS C URRÍCULO L ATTES P LATAFORMA B RASIL Ms. Mariana Pajaro.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária | Anvisa.
1 SISNEP Sistema Nacional de Informações sobre Ética em Pesquisas envolvendo Seres Humanos SISNEP.
Transcrição da apresentação:

REGISTRO BRASILEIRO DE ENSAIOS CLÍNICOS - REBRAC 1ª Reunião do Comitê Consultivo BIREME, 28 de janeiro de 2010

MARCO HISTÓRICO 2006 8° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva & 11° Congresso Mundial de Saúde Pública: 2 alternativas – rede regional de registros nacionias ou criação de registros primários independentes 2008 Portarias ministeriais MS/GM n° 1345 e 2448: criram uma comissão para elaborar o projeto de Implementação do REBRAC – registro primário brasileiro com uma plataforma web flexivel e open source para América Latina e Caribe 2009 Comitês Técnico e Consultivo com a participação do Ministério da Saúde, ANVISA, BIREME, OPAS e FIOCRUZ. OPAS, MS e FIOCRUZ são os financiadores do desenvolvimento da plataforma web; FIOCRUZ irá implementar e gerir o REBRAC

OBJETIVOS Estabelecer um registro amplo e atualziado dos estudos de intervenção e observacionais do Brasil, América Latina & Caribe Prover aos stakeholders interessados o acesso a estudos em curso ou concluídos – dados confiáveis e sem ônus para revisões/metanálises, diretrizes e políticas de pesquisa Aumentar a transparência na pesquisa, fortalecendo o valor ético e científico dos estudos de intervenção e observacionais Facilitar a descoberta e o controle de viéses de desenho, de publicação e reduzir o viés de idioma Integrar aos processos éticos e regulatórios Atender às necessidades nacionais e regionais de informação

ESTUDOS QUE SERÃO REGISTRADOS “Qualquer pesquisa que designa participantes humanos ou grupos de seres humanos a um ou mais intervenções relacionadas à saúde para avaliar os efeitos nos resultados de saúde” (ICTRP e ICMJE) Estudos de intervenção: ensaios clínicos de fase I a IV Estudos obervacionais: doenças negligenciadas

CAMPOS DA FICHA DE REGISTRO Número de identificação do registro Data do registro: data após revisão/aprovação Número de identificação secundários – n° & orgão emissor Fonte(s) de apoio monetário ou material Patrocinador principal: dados da institução, tipo (universidade, agência, governo, outro) Patrocinadores secundários Contato para dúvidas do públicas Contato para dúvidas científicas Título público Título científico Países de recrutamento: ISO 3166-1-alpha-2 code

CAMPOS DA FICHA DE REGISTRO Condição (ões) ou problema(s) sob estudo: CID-10, DeCs/MeSH – 4 campos (aberto, código, descrição, fonte) Intervenção(ões): aberto, código, descrição, fonte, tipo (PB) Critérios chave de inclusão e exclusão: idade (min/max), sexo, aceita voluntários sadios? + aberto para inclusão/exclusão Tipo de estudo: aberto, campos específicos (PB e Best Practices/OMS) Data da inclusão do 1° sujeito Data de conclusão do estudo: prevista e atual Tamanho da amostra Situação de recrutamento: vocabulário controlado (Best Practices/OMS) Desfechos primário(s) e secundário(s)

DADOS ADICIONAIS É esperado, mas não obrigatório, que os registrantes anexem o protocolo do estudo, adendos e resultados – descrição ou links para relatórios, comunicações e/ou artigos publicados.

REGISTRANTES Dados para o registro serão fornecidas pelo patrocinador, organização representativa para a pesquisa clínica, investigador principal ou outro representante legal (resolução RDC 39 – ANVISA). Estudos multicêntricos nacionais e internacionais deverão ser registrados apenas uma única vez pelo patrocinador ou representante legal, incluindo dados do pesquisador responsável em cada um dos sítios de estudo (resolução CNS nº 346 -01/13/05). Não será obrada taxa de registro e o acesso é livre

QUANDO REGISTRAR Após a aprovação do Comitê de Ética da instituição que sedia o estudo e/ou do Comitê nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e antes do recrutamento do primeiro sujeito da pesquisa Integração com o sistema de informação da CONEP (Plataforma BRASIL) permitirá o pré-registro no REBRAC, após a anuência do registrante – minimizar trabalho extra na submissão Três tipos de usuários: administrativo/revisor – equipe da FIOCRUZ registrante - submete e atualiza os dados do registro público – busca registros O registrante, na sua primeira submissão ao REBRAC, irá abrir abrir uma conta e obter um login/senha.

FUNCIONALIDADES Listar possíveis duplicidades Detecção de registros desatualizados Histórico das atualizações – audit trails Busca: básica e avançada Inclusão de campos adicionais Importar e exportar dados no formato XML Gerar banco de dados (formato csv) para análise

DESAFIOS Controle de qualidade – revisão em três idiomas Taxonomias Sustentabilidade política: apoio de revistas científicas, instituições de pesquisa, organizações de financiamento. Obrigação legal: RDC 39/2008 - “Para estudos de confirmação terapêutica (fase III) apresentar comprovante de que a pesquisa clínica está registrada na base de dados de registro de pesquisas clínicas International Clinical Trials Registration Plataform / World Health Organizartion (ICTRP/WHO) ou outras reconhecidas pelo International Commite of Medical Journals Editors (ICMJE). Número de registros/ano: mínimo de 200 estudos aprovados pela ANVISA

AMBIENTE DE TRABALHO ONLINE FLOSS (Free Libre Open Source Software) http://reddes.bvsalud.org/projects/clinical-trials/wiki E-mail:rebrac@listas.bireme.br