CADASTRO DOS MUNICÍPIOS, MONITORAMENTO E DESAFIOS !

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS SINDICATOS E A LUTA CONTRA A CONTAMINAÇAO POR HIV
Advertisements

Visita de Monitoramento de Controle da Tuberculose Salvador/Bahia
Mulheres e Aids: Desafios para os Serviços de Saúde São Paulo, 27 de Julho de 2001 Apoio: Ministério da Saúde - Coordenação Nacional de DST e Aids.
Ministério da Saúde IMPLANTAÇÃO DO TESTE RÁPIDO COMO DIAGNÓSTICO DA INFECÇÃO PELO HIV Programa Nacional de DST/AIDS Programa Nacional de Controle da Tuberculose.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
Teste rápido – HIV, Sífilis e Hepatites B e C
PEP Sexual Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
COORDENAÇÃO ESTADUAL DE DST/AIDS E HEPATITES VIRAIS
DTS/Aids/Hepatites Virais
DESAFIOS PARA O ENFRENTAMENTO DE EPIDEMIAS CONCENTRADAS
Plano Integrado de Enfrentamento das DST/HIV/Aids e Hepatites Virais
Saúde e Prevenção nas Escolas
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Programa Nacional de DST e Aids Apoio às SES para elaboração do PAM 2009.
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação de Acompanhamento e Avaliação.
Procure na SMS dos Municípios os Locais da Campanha 22 novembro a 01 Dezembro de 2012.
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PROTEÇÃO E ATENÇÃO A SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA A SAÚDE Esta apresentação não constitui-se definitiva.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Sistema de Informações sobre Mortalidade
Instituto Adolfo Lutz 24 de outubro municípios solicitaram suporte estadual - HIV 300 Municípios SEM PAM 46 Municípios COM PAM.
CADASTRO DOS MUNICÍPIOS, MONITORAMENTO E DESAFIOS !
FIQUE SABENDO de novembro a 1º de dezembro
PROGRAMA DE CONTROLE DE TUBERCULOSE
ACONSELHAMENTO EM DST, HIV AIDS E HEPATITES VIRAIS
Metas Gestão e Desenvolvimento Humano e Institucional.
Orientações aos Profissionais de Saúde
ACOLHIMENTO E ACONSELHAMENTO EM DST/HIV/AIDS
Celso Ricardo Monteiro Coordenador Adjunto
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
ACIDENTES OCUPACIONAIS COM RISCO BIOLÓGICO: O QUE FAZER PARA EVITAR CONTAMINAÇÃO? Grupo Prev-Bio FAMEMA.
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
Projeto Listas de Grupos Narcóticos Anônimos
FIQUE SABENDO 2012 Procedimentos Laboratoriais. Suporte Laboratorial para a Campanha Orientações Gerais para os municípios que vão utilizar o Suporte.
Projeto Piloto de Estágio para Jovens que Vivem com HIV/aids CAMS Brasília, 14 de novembro de 2008.
Fluxo da informação Instituto Adolfo Lutz 24 de outubro 2012.
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
SINDROME DA IMUNODEFICIENCIA ADQUIRIDA HIV/AIDS
Programa Estadual de Controle da Tuberculose
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Secretaria Municipal de Saúde Programa Municipal de DST/Aids
SINDROME DA IMUNODEFICIENCIA ADQUIRIDA HIV/AIDS Setembro/2014.
2011 Campanha de Ampliação do
Autores: Silva, S.R., Tayra, A., Zotto, S., Cervantes, V., Matida, L.
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
A política de incentivo às Casas de Apoio para Adultos vivendo com HIV/aids como modalidade da linha de cuidados em HIV/Aids Programa Estadual de DST/Aids.
Monitoramento das Metas priorizadas para 2013
P ROPOSTA PARA A MPLIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS NA ATENÇÃO BÁSICA OUT 2012.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Unidade de Prevenção Insumos Brasília, novembro 2009.
PROGRAMAÇÃO DE AÇÕES E METAS (PAM) 2013 Piracicaba-SP
Desafios da gestão loco-regional para a ampliação do acesso aos preservativos masculinos e ao teste anti-HIV na Região Metropolitana da Baixada Santista.
TESTE RÁPIDO HEPATITES VIRAIS HIV - SÍFILIS
Orientações Básicas e Agenda Integrada
PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO
TRD HIV 2011 PROPOSTA DE MONITORAMENTO DO TRD HIV NA CAMPANHA FIQUE SABENDO 2011 USO DO TRD HIV EM ATIVIDADES EXTRAMUROS USO DO TRD HIV EM UNIDADES DE.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
Manual Aconselhamento em DST/HIV na atenção básica
Secretaria de Saúde do Estado do Ceará Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças ACESSO UNIVERSAL NA ATENÇÃO.
“Estratégia e resultados no enfrentamento das doenças transmissíveis em eliminação: um balanço da Campanha Nacional de 2015”. 30 min Jeann Marie Marcelino.
Fique Sabendo 2011 Cadastro dos Municípios Participantes.
O QUE É AIDS? A aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada,
Saúde Integral das PVHIV Fórum de Dirigentes São Paulo, 07 de outubro de 2015 Denize Lotufo Estevam Gerência de Assistência CRT - DST/Aids.
AÇÕES DE PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA AS DST/AIDS PARA POPULAÇÃO PRIVADA DE LIBERDADE (PPL) Programa Estadual de DST/AIDS/SP.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Jarbas Barbosa da Silva Jr. Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Tuberculose e HIV/aids 19/08/2013.
SEMINÁRIO PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO OPERATIVO LOCAL (POL)
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
FIQUE SABENDO – 2012 “TIRE O PESO DA DÚVIDA”
Transcrição da apresentação:

CADASTRO DOS MUNICÍPIOS, MONITORAMENTO E DESAFIOS ! FIQUE SABENDO 2012 22 de nov a 1 de dez CADASTRO DOS MUNICÍPIOS, MONITORAMENTO E DESAFIOS !

A CAMPANHA É UMA ESTRATÉGIA IMPORTANTE NO ENFRENTAMENTO DO DIAGNÓSTICO TARDIO EM NOSSO ESTADO De cada 100 portadores do HIV acolhidos em nossos serviços de referência (SAE), 42 chegam com sinais e sintomas de aids, com a saúde e a imunidade já comprometidas!

METAS DA CAMPANHA Testar pessoas sexualmente ativas que nunca realizaram o teste anti-HIV na vida. Acessar e sensibilizar pessoas mais expostas ao HIV a fazerem teste, ajudando-as a superar o medo de realizá-lo! Acompanhar TODOS os casos positivos até que cheguem à unidade de referência para acompanhamento e realização de exames.

O Município vai participar do Fique Sabendo 2012? SIM 1º passo: cadastramento on-line do município participante na pág. do CRT DST/AIDS www.crt.saude.sp.gov.br Prazo máx.: 21 de Setembro de 2012!

Municípios cadastrados nas campanhas Fique Sabendo 2008 a 2011 376 mun.-140 com PAM 2009 449 mun.-139 com PAM 2010 473 mun.-145 com PAM 2011 507 mun - 145 com PAM 41 milhões de habitantes - 645 municípios e destes 145 prioritários para o controle da aids.

AS 4 CAMPANHAS REALIZADAS

AS 4 CAMPANHAS REALIZADAS

AS PESSOAS QUE SÃO TESTADAS NA CAMPANHA E TÊM RESULTADO REAGENTE ESTÃO EM ACOMPANHAMENTO NOS SERVIÇOS DE REFERÊNCIA (SAE)?

FIQUE SABENDO 2009 E 2010 CASOS HIV + N= 815 151 mun 47% c/ PAM 2010 156 mun. 42% c/ PAM 2009 + 2010 221 mun. 39% c/ PAM

Situação de portadores do HIV testados nas campanhas Fique Sabendo 2009 e 2010 pelo método convencional com suporte do estado 815 Pessoas com resultado reagente para HIV 245 (30%) não realizaram exame de CD4 até dez/ de 2011 – PERDA !!!! Além destas, 183 Pessoas que se testaram durante a campanha tem passagem pelo SAE (registro de CD4 realizado). Destas 48% (88) não têm registro de realização de CD4 posteriormente à testagem na campanha. PERDA DE SEGUIMENTO!!!!

ABORDAGEM CONSENTIDA FOI REALIZADA??? Conclusão 333 pessoas com resultado reagente não têm registro de realização de CD4 pós campanha (até dezembro de 2011). Houve uma perda de 41%!!! ABORDAGEM CONSENTIDA FOI REALIZADA???

Que materiais foram enviados? Materiais da Campanha Que materiais foram enviados? Quais são os critérios para distribuição em sua região?

a CE DST/AIDS iniciou a distribuição descentralizada de : Em setembro de 2012, a CE DST/AIDS iniciou a distribuição descentralizada de : 30 mil camisetas 30 mil jalecos – coleta 500 mil folders para TRD HIV 5 milhões de folders Fique Sabendo 10 mil cartazes “Fique Sabendo” 10 mil cartazes “Preservativo”

Cartazes #tireopesodaduvida

Jalecos e Camisetas #tireopesodaduvida

Camisetas Fique Sabendo #tireopesodaduvida

Critérios para distribuição dos materiais: Cartazes sobre teste e preservativo – TODAS as unidades de TODOS os municípios de sua região que ofertam testes de HIV e preservativos masculinos na unidade. Camisetas, jalecos e folders Fique Sabendo devem ser distribuídos a TODOS os municípios cadastrados na campanha Folder de Teste Rápido HIV (TRD HIV) deve ser distribuído aos municípios que realizam o teste rápido como diagnóstico em sua região.

Como deve ser feito o atendimento da pessoa que deseja realizar o teste?

“TODO TESTE DEVE SER VOLUNTÁRIO E ESCLARECIDO” É obrigatório o uso da abordagem consentida. Adolescentes acima de 12 anos têm direito a realizar o teste de HIV desacompanhados. Travestis e transexuais devem ser chamados pelo nome social. Todos têm direito a um atendimento com respeito e privacidade. Toda ação de testagem devem ter oferta de insumos de prevenção – material informativo, preservativos masculinos.

OUTRAS CONSIDERAÇÕES Todos têm direito a um atendimento individualizado e sigiloso, com tempo para tirar dúvidas, conversar sobre o que o levou a fazer o teste e alternativas para diminuir as chances de infectar-se. Todos os resultados devem ser entregues em atendimento individual por profissional capacitado. O laudo deve ser entregue exclusivamente à pessoa que buscou a testagem. O teste deve ser acessível o ano todo!

Recomendamos a utilização da Ficha Fique Sabendo 2012 TODO ATENDIMENTO DEVE SER REGISTRADO EM FICHA DE ATENDIMENTO Recomendamos a utilização da Ficha Fique Sabendo 2012 (2011 atualizada)

UMA ÚNICA MUDANÇA :

FICHA DE ATENDIMENTO Disponível no site a partir de 19 de setembro e A ficha de atendimento pré e pós-teste Fique Sabendo destina-se : Aos serviços de saúde da rede de Atenção Básica Oferta de testagem em campo (extramuros) Disponível no site a partir de 19 de setembro e para digitação on-line a partir de 22 de novembro !!

Atenção! Disponibilizaremos no site a possibilidade dos municípios digitarem suas fichas de atendimento. Ao final do processo disponibilizaremos os bancos aos respectivos municípios.

PAPEL DO INTERLOCUTOR DE DST/AIDS - PRÓXIMOS PASSOS! Articular, organizar e monitorar as diversas etapas da campanha estadual de testagem em sua região. Elaborar as grades de distribuição regional das camisetas, jalecos , folders e cartazes. Articular com o laboratório regional capacitações de profissionais de municípios para realização com qualidade de procedimentos relacionados a coleta, identificação e envio de amostras.

Coordenadores da campanha no município - PRÓXIMOS PASSOS! Planejar estratégias para levar o teste a pessoas mais expostas à infecção pelo HIV com articulação local. Capacitar os profissionais de saúde envolvidos na campanha para realização dos procedimentos com qualidade; desde a coleta, registro e envio das amostras, até o aconselhamento pré e pós teste.

Coordenadores da campanha no município - Próximos Passos! Planejar estrategicamente a utilização do TRD HIV durante a campanha - definindo locais e períodos adequados para a ampliação do acesso ao teste. Exemplos: Fora do horário comercial; tarde/noite Nos fins de semana Fora das unidades de saúde Em locais de concentração e socialização de jovens, gays, profissionais do sexo, pessoas que usam drogas, migrantes.

Fique Sabendo 2012 contato fiquesabendo@crt.saude.sp.gov.br HTTP://WWW.CRT.SAUDE.SP.GOV.BR