Duas teorias fundamentais sobre a Personalidade e o Desenvolvimento: Freud e Skinner.
O que é o Desenvolvimento que culmina na Personalidade O que é o Desenvolvimento que culmina na Personalidade? Qual a relevância desta questão?
Aquilo que caracteriza a forma de pensar, sentir e agir de uma pessoa. Aplicação ao trabalho. Diferentes enfoques; diferentes visões de homem; Diferentes hipóteses.
Psicanálise: Psicologia profunda – inconsciente; Histórico: Neurologia; Hipnose; Histeria; Cartase Causas psicológicas; Sugestão; Inconsciente; Associação livre; Actos falhados.
Explicação psicológica para as doenças mentais; Mudança no centro de atenção da psicologia. Freud foi o primeiro a propor que os instintos e as emoções (inconscientes) energizam o comportamento humano. Metáfora do iceberg.
“Os instintos são os elementos básicos da personalidade, as forças motivadoras que impulsionam o comportamento e determinam seu rumo. O instinto não é um estado corporal, mas uma necessidade corporal transformada em um estado mental, um desejo’’.
Associação livre: Ricas histórias e estórias ligadas à infância. Antagonismo: Instintos X Cultura
Fases do desenvolvimento infantil: Fase oral (0 a 6 meses) Fase anal (6 a 18 meses) Fase fálica (18 meses aos 5 anos) Fase de Latência (6 anos a puberdade) Fase genital (adulta)
Com suas descobertas Freud esquematizou a estrutura do psiquismo humano buscando compreender as forças dinâmicas que agiam dentro dele. Formulou a teoria do Aparelho psiquico: Três zonas ou níveis de consciência, Três tipos de conteúdos psicológicos.
Três zonas ou níveis de consciência, Consciente; pré-consciente e inconsciente. Três tipos de conteúdos psicológicos. Id; ego e supergo Interpretação dos Sonhos
Mecanismos de defesa do Ego: Repressão; Negação; Formação reactiva; Projeção; Regressão; Racionalização; Deslocamento; Sublimação.
Behaviorismo: Personalidade e variáveis comportamentais A influência dos estímulos ambientais sobre os organismos – Aprendizagem Os reflexos permitem ao animal responder automaticamente a estímulos específicos que são críticos para sua sobrevivência.
Reflexos: Inatos e aprendidos. Condicionamento respondente (Clássico): Pavlov. Estímulo – Resposta Manipulação do comportamento – ciência natural.
Skinner e o comportamento respondente: Condicionamento = apreendizagem Estudar psicologia seria estudar e compreender a dinâmica de aprendizagem dos seres humanos. Todo comportamento humano é apreendido. Condicionamento operante.
Para Skinner: Estímulo: A modificação de um ou mais aspectos do meio. Resposta: A modificação de uma ou várias partes do comportamento.
Condicionamento: associação entre um estímulo e uma resposta. Condicionamento clássico: respostas reflexas e involuntárias são associadas a um estímulo que naturalmente não determinaria aquela resposta. Condicionamento Operante: Aprendizagem de uma resposta voluntária ao estímulo mediante a consequências de respostas anteriores.
Comportamento Operante Reforço positivo e reforço negativo. Punição positiva e punição negativa. Reforçamento mais eficiente que a punição.