SESSÃO SOBRE O NOVO AEROPORTO DE LISBOA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIO DE CAPACITAÇÃO REGIONAL
Advertisements

A OFERTA TURÍSTICA.
Conferência Consumo Sustentável e Alterações Climáticas
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
1 AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE PLANOS E PROGRAMAS DE TRANSPORTES NO AMBIENTE Maria Isabel Guerra Ana Paula Rodrigues AUDITORIA AMBIENTAL MOPTH.
A Sustentabilidade da Vida: Novos e Velhos Riscos
O que é o SIMPLEX? Grande objectivo: tornar a Administração mais transparente e facilitar o acesso dos cidadãos e empresas aos serviços públicos 4 vertentes:
Encontro “COMPREENDER A PAISAGEM CULTURAL DO TEJO E SEUS VALORES”
Base metodológica para avaliação de riscos em ordenamento do território Rui Pedro Julião Coordenador-Geral
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
ordenamento do território e urbanismo
A Biodiversidade Escola Ensino Básico 2 e 3 Professor Amaro Arantes
Protecção e Convenção da Natureza
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – Lei 9985 / 2000
Estrutura de um Processo de Licenciamento
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Maio de 2007 M. Pedrosa de Barros Estratégia Segurança da Informação Contributos A Estratégia da Informação Nacional Simpósio - Academia Militar.
III Congresso Ibérico sobre Gestão e Planeamento da Água
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
HIDROLOGIA.
As políticas florestais para o desenvolvimento sustentável devem reflectir um conhecimento aprofundado das consequências das alterações climáticas Medidas.
IMPACTES AMBIENTAIS 9 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
O município e o planejamento espacial de áreas rurais
1 J UDIT T ÖRÖKNÉ R ÓZSA DG R EGIONAL AND U RBAN P OLICY.
A DIA e o RECAPE Júlio de Jesus, engº amb.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
António Gonçalves Henriques
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
Constituição Federal Artigo 225, § 1°, IV
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
GUIA DE OBSERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO RURAL 4ª Sessão de Divulgação SARDOAL, 24/09/2010 JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO.
PGR- Programa de Gerenciamento de Riscos
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
SEMINÁRIO AVALIAÇÃO AMBIENTAL CONJUNTA ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL – EIA e RELATÓRIO DE IMPACTO AO MEIO AMBIENTE - RIMA Caraguatatuba - SP 11 de dezembro.
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
19 de novembro de 2013 Seminário A suinicultura e o Ambiente.
Ciências Naturais 8º ano. Iniciativa que tem como objectivo levar os estudantes dos ensinos básico e secundário a conhecer ecossistemas florestais da.
Num contexto particular...
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
Perguntas de Modelação
PROF.: MÔNICA PERNAMBUCO COSTA
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
Estudo de Demanda de Serviços Urbanos e Ambientais
Política Nacional do Meio Ambiente
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Não faz sentido considerar as APPs como ecossistemas intocáveis
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Seleção (objetos, jurisdicionados, objetivos...) Critérios Identificação dos critérios da Auditoria Possíveis Achados Identificação de possíveis achados.
Geologia, problemas e materiais
Módulo 4 – Legislação desportiva
Parte III Gestão Ambiental.
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
Proposta Técnica Elaboração de Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Plano Diretor de Drenagem Urbana Brasília – DF Maio de 2016.
O CONHECIMENTO HIDROGRÁFICO E O ORDENAMENTO NA ZONA COSTEIRA Carlos Ventura Soares ENCONTROS DO LITORAL – UMA NOVA VISÃO PARA O LITORAL NORTE Viana do.
PROJETO MADEIRA MPE – RO 19/ABRIL/2006 OPE. Temas estudados Clima e Hidrologia Geologia Geomorfologia Recursos minerais Hidrogeologia Estudos Sedimentológicos.
TEMA 1 SEGURANÇA ALIMENTAR HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO TEMA 3 Directiva SEVESO Nuno Cunha Lopes Recurso desenvolvido no âmbito da medida do.
19 de Novembro 2009 | Viana do Castelo OS “PLANOS DE ORDENAMENTO DO LITORAL” NO CONTEXTO DE UM PLANEAMENTO TERRITORIAL INTEGRADO Célia Ramos.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
Colóquio – Aviação Civil Plano Aeroviário Nacional – PAN – Anderson Ribeiro Correia Superintendente de Infra-Estrutura.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
RISKS CONSORTIUM (Direito) Ciência 2010 Lisboa, 5-6 Julho, 2010.
Transcrição da apresentação:

SESSÃO SOBRE O NOVO AEROPORTO DE LISBOA LISBOA 2017 : UM AEROPORTO COM FUTURO Estudos Preliminares de Impacte Ambiental Avaliação de Impacte Ambiental Fernando Santana Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa

actividade selecção do local 1960 70 80 90 00 2010 Fonte da Telha, Montijo, Alcochete, Porto Alto, Rio Frio, Portela de Sacavém

actividade selecção do local 1960 70 80 90 00 2010 Fonte da Telha, Montijo, Alcochete, Porto Alto, Rio Frio, Sta. Cruz, Ota, Azambuja, Portela de Sacavém, Alverca, Granja, Tires e Marateca

actividade selecção do local 1960 70 80 90 00 2010 Fonte da Telha, Montijo, Alcochete, Porto Alto, Rio Frio, Sta. Cruz, Ota, Azambuja, Portela de Sacavém, Alverca, Granja, Tires e Marateca

OTA RIO FRIO

actividade selecção do local estudo de incidências ambientais 1960 70 80 90 00 2010 selecção do local Fonte da Telha, Montijo, Alcochete Porto Alto, Rio Frio, Sta. Cruz, Ota, Azambuja, Portela de Sacavém, Alverca, Granja, Tires e Marateca estudo de incidências ambientais

estudos de incidências ambientais (consultor : FCT – UNL) ► identificação de descritores ► elaboração de termos de referência para cada descritor ► selecção de especialistas ► relatórios por descritor ► integração na matriz multi-critério objectivos Possibilitar a integração dos aspectos ambientais na tomada de decisão Fornecer informação acerca do projecto, sua necessidade, impactes ambientais e medidas de minimização Constituir um fórum para consulta pública

estudo preliminar de impacte ambiental (EPIA) estudos de incidências ambientais decisão de realizar um processo de AIA elaboração de um EPIA para cada localização acompanhamento formal do Ministério do Ambiente organização e procedimentos conforme legislação em vigor (D.L.186/90) consulta pública estudo preliminar de impacte ambiental (EPIA) reorganização dos estudos de incidências âmbito espacial : área de implantação do empreendimento âmbito temporal: fase construção fase exploração - início de operação fase exploração - horizonte de capacidade

estudos preliminares de impacte ambiental (EPIA) Ota Rio Frio Justificação e Descrição do Projecto Antecedentes Evolução do Tráfego no Aeroporto de Lisboa Previsões de Tráfego Necessidade de Novo Aeroporto Localização da Nova Infra-Estrutura

componente Geologia e Geomorfologia Casualidade Sísmica Solos Recursos Hídricos Subterrâneos Hidrologia e Qualidade da Água Qualidade do Ar Ruído Ecologia Flora e Comunidades Vegetais Fauna Terrestre Biologia Aquática Comunidades e Fragmentação de Habitats Paisagem Património Paleontológico Património Histórico-Cultural Planeamento e Uso do Solo Economia Local e Regional Comunidades Locais Risco de Colisão de Aeronaves com Aves

Ficha Técnica estudos preliminares de impacte ambiental (EPIA) Coordenação: Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa componente execução Geologia e Geomorfologia Departamento de Engenharia Civil Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Casualidade Sísmica Instituto de Ciências da Terra e do Espaço Faculdade de Ciências Universidade de Lisboa Solos Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Recursos Hídricos Subterrâneos Departamento de Geologia Faculdade de Ciências Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico Universidade Técnica de Lisboa Hidrologia e Qualidade da Água Universidade de Évora Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa

componente execução Qualidade do Ar Instituto do Ambiente e Desenvolvimento Universidade de Aveiro Instituto de Ciências da Terra e do Espaço Faculdade de Ciências Universidade de Lisboa Ruído Acusticontrol – Consultores em Engenharia Acústica e Controlo de Ruído, Lda. Flora e Comunidades Vegetais Museu, Laboratório e Jardim Botânico Faculdade de Ciências Universidade de Lisboa Fauna Terrestre Naturibérica, Estudos e Divulgação em Biologia, Lda. Biologia Aquática Instituto de Oceanografia Faculdade de Ciências Universidade de Lisboa Fragmentação de Habitats Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Paisagem PROAP – Estudos e Projectos de Arquitectura Paisa- gística, Lda.

componente execução Património Paleontológico Departamento de Geologia Faculdade de Ciências Universidade de Lisboa Património Histórico-Cultural Museu de Arqueologia Planeamento e Uso do Solo CESUR – Centro de Sistemas Urbanos e Regionais Instituto Superior Técnico Universidade Técnica de Lisboa ECOSSISTEMA, Consultores em Engenharia do Ambiente, Lda. Economia Local e Regional Gabinete de Análise Económica Faculdade de Economia Universidade Nova de Lisboa Comunidades Locais Faculdade de Psicologia Universidade de Lisboa Risco de Colisão de Aeronaves com Aves Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Apoio Técnico à Coordenação Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa

principais impactes estudos preliminares de impacte ambiental Em ambas as localizações foram identificados impactes negativos nas componentes ruído, qualidade do ar, paisagem e uso do solo Impactes positivos na economia local e regional e comunidades locais Ota: Geomorfologia (movimentação de terras) Rio Frio: Fragmentação de habitats e vegetação (montado de sobro)

descritor : avifauna risco de colisão superior em Rio Frio devido aos vôos locais e migratórios necessidade da adopção de medidas para redução dos movimentos de aves … conflitualidade entre os objectivos de conservação para a zona e as medidas destinadas a reduzir os movimentos de aves …

estudos adicionais Identificadas situações em Rio Frio que motivaram estudos adicionais: Liquefacção de solos (LNEC) Risco elevado de colisão de aves com aeronaves baseado na aplicação do modelo matemático e nas conclusões dos estudos de avifauna (ICAO)

estudos adicionais Relatório da ICAO Análise Estudos de avifauna e modelo de colisão Estatíticas de colisão ocorridas em Lisboa e zonas envolventes Relatórios oficiais sobre acidentes/incidentes Conclusões Cen 1 – Na perspectiva da prevenção de “birdstrike” escolher a Ota. Posteriormente, iniciar estudos de movimentos locais de aves. Relatório da ICAO

actividade selecção do local estudo de incidências ambientais 1960 70 80 90 00 actividade selecção do local Fonte da Telha, Montijo, Alcochete, Porto Alto, Rio Frio, Sta. Cruz, Ota, Azambuja, Portela de Sacavém, Alverca, Granja, Tires e Marateca estudo de incidências ambientais comissão de avaliação de impacte ambiental para o novo aeroporto de lisboa estudos preliminares de impacte ambiental Despacho Conjunto MEPTA / MA 622/98 2010

actividade selecção do local estudo de incidências ambientais 1960 70 80 90 00 selecção do local Fonte da Telha, Montijo, Alcochete, Porto Alto, Rio Frio, Sta. Cruz, Ota, Azambuja, Portela de Sacavém, Alverca, Granja, Tires e Marateca estudo de incidências ambientais estudos preliminares de impacte ambiental DGA INAG ICN IPAMB DRA / LVT CCR / LVT comissão de avaliação de impacte ambiental para o novo aeroporto de lisboa

actividade selecção do local estudo de incidências ambientais 1960 70 80 90 00 selecção do local Fonte da Telha, Montijo, Alcochete, Porto Alto, Rio Frio, Sta. Cruz, Ota, Azambuja, Portela de Sacavém, Alverca, Granja, Tires e Marateca estudo de incidências ambientais estudos preliminares de impacte ambiental comissão de avaliação de impacte ambiental para o novo aeroporto de lisboa Pinhal Novo Alenquer consulta pública

pressupostos ausência de projecto inexistência de estudo da alternativa zero apresentação de dois EPIA autónomos, sem inclusão de uma abordagem comparativa

pressupostos análise comparativa análise comparativa dos impactes identificados no EPIA de cada localização e para todos os descritores ambientais

temáticas significativas pressupostos análise comparativa temáticas significativas “…aquelas em que se previa a ocorrência de impactes positivos ou negativos, simultaneamente muito significativos, de elevada duração e de âmbito supra-local ” Exploração e movimentação de terras Áreas Classificadas para a Conservação da Natureza Habitats/Corredores Ecológicos Avifauna/Colisão de Aeronaves com Aves Montado de Sobro Aquíferos Ruído Qualidade do Ar Dinamização Económica Condições de Vida e Emprego Ordenamento do Território Instrumentos de Planeamento Sistema de Transportes Adesão das Comunidades Locais ao NAL

temáticas significativas pressupostos análise comparativa temáticas significativas temáticas determinantes “…quando os impactes incidentes eram não minimizáveis, não compensáveis e irreversíveis, não sendo portanto possível garantir a inerente sustentabilidade ambiental ” áreas classificadas para a conservação da natureza habitats / corredores ecológicos avifauna / colisão de aeronaves com aves aquíferos montado de sobro

Áreas classificadas para a Conservação da Natureza “A classificação e delimitação das Zonas de Protecção Especial (ZPE) e dos Sítios de Importância Comunitária (SIC) dos estuários do Tejo e do Sado constituem-se como factores conflituais com a localização do NAL em Rio Frio. “ Habitats/Corredores Ecológicos “Atendendo não só à exploração do empreendimento do NAL mas também aos impactes indirectos previsíveis, a afectação dos habitats naturais e dos corredores ecológicos implicará efeitos que extravasam, em muito, a área de implantação do NAL, pondo em causa o contínuo natural presente na coroa das Áreas Protegidas da Península de Setúbal. Tal facto confere à opção de Rio Frio uma magnitude muito elevada e irreversibilidade dos impactes negativos, de minimização e compensação condicionadas pela necessidade de gestão dos habitats envolventes do NAL, no âmbito da segurança das operações aeroportuárias.” Avifauna/Colisão de Aeronaves com Aves “Tanto por ser um grupo biológico que integra espécies protegidas que implicaram a criação das ZPE dos Estuários do Tejo e do Sado, como por constituir um factor fundamental para a avaliação do risco de colisão de aeronaves com aves, a afectação da avifauna determina a selecção, de uma forma exclusiva, da opção Ota.”

Aquíferos Montado de Sobro “Os aquíferos formam unidades hidrogeológicas na bacia do Tejo e Tejo-Sado, cujas características de vulnerabilidade e produtividade são elevadas. Todavia, a unidade hidrogeológica da bacia do Tejo-Sado, onde se inclui a alternativa de localização de Rio Frio, apresenta uma vulnerabilidade considerada “alta” a ”extremamente alta”, podendo os impactes previsíveis assumir grande magnitude, elevada significância e não minimizáveis relativamente à qualidade e volume de água disponível. Em consequência, esta alternativa apresenta-se como mais desfavorável que a da Ota.” Montado de Sobro “O sistema “Montado” em Rio Frio reveste-se, no contexto dos “Sistemas Ecológicos”, de um papel determinante, tanto pela sua expressividade, como pelas zoocenoses que suporta, em particular a avifauna. Trata-se de uma das maiores manchas produtivas e contínuas (em bom estado fitosanitário) de povoamentos puros de sobreiros a nível nacional. A sua importância é de reconhecido interesse múltiplo (ecológico, económico, social, silvícola).”

temáticas significativas pressupostos análise comparativa temáticas significativas temáticas determinantes conclusões “… as alternativas de localização propostas apresentam impactes negativos significativos. No entanto, a localização do NAL na Ota é menos desfavorável que em Rio Frio (orientação E/O e N/S), por esta apresentar graves condicionantes que podem pôr em causa a sua sustentabilidade ambiental”

Resolução do Conselho de Ministros nº 18-B/2000 de 27 de Abril 1- Prosseguir o desenvolvimento dos processos relativos à construção do Novo Aeroporto na Ota. 2- Encarregar o Ministério do Equipamento em articulação com o Ministério das Finanças de promover, de imediato, as acções necessárias para concretizar os objectivos e orientações preconizados, conducentes ao estabelecimento da parceria público-privada e à escolha de parceiros privados