Gestão da Qualidade Prof. Paulo Castilho Apresentação do Curso
APRESENTAÇÃO PAULO CESAR DE CASTILHO Engenheiro Metalurgista graduado na Universidade de Mogi das Cruzes - SP Pós-graduado em Qualidade e Produtividade pela Faculdade de Engenharia Industrial FEI – São Bernardo do Campo – São Paulo Atuou no grupo Cofap – Companhia Fabricadora de Peças de 1979 à 1991 chegando ao cargo de supervisor de Produção. Exerceu a função Gerente de Produção em empresas de médio porte. Atualmente trabalha como Gerente da Qualidade no grupo Magneti Marelli Cofap na unidade de Sinterizados. Coordenador de programas de treinamento e consultoria empresarial em cursos de qualidade e produtividade Professor universitário na Anhanguera desde 2007 METODOLOGIA DE TRABALHO Aulas expositivas e interativas. Desenvolvimento dos temas pelo professor por meio da apresentação de exemplos, treinamento por meio de exercícios vivenciais e discussão de textos com a participação direta dos alunos. Utilização de estudo de caso, dinâmica de grupo e data show.
APRESENTAÇÃO 70 % Trabalho escrito e seminário DIVERSOS Telefone celular: manter desligado Pontualidade Entra/sai da sala Intervenções SISTEMA DE AVALIAÇÃO 70 % Trabalho escrito e seminário 30% Participação nas atividades e presença em sala de Aula HORÁRIO DAS AULAS: 19:00 às 22:00 h
CONTEÚDO DO CURSO Apresentação do Curso Seminário Definições Debate Sistemas Ciclo P.D.C.A. Mapeamento de Processo Norma ISO 9001:2008 Custos da Qualidade Resolução de Problemas 5W e 2 H Diagrama de Causa e Efeito Analise dos Porquês Poka Yoke TQC e seus Princípios Normas NBR – ISO Princípios de 5 S Seminário
Bibliografia Complementar Bibliografia Básica CARVALHO, M. M. de. (Org.), Gestão da Qualidade. 3a Edição. Rio de Janeiro: Campus. 2005. ISBN: 8535217525. SORDI, J. O. de, Gestão por Processos uma Abordagem da Moderna Administração. 2a Edição. São Paulo: Saraiva. 2008. ISBN: 8502067656. VIEIRA FILHO, G. Gestão da Qualidade Total. 2ª Ed. São Paulo: Alínea, 2007. ISBN: 8575161911 Bibliografia Complementar WOMACK, J. P.; JONES, D. T., A mentalidade Enxuta nas Empresas. 1a Edição. Rio de Janeiro: Campus. 2004. ISBN: 8535212701. PALADINI, E.P. Gestão da Qualidade. 6 a Edição. São Paulo: Atlas, 2004. ISBN: 9788522436736. PALADINI, E.P. Gestão Estratégica da Qualidade. 2 a Edição. São Paulo: Atlas, 2009. ISBN: 9788522456468
NÃO É PERMITIDO RÉPLICA NO DEBATE DINÂMICA REGRAS DO JOGO: Quatro equipes Duas equipes com objetivo de produzir o lote sem avisar o cliente Duas equipes com objetivo de avisar o cliente com antecedência. Individualmente um componente de uma equipe deve escolher alguém da equipe com objetivo diferente e fazer seus comentários (1 minuto) A pessoa da outra equipe deve responder e fazer seus comentários. (1 minuto) Esta pessoa deve escolher alguém de outra equipe com objetivo diferente. NÃO É PERMITIDO RÉPLICA NO DEBATE