Diagramas de dispersão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Correlação e Regressão
Advertisements

Análise Estatística Testes de Hipóteses.
Escola Politécnica de Pernambuco Departamento de Ensino Básico
Estatística amintas paiva afonso.
Deve ser selecionado o modo
Prof. Darlan Marcelo Delgado
Analise de Regressão Parte 2.
AJUSTE DE CURVAS 6.1 Introdução 6.2 Método dos quadrados mínimos
MÉTODOS QUANTITATIVOS
Regressão Linear Aula 09 Prof. Christopher Freire Souza
MB751 – Modelos de previsão
Estatística Prof: Msc Engª Heloísa Bernardo
Estatística Aplicada (Aula 5)
Análise de Dados.
Regressão linear A regressão linear é usada para determinar o valor de uma variável dependente contínua baseando-se na sua relação linear com uma (regressão.
Regressão logística A regressão logística é uma semelhante a regressão linear e é usada com temos uma variável dependente binária. O objectivo é saber.
Profª. Sheila Regina Oro
Modelos de regressão Cláudio Monteiro
Estatística e Probabilidade
Medidas de Dispersão ou de Variabilidade:
DELINEAMENTOS CORRELACIONAIS
Estatística Para um dado conjunto de dados, podemos calcular as seguintes grandezas: 1) Medidas de posição 2) Medidas de dispersão 3) Parâmetros de simetria.
ESTATÍSTICA.
Análise Bidimensional
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Regressão Múltipla Profas: Gardênia da Silva Abbad Elaine Rabelo Neiva
Aula teórica: Tratamento de dados, recta
Regressão Pontos mais importantes: -objectivo -regressão linear
Aula 6 - Método não-experimental ou de seleção não-aleatória
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2015 Análise de Regressão Camilo Daleles Rennó
Professor Antonio Carlos Coelho
Estatística e Probabilidade
Regressão Linear.
Interpolação e Ajuste de Curvas
Modelagem Estatística
Professor Antonio Carlos Coelho
Contabilidade e Regressão Linear
Aula 12 - Teste de associação1 DATAAulaCONTEÚDO PROGRAMÁTICO 10/03Segunda1Níveis de mensuração, variáveis, organização de dados, apresentação tabular 12/03Quarta2Apresentação.
Regressão e Previsão Numérica.
Medidas de Dispersão O que é dispersão?
Aula 6 - Medidas de associação1 DATAAulaCONTE Ú DO PROGRAM Á TICO 10/03Segunda1N í veis de mensura ç ão, vari á veis, organiza ç ão de dados, apresenta.
Regressão.
Ajuste do Modelo Avaliação dos Coeficientes
Regressão Linear Múltipla
Associação entre duas variáveis: análise bidimensional
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Vamos conversar sobre …
Estatística Descritiva
Aulas Introdutórias O processo de medida;
Estatística e Probabilidade
CORRELAÇÃO E REGRESSÃO
Estatística Básica usando o José CARDOSO Neto Professor Associado Departamento de Estatística - UFAM 26 a 30 de outubro de 2015 IX.
Métodos Estatísticos Aplicados às Ciências Biológicas
PPGTI AULA 3 Prof. Dr. Márcio A. Fiori –
Métodos Estatísticos Aplicados às Ciências Biológicas - 11ª aula -
Regressão Linear Simples
Correlação e regressão
AULA 3 – O Modelo de Regressão Simples
Regressão Linear. Introdução A relação linear entre duas variáveis contínuas pode ser aferida através do coeficiente de correlação ou do modelo de regressão.
Regressão linear simples
Regressão linear simples
Correlação Análise do grau de relacionamento entre duas variáveis quantitativas.
Experimentação e Instrumentação Regressão Linear e Múltipla
AULA 07 CORRELAÇÃO Igor Menezes.
AULA 11 – REGRESSÃO Parte I
LINEARIDADE Kamila Dias Nayara Rayanne Pereira Renata Fernandes Solange Araújo.
Profa Dra. Denise Pimentel Bergamaschi
Regressão Linear (aula 14 – Parte 2).
Variância/ Covariância, Correlação Regressão. Variância.
Como construir modelos empíricos. Nos modelos estudados, cada fator foi fixado em dois níveis Por esta razão temos que nos contentar com uma visão limitada.
Transcrição da apresentação:

Diagramas de dispersão forma gráfica de visualizar uma possível relação entre duas variáveis

Diagramas de dispersão

Correlação O coeficiente de correlação de Pearson é uma medida da 'qualidade' da aproximação da relação entre duas variáveis por uma recta, ou seja, a correlação mede a 'força' da associação linear entre duas variáveis. r – coeficiente de correlação de Pearson na amostra  - coeficiente de correlação de Pearson na população

O coeficiente de correlação de Pearson varia entre -1 e 1. Quanto mais próximo estiver de 1 ou -1, mais forte é a associação linear entre as duas variáveis

Correlação No estudo da relação entre o consumo de vegetais e taxa de mortalidade no sexo masculino, obtém-se uma correlação de r = -0.814 r2 é interpretado como a percentagem de variação explicada por uma das variáveis em relação à outra. No caso estudado, pode-se dizer que o consumo de vegetais explica 66% (0.814)2 da mortalidade no sexo masculino.

Correlação Não usar o r quando: há uma relação não linear entre as variáveis os dados incluem mais de uma observação por indivíduo há valores extremos os dados dividem-se em dois subgrupos

Regressão linear simples A regressão linear é um modelo matemático usado para estudar a relação entre duas variáveis - uma contínua e outra contínua ou ordinal - e a partir do qual se tenta prever os valores de uma das variáveis em função da outra. No estudo sobre o consumo de vegetais e taxa de mortalidade por cancro do estômago, a situação mais natural é tentar prever qual a taxa de mortalidade (variável dependente) para um determinado consumo de vegetais (variável independente) e não o contrário.

Regressão linear simples tx mortalidade = b0 + b1 * consumo de vegetais b0 e b1 são calculados de tal maneira que a soma das distâncias à recta seja a menor possível, ou seja, b0 e b1 são calculados de forma a minimizar a soma das distâncias à recta.

Regressão linear simples tx mortalidade = b0 + b1 * consumo de vegetais b0 e b1 são calculados de tal maneira que a soma das distâncias à recta seja a menor possível, ou seja, b0 e b1 são calculados de forma a minimizar a soma das distâncias à recta. tx mortalidade = 54.503 - 0.102 * consumo de vegetais

Regressão linear simples tx mortalidade = b0 + b1 * consumo de vegetais tx mortalidade = 54.503 - 0.102 * consumo de vegetais B0= 54.503 = taxa de mortalidade prevista com um consumo nulo de vegetais. B1= 0.102 = a diminuição (porque o valor de b1 é negativo) prevista da taxa de mortalidade para o aumento de 1 unidade no consumo de vegetais.

Regressão linear simples Tabela ANOVA: indicação da quantidade de variação explicada pelo modelo. No caso da taxa de mortalidade do sexo masculino a variação total é de 1036,118 . Quando se considera o consumo de vegetais, a variação da mortalidade explicada é de 685,986; que aparece na tabela com a designação de "Regression" (quantidade de variação explicada pelo modelo). O resíduo (350,132) é simplesmente a variação que fica por explicar, ou seja a diferença da variação total e variação explicada.

Regressão linear simples O quociente da variação explicada pela variação total 685,986/1036,118=0.66 é a percentagem de variação explicada Como seria de esperar este valor é igual quadrado do coeficiente de correlação (r2 = 0,81422 = 0,66) que também indica a percentagem de variação explicada.

Regressão linear simples Assunções: A variável dependente tem que ser contínua Para cada valor fixo da variável independente, a variável dependente segue uma distribuição normal, e todas estas distribuições normais têm um desvio padrão igual Como verificar? Para cada observação x, chama-se resido ao valor observado de y menos o valor de y calculado com a equação da recta. Podemos usar os resíduos para testar as assumpções

Leituras Livro: Medical Statistics at a Glance. Aviva Petrie, Caroline Sabin. Blackwell Science. 2000 Capítulos: 26, 27 e 28 MedStatWeb: http://stat2.med.up.pt Capítulo: Correlação e regressão linear simples