“A Fotografia e os sentidos”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJECTO A Ludicom - agência de comunicação e marketing criou o projecto Educativo “ A Europa Mora Aqui”, promovido pelo Centro de Informação Europeia.
Advertisements

Maria Helena Dias & Sandra Fernandes 2006
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
Os Jovens e os Media.
PROGRAMA JORNAL E EDUCAÇÃO DO GRUPO RBS
Vera Maria Pereira História da Arte
O papel das entidades na valorização do profissional : Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia – SOBRAFO Mario Jorge Sobreira, MSc Diretor Técnico.
FAN Faculdade Nobre Curso de Direito Professor: Ibraim Vieira Lustosa.
SUMÁRIO DA NOSSA AULA Conversa amena com os rapazes
Novas Tecnologias da Comunicação
1Educadora Alda Pinto. Nas actividades apresentadas pretende-se que as crianças desenvolvam competências para serem capazes de participar na vida em grupo,
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
PROGRAMA MAIS CULTURA Outubro de 2007.
Referências Bibliográficas.
Contextualizar Apreciar Práticar Clique nas palavras ou siga adiante.
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Evolução da Mídia Audiovisual
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR
Tente ler sem chorar!!!.
UNIVERSIDADE DE LISBOA
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
Autobiografia Ilustrada
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
Quantos são? Onde fica? Rua Irmãos Oliveira Lopes OVAR Tel Fax Alunos 79 Professores 33 Funcionários.
CRÓNICA De Lobo Antunes
A BONECA.
Criar Cultura Científica em Manifesto para a Ciência em Portugal Prof. Mariano Gago (1990) Prof. Mariano Gago (1990) Andreia Rosa & Paulo Lopes Lisboa,
Eras Culturais – por Lucia Santaella
Características de um bom professor de biologia
Pesquisa realizada por:
Semana da Leitura O que é?
Outros slides em carmenligiapoetisa no
Escola básica E.B 2,3/S de Vale de Cambra
Ermínio Francisco de Souza
A cultura de um povo, em suas diferentes formas de expressão, representa todo um modo de “ser e viver,” e o como se relaciona em uma dada sociedade.
ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS
O que vai ver são trechos de livros que existem nas nossas escolas, recomendados pelos Ministérios da Educação e da Saúde no documento “Educação Sexual.
Engenho e Obra : Momentos de inovação e a engenharia em Portugal no séc. XX …um projecto de história contemporânea e de política tecnológica
Leia com A T E N Ç Ã O Click p/ mudar o slide LIGUE O SOM
Programa Comenius Bilateral
Emanuel pires Nº4 Cef oi. Onde fica? O Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa é um museu brasileiro, localizado em Porto Alegre, na rua dos.
Autoavaliação Institucional e a CPA
“Estou aqui, vigília minha” Celito Medeiros viajei por tantos mares procurei pelos altares você nunca estava lá... você bela alma cais que atraco calmaria.
Objeto e objetivos A revisão bibliográfica sobre o papel das imagens nas pesquisas sociais e nas sociedades fundamenta o campo de reflexão onde nos situamos.
COMONIAN Clique.
Método e processo de investigação  Objectivo: conhecer os museus enquanto organizações  Pesquisa na internet  Visitas ao ao museu  Entrevista com.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
 João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett  Nasceu a 4 de Fevereiro de 1799 no Porto, mas passou a sua infância em Vila Nova de Gaia: “Nasci no.
Dias do Desenvolvimento 2011 Colóquio IICT 5 casos de Cooperação e CH&C (Colecções Históricas & Científicas) Moderador Jorge Braga de Macedo.
Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
BOLETIM ELECTRÓNICO DO CENTRO DE RECURSOS EDUCATIVOS.
OFICINA DE ARTES VISUAIS
3ª TERTÚLIA Mindelo, 8 DE NOVEMBRO DE TEMAS ABORDADOS  Organização do Evento Cultural “Homenagem a Cesária Évora/Tertúlia – Que Cultura para São.
Formadora: Janaína Lapuente
Metodologia Científica
Depois de alguma pesquisa elegemos este museu como favorito do nosso Guia Turístico.
A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico
SENSAÇÕES/ IMPRESSÕES
O Porquê… Os jornais, a rádio e a televisão têm um papel importante na informação e educação sobre o mundo à nossa volta. Os jornalistas nem sempre têm.
CC Vocacional em Saúde Saberes e Práticas
UM JEITO DIFERENTE DE PRODUZIR COM MATÉRIA PRIMA RECICLÁVEL
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
E mais versos para crianças
PERCURSOS ESCOLARES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA: DISCURSOS SOBRE AS ESCOLHAS DOS COLÉGIOS FOMENTO EM PORTUGAL João Monteiro Feijão Sociólogo, Assistente.
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
ESCOLA BÁSICA 2.3 DE S. GONÇALO LITERACIA LITERACIADAINFORMAÇÃO “Quatro coisas há no mundo Que eu desejava saber: Era dançar, tocar viola, Jogar pau e.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Transcrição da apresentação:

“A Fotografia e os sentidos” ISMT – Multimédia – 1º ano Paper Sobre Paulo Abrantes História da Fotografia “A Fotografia e os sentidos” Por: Filipe Manuel Paulino Carvalho Aluno 7800

Paulo Abrantes

Nasceu em Luanda – Angola a 11 de Fevereiro de 1969. Reside em Coimbra onde desenvolve a sua actividade profissional como fotógrafo. Iniciou a sua formação fotográfica em 1988, no Centro de Estudos de Fotografia da Associação Académica de Coimbra onde frequentou um curso de iniciação e diversos Workshops. Colaborador e assistente de produção em algumas edições dos Encontros de Fotografia de Coimbra. Trabalhou como repórter fotográfico no Jornal de Coimbra e assinou diversos trabalhos noutros órgãos de informação. Realizou diversas documentações fotográficas de eventos culturais, com destaque para Encontros de Teatro para a Infância, Caminhos do Cinema Português e Encontros Mágicos. Participou em diversas exposições colectivas e individuais. Desde 2001 tem vindo a desenvolver um novo processo fotográfico, imagens impressas em relevo passíveis de ser interpretadas por pessoas invisuais. É Coordenador Técnico e Artístico da Secção de Fotografia da AAC.

Exposições individuais (selecção) 2008 ►OLHAR TÁCTIL ◄ Museu da Guarda 2008 ►CAMINHOS_15 Anos de Memorias◄ Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra 2006 ►MIRADA TÁCTIL ◄ Museu de Salamanca◄ Espanha 2006 ►MIRADA TÁCTIL ◄ Museu de Zamora◄ Espanha 2006 ►CINESHOT ◄ TAGV◄ Coimbra 2005 ►FOTOGRAFIA TACTIL ◄ Colégio Positivo ◄ Curitiba, Brasil 2005 ►LUZ TACTIL ◄ Museu municipal de Faro ◄ FARO, Capital Nacional da Cultura 2004 ►VISÃO TÁCTIL II ◄ INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT ◄ Rio de Janeiro / Brasil 2003 ►VISÃO TÁCTIL ◄ Centro de Congressos de Lisboa 2003 ►O MENINO com OLHOS de GIGANTE ◄ Escola Secundária Jaime Cortesão, Coimbra 2003 ►TÚNEL de LUZ ◄ Terraço / Edifício AAC, Coimbra 2002 ►115 Anos Associação Académica de Coimbra ◄ Nova Sala de Estudo / Edifício AAC 2002 ►PICTURE: SMPTE Universal Leader ◄ T.A.G.V., Coimbra 2002 ►MP3 Ξ 3 MÁQUINAS DE PROJECÇÃO 77 ◄ Cinemas Millénium / Coimbra 2001 ►RASGANÇO◄ 77 – Cinemas Millénium / Coimbra 2001 ►RETRATO(S) DO EDÌFICIO ◄ Associação Académica de Coimbra 2001 ►APONTAMENTOS FOTOGRÁFICOS◄ Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra 2001 ►EU e o MUSEU◄ Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra 2000 ►SASUC-FOTOGRAFIAS◄ Lyon, França 2000 ►TERRAÇO AAC◄ Edifício AAC, Coimbra 1999 ►UM JARDIM◄ Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra 1998 ►TEMPO TÁCTIL◄ Casa Museu Bissaya Barreto, Coimbra 1998 ►TÃO LONGE DE SITIO NENHUM◄ Instituto da Juventude, Coimbra 1998 ►CADA CIDADE É UMA VINGANÇA◄ Departamento de ARQ. / FCTUC, Coimbra 1997 ►VIAGENS NA MINHA TERRA◄ Casa da Cultura / Coimbra 1994 ►COIMBRA◄ Casa da Cultura / Cantanhede 1990 ►PRESENÇA◄ Bar Cais das Colunas, Coimbra

Exposições colectivas (selecção) 2008 ►IMAGENS DA IMAGINAÇÃO◄X Semana Cultural da UC◄E. S. Jaime Cortesão 2007 ►Vamos falar sobre Habitação (em Coimbra)?◄TAGV, Coimbra 2007 ►SEM NÓS NEM ABRIGO◄ TAGV, Coimbra 2006 ►20 Anos Encontros da Imagem ◄ Braga 2004 ►FOTOGRAFIA DE CENA ◄ Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra 2003 ►OLHARES ◄ Casa Municipal da Cultura / Coimbra 2002 ►ALMA CIGANA ◄ Sala da Cidade / Coimbra 2000 ►MEMÓRIAS DA CIDADE◄ Encontros da Imagem / Braga 2000 ►HANDLE with CARE◄ Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra 2000 ►A BIBLIOTECA e a LEITURA◄ FIL / Lisboa 1995 ►ACTUS◄ Encontros de Teatro Universitário

Bibliografia FRONTEIRAS IMAGINÁRIAS, MC / DRCC VIA LATINA – De Sol a Sol INFTUR 1965-2006 SMS – A NOVA VISUALIDADE de COIMBRA OLHARES TÚNEL DE LUZ CH3 CH2 OH ROSTOS SUSPENSOS MEMÓRIAS da CIDADE - Braga REPÚBLICAS de COIMBRA QUEIMA das FITAS – fotografias PRECES À ETERNIDADE MANUCURE de Mário Sá Carneiro

Colecções ■□ Centro Português de Fotografia ■□ Câmara Municipal de Coimbra ■□ Museu Nacional Machado de Castro ■□ Ministério da Cultura / Delegação Regional do Centro Documentação fotográfica de eventos culturais □■ Encontros de Teatro Universitário / II edição □■ Caminhos do Cinema Português / VI, IX,XI, XII e XIII ed □■ Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz / XXIX ed □■ Festival Internacional de Tunas / IX ed □■ Encontros Mágicos / II,III, IV, V , VI,VII, VIII e IX ed □■ Teatro Académico Gil Vicente / dez 2000- jun 2001 □■ Luís de Matos ao Vivo – Making off - RTP 2001 □■ Encontros de Teatro para a Infância / 2003 Filmografia □■ CIDADÂO INVISIVEL, Caminhos do Cinema Português 2005 □■ INTIMA FRACCÂO, Festival Black & White 2006 e ONE TAKE FESTIVAL 2006 _ Croácia

Dos diversos trabalhos de Paulo Abrantes, escolhi dois: Coimbra Sec.XXI Cry from the street. As fotos que seguidamente iremos ver não constituem a totalidade de cada colecção , nem tipificam a sua obra, servem apenas para vos apresentar Paulo Abrantes, como fotógrafo e a escolha das imagens foi minha.

Coimbra Sec. XXI É uma compilação de fotos da Cidade de Coimbra com o tema Coimbra Sec. XXI Por: Paulo Abrantes

Coimbra Sec.XXI

Coimbra Sec.XXI

Coimbra Sec.XXI

Coimbra Sec.XXI

Coimbra Sec.XXI

Coimbra Sec.XXI

Coimbra Sec.XXI

Coimbra Sec.XXI

Coimbra Sec.XXI

Coimbra Sec.XXI

Cry from the street É uma compilação de fotos a grafítis reunída por Paulo Abrantes, em lugares tão distintos como: Marrocos, Barcelona, Coimbra, Faro, Salamanca, Rio de Janeiro, Viseu e Zamora.

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Cry from the street

Foi para todos nós fácil reconhecer o estímulo, a cada imagem, cada paisagem ou simples icone nesta breve visualização, mas Paulo Abrantes tenta ir mais longe, e vem já há algum tempo desenvolvendo e apresentando um conceito diferente de fotografia como a conhecemos. Estou a falar da fotografia táctil ou seja a fotografia com capacidade de ser “observada” por invisuais. O que Vos passo agora a apresentar, é precisamente o trabalho realizada por Paulo Abrantes sobre fotografia táctil. A maior parte das fotos e documentação é sobre a exposição em Espanha….

Mas este é um trabalho já é desenvolvido e exposto desde 2001/2003 2008 ►OLHAR TÁCTIL ◄ Museu da Guarda 2006 ►MIRADA TÁCTIL ◄ Museu de Salamanca◄ Espanha 2006 ►MIRADA TÁCTIL ◄ Museu de Zamora◄ Espanha 2005 ►FOTOGRAFIA TACTIL ◄ Colégio Positivo ◄ Curitiba, Brasil 2005 ►LUZ TACTIL ◄ Museu municipal de Faro ◄ FARO, Capital Nacional da Cultura 2004 ►VISÃO TÁCTIL II ◄ INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT ◄ Rio de Janeiro / Brasil 2003 ►VISÃO TÁCTIL ◄ Centro de Congressos de Lisboa 2003 ►O MENINO com OLHOS de GIGANTE ◄ Escola Secundária Jaime Cortesão, Coimbra

“Mirada Táctil” Exposição de fotografia que esteve patente nos Museus de Zamora e Salamanca no âmbito do projecto de cooperação cultural entre a DRCC (Direcção Regional da Cultura do Centro) e a Consejeria de Cultura y Turismo de Castilla y León, financiado pelo INTERREG IIIA e denominado “Fronteiras Imaginárias”, com o acrónimo FRONIMA em Dezembro de 2006 .

A fotografia inserida nos seus diversos conceitos; artístico, científico ou documental, tem assumido cada vez mais um papel preponderante nos nossos dias na medida que estimula as nossas sensações e memórias. A imagem fotográfica é um meio de comunicação por excelência que, dentro das diversas das formas de comunicação e expressão, mais tem evoluído tecnologicamente. A sua evolução, no domínio digital, tem sido tão galopante quanto a necessidade premente de estar actualizado às novas linguagens, concepções, teorias e utilizações. Este desígnio digital possibilita uma maior divulgação e utilização da fotografia, nomeadamente na impressão de novos suportes, criando assim novas linguagens e consequentemente nos públicos. É nesta perspectiva que a fotografia, impressa num suporte que adquira relevo, permite através do tacto uma nova interpretação da imagem enquanto manifestação artística, documental ou cientifica e introduz a pessoa cega no acesso à arte fotográfica. Através do tacto, sentido que adquire maior importância num invisual, a fotografia fica disponível a todos. A possibilidade de, lado a lado, todos terem acesso à interpretação (visual e táctil) da fotografia, remete-nos para um imprescindível meio de inclusão: a proximidade entre as “diferenças”. É através do contacto directo com as pessoas que as diferenças diminuem, que os preconceitos se esvaem e onde existe a oportunidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais. Paulo Abrantes

Publicidade instituicional (Ext.)

Publicidade instituicional (Int.)

Museu de Salamanca (entrada)

Equipa da TVE em reportagem

Amplamente noticiado na imprensa

Invisuais reportando opiniões para rádios

Invisual tomando contacto com a “fotografia” Táctil

Iremos ver de seguida pequenos vídeos que documentam melhor a fotografia Táctil As peças que iremos visionar são : Spot Multimédia sobre a fotografia Táctil Entrevista por um canal de televisão Brasileiro (exposição no Brasil) Peça de reportagem TVI (exposição em Portugal) Peça de reportagem SIC (exposição em Portugal)

Espero, com esta apresentação ter contribuído, para a divulgação da obra de Paulo Abrantes e o seu trabalho em fotografia táctil. Espero ter despertado em Vocês também a curiosidade sobre este tipo de fotografia.

Este é um trabalho Académico, e foi obtida autorização expressa para a utilização de todo o material contido neste trabalho, para apresentação em contexto de aula. Preservando todos os direitos de Autor.

Mensagem de Paulo Abrantes aos estudantes do 1º ano de multimédia – 2008, do ISMT Há cerca de 20 anos atrás, quando iniciei a minha formação em fotografia, a primeira coisa que li no primeiro livro de fotografia que tive acesso dizia: “Se as tuas fotografias não são suficientemente boas, não estás suficientemente perto.” Estava longe de imaginar que aquelas sábias palavras, de Robert Capa, iriam influenciar-me toda a vida. O estar perto, na minha interpretação, significa tocar a autenticidade. Procurar intensamente pode não conduzir ao caminho certo, deixar-se levar pela autenticidade leva sempre a porto seguro. O processo da fotografia táctil não nasceu de uma procura. Foi apenas o resultado de experiencias autênticas com uma intenção premente; todos poderem ter acesso à livre interpretação de uma imagem fotográfica.