Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja Projecto
Empreendedorismo Competência fundamental do processo de aprendizagem ao longo da vida; Refere-se à capacidade de transformar ideias em acção; Pressupõe criatividade, inovação, capacidade para assumir riscos, capacidade para planear e gerir projectos de forma a concretizar objectivos;
Perfil do Empreendedor “ Um empreendedor é alguém que procura sempre a mudança, responde-lhe e explora-a como uma oportunidade” Drucker(1985)
Objectivos da Educação para o Empreendedorismo Incentivar… Sensibilizar… Potenciar… Integrar… … o desenvolvimento do espírito empreendedor em cada aluno/aluna , em cada actividade, em cada desafio em cada disciplina.
Pilares da Educação para o Empreendedorismo Método pedagógico - Aprender fazendo (John Dewey) Estrutura do projecto – O plano Conteúdo – Desenvolvimento de
Estrutura do Projecto
Competências chave comportamentais Auto - confiança Iniciativa Resistência à Frustração Organização Criatividade Relações interpessoais
Competências chave curriculares A Língua Portuguesa A Matemática O Inglês As Tecnologias da Informação e Comunicação (Outras disciplinas)
Áreas curriculares não disciplinares Área de Projecto Aprender fazendo (aluno como actor da sua própria formação) Formação Cívica
Orientação Tecnológico e Científico Ética e Social Nota: As actividades devem ser reais, sustentáveis (geridas autonomamente) e adaptadas aos alunos.
Metodologia do trabalho de projecto “ Não há caminhos, há que caminhar…” Envolvência do estudo de temas ou problemas (pesquisa/trabalho de campo) Aprendizagens relevantes O Empreendimento é assumido em grupo Qualidade do processo e não apenas do produto final Reflexão constante sobre a acção Conjugar os saberes conceptuais com os sociais
Divulgar Trabalho de Projecto Avaliar Preparar Negociar Realizar Alunos Realizar