Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é ser um Empreendedor?
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
1 Ponta Delgada, 18 de Fevereiro de Qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou nova iniciativa, tal como emprego próprio, uma nova organização.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Actividades do Formador
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Tecnologias da Informação e Comunicação
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
ESTUDO ACOMPANHADO.
Protagonismo Juvenil Unidade de Educação e Desenvolvimento da Cultura Empreendedora.
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
Empreendedorismo.
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Lideranças nas organizações educativas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
ALUNAS: Aghata, Ana Paula, Raquel e Tatiana
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
“Novas competências para novos empregos” e a educação para a globalização. Rui Marques.
Ciclo de Workshops Comportamentais
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Empreendedorismo, administração em vendas Aula 05.
Desenvolvimento Curricular
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Departamento do Ensino Secundário
Santarém Março a Julho de 2007
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Programa de Educação em Empreendedorismo.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 2: 20 de Maio 10
MERCADO DE TRABALHO.
Estratégias informais de cálculo
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
…pessoas...aptidões...potencial...atitudes...performance...acções... …pessoas...aptidões...potencial...atitudes...performance...acções... A Comunicação.
IMPLEMENTAÇÃO DA CIF EM PORTUGAL
Prof. Ms. José Vicente Dias Mascarenhas
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
O trabalho na gestão curricular Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de.
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
NAC ESTUDO ACOMPANHADO FORMAÇÃO CÍVICA ÁREA DE PROJECTO.
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
Referencial de Formação Pedagógica Contínua de Formadores “O/A Formador/a face às pessoas com deficiências e incapacidades – gerir a diversidade” Seminário.
Docência universitária: repensando a aula
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Documentos e Propostas legais
Primeiro capitulo – Gerações Crianças (geração dos computadores)  ---  Adultos (destruidores de lares ) Tecnologias - "Fluência Tecnológica" (o conhecimento.
Transcrição da apresentação:

Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja Projecto

Empreendedorismo Competência fundamental do processo de aprendizagem ao longo da vida; Refere-se à capacidade de transformar ideias em acção; Pressupõe criatividade, inovação, capacidade para assumir riscos, capacidade para planear e gerir projectos de forma a concretizar objectivos;

Perfil do Empreendedor “ Um empreendedor é alguém que procura sempre a mudança, responde-lhe e explora-a como uma oportunidade” Drucker(1985)

Objectivos da Educação para o Empreendedorismo Incentivar… Sensibilizar… Potenciar… Integrar… … o desenvolvimento do espírito empreendedor em cada aluno/aluna , em cada actividade, em cada desafio em cada disciplina.

Pilares da Educação para o Empreendedorismo Método pedagógico - Aprender fazendo (John Dewey) Estrutura do projecto – O plano Conteúdo – Desenvolvimento de

Estrutura do Projecto

Competências chave comportamentais Auto - confiança Iniciativa Resistência à Frustração Organização Criatividade Relações interpessoais

Competências chave curriculares A Língua Portuguesa A Matemática O Inglês As Tecnologias da Informação e Comunicação (Outras disciplinas)

Áreas curriculares não disciplinares Área de Projecto Aprender fazendo (aluno como actor da sua própria formação) Formação Cívica

Orientação Tecnológico e Científico Ética e Social Nota: As actividades devem ser reais, sustentáveis (geridas autonomamente) e adaptadas aos alunos.

Metodologia do trabalho de projecto “ Não há caminhos, há que caminhar…” Envolvência do estudo de temas ou problemas (pesquisa/trabalho de campo) Aprendizagens relevantes O Empreendimento é assumido em grupo Qualidade do processo e não apenas do produto final Reflexão constante sobre a acção Conjugar os saberes conceptuais com os sociais

Divulgar Trabalho de Projecto Avaliar Preparar Negociar Realizar Alunos Realizar