Maratonas de Programação e outros Desafios Lúdicos

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Transcrição da apresentação:

Maratonas de Programação e outros Desafios Lúdicos baseados em computador: o seu papel no ensino Pedro Rangel Henriques gEPL D.Informática / U.Minho 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Motivação Do Dicionário de Jogos*: “A actividade lúdica do homem começou muito cedo, em obediência ao instinto de brincar que se verifica em todos os animais superiores e que no homem se aperfeicoou e complicou com o contributo da razão, criando o Jogo propriamente dito, em que a Competição, a luta pelo predominio físico ou mental, desempenha papel preponderante...” *Editora Inova, Porto, Dez, 1973 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Motivação e mais à frente: “A que brincarão as crianças no ano 2000? Ninguém sabe. Talvez muito simplesmente, às bonecas, como reacção contra a excessiva engenhosidade, a sucato e os robôs do nosso tempo...” 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Objectivo Explicar a ideia subjacente aos Concursos de Programação (e outras actividades lúdicas similares) e o seu papel na formação para angariar entusiastas e participantes... 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Plano da Comunicação Os concursos (maratonas) de programação internacionais nacionais Génese do CeNPL e da MIUP história motivações, objectivos Importância geral e no ensino Outros jogos suportados pelo computador 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Os concursos/maratonas de programação Concursos cujo desafio é: Dados um conjunto de problemas de elevada complexidade e um tempo fixo, Resolver correctamente por computador (programar) o maior número de problemas possível. 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Os concursos/maratonas de programação Tipicamente, Jogo de equipe (2/3 concorrentes) 5horas, 9 problemas Linguagem (Imperativa) à escolha o Código não é analisado o Resultado produzido para cada um de uma bateria de testes é comparado com o resultado esperado a equipe é informada da Avaliação (aceite / rejeitado) 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Os concursos/maratonas de programação Tipicamente, o enunciado é bem estruturado e cuidadosamente escrito Preâmbulo (contexto) Problema Input (dados / formato) Output (resultados / formato) Exemplos (Sample Input + Output) 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Os concursos (maratonas) de programação Internacionais: Olimpíadas da Informática (IOI) ACM Int. Collegiate Programming Contest (ICPC) Regional Contests World Finals SWERC, SouthWestern Europe Regional Contest ICFP Programming Contest (Int. Conf. on Functional Programming) 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Os concursos (maratonas) de programação Nacionais: MIUP, Maratona Inter-Universitária de Programação CeNPL, Concurso/encontro Nacional de Programação Lógica 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Os concursos (maratonas) de programação Outros: eXtreme-Programming, usando linguagens de scripting (Perl, Python, etc.) O mais rápido O mais curto O mais ilegível (mais truques) 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Plano da Comunicação Os concursos (maratonas) de programação internacionais nacionais Génese do CeNPL e da MIUP história motivações, objectivos Importância geral e no ensino Outros jogos suportados pelo computador 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Génese e Evolução do CeNPL CeNPL’98 – U.Aveiro CeNPL’99 – U.Nova de Lisboa CeNPL’00 – U.Minho CeNPL’01 – U.Beira Interior CeNPL’02 – U.Coimbra CeNPL’03 – U.Évora CeNPL’04 – U.T.Lisboa / IST 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Génese do CeNPL Motivação Entusiasmo pela programação declarativa em Prolog: Clareza Simplicidade Potencialidade Rapidez de Prototipagem 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Génese do CeNPL Objectivos: Divulgar a Programação Lógica Incentivar “boas práticas” em Prolog Permitir a análise dos programas submetidos 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Génese e Evolução da MIUP MIUP’01 – U.Porto (FC+FEUP) MIUP’02 – U.Lisboa (FC) MIUP’03 – U.Minho (DI/DSI) MIUP’04 – U.Nova de Lisboa (FCT) 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Génese do CeNPL e da MIUP Motivação e Objectivos: Preparar / treinar as equipes das universidades portuguesas para terem bom desempenho na SWERC Eventualmente, seleccionar as concorrentes ao SWERC… Colmatar uma deficiência de formação de base 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Plano da Comunicação Os concursos (maratonas) de programação internacionais nacionais Génese do CeNPL e da MIUP história motivações, objectivos Importância geral e no ensino Outros jogos suportados pelo computador 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Importância dos Concursos Importância geral: Ginastica o raciocínio (abstracto/simbólico versus numérico) Aguça a imaginação/engenho Desenvolve o espírito de equipe e a capacidade de gestão dos recursos: Tempo Meios/espaço Destreza/habilidade individual Apura a estratégia 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Importância dos Concursos No Ensino da Programação aumenta muito os conhecimentos sobre: Linguagens de Programação Algoritmos (I/O e específicos) Estruturas de Dados 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Importância dos Jogos Citando Robert Fulgham: “Tudo o que hoje sou e sei aprendi brincando num monte de areia no meu Jardim de Infância…” 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Plano da Comunicação Os concursos (maratonas) de programação internacionais nacionais Génese do CeNPL e da MIUP história motivações, objectivos Importância geral e no ensino Outros jogos suportados pelo computador 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Outros Jogos JOGO = * “uma espécie de convenção, em que a aptidão, o puro acaso, ou o acaso misturado com a aptidão, determina a perda ou o ganho, estipulados nessa convenção, entre 1, 2 ou mais participantes” *Enciclopédia Francesa de 1729 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Outros Jogos JOGO = * ....“chamam-se jogos de destreza, aqueles em que o acontecimento feliz é resultante da inteligência, da experiência, do exercício, da compenetração, em resumo, de algumas qualidades adquiridas ou naturais do corpo ou mente do jogador.” *Enciclopédia Francesa de 1729 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Outros Jogos Classificação dos JOGOS*: Jogos de Destreza (ex: bilhar, micado) Jogos de Cartas (ex: bridge, canasta) Jogos de Combinação (ex: dominó, puzzle) Jogos Educativos (ex: bonecas, papel dobrado/recortado) Jogos de Azar (ex: bacará, roleta) *Dicionário dos Jogos, Editora Inova 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Outros Jogos Classificação dos JOGOS*: Recreações Matemáticas (ex: caracol trepador) Jogos Físico-Químicos (ex: copos musicais, equilibrio) Jogos de Sociedade (ex: adivinhas, provérbios, barquinha) Sortes, Prendas e Penitências (ex: prendinhas do sr. abade) *Dicionário dos Jogos, Editora Inova 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Outros Jogos (educativos) assumem particular interesse: Paciências (solitários) cartas, tabuleiros, labirintos, ... Desafios Lógicos, Observação, Cultura (livros de passatempos) Enigmas/mistérios Testes de Lógica (Cenários e Restrições) Diferenças e Formas Geométricas Charadas, Jogos de Palavras Palavras-Cruzadas, Cruzadex, Cripto-Cruzada, Sopa-de-Letras 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Outros jogos o papel do computador O computador deu aos jogos um novo suporte: Capacidade de Cálculo e de Exploração de Espaços de Hipóteses Gráficos 2,3-D (imagens e animação) Som Realidade Virtual Comunicação / Ligação em Rede (Internet) permitindo: Recriar jogos existentes (cartas, tabuleiro,etc.) Criar novos jogos (para além dos Desafios de Programação) 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Outros jogos o papel do computador ...resultando maior disponibilidade / acessibilidade maior atracção maior partilha (distribuição geográfica) aumentado a Imaginação Comunicação 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Outros jogos (creativos) suportados pelo computador Além da gama infindável de jogos de destreza manual, acção e mistério: Jogos educativos, infantis e não só, (desenho, matemática, línguas, enciclopédias, etc…) Mud e Moo Web-paper 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Conclusão Foi objectivo desta comunicação: Defender a importância das actividades lúdicas, na formação geral e informática; Ilustrar as possibilidades abertas pelo computador para suporte aos Jogos; Desafiar os alunos da UBI a participarem... 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

Moral da história “a vida é um jogo” e porque que para se vencer requer: conhecimento, imaginação, astúcia, estratégia, e atenção constante 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)

“não deixe nunca de aceitar o desafio Moral da história “não deixe nunca de aceitar o desafio e não pare de jogar” 02 de Março de 2004 Palestra na UBI/Covilhã (PRH/gEPL)